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Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
5 participantes
Página 1 de 1
Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
Boa noite Srs.,
Eu tenho um Etios Sedan XS 2018 e percebo que, sempre que paro em um declive, ao sair da posição "P" para a posição "R", o câmbio dá um tranco, isso me preocupa porque eu penso estar forçando e, de alguma maneira, contribuindo para diminuir a vida útil do sistema de marchas. Alguém aí já teve a mesma experiência e/ou teria algum esclarecimento a respeito? Estou fazendo algo de errado?
Grato
Eu tenho um Etios Sedan XS 2018 e percebo que, sempre que paro em um declive, ao sair da posição "P" para a posição "R", o câmbio dá um tranco, isso me preocupa porque eu penso estar forçando e, de alguma maneira, contribuindo para diminuir a vida útil do sistema de marchas. Alguém aí já teve a mesma experiência e/ou teria algum esclarecimento a respeito? Estou fazendo algo de errado?
Grato
Schiinke
Membro Novato- Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
Olá!
Quando vc estacionar, coloque a alavanca seletora de marchas na posição N e puxe o freio de mao, só depois mude pra P e desligue o motor. Assim, o carro ficará travado nas rodas/ freio de mao e nao no câmbio.
Essa foi uma dica aqui mesmo do fórum e da pessoa que fez a entrega na concessionária pra mim.
Abraço.
Quando vc estacionar, coloque a alavanca seletora de marchas na posição N e puxe o freio de mao, só depois mude pra P e desligue o motor. Assim, o carro ficará travado nas rodas/ freio de mao e nao no câmbio.
Essa foi uma dica aqui mesmo do fórum e da pessoa que fez a entrega na concessionária pra mim.
Abraço.
kevibem
Membro Bronze- Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/10/2017
Localização : Americana - SP
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
Ah, depois de puxado o freio de mão eu tiro o pé do pedal do freio antes de colocar em P, assim o carro assenta exatamente onde o freio de mao vai atuar e nao acontece o tranco quando saio.
kevibem
Membro Bronze- Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/10/2017
Localização : Americana - SP
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
Muito obrigado kevibem! Vou proceder dessa maneira.
Só uma dúvida: Não tem problema eu passar de N para R e P só com o freio de mão puxado? Isso não faz o carro querer andar quando passar em R? Mais uma vez, obrigado.
Só uma dúvida: Não tem problema eu passar de N para R e P só com o freio de mão puxado? Isso não faz o carro querer andar quando passar em R? Mais uma vez, obrigado.
Schiinke
Membro Novato- Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
Depois de puxar o freio de mão, já bote do N direto no P, sem por no R. Não que passando N-R-P um por um dê algum problema, mas simplesmente porque você não vai precisar fazer isso. A sequência N-P sem passar pelo R já é o suficiente.
Como bem o amigo ali falou, basta engatar o N ao parar o carro e puxar o freio de mão logo em seguida, para concentrar o peso do carro no freio e não no câmbio.
Eu até faço algo diferente depois disso, mas é coisa particular minha e que não implica em nada, tanto pro bem quanto pro mal do câmbio: depois de engatado N e puxado o freio de mão, eu giro a chave para desligar o motor (a ignição trava na metade e a chave não sai) e só depois ponho no P e giro o restante da ignição.
Como bem o amigo ali falou, basta engatar o N ao parar o carro e puxar o freio de mão logo em seguida, para concentrar o peso do carro no freio e não no câmbio.
Eu até faço algo diferente depois disso, mas é coisa particular minha e que não implica em nada, tanto pro bem quanto pro mal do câmbio: depois de engatado N e puxado o freio de mão, eu giro a chave para desligar o motor (a ignição trava na metade e a chave não sai) e só depois ponho no P e giro o restante da ignição.
VF_GOMES
Membro Rubi- Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
O meu dá esse tranco sim quando estaciono em declive...vou fazer isso para testar...VF Gomes, porque vc desliga o carro antes de por no P?
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
VF_GOMES, boa noite.
Não tem como ir de N à P sem passar pelo R.
Não tem como ir de N à P sem passar pelo R.
Schiinke
Membro Novato- Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
@ric+20
Não há motivo, apenas faço isso muitas das vezes. Mas dá no mesmo, como falei.
@Shiinke
Eu quis dizer passar a alavanca em cada uma das posições, pausadamente. Do N para o R e do R para o P, sem movê-la continuamente do N ao P. Não sei se consegui ser claro.
Não há motivo, apenas faço isso muitas das vezes. Mas dá no mesmo, como falei.
@Shiinke
Eu quis dizer passar a alavanca em cada uma das posições, pausadamente. Do N para o R e do R para o P, sem movê-la continuamente do N ao P. Não sei se consegui ser claro.
VF_GOMES
Membro Rubi- Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN
Re: Como evitar o tranco ao sair da posição P para R no câmbio automático
Prezados(as),
Também utilizo a técnica relatada pelo @VF_GOMES, de desligar o carro no N e só depois colocar em P, pelo que notei o carro acaba dando uma movimentada pra trás ao passar pela (R)é.
Também utilizo a técnica relatada pelo @VF_GOMES, de desligar o carro no N e só depois colocar em P, pelo que notei o carro acaba dando uma movimentada pra trás ao passar pela (R)é.
Saburo
Membro Ouro- Mensagens : 169
Data de inscrição : 15/10/2013
Localização : Brasília - DF
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