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Calombo (ondulação) ao fazer a curva

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Mensagem por idelgarcia Sáb 25 Fev 2023, 12:07

Fala, galera!

Tentei encontrar a resposta para o problema pelo o qual estou passando e ainda não achei. Resolvi recorrer à ajuda de vossas senhorias, e destaco que não tenho muita experiência com manutenção e esse é o meu primeiro veículo. 

Tenho um Etios X (AT) 1.3, 2018, 76.000 km e, depois de trocar os amortecedores dianteiros, comecei a perceber um comportamento muito estranho no carro: ao manobrar o carro, virando completamente o volante para esquerda ou direita, sinto como se tivesse um calombo no pneu esquerdo, uma ondulação, o que torna a manobra estranha e incômoda. Ressalto que em curvas acima de 20 km/h não sinto essa ondulação (pelo menos ainda não percebi), mas tenho a impressão de que o carro não se comporta mais como antigamente (normalmente) nas curvas (e que começou até a vibrar mais quando passa dos 100 km/h).

O tempo entre a realização do serviço de troca dos amortecedores e a constatação do problema aqui relatado foi de mais ou menos 1 mês. Percebi ao manobrar o carro em uma vaga de estacionamento de um shopping, em superfície bem regular, e agora percebo o problema em qualquer terreno.

Tentei agendar o serviço em uma concessionária Toyota, para verificar esse problema, mas a data estava muito longe. Resolvi levar à uma oficina na qual costumo fazer serviços e, inclusive, onde troquei os amortecedores, e fizeram um alinhamento e, a priori, tinha resolvido o problema, mas no decorrer dos dias o problema reapareceu.

Agora estou pensando em tentar agendar o serviço na concessionária para verificar qual o problema, mas achei conveniente compartilhar essa situação com vocês para ter opiniões e deixá-los cientes sobre essa situação estranha.

Desde já agradeço pela atenção de vocês.
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Mensagem por jdonadel Ter 28 Fev 2023, 08:39

Sobre vibração a 100km/h pode ser balanceamento.

Sobre o "calombo", que amortecedores você instalou? Trocou os coxins? Se você não ouve barulho de algo estralando então é possível que seja apenas acomodação das peças durante a curva devido as peças estarem novas.

Outra hipotese que eu consigo imaginar é que o aperto das peças não seguiu o procedimento padrão toyota que se não me engano têm que apertar as peças com o carro no chão. Se uma concessionária não estiver disponível tenta achar um mecânico com formação Toyota.
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Mensagem por mcbrilhante Ter 28 Fev 2023, 09:51

Vejas as bieletas....muito recorrente....
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Mensagem por JJBR Qua 01 Mar 2023, 04:06

Bom dia!

Não sei se o que você sente na direção é como se estivesse passado em cima de algum objeto ou uma pedra? Toda vez que entro na minha garagem,  faço uma manobra que é virar o volante todo para direita e com ele todo virado volto de marcha à ré e sempre sinto isso, como se estivesse passando em uma ondulação e aparentemente dá uma vez só em cada manobra.
Mas o importante é que sinto isso desde sempre e sentia no etios sedan 15/16 que tinha antes desse 18/19. Já havia tomado isso como uma "característica" do carro.
Outro detalhe é que fui um dos premiados com o problema crônico de barulho na suspensão dianteira direita, e a concessionária falou que trocou o amortecedor, o carro não tinha nem 1000 km, mas independente do que fizeram,  resolveram o problema do barulho suspensão e não me cobraram, então não posso afirmar se foi depois da troca do amortecedor que começou a acontecer este outro problema do calombo, mas ele persiste. Agende um teste com o mecânico de suspensão ou chefe da oficina da concessionária e mostre o problema, acho que vale a pena, faça isso em mais de uma concessionária se for preciso.
Boa sorte e nos conte se conseguir resolver.
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Mensagem por jdonadel Qua 01 Mar 2023, 07:03

A maior parte dos problemas da suspensão dianteira do Etios são bieletas, e o coxim do amortecedor dianteiro. A toyota atualizou ele para um material mais resistente, código 486090D230, peça original 486090D120.
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Mensagem por Emerson Warne Qua 01 Mar 2023, 07:42

Sei bem o que é isso...Risos, parece que a suspensão cai quando vamos virar o carro em uma manobra.
Eu acredito que é a característica deste modelo de suspensão, é como se a roda, totalmente esterçada, estivesse em um ângulo e quando vai finalizando a manobra ele muda bruscamente para outro ângulo.
É chato, mas fazer o que!? No começo tinha medo da suspensão está com problemas, depois acostumei.
Quem não fez esse tipo de manobra, nunca sentiu...Hehehe
Abs
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