Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volantepor RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06
» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14
» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40
» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04
» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25
» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09
» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03
» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45
» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35
» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19
» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48
» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35
» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47
» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38
» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06
» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52
» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43
» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08
» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07
» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16
» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43
Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
+19
Diogo
EduFrazao
Urubaldo
Carlos56
OSMAR
ribeiropoa
donidonadeli
girardi
alexsander.allbani
Maria Estela Cross
marcio_uti
Romi Bock
Kadu B
jlcarneiro
Paulo Chui
Solfieri
Caio
Aksan
Sergio
23 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Há um pouco de exagero nesse tópico.
Vamos lá.
Primeiro, os instrumentos usados em carros "antigos" como medidor de pressão de óleo, temperatura de óleo, amperímetro, etc, nada tem a ver com problemas de falha no sistema de lubrificação dos veículos "antigos". O sistema de bomba de óleo é o de bomba de engrenagens e funciona muito bem até hoje. Também o dínamo funcionava perfeitamente, desde que em rotações mais altas, apenas em marcha lenta é que o funcionamento era insuficiente. Os alternadores (que existem há muitos anos) geram bem também em rotações baixas.
O que ocorria é que aqueles carros que tinham todos esses instrumentos eram carros de alto desempenho ou carros esportivos... e portanto carros caros, que suportavam o custo de virem com tais instrumentos capazes de informar bem o motorista. Vejam se fusca 1200 ou 1300 ou outros carros populares vinham com nada disso!
Eu concordo que alguns instrumentos eram pouco usados mesmo naquela época e alguns talvez não fossem imprescindíveis.
Mas fazia parte do pacote de um carro completo.
Quanto ao medidor de temperatura de arrefecimento eu discordo totalmente.
É um aparelho absolutamente necessário em TODOS os carros.
E aqui não importa se o bloco é de FeFo ou de Alumínio. Há outras falhas que podem ocorrer no sistema, diferentes da oxidação dos canais de refrigeração do bloco do motor. Podem haver vazamentos, furos pequenos nos mangotes, abraçadeiras ligeiramente folgadas, problemas elétricos na ventoinha ou no atuador de sua partida, etc que comprometem o perfeito funcionamento mesmo em blocos de alumínio!
Tudo bem que, para quem não entende nada de motores, se a temperatura da água começar lentamente a subir não vai saber como proceder mesmo. Para quem nem olha para o painel também.
Mas para quem sabe usar, faz diferença sim.
Para exemplificar, o Corolla possui o termômetro de água! E todos outros carros top de linha das melhores marcas do mundo, Mercedes, BMW, Audi, Porsche, etc, etc, também usam o termômetro.
Porque o Etios, o Fit, o Cobalt, o Sandero (o novo) e outros carros estão deixando de usá-lo???
Apenas por um motivo.
Reduzir os custos e produzir um veículo MAIS BARATO para as fábricas!!!
E nos entregar um produto MAIS PELADO.
É isso.
Vamos lá.
Primeiro, os instrumentos usados em carros "antigos" como medidor de pressão de óleo, temperatura de óleo, amperímetro, etc, nada tem a ver com problemas de falha no sistema de lubrificação dos veículos "antigos". O sistema de bomba de óleo é o de bomba de engrenagens e funciona muito bem até hoje. Também o dínamo funcionava perfeitamente, desde que em rotações mais altas, apenas em marcha lenta é que o funcionamento era insuficiente. Os alternadores (que existem há muitos anos) geram bem também em rotações baixas.
O que ocorria é que aqueles carros que tinham todos esses instrumentos eram carros de alto desempenho ou carros esportivos... e portanto carros caros, que suportavam o custo de virem com tais instrumentos capazes de informar bem o motorista. Vejam se fusca 1200 ou 1300 ou outros carros populares vinham com nada disso!
Eu concordo que alguns instrumentos eram pouco usados mesmo naquela época e alguns talvez não fossem imprescindíveis.
Mas fazia parte do pacote de um carro completo.
Quanto ao medidor de temperatura de arrefecimento eu discordo totalmente.
É um aparelho absolutamente necessário em TODOS os carros.
E aqui não importa se o bloco é de FeFo ou de Alumínio. Há outras falhas que podem ocorrer no sistema, diferentes da oxidação dos canais de refrigeração do bloco do motor. Podem haver vazamentos, furos pequenos nos mangotes, abraçadeiras ligeiramente folgadas, problemas elétricos na ventoinha ou no atuador de sua partida, etc que comprometem o perfeito funcionamento mesmo em blocos de alumínio!
Tudo bem que, para quem não entende nada de motores, se a temperatura da água começar lentamente a subir não vai saber como proceder mesmo. Para quem nem olha para o painel também.
Mas para quem sabe usar, faz diferença sim.
Para exemplificar, o Corolla possui o termômetro de água! E todos outros carros top de linha das melhores marcas do mundo, Mercedes, BMW, Audi, Porsche, etc, etc, também usam o termômetro.
Porque o Etios, o Fit, o Cobalt, o Sandero (o novo) e outros carros estão deixando de usá-lo???
Apenas por um motivo.
Reduzir os custos e produzir um veículo MAIS BARATO para as fábricas!!!
E nos entregar um produto MAIS PELADO.
É isso.
Carlos56- Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/10/2014
Localização : João Pessoa - PB
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Na minha opinião o termômetro é dispensável desde que a central eletrônica do carro consiga alertar o motorista quando algo está errado. A pessoa que está conduzindo o carro não precisa ficar vendo e interpretando a medida da temperatura enquanto dirige, já que um computador pode fazer isso sem comprometer a segurança durante a condução. Mas por outro lado, acho legal a pessoa saber em quanto tempo a temperatura ideal de trabalho é atingida, o que eu descobri usando um leitor de obd-ii. No Etios, a temperatura se estabiliza em 86/89 de 4 a 6 minutos.
Urubaldo
Membro Ouro- Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Concordo plenamente. Com certeza o carro já tem tais sensores prontos para ler os dados. Apenas não colocaram nada no painel. A questão é q em um painel digital, mostrar a temperatura ali num cantinho, não encareceria tanto assim.
EduFrazao
Membro Ouro- Mensagens : 116
Data de inscrição : 30/09/2014
Localização : Cravinhos - SP
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Urubaldo escreveu:Na minha opinião o termômetro é dispensável desde que a central eletrônica do carro consiga alertar o motorista quando algo está errado. A pessoa que está conduzindo o carro não precisa ficar vendo e interpretando a medida da temperatura enquanto dirige, já que um computador pode fazer isso sem comprometer a segurança durante a condução. Mas por outro lado, acho legal a pessoa saber em quanto tempo a temperatura ideal de trabalho é atingida, o que eu descobri usando um leitor de obd-ii. No Etios, a temperatura se estabiliza em 86/89 de 4 a 6 minutos.
É verdade que em um carro moderno o indicador de temperatura não é tão importante, mas considero uma economia desnecessária, pois existem casos em que só o bom e velho indicador de temperatura pode ajudar, seja ele digital ou não, como por exemplo:
Válvula termostática travada aberta: é um problema comum em veículos com alguns anos de uso, o carro trabalha muito frio, e não há como saber isso no Etios sem a ajuda do OBDII, com um indicador de temperatura ficaria fácil. A tendencia é que quando esses carros ficarem mais velhos e esse tipo de problema acontecer o motorista nem fique sabendo e acabe gastando mais combustível e aumentando o desgaste do veículo.
Perda repentina do líquido de arrefecimento: pode ser causado pelos mais diversos fatores, mesmo em um veículo novo, como por exemplo algum impacto por pedra no radiador ou uma mangueira mal fixada durante alguma manutenção, nesse caso a temperatura sobe tão rápido que quando a luz de aviso acender já é tarde, se tivesse o ponteiro seria possível vê-lo subindo, ainda que de maneira rápida, e desligar o carro antes de causar um dano maior.
Defeito no próprio sensor de temperatura: como não ha indicação no painel, não é possível ter a certeza de que o sensor de fato funciona como deveria.
Isso sem contar diversos outros problemas no sistema de arrefecimento que podem causar variações de temperatura fora do normal, se o carro tem apenas ao aviso de superaquecimento o tempo de reação do motorista fica muito comprometido quando ocorre algum problema, muitas vezes um carro antes de superaquecer de fato já dá sinais que que algo não vai bem através de temperaturas acima do normal e grandes variações de temperatura, no caso do Etios não há como prever esse tipo de coisa.
Claro que o fato do Etios ter um motor todo em alumínio e usar materiais de boa qualidade ajuda muito, mas ele assim como qualquer outro carro não está livre de problemas.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Sobre temperatura galera........
Dei 3 voltas no autodromo de londrina com o pé embaixo sob um calor de 38 graus e o meu cpu obd nao acusou temperatura acima de 89 graus C
Dei 3 voltas no autodromo de londrina com o pé embaixo sob um calor de 38 graus e o meu cpu obd nao acusou temperatura acima de 89 graus C
girardi
Membro Rubi- Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Aproveitando o tópico e reforçando o o que o Carlos56 escreveu... o Etios 2017 agora possui o marcador de temperatura...
Será que é possível adaptar no antigo? se a Toyota colocou no novo é porque tem utilidade sim.
Será que é possível adaptar no antigo? se a Toyota colocou no novo é porque tem utilidade sim.
Convidado- Convidado
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Carlos56 escreveu:Primeiro, os instrumentos usados em carros "antigos" como medidor de pressão de óleo, temperatura de óleo, amperímetro, etc, nada tem a ver com problemas de falha no sistema de lubrificação dos veículos "antigos". O sistema de bomba de óleo é o de bomba de engrenagens e funciona muito bem até hoje. Também o dínamo funcionava perfeitamente, desde que em rotações mais altas, apenas em marcha lenta é que o funcionamento era insuficiente. Os alternadores (que existem há muitos anos) geram bem também em rotações baixas.
O que ocorria é que aqueles carros que tinham todos esses instrumentos eram carros de alto desempenho ou carros esportivos... e portanto carros caros, que suportavam o custo de virem com tais instrumentos capazes de informar bem o motorista. Vejam se fusca 1200 ou 1300 ou outros carros populares vinham com nada disso.
E olha que, no caso do Fusca, seria imprescindível um medidor de temperatura do óleo do motor, pois "o ar não ferve", mas o óleo do motor sim (apesar de eu nunca escutar falar de um caso em que um Fusca fundiu o motor por causa de temperatura de óleo)
pardo
Membro Rubi- Mensagens : 309
Data de inscrição : 19/02/2017
Localização : São Paulo - SP
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Em casa temos um Etios com painel antigo e um 2017 com painel digital.
Isto reforçou minha opinião que um mostrador de temperatura no Etios (assim como em outros carros de qualidade com motor de alumínio) não tem qualquer tipo utilidade. Se tivesse a opção de desativa-lo certamente eu usaria para melhorar a visualização das informações que de fato são relevantes.
No caso de superaquecimento, que no Etios só ocorre por algum improvável defeito no sistema, uma luz de advertência se acende no painel e o motorista pára o carro para verificar o que ocorreu.
O mostrador quando o carro é ligado indica uma barrinha na posição de frio e após pouco tempo se fixa na posição central ficando ali imóvel até o motor ser desligado. Se um dia o mostrador apresentar defeito basta colar um adesivo na mesma posição que ninguém notará a diferença. Totalmente inútil como temos falado desde o início deste tópico.
A Toyota só acrescentou isto no painel dos modelos 2017 pois, por ser digital, bastava escrever algumas linhas a mais de programa e o termômetro seria desenhado. Não teria custo nenhum e evitaria que a nossa imprensa "especializada" criticasse o carro por não contar com essa inutilidade. Faltou no menu a opção para desativar o mostrador, essa opção sim seria de grande utilidade.
Isto reforçou minha opinião que um mostrador de temperatura no Etios (assim como em outros carros de qualidade com motor de alumínio) não tem qualquer tipo utilidade. Se tivesse a opção de desativa-lo certamente eu usaria para melhorar a visualização das informações que de fato são relevantes.
No caso de superaquecimento, que no Etios só ocorre por algum improvável defeito no sistema, uma luz de advertência se acende no painel e o motorista pára o carro para verificar o que ocorreu.
O mostrador quando o carro é ligado indica uma barrinha na posição de frio e após pouco tempo se fixa na posição central ficando ali imóvel até o motor ser desligado. Se um dia o mostrador apresentar defeito basta colar um adesivo na mesma posição que ninguém notará a diferença. Totalmente inútil como temos falado desde o início deste tópico.
A Toyota só acrescentou isto no painel dos modelos 2017 pois, por ser digital, bastava escrever algumas linhas a mais de programa e o termômetro seria desenhado. Não teria custo nenhum e evitaria que a nossa imprensa "especializada" criticasse o carro por não contar com essa inutilidade. Faltou no menu a opção para desativar o mostrador, essa opção sim seria de grande utilidade.
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Amigo Sergio, gostaria de estar tao seguro quanto você, mas ,infelizmente não consigo.
Possuo dois sedans (X-15/16 e XS-16/17). Essa questão do marcador ate pode ser meio psicológica, mas, de resto, acho os modelos a partir de 16/17 bem superiores, sob todos os aspectos, inclusive porque possuem o marcador de temperatura. Me parece que ,em comum, so compartilham a carroceria. Na minha humilde opinião, com a adoção das novas alterações da linha 2018, estão faltando poucos detalhes para que o carro atinja a maturidade plena. Abraços a todos!
Possuo dois sedans (X-15/16 e XS-16/17). Essa questão do marcador ate pode ser meio psicológica, mas, de resto, acho os modelos a partir de 16/17 bem superiores, sob todos os aspectos, inclusive porque possuem o marcador de temperatura. Me parece que ,em comum, so compartilham a carroceria. Na minha humilde opinião, com a adoção das novas alterações da linha 2018, estão faltando poucos detalhes para que o carro atinja a maturidade plena. Abraços a todos!
Ricardo Coelho
Membro Ouro- Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Será azar?
Peguei o meu Etios Hb 0km há uma semana e percebi que o marcador de temperatura não está funcionando.
Jhonata
Membro Novato- Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/07/2017
Idade : 38
Localização : Amparo - SP
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
OPS, engano meu, funciona sim rsrs
Jhonata
Membro Novato- Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/07/2017
Idade : 38
Localização : Amparo - SP
Re: Por que o Etios não tem marcador de temperatura no painel?
Kkkkk. Fica sempre no mesmo lugar, parece até que não funciona, né? O meu não tem, botei no painel no OBD mas como vi que não muda nunca, acabei tirando.
ewallau
Membro Rubi- Mensagens : 246
Data de inscrição : 08/04/2014
Localização : Porto Alegre - RS
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» termometro de temperatura do painel do Etios ficou oscilando ( subindo e descendo )
» PAINEL ETIOS COM ENTRADA 2 DIN?
» Problemas Marcador de conbustivel Etios 2014
» Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS
» Problema Painel Etios
» PAINEL ETIOS COM ENTRADA 2 DIN?
» Problemas Marcador de conbustivel Etios 2014
» Temperatura funcionamento do motor Etios 2013 1.5 XLS
» Problema Painel Etios
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|