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Mensagem por Helio Paixao Sex 14 Abr 2017, 10:48

Olá galera, vocês podem me dar a opinião de vocês por favor?
Não faço mais as revisões do meu Etios na concessionaria porem ele ja esta com 80.000 km, usei um oleo 10w40 semissintetico castrol magnatec, comprei este pois nao achei o 5w30 semissintetico da mesma marca... Na próxima troca, posso utilizar 5w30? E com quantos km eu devo trocar o oleo? Lembrando que eu utilizo mais ou menos 1.500 a 2.000 km por mês. A opinião de vocês vai me ajudar bastante, até na economia de dinheiro. Valeu Smile
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Mensagem por Convidado Sex 14 Abr 2017, 11:15

Na minha opinião, se você não faz mais revisões na css, pode continuar usando o lubrificante 5W30 que você mencionou. Confira no site da Castrol 
( http://applications.castrol.com/oilselector/pt_br/c/search?_ga=1.140243571.179730007.1492178417 ).
Quanto a km para trocar, sou da opinião que o óleo ser trocado a cada 10.000 km (máximo a 11.000 km) ou 6 meses (máximo a cada 7 meses). Intervalo que ocorrer primeiro e o filtro de óleo deve ser trocado sempre na 2a. troca, isto é, pulando uma troca de óleo.
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Mensagem por Helio Paixao Sex 14 Abr 2017, 11:17

Bacana Roberto... Desta vez usei 10w40 mas da próxima vou utilizar 5w30... O filtro eu sempre troco junto com o oleo, em toda troca. Valeu pela sua ajuda!!!!
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Mensagem por Sergio Sex 14 Abr 2017, 11:51

Evite mudar de marca a cada troca. Embora tenham a mesma especificação óleos de diversos fabricantes têm aditivos próprios que podem ser incompatíveis entre si. Escolha um lubrificante fácil de ser encontrado onde mora e procure usar sempre o mesmo.
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Mensagem por Helio Paixao Sex 14 Abr 2017, 11:53

Muito bom Sergio. Valeu!!!!
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Mensagem por Convidado Sex 14 Abr 2017, 11:57

Sérgio. 
Concordo. Essa informação é muito importante.
Também não recomendo ficar trocando (ou completando o nível) em qualquer posto de combustível porque a maioria dos frentistas não estão devidamente capacitados para esse tipo de serviço.
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Mensagem por Sergio Sex 14 Abr 2017, 12:23

Verdade Roberto. Completar o nível com lubrificante diferente então nem se fala. Temos uma vantagem pois o Etios normalmente não abaixa um milimetro entre as trocas então essa preocupação de ficar completando o nível não nos pertence, kkkkk.
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Mensagem por Helio Paixao Sex 14 Abr 2017, 13:01

Nossa Sérgio e Roberto... Acredito eu que nem louco deve-se completar o nivel do óleo kkkkkk.
É importante essas opiniões de vocês porque tenho carro a pouquissimo tempo, então toda opinião/ajuda é valida
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Mensagem por usuario 1620 Sex 14 Abr 2017, 19:06

A troca na concessionaria com mão de obra e peças (oleo e filtro) segundo o site da toyota sai R$ 172,49 (modelo até 16/16,  a partir do modelo 16/17 sai quase 200 reais)
http://www.toyota.com.br/servicos/preco-fechado/#/

Na ultima revisão paguei R$ 39.90 no litro do óleo 5w30 e 35,30 no filtro de óleo. São R$ 115,71  ( 2,9 litros x 39,9 ) de oleo + R$35,30 do filtro =  151 total sem mão de obra, se pegar OS 172 que Toyota recomenda no preço fechado a Mão de obra sai por R$21 reais. Nesse caso sai menos na concessionaria que comprando óleo por fora (mobil ta na casa do 30 a 35 e o filtro da fram a partir de 25) e tendo que pagar mão de obra pra troca.

Trocar óleo e não trocar filtro é a famosa ECONOMIA PORCA, até porque o manual manda trocar o oleo junto do filtro sempre aos 10mil km ou 1 ano, o que acontecer primeiro (em alguns casos troca-se ambos aos 5mil KM). Quando se troca o óleo e não troca o filtro, o óleo fica sujo porque o filtro fica com uns 300ml +- de óleo velho (por isso se coloca menos quando não troca o filtro, segundo o manual 2,6L sem trocar filtro e trocando filtro 2,9l) que se mistura ao novo e suja o óleo novo perdendo a eficiência
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Mensagem por Helio Paixao Sex 14 Abr 2017, 20:11

Inteligente sua colocação 1602 eu não tinha pensado por esse lado/números que você apresentou... Vai ser bem útil na próxima troca de óleo.
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Mensagem por The Mole Sáb 15 Abr 2017, 08:15

Acho o tipo 5w30 sintético melhor que o 10w40 semissintético.

Conforme já falaram ai, sempre troca filtro de óleo, a cada troca de óleo; não fazer isso é economia porca de R$ R$ 40 por um filtro.
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Mensagem por usuario 1620 Sáb 15 Abr 2017, 18:25

É só escolher uma concessionaria boa (algumas tentam cobrar a mais pelos serviços, outras fazem o serviço de qualquer jeito) e se puder já troca o filtro de combustível junto (sai 55 trocado) que é o "kit" básico de toda revisão (na dos 40mil-80mil-120mil km acrescenta filtro de ar)
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Mensagem por Helio Paixao Sáb 15 Abr 2017, 19:24

Muito bom os comentarios de vocês mas ainda tenho uma duvida. Usei 10w40 semissintetico com 80mil km, na proxima troca posso usar 5w30 semissintetico?
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Mensagem por usuario 1620 Sáb 15 Abr 2017, 19:33

Como o manual recomenda o 5w30 não vejo problema algum, teoricamente o carro fica pouca coisa mais econômico e no frio é melhor porque o motor com viscosidade menor leva menos tempo para aquecer até a temperatura ideal.



Se fosse um carro que só usou 10w40 a vida inteira e o motor já tem algum desgaste, poderia acontecer de vazar por folga do motor mas não seria problema do óleo mais fino, o problema seria a folga do motor.
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Mensagem por Convidado Sáb 15 Abr 2017, 19:54

No início deste tópico o Helio escreveu que o Etios dele está com 80.000 km e ele não faz revisões na css.
A minha colocação inicial foi atender nesse sentido.
Na minha opinião, se o meu carro não estivesse na garantia, eu só levaria o carro para css para algumas revisões mais importantes ou para algum serviço mais delicado. 
Nunca levaria um carro para uma css apenas para trocar óleo ou filtro. Ainda mais porque nas css Toyota sempre exigem um agendamento prévio para qualquer serviço.
Levaria o carro para alguma oficina especializada em lubrificação, onde os profissionais são melhor treinados. Aproveitaria a ocasião que o carro estiver no elevador para verificar, pessoalmente, o estado do carro por baixo (borrachas dos amortecedores, borrachas das coifas, sinais de vazamento, suportes do escapamento, desgaste dos pneus, amassados, etc.) 
Nunca levaria em postos de combustíveis para trocar óleo como muitos fazem porque muitos deles empregam pessoas sem nenhum conhecimento em lubrificação. Eu nem deixo frentistas de posto verificarem o nível do óleo dos meus carros (eu mesmo verifico). 
A qualidade da mão de obra é tão importante quanto a qualidade dos lubrificantes e filtros.
É só uma questão de opinião.
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Mensagem por Helio Paixao Sáb 15 Abr 2017, 21:50

O Roberto tem razão na colocação dele e este é meu primeiro carro por isso bastante coisa eu ainda não sei, acho importante essas opiniões de todos vocês, me ajuda até entender melhor o meu veiculo... Muitissimo obrigado mais uma vez, na próxima troca vou ficar mais atento as questões que você colocou Roberto!!
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Mensagem por Helio Paixao Sáb 15 Abr 2017, 21:52

1620, sempre usei 5w30 semissintetico até 70 mil km, agora que coloquei 10w40 com 80 mim km mas na próxima vou atentar-me ao 5w30 semi porque sempre preferi um óleo mais fino e vou mante-lo por bom tempo. Valeu pela ajuda, me tirou uma enorme duvida!!
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Mensagem por rafaelperazzo Sex 04 Ago 2017, 21:15

afinal de contas, deve-se trocar o oleo com 6 ou 12 meses ? (uso urbano)
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Mensagem por ksio89 Sex 04 Ago 2017, 21:25

Rafael, uso urbano reúne quase todas as características que configuram uso severo, portanto o manual recomenda a troca de óleo e filtro a cada 6 meses ou 5000 km.
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Mensagem por Convidado Dom 20 Ago 2017, 09:16

Bom dia. Estou usando o Valvoline 5w30 sn Sintético, até agora tudo certo. Nas 2 primeiras revisões, usei o semissintético da CSS, 5w30 sn também.
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