Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

+8
Anderson 1983
Luiz Fernando
Gtashima
JEDIDIAS
maholanda733
Edu Green
ksio89
sanxes
12 participantes

Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por sanxes Ter 06 Fev 2024, 15:14

Pessoal estou com um problema no meu Etios.

Ele é um X plus 1.5 manual 2019 e estou utilizando gasolina aditivada.


Na maioria das vezes, com o ar condicionado ligado, ao acelerar, principalmente de 2ª marcha ele da uma engasgada, falhadinhas, sinto perda de potência e parece que o consumo aumenta (vide consumo do pc de bordo). Isso não ocorre com o ar condicionado desligado. Não tenho problemas para dar partida, nda, apenas esse. Já foi feitoa  limpeza do corpo de borboleta, dos bicos, porém não surtiu efeito.

Alguem já passou por isso?
sanxes
sanxes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/12/2023
Localização : Bauru - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por sanxes Qui 08 Fev 2024, 16:33

Pode ser a bomba d'agua?

pois ouço um zumbido diferente vindo do motor, da regiao correia, alternador...
sanxes
sanxes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/12/2023
Localização : Bauru - SP

Anderson 1983 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por ksio89 Dom 11 Fev 2024, 08:26

Meu primeiro chute era bicos injetores, mas se já confirmou que a vazão está OK, imagino se será algo relacionado à injeção, tipo bomba de combustível, linha (como filtro)? O que sabemos é que com o AC ligado, o consumo aumenta e a demanda por combustível também.

Sobre esse zumbido, não vejo relação, mas vale a pena investigar.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por sanxes Qua 14 Fev 2024, 21:59

Hoje acabei abastecendo com álcool e para minha surpresa parou os engasgos,  falhas e também melhorou a sensação de perda de.potencia.

Sempre abasteco com gasolina. Aditivada, comum, posto BR ou Shell e sempre com a sensação acima, porém hoje ao abastecer com álcool o carro pareceu outro.

Alguém tem ideia do que pode ser?
sanxes
sanxes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/12/2023
Localização : Bauru - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por ksio89 Sáb 17 Fev 2024, 15:43

É, se melhorou com álcool, aí já começo a achar que tem algo a ver com octanagem, tipo sensor de detonação. Ou talvez sonda lambda, que mede a concentração de O² nos gases de exaustão pra ajustar a mistura ar/combustível, embora seja estranho só se manifestar quando o carro tá abastecido com gasolina.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Edu Green Sáb 17 Fev 2024, 20:43

Boa noite a todos!

Eu iria sugerir a bomba de gasolina. Meu antigo Tiggo foi assim. Trocou a bomba, resolveu.

Curiosidade: estou usando etanol no meu Etios a uns 6 meses direto, sem nada de gasolina. Também é um Platinum 1.5.

Anda muito bem, economia legal, não suja o óleo do motor.

Moro na serra em SC. Em dias mais frios ele demora 2, 3 segundos pra pegar de manhã , mas sempre pega.

Abraço a todos!!
Edu Green
Edu Green

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/03/2023
Idade : 46
Localização : São Bento do Sul - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty “Mesmo” problema mas no 1.3 X

Mensagem por maholanda733 Dom 18 Fev 2024, 08:32

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Img_9510
Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Img_9512
Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Img_9511
Eu passei por algo parecido mas o meu é o 1.3 X 2016/17, até tava me dando ódio do carro pois ele só funcionava direito na gasolina mas mesmo assim falhava muito e engasgava direto, para você ter ideia tinha momentos que para não morrer eu precisava puxar o freio de mão e ficar acelerando no semáforo.

Levei o meu no mecânico, fiz a limpeza dos bicos, acelerador e na hora de checarem as velas o meu estava ainda com as originais Denso mas faltando pedaço com 90.000 km (nunca vi isso na vida) e com muito custo o mecânico passou o scanner para “reconfigurar” pois só estava reconhecendo como etanol quando tinha algumas semanas que andava abastecendo na Gasolina.

Depois que saiu do mecânico levei inclusive para trocar o óleo (que estava extremamente preto apesar do antigo dono ter trocado com 87 mil km) e o filtro de combustível, rodou liso durante alguns dias mas agora voltou a ter xilique de dar a partida, tem momentos que custa pegar.

Checa as velas do seu, filtro de combustível e tenta passar algum scanner nele, talvez seja algum “bug” que deu no sistema de não reconhecer o combustível ou algo do tipo.

Inclusive se alguém tiver alguma ideia do que possa ser que ande dando problema no meu eu agradeço muito, esses aborrecimentos meio que me traumatizaram do carro e da marca. As vezes a primeira partida do dia é tranquila, normal como qualquer outro carro mas tem momentos no dia que estaciono e quando vou ligar de novo para sair é uma tragedia e o pior é que a bateria é nova e não deixo luzes interna nem faróis acesos para “zerar” a bateria a ponto de ser um parto para ligar, as vezes só pega quando você bombeia o acelerador para terem noção.
maholanda733
maholanda733

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/11/2023
Idade : 27
Localização : Campinas - SP

https://umapenca.com/mhdesigns733/

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por JEDIDIAS Seg 19 Fev 2024, 08:12

Eu pensaria nas velas... Elas são programadas para troca aos 100.000km rodados (são de Iridium). Acredito que até durem mais, mas a gente nunca sabe o que colocaram nos nossos combustíveis, não é verdade? Eu começaria por aí...

Mas o estranho é ele engasgar só com o AC ligado... Pesquisando tem um monte de vídeo que fala que resolveram trocando velas e cabos de vela... Mas não vi nenhum pra Etios especificamente.
JEDIDIAS
JEDIDIAS

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 18
Data de inscrição : 26/04/2017
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Gtashima Ter 20 Fev 2024, 15:20

Sobre o zumbido vale a pena conferir a correia de acessórios, pode estar "patinando".
Vale a pena conferir esse combustível, no meu caso, (etios sedan 1.5 2014, 130mil km rodados) acontecia do motor ficar acelerando e desacelerando sozinho, e as vezes ficava acelerado sozinho, acabou tudo depois que passei a usar somente etanol (pela viabilidade econômica) mas foi após algumas "tanqueadas".
Também li no manual que é recomendado usar gasolina com 85 octanas para mais, o que, salvo engano, exclui a gasolina comum.
Gtashima
Gtashima

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2023
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Luiz Fernando Ter 20 Fev 2024, 17:43

maholanda, acho que aí faltou uma manutenção no meio do caminho.... o estado dessas velas não é de 90.000km, e se for, o outro dono usou muito combustível ruim.
Aconselho uma bela revisão geral nessa alimentação, desde o início até o fim da linha.
P.S.: Um bom mecânico que tenha visão a mais do que está "vendo".
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

maholanda733 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Luiz Fernando Ter 20 Fev 2024, 17:44

jedidias, Etios não possuem cabo de velas.
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Luiz Fernando Ter 20 Fev 2024, 17:47

Gtashima, toda gasolina aqui no brasil tem 87 octanas ou mais, mesmo a comum.
Estranho parar do nada, usando etanol. Esses sintomas tem a ver com corpo de borboleta sujo ou entrada de ar falsa.... Mas se passou, show de bola.
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Octanagem de combustível

Mensagem por Gtashima Qua 21 Fev 2024, 15:45

Pelo que li, quanto a octanagem, vc tem razão Luiz Fernando, tive a impressão de ter lido em algum lugar que era menos octanas na gasolina brasileira. Sobre ter cessado a oscilação do giro, poderia ser pq o etanol, seria "mais limpa" e manteria o corpo de admissão mais livre de contaminação por resíduo? Quando tive um voyage que funcionava so com álcool, o óleo do motor era bem claro mesmo quando já era hora da troca, bem diferente se comparado ao óleo do motor de um veículo a gasolina, que fica negro.

Mas sim, hj o motor não oscila em nada mais.

Mas o ruído na primeira partida, desisti. Um mecânico disse que era o motor de partida e de fato, depois que mexeu parou (mas observo que nessa ocasião, o óleo do motor também foi substituído... mas o barulho está frequente de novo... com já rodei quase 60 mil desde que percebi esse ruído e ocorre com mais frequência na primeira partida, deixei quieto. Se alguém tiver uma solução, eu agradeço, o ruído é exatamente como do vídeo que alguém postou nesse tópico.
Gtashima
Gtashima

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2023
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por maholanda733 Sex 23 Fev 2024, 16:48

Luiz Fernando, então também assustei quando o mecânico tirou as velas e viu elas assim faltando pedaço, ainda perguntei se existia a possibilidade de serem as originais ainda e ele acredita que eram sim… depois que troquei as velas, fiz a limpeza do corpo da borboleta e passou o scanner levei pra trocar o óleo e filtros de óleo e combustível e parou as falhas que andava dando e etc, único “xilique” que teve depois foi a bateria que foi pro brejo
maholanda733
maholanda733

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/11/2023
Idade : 27
Localização : Campinas - SP

https://umapenca.com/mhdesigns733/

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Bomba d'água

Mensagem por Anderson 1983 Dom 25 Fev 2024, 09:07

Eu tinha um Etios 2013 nunca tive problema com motor engasgando, perda de potência, entre outros... Agora, entre 46mil km a 110mil km quando o vendi, troquei por duas vezes a bomba d'água, uma pelo ruído e outra por vazamento.
Anderson 1983
Anderson 1983

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/08/2021
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

Atualizando:

Continuo andando no alcool, porém na gasolina da umas engasgadinhas.

Acontece que depois que mudei para o alcool, o carro passou a nao pegar de primeira quando fica um tempo parado, só na segunda partida. Passei em uma loja de bateria e o cara fez a medição, porém disse que estava OK, mas que como eu ja tinha dado partida e andando com o carro, podia ter carregado.

To nessa agora do carro nunca pegar de 1ª, só na segunda partida. Só ficar uns 15 minutos parados q da isso.
sanxes
sanxes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/12/2023
Localização : Bauru - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Ivam Seg 25 Mar 2024, 09:04

Olá pessoal.
Eu tive o mesmo problema há algum tempo e fiz tudo isso (limpeza de bico, troca de cabo e de velas etc.).
Resultado: Melhorou um pouco, mas continuou ruim.

Alguns meses depois, levei na concessionária e meio que refizeram tudo isso (a toa, ao meu ver)... Mas, além disso, trocaram o "pré-filtro de combustível" - é um filtro que fica junto à bomba de combustível.

De tudo, foi o que deu melhor resultado!

O consumo continuou muito alto - de 12 a 13km/l na gasolina - mas isso é algo que mesmo depois de tudo isso não consegui resolver (mas pelo menos o desempenho ficou melhor).


Agora (já faz uns anos) ele está começando a apresentar o mesmo problema, então imagino que tenha que fazer essa troca novamente.

(na verdade eu vim aqui no fórum para ver se encontrava mais informações sobre isso, mas tenho a impressão de que ainda é algo meio desconhecido e que eu estou mais bem infomado a respeitoEngasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. 1f605 , por isso estou escrevendo. Achei algum artigo de um mecânico dizendo que é meio que um "problema crônico" do Etios: o filtro "se desfaz" e acaba entopindo a bomba de combustível. O problema é mais percebido durante as subidas, pois é a posição menos favorável para o tanque).
Ivam
Ivam

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/03/2024
Localização : São Paulo

Gibanetto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

vi alguns vídeos no youtube falando exatamente dese pre-filtro. O meu está com esse probelma de engasgo tb, as vezes ao ligar, se pisar fundo, ele engasga chegando até a estancar. Fiz a limpeza do tbi e melhorou bastante. Porém, parece ter melhorado demais que coloquei perfectclean, um produto pra descarbonização do motor. No primeiro momento piorou, mas depois melhorou e ja faz uns 3 dias que está bem estável. Vou observar, se voltar a apresentar isso, vou trocar esse pre filtro
Gibanetto
Gibanetto

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/03/2024
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por jolima74 Qui 28 Mar 2024, 22:37

Tem nada de problema crônico em pre-filtro de combustível
Tem é mecânico que não sabe trabalhar, até o momento ninguém falou do regulador de pressão, q pode causar deficiência na pressão e causar os engasgos.
jolima74
jolima74

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 50
Data de inscrição : 31/12/2019
Localização : Olinda - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Ivam Seg 01 Abr 2024, 08:57

jolima74, é provável que tenha razão, não tenho como afirmar.
O que eu vi, depois que escrevi aqui —  Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. 1f605 , é que o manual recomenda a troca (do 'filtro de sucção da bomba') a cada 60mil km.

Pela mão e obra envolvida na troca — tem que desmontar a proteção da bomba, retirar a bomba, trocar e colar a proteção novamente — até entendo que gere essa percepção de "problema": 60mil me parece um intervalo pequeno para todo esse trabalho na troca.

  Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. 1f44d
Ivam
Ivam

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/03/2024
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

Pela minha experiência tá com cara de entrada de ar pela vedação dos bicos injetores (toda limpeza tem que trocar o aneís O'ring de contato com o bloco do motor), pode ser coletor de admissão/juntas etc.. entrando mais ar por local que não seja TBI, veículo engasga, central não sabe que entrou mais ar, mas como a sonda lambda vai informar que a mistura está pobre, a ECU vai injetar mais gasolina para corrigir a esteoquimetria, porém tem um delay e é porisso que o motor engasga e isso não importa se está com etanol ou gasolina. Mecânico bom com máquina de fumaça, consegue identificar por onde está entrando ar indevido. Mecânico que sabe usar osciloscópio consegue validar se a ignição está ok. Mecânico que se preza primeiro analisa a bateria/aterramento com multimetro/aparelho de teste, o motor com Scanner automotivo, osciloscópio, depois bomba de pressão/vazão no sistema de alimentação e por aí vai. Se já tiverem mexido na corrente de comando e deixado fora de ponto, fica bem difícil de identificar.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado. Empty Re: Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos