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Mensagem por Alcione Arantes Barbosa Sáb 24 Jan 2015, 12:45

Prezados,

Tenho o Etios 1.3 x, esta com 100 Km rodados. No Manual consta a seguinte informação sobre o Amaciamento do Motor:

Amaciamento do seu Toyota Novo:
1- Durante os primeiros 300 KM
- Evite frenagens bruscas

2- Durante os primeiros 1.600 KM
- Não dirija em velocidade excessivamente altas.
- Evite acelerações repentinas.
- Não dirija continuamente em marchas baixas.

Minhas dúvidas:
1- Sigo ou não as recomendações do Manual?
2- Se seguir o manual, meu carro corre o risco de ficar "lento"?
3- Existe a necessidade de Amaciamento do Motor?

Conto com a opinião de vocês!



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Mensagem por Luiz Fernando Sáb 24 Jan 2015, 13:42

1 - Sim, deve
2 - De maneira alguma. Nada disso !!!!
3 - Não, mas use o bom senso.
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Mensagem por MMarques1964 Sáb 24 Jan 2015, 14:04

Boa tarde Alcione

Sou novo aqui tb. Mas como passei por experiência parecida com a sua, vai a minha atitude.

O meu é um sedã 1.5 xls.

Peguei ele no dia 19/12 e no dia 20/12 fui para a estrada, Brasilia/Rio.

Não ia me preocupar com freadas bruscas, mas sim com velocidade altas, portanto, procurava não manter o pé em baixo por muito tempo, dava uma aliviada por uns 5 minutos.

O carro se portou como um campeão, sem nenhum problema.
Acabei passando os meu primeiros 1600 Km na estrada.

Ótima compra.
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Mensagem por ggvix Ter 03 Fev 2015, 13:47

Olha ... ta certo que ta no manual .. mas ... Eu nao acredito que seja uma regra de fato.
Todo motor novo, está com menos folga que o normal, o atrito é maior entre as partes.
Oq posso afirmar com o conhecimento que tenho, é que possa gerar maior calor do conjunto .. Mas acredito que não ao ponto de quebra. Talvez de vida util, não sei.
Mas, amaciar motor, é meio que coisa do passado, ainda mais pra sistemas eletronicos como os de hj em dia.

Meu carro foi tirado da CSS numa sexta feira, no sabado viajei do ES para MG foi onde precisei fazer algumas freiadas brucas, e por sinal meu carro deu 190 no odometro. hj, com 4500km nao sinto diferença alguma do dia daquela viagem, alias, meu veiculo está mais solto.

Menos atrito, menos preso.
Pensem nisso.

abrasss.
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Mensagem por Sai_Fora_Abra... Ter 03 Fev 2015, 14:30

caramba............. quer dizer que qualquer projetista de carros não precisa mais passar de 10 a 20 anos estudando, se aperfeiçoando, nem participar de fóruns, intercâmbios e seminários?????

bastaria uma viagem entre MG e ES... chegar na praia, abrir uma gelada e escrever o manual do proprietário?????

vou trancar agora meu curso de matemática e ir pro Uruguay fumar maconha!
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Mensagem por Luiz Fernando Ter 03 Fev 2015, 21:00

Uoooohhh !!!!

Calma amigo, foi apenas a opinião de outro, devemos só respeita-la !!! cheers cheers cheers
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Mensagem por ggvix Ter 03 Fev 2015, 22:20

Faça oq achar melhor, mas fazendo continha de matemática ou fumando maconha suas mãos continuam sem graxa.
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Mensagem por Paulo moderador. Ter 03 Fev 2015, 23:53

Marlon.A, o clube é formado por várias opiniões e muitas vezes diferentes e devemos respeitar a opinião de todos e se for-mos contrariar alguma opinião devemos ter educação, já tive muitas opiniões contrárias a minha e não precisei me exaltar para expressar minha opinião.

Eu acho sim que existe muito estudo atrás disso para construir um manual, mas se nós for respeitar tudo que diz no manual com certeza será mais caro e chato de ter um carro, pois afinal iremos gastar um put$# grana e não fazer nada no carro.

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Mensagem por EduFrazao Qua 04 Fev 2015, 08:19

A questão dos 1600KM é mais relacionada à estabilização dos anéis de vedação e raspagem. Não exatamente em relação à amaciar o veículo, porque com precisão da usinagem de hoje, você não encontra mais "novos motores duros".
Sobre a frenagem, é com o assentamento das pastilhas mesmo. Isso vale para quando forem trocadas.
Se está no manual, é bom seguir. Existem premissas para as informações ali dispostas. Se bem me lembro, no manual pedem até pra vc não ultrapassar 4 mil rpm por muito tempo antes dos 1600km.
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Mensagem por Sai_Fora_Abra... Qua 04 Fev 2015, 09:43

respeitem a minha opinião tambem... eu não sabia que viajar era tão elucidativo e atiçaria a criatividade... aproveitei o incentivo e viajei ontem para o ES... a viagem foi tão produtiva que consegui ligar pra casa e avisar que tava tudo bem... e sem ter levado celular... baixei um video do iutubi... juntei um pouco de ipolglós com meu relógio de pulso e fiz um celular... se alguem conhecer um corretor de imoveis no ES me avisa, quando terminar meu curso de gênio por correspondência já tô querendo comprar casa por lá.
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Mensagem por ggvix Qua 04 Fev 2015, 10:06

Coitado.
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Mensagem por Urubaldo Qua 04 Fev 2015, 10:06

E o que são 1600 km na vida útil de um carro? Nada. Então não custa nada seguir essa recomendação do manual, que é bem simples, por sinal.
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Mensagem por Paulo moderador. Qua 04 Fev 2015, 17:37

E eu consegui parear o meu cérebro com um celular e baixei um aplicativo que detecta louco e ignorante, sabia? pior que funciona direitinho... óóhh, acabou de detectar um!

Urubaldo, com certeza essa dos primeiros km é bom respeitar e eu respeitei até acho que a maioria respeita, pois ninguém vai tirar um carro 0km e sair esgaçando o carro e etc... mas essas de querer escolher combustível e tal acho que ainda não conseguiram me convencer.
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Mensagem por EduFrazao Qua 04 Fev 2015, 17:39

Como assim escolher combustível Paulo?
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Mensagem por Luiz Fernando Qua 04 Fev 2015, 18:01

2 ????
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Mensagem por EduFrazao Qua 04 Fev 2015, 18:05

Acho que não detectamos a ironia dele quanto ao flex. Rssssss
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Mensagem por Sai_Fora_Abra... Qua 04 Fev 2015, 20:53

é a ironia do brasileiro que mais assusta... pra que manual? estudos tecnicos? testes? PHD? Pós? Mestrado? basta chat e sms... senso comum e empirismo... pra que militec, óleo mineral ou sintetico? é só esguelar o motor numa viagem e pronto... menos atrito... Newton se estivesse vivo ia morrer de ir, mas morreu, deve estar se revirando no tumulo.
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Mensagem por ggvix Qua 04 Fev 2015, 22:34

Estava aqui compartilhando minha experiencia, quer seguir o manual ? beleza! realmente tem um fundamento, mas na minha opinião não deve ser ao pé da letra. tudo que escrevi são fatos, e não historinha e mimimi de nego que lê forum, google e etc e tira suas conclusões.. eu tenho prática, vivencia, isso só se adquire com o tempo e com a mão na massa.
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Mensagem por Luiz Fernando Qua 04 Fev 2015, 23:46

Posso encerrar o tópico para não aumentar essa discussão ????
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Mensagem por Paulo moderador. Qui 05 Fev 2015, 03:21

Quando compramos o carro(pelo menos o meu) eles dizem que tem que por um tanque de alcool no primeiro abastecimento para depois por gasolina(algo assim) acho uma bobagem isso, já é meu segundo carro flex e nunca fiz isso em nenhum e não deu problema de nada, nada contra quem faz, mas na minha opinião não há necessidade.
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Mensagem por EduFrazao Qui 05 Fev 2015, 08:21

Mas esse assunto não acabou ainda?
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Mensagem por EduFrazao Sex 06 Fev 2015, 11:13

Realmente isso não tem nenhum fundamento Paulo. Parece conversa de vendedor que foi ouvindo falar disso ou daquilo e acaba repassando para os clientes.

No manual, tem duas ressalvas quanto à combustível:
Não alterar o combustível com menos de 1/4 do tanque, ou seja: Se você estiver com alcool e quiser trocar pra gasolina, fazer isso com pelo menos 1./4 do tanque ainda com alcool. O manual é bastante claro sobre isso, embora eu não entenda a razão.

Segundo: Andar 10KM ou 10 minutos ao alterar completamente o combustível.

Como está lá, bem claro, eu sigo essas determinações. De resto, só ando.
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Mensagem por Convidado Ter 10 Fev 2015, 19:28

Pessoal, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Na aviação, por exemplo, TUDO está escrito nos manuais e, se acontecer um acidente e vc não tiver seguido o manual à risca, e por um azar não morrer, vc vai se lascar todo (às vezes é melhor morrer KKKK).
Bem... tive 3 panes cabeludas que não estavam no manual. E aí? Graças a Deus e graças à minha tripulação, que conhecíamos bem esses mesmos manuais, saímos dessas encrencas sem muito stress.
Comprei uma moto em São José dos Campos e tive que trazê-la aqui para Natal rodando (que delícia KKKK). O manual dela é claro: até os 800 Km manter no máximo X rpms e, até os 1600 Km, outra rpm máxima. Como eu poderia manter essas rpms na estrada andando bem abaixo dos limites de velocidade?
Temos que ter bom senso e usarmos nossas máquinas sem extrapolar. Meu carro está com quase 30 mil Km e, mesmo assim não abuso. Tudo que for abusado quebra.
Tive outros carros de outras marcas e nenhum deles trazia nenhum comentário de como amaciar. Achei interessante a Toyota, nos dias de hoje, pedindo cautela para utilização de seu carro nos km iniciais.
Que sirva de referência, pronto.
Quem quiser seguir, parabéns dou maior valor (tenho um amigo que amacia suas motos conforme o manual mesmo que, com essa atitude, ele passe por apuros - lógico que quando ele quer vender suas motos eu sou o primeiro a ser consultado KKK).
Quem não quiser, vai a luta. Meu irmão é cupim de ferro e ele abusa dos carros dele - vivem quebrados e não sei como andam 4 ou 5 anos na mão dele).
Não vamos estragar o clima agradável aqui do fórum por opiniões. Cada um tem a sua. É que nem .... bem, deixa pra lá pois cada m tem o seu e trata do jeito que quiser. KKKKKK.
E TEM MAIS.... o lugar ideal para se quebrar o pau é numa mesa de bar, com milhares de cervejas ao redor.
Se forem participar de uma briga dessas, é só me chamar.
Abraço a todos.
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Mensagem por Danzyrd Seg 13 Abr 2015, 14:45

Comprei meu Etios x 15/15 e vou pega-lo ainda esta semana, mais estou adentrando o fórum aqui para quando estiver com ele, ja estar mais a par de alguns assuntos, esse de seguir o manual por exemplo, não vou prometer que vou seguir a risca, mais farei o possível pois pelo que vi no debate acima, não é algo complicado apenas simples indicações que não temos nada a perder em seguir.
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Mensagem por vinicius melo Sáb 06 Jun 2015, 18:29

Esses dois termos: frenagem brusca e alta velocidade são bem subjetivos!
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