Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Hoje à(s) 15:18

» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Acabei de comprar

5 participantes

Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Acabei de comprar

Mensagem por Vandir Figueiredo Seg 25 Abr 2022, 16:12

Boa tarde, acabei de comprar um Toyota etios 2013/14, única dona com 52.542 km, já sai da agência e troquei óleo do câmbio, motor e filtro, filtro de ar e do ar condicionado, dirijo a mais de 10 anos carro apenas com câmbio manual e estou estranhando muito o câmbio manual, parece q tem algo errado nas arrancadas em morros, pode ser devido falta de controle de embreagem, mas alguém sabe se o kit de embreagem do etios dura quantos km +/- , o q tenho q fazer mais nessa revisão,
Vandir Figueiredo
Vandir Figueiredo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2022
Idade : 57
Localização : Volta Redonda - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por Adelino Mazuti Seg 25 Abr 2022, 18:05

Vandir Figueiredo seja bem vindo ao clube.

Quando falamos de embreagem não tem uma km certa pra trocar, pois muitas pessoas usam errada a embreagem como deixar o pé descansando sobre a mesma, ficar fazendo rampa em vez de segurar o carro no freio e assim por diante e por esses motivos cada embreagem terá uma quantidade de km 

Já vi membro no grupo falar que trocou depois de 120 mil e outros que trocaram com 40mil km.

Eu troquei a alguns meses, meu Etios é o mesmo ano do seu e esta com 64mil km rodados, comprei ele de uma senhora em 2017 com 35mil km rodados e já sentia trepidação fraca em rampas, foi passando o tempo e só foi piorando e o peso dela aumentando ao pisar.

Se é isso que acontece com o seu vc pode aguardar mais um tempo para ver se não é vc que esta dosando errado a embreagem pois como vc falou acabou de comprar e esta pegando o jeito.

Para revisar vc tem opções como: ver se a embreagem esta muito alta pois é um dos sintomas de embreagem gasta e ver tb se ela esta dura (pesada para pisar), pois embreagem ruim vc sente o peso maior, fora isso só removendo o cambio para fazer inspeção visual, mais já adianto que os mecânicos não curtem fazer isso.
Adelino Mazuti
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagens : 503
Data de inscrição : 10/08/2017
Idade : 39
Localização : Marília - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por Vandir Figueiredo Seg 25 Abr 2022, 21:41

Muito obgdo, é q saiu errado acima tenho mais de 10 anos dirigindo apenas carro automático, mas valeu mesmo, dirigi apenas 4 vezes e em pouca distância e adorei.
Vandir Figueiredo
Vandir Figueiredo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/04/2022
Idade : 57
Localização : Volta Redonda - RJ

kervinson e Adelino Mazuti gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por kervinson Qua 27 Abr 2022, 00:18

Viiixe, vai ter que se readaptar ainda com o manual, depois de mais de 10 anos sem usar embreagem. Meu pai quando comprou um carro automático, desaprendeu a passar marcha com menos de um ano; meu irmão pegou o carro do meu pai emprestado pra viajar e deixou o dele (manual) pra meu pai pra ele não ficar a pé, o véi saiu no carro do meu irmão só uma vez e disse que tomou um surra (ainda bem que foi só pra ir no barzinho que ele batia o ponto todo dia perto de casa), isso foi numa sexta feira; no sábado e domingo ele foi a pé mesmo para o barzinho Acabei de comprar  1f602  Acabei de comprar  1f602  Acabei de comprar  1f602
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por Audio Maniac Ter 03 maio 2022, 12:56

Alguns modelos 2014 e 2015 apresentaram defeitos prematuros na embreagem. Talvez você tenha comprado um deles.

Leve ao mecânico e verifique se é o caso. 

A durabilidade da embreagem não tem relação direta com a quilometragem rodada. Depende muito do tipo de percurso (cidade ou estrada) e como o antigo dono o usava. Muitos andam com o pé na embreagem, principalmente mulheres, e isso causa desgaste prematuro.

De qualquer forma, não se assuste. A embreagem do Etios não é das mais caras.
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por Audio Maniac Ter 03 maio 2022, 13:01

Tem gente que diz que câmbio AT dá menos manutenção que manual, mas não é bem assim. Ninguém cita a necessidade da troca do fluído de transmissão nos câmbios ATs. O meu Honda City está com 38.000 km e o manual dele recomenda a substituição parcial do fluído de trasmissão aos 40.000 km. Já cotei o preço e essa brincadeira não sai por menos de 900 reais.

Acredito que gastará cerca de 1000 reais entre peças e serviços para ter uma embreagem nova e provabelmente você esquecerá dessa peça. Com uma embreagem Luk, você só precisará fazer uma nova manutenção daqui a uns 150.000 km caso não viva em São Paulo ou Rio de Janeiro.
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por JoTanaka Qua 04 maio 2022, 11:39

Então Etios com câmbio manual do ano 2014, usa cabo de embreagem e não possui acionador hidráulico.
O modelo acho que acima do 2017, já possui acionador hidárulico e é melhor neste requisito de operação/durabilidade.
Temos vários relatos de problema de embreagem com pouca duração, mas como nosso colega falou, depende do uso e modo de dirigir para que aumente sua durabilidade. O motor do Etios possui muito torque, sai muito rápido porque o carro é leve, é diferente de sair arrancando com um veículo semelhante como carro da GM manual, Fit, etc...Desse modo, se sempre arrancar rápido, vai detonar a embreagem mais cedo.
Não precisa acelerar tanto para arrancar no que tem cambio manual. Se a embreagem estiver ruim, como o motor frio, na primeira partida, tente sair devagar em primeira, se trepidar, ela está ruim e/ou volante do motor está meio empenado, precisa retificar de leve. 
Como acabou de adquirir o veículo e se pretende ficar um bom tempo com o mesmo, melhor levar em uma boa oficina para avaliar. Mecânico tem experiência para saber se a embreagem está patinando (desgaste natural ou mau ajuste do cabo=pouca folga livre no pedal), acho que é o que está percebendo em saídas de morro.
Embreagem desgastada tem sintoma de patinar, trepidar... as trocas de marcha raspam (principalmente ao colocar a marcha de ré) e o pedal deve estar bem acima do pedal de freio=cabo superesticado.
A durabilidade desta embreagem a cabo, pela minha experiência, deve durar até uns 50.000, chegando  a uns 80.000-100.000 km para um motorista que dirige calmamente, sem arrancadas fortes e que não mantém pé sempre pressionado no pedal da embreagem. É muito relativo falar quando irá durar.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por JoTanaka Qua 04 maio 2022, 13:58

Dica geral para teste de embreagem :

COMO TESTAR EMBREAGEM DO ETIOS SE TA RUIM?#masterdey

https://www.youtube.com/shorts/eKCiULCZFU4
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Acabei de comprar  Empty Re: Acabei de comprar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos