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Mensagem por Adilson de Freitas Junior Ter 23 Set 2014, 18:55

Boa noite

Estou com meu Etios Sedan XS a 1 semana e estou observando que quando o carro esta na lenta o conta giro fica oscilando e quando fica abaixo de 1000 rpm ele fica trepidando como se fosse morrer mas logo volta ao normal, isso vem acontecendo constantemente. Alguém ja passou por isso antes?
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Mensagem por Luiz Fernando Ter 23 Set 2014, 22:42

Boa noite amigo. Você já trocou de posto ???? Pode ser a má qualidade do combustível !!!!
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Mensagem por Adilson de Freitas Junior Ter 23 Set 2014, 22:44

Estou colocando gasolina aditivada no posto Ipiranga, mas é uma boa ideia, vou trocar de posto para fazer um teste. Obrigado.
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Mensagem por Luiz Fernando Ter 23 Set 2014, 22:44

Com certeza.... Depois posta aí pra gente saber o que houve !!!!

Valeu.
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Mensagem por Rodolfo Carvalho Qua 24 Set 2014, 11:37

É normal, o carro acelera ou reduz a rotação pra n permitir que o motor fique frio. Acontece com o meu também, a rotação reduz e aumenta por volta quando ligo o motor, ainda com ele frio. Após locomover pela cidade ele para. No meu caso pego o carro em uma garagem coberta. Talvez algumas pessoas não notem por causa da garagem que pode ser descoberta.
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Mensagem por Rodolfo Carvalho Qua 24 Set 2014, 11:39

Eita, vi agora que ele trepida também... Pode ser o combustível. Coloca um pouco de alcool periodicamente para aumentar a combustão.
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Mensagem por MAGRÃO Qua 24 Set 2014, 20:32

Rodolfo Carvalho escreveu:É normal, o carro acelera ou reduz a rotação pra n permitir que o motor fique frio. Acontece com o meu também, a rotação reduz e aumenta por volta quando ligo o motor, ainda com ele frio. Após locomover pela cidade  ele para. No meu caso pego o carro em uma garagem coberta. Talvez algumas pessoas não notem por causa da garagem que pode ser descoberta.
Essa explicação parece coerente!
Sempre que ligo o meu pela manhã e o mesmo tá abastecido com etanol, a rotação do motor fica acima de 1000 rpm (parece um pouco acelerado) mas logo que começo a andar fica abaixo dos 1000 rpm e sem oscilações!
Creio que seja pra aquecer o motor logo cedo.
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Mensagem por Luiz Fernando Qua 24 Set 2014, 20:39

No caso do autor do tópico, não se trata de aceleração da marcha lenta e sim oscilação, acelera e baixa, acelera e baixa.... e tem mais, quando cai a rotação o carro trepida ao ponto de quase morrer, típico de combustível adulterado que pode ter sujado toda câmara de combustão.
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Mensagem por MAGRÃO Qua 24 Set 2014, 20:44

Será que o fato de usar a gasolina aditivada e a toyota indicar a gasolina comum pode ser o causador desse ps?
E a troca de posto tb é uma boa alternativa.

Eu to usando apenas etanol, no próximo mês vou colocar apenas gasolina comum pra ver se o consumo de gasosa melhora (12,5 contra 11,5 do etanol)

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Mensagem por Luiz Fernando Qua 24 Set 2014, 21:05

Esse negócio de um fabricante indicar apenas gasolina comum me cheira loby para quanto mais cedo possível você aparecer na CSS com borra no motor é melhor($$$$$) pra eles !!!!

Há investimentos pesados em pesquisas sobre melhora da gasosa, e aí você acha que uma gasolina aditivada, premium, grid, nitro +, seria inferior ou estragaria seu carro ?????
A gasolina comum sim, sem aditivo detergente algum, acabaria por sujar todos os bicos e câmaras de combustão, fazendo com que você gaste um pouquinho na CSS da marca, visto isso não ser coberto pela garantia !!!!
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Mensagem por MAGRÃO Qua 24 Set 2014, 21:14

Atualmente é tanto etanol na gasolina, que tá complicado confiar em alguma.
O preço da aditivada chega a ser abusivo em alguns postos.
A grid aqui no RJ se acha por 3.35. A podium por 4,30!
A questão da borra pode ser evitada com uso do etanol, mesmo que de vez em quando, to certto?
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Mensagem por girardi Qua 24 Set 2014, 21:38

moçada, eu só uso alcool ou gasolina premium......
gasolina comum agora pode ser gasolina forrmulada, eu teria nojo de colocar um combustivel tao ruim em um motor tão bom como o do etios
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Mensagem por Darci Sáb 25 Out 2014, 22:43

Aproveitando o tópico, alguém já teve o problema que vou descrever abaixo? Se sim qual foi o diagnóstico? Tirei o carro da garagem estacionei em frente ao portão, deixei o carro ligado em ponto morto fechei o portão, até então com o carro funcionando normalmente. Quando fui sair deixei o carro morrer, como é comum quando se está acostumando com o etios, apesar de estar com ele a mais de um ano de vez enquando ainda acontece, o etios morre de uma vez não dá nem tempo de pisar na embreagem. Pois bem, liguei o carro novamente e sai, andei duas quadras e parei na preferencial, quando pisei na embreagem o carro começou a oscilar a marcha lenta indo de 1000 a 2000, como se alguém estivesse pisando e tirando o pé do acelerador, coloquei em ponto morto e continuou. Desliguei o carro, aguardei 30 segundos e liguei novamente, e o problema sumiu, pelo menos por enquanto. Já vi defeitos assim quando o carro tem entrada falsa de ar ou sensor map sujo, mas é um etios XS1.3 2013 com 12.000km, não é pra ter sujeira em sensor ou entrada falsa de ar.
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Mensagem por cmarques Dom 26 Out 2014, 10:03

As primeiras ideias que surgem, pelos relatos, são:
Fez a revisão pelos 10.000km, certo?
Trocou o filtro de ar? e o de combustivel?
Posto de combustivel em que anda abastecendo?
É bom? De confiança?(a qualidade dos combustiveis la...)
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Mensagem por Darci Dom 26 Out 2014, 13:16

Sim, fiz a revisão dos 10.000km ao 9.600km, foi trocado filtro de combustível, quanto ao filtro de ar, apesar de eu ter solicitado por escrito a troca dos filtros de ar do motor e cabine quando fiz o agendamento no site da concessionária, a atendente disse não ser necessário, não insisti, mas acabei comprando um paralelo depois e trocando eu mesmo, mas em tese o carro funciona mesmo sem o filtro de ar, é só pra evitar a entrada de sujeira no motor e alguma entrada falsa tem que acontecer depois da borboleta para gerar problema. Quanto ao combustível é um posto onde abasteço desde 2009, abastecia meu antigo carro lá também, um posto BR,  nunca tive problemas.
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Mensagem por cmarques Dom 26 Out 2014, 14:26

Pelo posto, tem tudo feito nos conformes...
De qualquer forma, relata e manda ver na CCS...passar scaner, etc...
Mais garantido um estudo mais apurado ai...pode ate ser algo simples, mas não deixa em branco não...
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Mensagem por Darci Dom 26 Out 2014, 17:23

Pois é, pode ser algo pontual, vou continuar andando se acontecer de novo levo na concessionária, de qualquer forma mesmo que não aconteça, na revisão dos 20.000 vou relatar. Detalhe que eu ia esquecendo, não acendeu nenhuma luz de anomalia no painel.
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Mensagem por cmarques Dom 26 Out 2014, 18:39

Acompanha o consumo, procura verificar se ha alteração nos valores costumeiros...se houver, ai confirma que esta situação não e coisa simples, ou tão pequena assim...mesmo sendo so reparada em determinados momentos...
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Mensagem por Darci Sáb 06 Dez 2014, 10:06

Bom o clube é acima de tudo para trocarmos experiências e conhecimentos a respeito de nossos etios, então aí vai a minha experiência. Conforme citei acima meu etios hb xs 1.3 2013 com 12600km à época começou a oscilar a marcha lenta, (quem não viu o relato volte alguns posts). Pois bem, passaram-se alguns dias e aconteceu novamente, menos intenso mas aconteceu, e para minha surpresa meu carro que ficava na média de 10,5km/l na cidade com álcool, naquele tanque específico fez 9,9km/l.

Conforme tinha citado, havia trocado o filtro de ar do motor por um filtro paralelo, do qual comecei a desconfiar mesmo sem muitas razões lógicas para isso. Voltei com o filtro original antigo que havia guardado e que ainda tinha condições de uso, meu hábito é trocar o filtro uma vez ao ano independente da situação dele, pois é uma manutenção barata que garante o bom funcionamento do conjunto por muito mais tempo e para minha surpresa depois de rodar com mais um tanque de álcool, o consumo voltou para 10,6km/l e a oscilação não mais aconteceu.

Agora os fatos, ao tirar o filtro paralelo da caixa e comparar com o original, já percebi diferença na quantidade de "dobras" do filtro e até contei, o original tem 84 dobras e o paralelo tem 64, imaginei que seria um filtro menos restritivo pois tem menos material e o máximo que poderia acontecer seria ganhar alguns míseros e insignificantes cavalos. Agora eu passo a divagar pois não sou mecânico e não tenho essa informação técnica, esse ar a mais que entra para ser queimado precisa de mais combustível o que aumenta o consumo, de fato isso aconteceu, e possivelmente algum sensor ficou meio perdido com esse ar inesperado o que gerou a oscilação na marcha lenta, isso é só hipótese pessoal, mas como já disse o fato é que com o filtro original o consumo voltou ao normal e a oscilação até agora não aconteceu mais.
Isso explicaria talvez porque ouvimos dizer que um carro faz "x" km/l e no nosso carro não conseguimos essas médias, isso se tratando de uma carro usado, pois todos os novos possuem filtros originais, nosso filtro de ar pode ser um desses menos restritivo, devido à forma de construção, mesmo sem ser esportivo.

Sei que alguns perguntarão, mas porque comprar filtro paralelo se na concessionária é barato o original, como disse no post anterior, solicitei a troca na concessionária na revisão dos 10000km e não fui atendido, eu sou a pior espécie de cliente que uma loja pode ter, não brigo, não discuto, pelo menos em casos pequenos como esse, mas também não volto. Se não quiseram trocar o filtro porque eu compraria o filtro lá para trocar eu mesmo, compro em outro lugar. Pois é não deu muto certo, agora vou comprar em outra concessionária. É isso.
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Mensagem por cmarques Sáb 06 Dez 2014, 10:37

Boa a informação...
Tambem prefiro troca de filtros (ar motor, combustivel e ar cond.-cabine), a no maximo ano, mesmo sem "necessidade aparente"...
A ideia e garantir perfeito funcionamento dos sistemas...
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Mensagem por sabongi Dom 07 Dez 2014, 19:00

Isso aconteceu porque o filtro paralelo é mais restritivo, causando um vácuo excessivo no coletor. Quanto mais "dobras", maior a área e maior o fluxo!
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Mensagem por Darci Qui 11 Dez 2014, 10:15

Sua afirmação faz sentido...
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Mensagem por guilhermelauriano Sáb 04 Dez 2021, 22:46

Realmente amigo, 

Levei o carro para troca de oleo e filtros nessa semana, e percebi essa alteração na rotação entre 1 e 2 mil giros, vai e volta...

primeira tentativa, tem uma conexão de duas peças que é revestida com uma espuma, para não dar entrada falsa e barulho.. espuma desgastada, vedei a conexão com uma fita para teste... a frequencia das oscilações diminuiu, mas não parou.

segunda tentativa (TESTE GALERA) retirei a tampa da caixa do filtro, TBI exposta, não aconteceu nenhuma vez a oscilação. montei tudo novamente e volto lá na segunda pra verificar se existe outra marca de filtro, ou, na pior das hipóteses, investir 250~300 em um inflow que uso em outro carro e indico muito. (não altera barulho do motor, melhora consumo, é lavável, nunca precisei limpar TBI)
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