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Alinhamento e Cambagem
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lucasm
Diogo
robson.ss
azu
ksio89
Mjacob
rodrigomdaraujo
Emerson Warne
ToniJuliao
13 participantes
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Alinhamento e Cambagem
Bom dia a todos.
Gostaria de saber: quais as medidas corretas a serem aplicadas no Alinhamento e Cambagem do meu Étios Sedan XLS 2015, bem como a medida do caster pois estarei levando o mesmo para fazer alinhamento e como uns dizem uma medida e outros outras, gostaria de saber a correta pois andei vendo umas tabelas mas não encontrei para o meu carro, Alguém poderia me dar um Help desde já agradeço.
Gostaria de saber: quais as medidas corretas a serem aplicadas no Alinhamento e Cambagem do meu Étios Sedan XLS 2015, bem como a medida do caster pois estarei levando o mesmo para fazer alinhamento e como uns dizem uma medida e outros outras, gostaria de saber a correta pois andei vendo umas tabelas mas não encontrei para o meu carro, Alguém poderia me dar um Help desde já agradeço.
ToniJuliao
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2015
Idade : 64
Localização : São José dos Campos - SP
Re: Alinhamento e Cambagem
Hi, rapaz...Isso eu não sei te falar não, mas só vai poder fazer alinhamento se a máquina já tiver a versão do seu Etios, caso contrário não adianta as medidas.
Eu seu que paguei 85,00 reais por cada cambagem das rodas dianteira...caro demais...Mas a maquina 3D mostrou que estava errada. Sendo que alinhamento comum custava apenas 35,00 reais.
Paguei 85+85+35= 205,00 reais por tudo.
Abs
Emerson
Abs
Emerson
Eu seu que paguei 85,00 reais por cada cambagem das rodas dianteira...caro demais...Mas a maquina 3D mostrou que estava errada. Sendo que alinhamento comum custava apenas 35,00 reais.
Paguei 85+85+35= 205,00 reais por tudo.
Abs
Emerson
Abs
Emerson
Re: Alinhamento e Cambagem
Valeu Emerson, mas estive no meu mecânico o rapaz que alinhou deixou perto de 0º ou seja na cambagem no lado do motorista deixou -0,15 e do carona -0,30 disse que existe uma margem para se trabalhar aí se fugir desta margem tem que colocar no gabarito isso por ele não ter ainda no sistema as especificações do Étios 2015 fabrica não passou e na concessionaria a maquina para alinhar quebrada.
ToniJuliao
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/05/2015
Idade : 64
Localização : São José dos Campos - SP
Re: Alinhamento e Cambagem
Pessoal, tudo bem?
Troquei os pneus do meu carro e preciso fazer o alinhamento. Alguém aí tem a tabela de alinhamento do Etios XS 1.5 Aro 14?
Troquei os pneus do meu carro e preciso fazer o alinhamento. Alguém aí tem a tabela de alinhamento do Etios XS 1.5 Aro 14?
rodrigomdaraujo
Membro Bronze- Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/10/2013
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Alinhamento e Cambagem
Cara, tenho o papel do alinhamento do meu. Lá tem as medidas de quiser tiro foto é posto.
Abs
Abs
Re: Alinhamento e Cambagem
Se puder me enviar por MP fico grato demais, porque meu carro está com um comportamento muito estranho, ruidoso demais.Emerson Warne escreveu:
Grande abraço!
rodrigomdaraujo
Membro Bronze- Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/10/2013
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Alinhamento e Cambagem
tb agradeceria
Mjacob
Membro Bronze- Mensagens : 13
Data de inscrição : 08/03/2016
Localização : Espirito Santo
Re: Alinhamento e Cambagem
Emerson, também tenho interesse na tabela, pois quando fiz alinhamento com 9050 km. não fiz cambagem porque não sabia se precisava ou não, então mandei fazer só alinhamento, balanceamento e rodízio.
Fico grato desde já se puder me enviar essa tabela.
Fico grato desde já se puder me enviar essa tabela.
ksio89
Membro Rubi- Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE
Re: Alinhamento e Cambagem
Uma pena que estes dados não constam no manual do proprietário. Sempre fui aquele cara chato que, na oficina de alinhamento, fazia questão de seguir os dados do manual quando havia divergência com a base de dados do equipamento deles (e isso é muito comum!).
Achei na internet esses valores aqui. Parecem corretos e contemplam até os ângulos das rodas traseiras, que estão em um eixo de torção e dificilmente se "entortam".
DIANTEIRA:
Converg.: +0,89 (+-) 0,99
Câmber : +0º10 (+-) 0º45
Cáster : +3º08 (+-) 0º45
KPI :
TRASEIRA:
Converg.: +1,77 (+-) 1,11
Câmber : -1º07 (+-) 0º30
Daí se tira que a cambagem das rodas dianteiras são bem próximas de ZERO, isto é, rodas praticamente na vertical.
E diga-se de passagem, a fábrica não prevê "regulagem" do câmber. Quando isso é necessário, geralmente decorre de impacto forte que chega a entortar a base do amortecedor e seu reparo é feito da mesma forma: colocam um "macaco hidráulico", aplicam algumas toneladas na base do amortecedor até desentortar!
Achei na internet esses valores aqui. Parecem corretos e contemplam até os ângulos das rodas traseiras, que estão em um eixo de torção e dificilmente se "entortam".
DIANTEIRA:
Converg.: +0,89 (+-) 0,99
Câmber : +0º10 (+-) 0º45
Cáster : +3º08 (+-) 0º45
KPI :
TRASEIRA:
Converg.: +1,77 (+-) 1,11
Câmber : -1º07 (+-) 0º30
Daí se tira que a cambagem das rodas dianteiras são bem próximas de ZERO, isto é, rodas praticamente na vertical.
E diga-se de passagem, a fábrica não prevê "regulagem" do câmber. Quando isso é necessário, geralmente decorre de impacto forte que chega a entortar a base do amortecedor e seu reparo é feito da mesma forma: colocam um "macaco hidráulico", aplicam algumas toneladas na base do amortecedor até desentortar!
azu
Membro Novato- Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/02/2016
Localização : Curitiba - PR
Re: Alinhamento e Cambagem
Segue a foto
ABS
EMERSON
ABS
EMERSON
Última edição por Emerson Warne em Sex 15 Abr 2016, 11:00, editado 2 vez(es)
Re: Alinhamento e Cambagem
Sobre o camber, o técnico falo que o meu tinha regulagem...
Bem, o meu outro carro tinha nas rodas traseiras, quando ele falou que o Etios tinha nas rodas dianteira eu imaginei que seria dessa forma de puxar, mas não vi ele fazendo isso não, talvez tenha sim essa regulagem , mas não tenho conhecimento para falar que tem e nem tão pouco fiquei perto para ver o serviço do meu.
Abs
Bem, o meu outro carro tinha nas rodas traseiras, quando ele falou que o Etios tinha nas rodas dianteira eu imaginei que seria dessa forma de puxar, mas não vi ele fazendo isso não, talvez tenha sim essa regulagem , mas não tenho conhecimento para falar que tem e nem tão pouco fiquei perto para ver o serviço do meu.
Abs
Re: Alinhamento e Cambagem
Emerson, poderia dizer onde você fez serviço de geometria? Na autorizada ou em uma oficina comum? Obrigado desde já. Eu vou criar uma planilha com esses valores e postar aqui no fórum pro pessoal imprimir quando quiser consultar, grande abraço e obrigado!
ksio89
Membro Rubi- Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE
Re: Alinhamento e Cambagem
Foi em uma loja de pneus. Com máquina 3D.
Valor do alinhamento foi de 30 reais.
Balanceamento por roda custa 6 reais
Caro é a cambagem...80 por roda.
Na ficha da foto eu só fiz o alinhamento mesmo. Vou ver se acho a nota de quando tive que fazer a cambagem, se acha e posto foto para ter noção das medidas erradas que estava.
Abs
Valor do alinhamento foi de 30 reais.
Balanceamento por roda custa 6 reais
Caro é a cambagem...80 por roda.
Na ficha da foto eu só fiz o alinhamento mesmo. Vou ver se acho a nota de quando tive que fazer a cambagem, se acha e posto foto para ter noção das medidas erradas que estava.
Abs
Re: Alinhamento e Cambagem
Muito obrigado Emerson. Vou procurar uma oficina que consiga fazer esse serviço todo com confiabilidade.
Grande abraço!
Grande abraço!
rodrigomdaraujo
Membro Bronze- Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/10/2013
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Alinhamento e Cambagem
Turma, fiz o arquivo PDF.
Segue o link:Tabela para impressão
Original em PDF: Link
Segue o link:Tabela para impressão
Original em PDF: Link
rodrigomdaraujo
Membro Bronze- Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/10/2013
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Alinhamento e Cambagem
A propósito, com quantos km rodados já se deve fazer o alinhamento e balanceamento das rodas do Etios?
robson.ss
Membro Ouro- Mensagens : 191
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 54
Localização : Alegre - ES
Re: Alinhamento e Cambagem
Eu faço alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 10.000 km, mas se sentir o carro puxando para os lados, deve-ser realizar o alinhamento o mais rápido possível para prevenir o desgaste desigual do pneu.
ksio89
Membro Rubi- Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE
Re: Alinhamento e Cambagem
Também faço a cada 10 mil.
Uma coisa que percebi no Etios, é que ele tem um problema ou erro de projeto para gastar a banda de rodagem externa dos pneus dianteiros. Isso acontece apenas quando fazemos curvas, não que os outros carros não façam isso, mas o Etios "deita" muito o pneus ao esterçar todo o giro da direção para os lados. Isso faz gastar muito a banda externa.
Abs
Emerson
Uma coisa que percebi no Etios, é que ele tem um problema ou erro de projeto para gastar a banda de rodagem externa dos pneus dianteiros. Isso acontece apenas quando fazemos curvas, não que os outros carros não façam isso, mas o Etios "deita" muito o pneus ao esterçar todo o giro da direção para os lados. Isso faz gastar muito a banda externa.
Abs
Emerson
Re: Alinhamento e Cambagem
Emerson Warne, estranho isso, eu troquei os pneus do meu carro aos 50mil km e o desgaste estava totalmente parelho, não estava mais gasto na parte externa. Se o seu carro está gastando mais pneu na parte externa é necessário verificar a calibragem se está correta e se o alinhamento está dentro do que a Toyota determina.
No meu carro eu não faço alinhamento, só quando troco os pneus, sendo assim, foi feito apenas 1 alinhamento até hoje. Faço o rodízio a cada 10mil km e balanceamento a cada 20mil km, não vejo necessidade de fazer alinhamento com tanta frequência.
No meu carro eu não faço alinhamento, só quando troco os pneus, sendo assim, foi feito apenas 1 alinhamento até hoje. Faço o rodízio a cada 10mil km e balanceamento a cada 20mil km, não vejo necessidade de fazer alinhamento com tanta frequência.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Alinhamento e Cambagem
RES , pode ser por que viajo muito, pegando muito asfalto quente no Nordeste do país.
Isso deve causar mais desgaste.
O alinhamento é constante devido às viagem. Pois pego estradas ruins.
ABS
Emerson
Isso deve causar mais desgaste.
O alinhamento é constante devido às viagem. Pois pego estradas ruins.
ABS
Emerson
Re: Alinhamento e Cambagem
Obg a todos pelas respostas!
robson.ss
Membro Ouro- Mensagens : 191
Data de inscrição : 30/04/2015
Idade : 54
Localização : Alegre - ES
Re: Alinhamento e Cambagem
Pessoal estou encontrando dificuldade com meu etios
Desde os 60k peço para a toyota arrumar o alinhamento, o veículo vem sem puxar para nenhum dos lados e o desgaste do carro e consumo estão normais, mas eles sempre me entregam o veiculo indo reto desde que o volante fique levemente torto.
Se eu segurar o volante reto mesmo ele puxa para um dos lados, cada vez eles me devolvem torto para um lado mas não tenho saco de voltar para arrumarem.
Desisti deles e vou fazer em uma oficina independente onde imediatamente já vejo se ficou ou não correto
Desde os 60k peço para a toyota arrumar o alinhamento, o veículo vem sem puxar para nenhum dos lados e o desgaste do carro e consumo estão normais, mas eles sempre me entregam o veiculo indo reto desde que o volante fique levemente torto.
Se eu segurar o volante reto mesmo ele puxa para um dos lados, cada vez eles me devolvem torto para um lado mas não tenho saco de voltar para arrumarem.
Desisti deles e vou fazer em uma oficina independente onde imediatamente já vejo se ficou ou não correto
lucasm
Membro Ouro- Mensagens : 119
Data de inscrição : 31/01/2014
Localização : Florianópolis - SC
JOAO PAULO BEZERRA gosta desta mensagem
Re: Alinhamento e Cambagem
Isso ai é fácil de arrumar cara, leva para um loja de alinhamento e pede para alinhar seu carro, e manda corrigir o volante torto.
Isso acontece muitas vezes quando mexem nos terminais e não travam o volante centralizado.
Coisa simples para eles, mas tem que pagar o alinhamento, já que tem que mexer nos terminai da direção.
Abs
Isso acontece muitas vezes quando mexem nos terminais e não travam o volante centralizado.
Coisa simples para eles, mas tem que pagar o alinhamento, já que tem que mexer nos terminai da direção.
Abs
Re: Alinhamento e Cambagem
[size=37]Mas quem garante que na oficina de alinhamento, os valores de geometria que usam no banco de dados são os mesmos de fábrica do Etios? Por exemplo, você chega lá e tem uma máquina de alinhamento da Bosch, que vem com um software e um banco de dados com os valores de geometria de diversos modelos de carros.[/size]
[size=37]Mas quem garante que esses valores são os mesmos projetados pela Toyota? Tipo, a Toyota informa ao fabricante da máquina de alinhamento, tipo o Doutor IE Online?[/size]
[size=37]Mas quem garante que esses valores são os mesmos projetados pela Toyota? Tipo, a Toyota informa ao fabricante da máquina de alinhamento, tipo o Doutor IE Online?[/size]
ksio89
Membro Rubi- Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE
Re: Alinhamento e Cambagem
lucasm, acho que nossos carros são gêmeos mesmo, devem ter saído da fábrica juntos kkkkkkk
O meu tem o mesmo problema, na verdade eu nunca considerei um problema, mas vamos lá:
Eu NUNCA faço geometria no meu carro, acho desnecessário, só se estiver puxando ou na hora de trocar os pneus. Com 50mil km chegou a hora de trocar os pneus, desgaste perfeito em todos eles, nem estavam no limite, troquei por segurança, o carro não puxava nem nada, levei em uma loja da Pirelli e coloquei os mesmo pneus P1, alinharam e ficou assim, voltante torto, voltei lá e eles arrumaram, nem perguntei o que houve.
Com 70mil km foi trocado a embreagem, como mexe na geometria então é obrigado a alinhar depois, o serviço foi feito desta vez na CSS, que tem um sistema de alinhamento 3D top da Sun, fizeram e saiu torno.
Alguns dias depois voltei lá e fizeram novamente, me mostraram no computador, tudo bonito e saímos para testar o carro, ainda estava torno, ai o mecânico ajustou no olho mesmo, tendo como base o quanto o volante estava torto, ai ficou perfeito, mas para a máquina estava torto.
O mecânico também ficou sem entender o que estava acontecendo, disse que poderia ser algum desgaste de suspensão, empeno ou algo assim, mas não faz sentido para mim, pois o carro não ficou com o volante torto por conta própria e nunca desgastou pneu de forma irregular, o problema aconteceu somente depois do alinhamento.
Resumindo, não sei como te ajudar kkkkk
O meu tem o mesmo problema, na verdade eu nunca considerei um problema, mas vamos lá:
Eu NUNCA faço geometria no meu carro, acho desnecessário, só se estiver puxando ou na hora de trocar os pneus. Com 50mil km chegou a hora de trocar os pneus, desgaste perfeito em todos eles, nem estavam no limite, troquei por segurança, o carro não puxava nem nada, levei em uma loja da Pirelli e coloquei os mesmo pneus P1, alinharam e ficou assim, voltante torto, voltei lá e eles arrumaram, nem perguntei o que houve.
Com 70mil km foi trocado a embreagem, como mexe na geometria então é obrigado a alinhar depois, o serviço foi feito desta vez na CSS, que tem um sistema de alinhamento 3D top da Sun, fizeram e saiu torno.
Alguns dias depois voltei lá e fizeram novamente, me mostraram no computador, tudo bonito e saímos para testar o carro, ainda estava torno, ai o mecânico ajustou no olho mesmo, tendo como base o quanto o volante estava torto, ai ficou perfeito, mas para a máquina estava torto.
O mecânico também ficou sem entender o que estava acontecendo, disse que poderia ser algum desgaste de suspensão, empeno ou algo assim, mas não faz sentido para mim, pois o carro não ficou com o volante torto por conta própria e nunca desgastou pneu de forma irregular, o problema aconteceu somente depois do alinhamento.
Resumindo, não sei como te ajudar kkkkk
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
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