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O que revisar no Etios XS 13/13 210.000 km?
5 participantes
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O que revisar no Etios XS 13/13 210.000 km?
Saudações colegas!
Meu pequeno ogromóvel da toyota chegou nos seus 210.000, 10 aninhos de vida.
Comigo foram 6 bons anos e 110 mil rodados, só troquei peças de desgaste natural. Troquei sempre preventivamente sem qualquer falha, apenas por estar no tempo: velas de ignição, pastilhas de freio, filtros de óleo, combustívels, ar do motor e da cabine, bateria e pneus troquei uma vez, e amortecedores. Mais nada.
Sempre peças originais. O bichinho continua ágil na cidade e competente na estrada, como há 6 anos atrás, não percebo nenhuma perda de desempenho no período. A ré tá um pouco ruim de encaixar de primeira, mas tá bem, marchas não escapam nem nada disso.
A corrente do motor pelo que me informaram não se troca. Devo trocar correias de alternador e outras coisas? Mangueiras? O que vcs recomendam trocar preventivamente?
Meu pequeno ogromóvel da toyota chegou nos seus 210.000, 10 aninhos de vida.
Comigo foram 6 bons anos e 110 mil rodados, só troquei peças de desgaste natural. Troquei sempre preventivamente sem qualquer falha, apenas por estar no tempo: velas de ignição, pastilhas de freio, filtros de óleo, combustívels, ar do motor e da cabine, bateria e pneus troquei uma vez, e amortecedores. Mais nada.
Sempre peças originais. O bichinho continua ágil na cidade e competente na estrada, como há 6 anos atrás, não percebo nenhuma perda de desempenho no período. A ré tá um pouco ruim de encaixar de primeira, mas tá bem, marchas não escapam nem nada disso.
A corrente do motor pelo que me informaram não se troca. Devo trocar correias de alternador e outras coisas? Mangueiras? O que vcs recomendam trocar preventivamente?
andré0001- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/12/2023
Localização : sp brasil
Re: O que revisar no Etios XS 13/13 210.000 km?
eu acho que preventinamente, é necessário verificar os esticados da corrente aos 100.000
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
andré0001 gosta desta mensagem
Re: O que revisar no Etios XS 13/13 210.000 km?
Rapaz o meu etios é 2015 ja ta com 223 mil km
Sou uber só faço as trocas de oleo e filtros normal
De peças ja substituí o regulador de voltagem do alternador 2 vezes pq acaba o carvao uma vez troquei 1 bobina pq queimou tava rachado o corpo da bobina ai deu retorno de corrente,, troquei a embreagem perto dos 200 mil km fora isso ta tudo normal e original
Sou uber só faço as trocas de oleo e filtros normal
De peças ja substituí o regulador de voltagem do alternador 2 vezes pq acaba o carvao uma vez troquei 1 bobina pq queimou tava rachado o corpo da bobina ai deu retorno de corrente,, troquei a embreagem perto dos 200 mil km fora isso ta tudo normal e original
Augusto julierme
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Natal - RN
andré0001 gosta desta mensagem
Re: O que revisar no Etios XS 13/13 210.000 km?
Corrente de comando ate agora ta tranquilo
Augusto julierme
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Natal - RN
andré0001 gosta desta mensagem
Re: O que revisar no Etios XS 13/13 210.000 km?
Existe uma tabela no manual do proprietário que indica quais peças ou sistemas devem ser verificados conforme a quilometragem.
No entanto, algumas coisas não constam nessa tabela. Por experiência própria, recomendo você verificar o seguinte:
1- Escovas do alternador. O desgate depende muito do uso dos equipamentos elétricos (faróis, A/C, desembaçador do vidro etc), mas geralmente necessitam ser trocadas por volta dos 200.000km;
2- Escovas do ventilador do radiador. A vida útili dessas escovas depende muito do uso do veículo (se em estrada ou em trânsito pesado, assim como o uso do A/C em cidade). A falha do ventilador fará o motor superaquecer, podendo causar danos consideráveis ;
3- Folga da corrente do comando. Não há um período aconselhável para sua troca, mas você saberá que sua vida útil chegou ao fim quando ela começar a fazer ruído em marcha-lenta;
4- Bomba de combustível. Esse é outro componente cuja durabilidade depende muito do tipo e qualidade do combustível (gasolina ou álcool) e dos hábitos do usuário (rodar com o tanque na reserva ou postergar a troca dos filtros). Não há teste 100% seguro que indique a necessidade da sua troca. Eu troco a bomba preventivamente após 160.000km rodados;
Dos itens que constam na tabela de manutenção, não postergue a troca ou a revisão dos seguintes:
1- Fluido de arrefecimento. Continuar rodando com fluido vencido provocará corrosão do cabeçote e radiador;
2- Óleo do câmbio. Embora o manual diga para somente trocá-lo em caso de uso intenso a cada 40.000km, você aumentará a vida útil do câmbio trocando-o regularmente;
3- Filtro do pé da bomba de combustível (no interior do tanque);
4- Regulagem de válvulas;
5- Fluido de freio
Boa sorte e parabéns por ter chegado até essa quilometragem !
Essas esFiltro do pé da bomba de combustível (dentro do tanque de combustível). Esse filtro, segundo o manual, deve ser trocado a cada 60.000km;
3- Fluido do sistema de arrefecimento. Geralmente dura por volta de 5 anos ou 100.000km. Ficar rodando com fluido vencido acarreta corrosão das galerias do cabeçote;
4- Óleo do câmbio. Embora o manual diga que só deve ser trocado em caso de uso intenso, você aumentará a vida útil se trocá-lo periodicamente;
No entanto, algumas coisas não constam nessa tabela. Por experiência própria, recomendo você verificar o seguinte:
1- Escovas do alternador. O desgate depende muito do uso dos equipamentos elétricos (faróis, A/C, desembaçador do vidro etc), mas geralmente necessitam ser trocadas por volta dos 200.000km;
2- Escovas do ventilador do radiador. A vida útili dessas escovas depende muito do uso do veículo (se em estrada ou em trânsito pesado, assim como o uso do A/C em cidade). A falha do ventilador fará o motor superaquecer, podendo causar danos consideráveis ;
3- Folga da corrente do comando. Não há um período aconselhável para sua troca, mas você saberá que sua vida útil chegou ao fim quando ela começar a fazer ruído em marcha-lenta;
4- Bomba de combustível. Esse é outro componente cuja durabilidade depende muito do tipo e qualidade do combustível (gasolina ou álcool) e dos hábitos do usuário (rodar com o tanque na reserva ou postergar a troca dos filtros). Não há teste 100% seguro que indique a necessidade da sua troca. Eu troco a bomba preventivamente após 160.000km rodados;
Dos itens que constam na tabela de manutenção, não postergue a troca ou a revisão dos seguintes:
1- Fluido de arrefecimento. Continuar rodando com fluido vencido provocará corrosão do cabeçote e radiador;
2- Óleo do câmbio. Embora o manual diga para somente trocá-lo em caso de uso intenso a cada 40.000km, você aumentará a vida útil do câmbio trocando-o regularmente;
3- Filtro do pé da bomba de combustível (no interior do tanque);
4- Regulagem de válvulas;
5- Fluido de freio
Boa sorte e parabéns por ter chegado até essa quilometragem !
Essas esFiltro do pé da bomba de combustível (dentro do tanque de combustível). Esse filtro, segundo o manual, deve ser trocado a cada 60.000km;
3- Fluido do sistema de arrefecimento. Geralmente dura por volta de 5 anos ou 100.000km. Ficar rodando com fluido vencido acarreta corrosão das galerias do cabeçote;
4- Óleo do câmbio. Embora o manual diga que só deve ser trocado em caso de uso intenso, você aumentará a vida útil se trocá-lo periodicamente;
Flávio José Garzeri
Membro Bronze- Mensagens : 37
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP
andré0001 gosta desta mensagem
Re: O que revisar no Etios XS 13/13 210.000 km?
Caríssimo André,
Meu Etios Sedan XL 13/14 tem rodados 190 K e uma convivência muito tranquila nesses 10 anos de uso, com manutenções preventivas a cada 6 meses.
Estou para trocar a embreagem que apresenta os mesmos problemas que apontou e tbm verificar o esticador da correia poly V, como colegas aqui do blog sugeriram.
Levarei o "bichinho" ao mecânico em Jan/2024 e retornarei com o parecer do mecânico (o mesmo há 10 anos) sobre as mangueiras/correias/amortecedores.
*Troquei (1a vez) o regulador de voltagem em Jul/2023 e amortecedores dianteiros em Jul/2020.
Abraços
Meu Etios Sedan XL 13/14 tem rodados 190 K e uma convivência muito tranquila nesses 10 anos de uso, com manutenções preventivas a cada 6 meses.
Estou para trocar a embreagem que apresenta os mesmos problemas que apontou e tbm verificar o esticador da correia poly V, como colegas aqui do blog sugeriram.
Levarei o "bichinho" ao mecânico em Jan/2024 e retornarei com o parecer do mecânico (o mesmo há 10 anos) sobre as mangueiras/correias/amortecedores.
*Troquei (1a vez) o regulador de voltagem em Jul/2023 e amortecedores dianteiros em Jul/2020.
Abraços
kawanock- Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/07/2020
Localização : São Bernardo do Campo - SP
andré0001 gosta desta mensagem
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