Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Direção do Etios sem estabilidade
por Godoy Ontem à(s) 13:14

» Cinta air bag
por Miassaca Qui 02 maio 2024, 09:57

» Trocar Botões do Volante
por vilmar Sáb 27 Abr 2024, 22:07

» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Sáb 27 Abr 2024, 15:18

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07


Comportamento do volante e instabilidade direcional

+20
Diogo
Vilson Hashima
Maldonado
Luiz Fernando
mauricio de paula
Nithium
armeg
Emerson Warne
Claudio Firmino da Silva
Rengaww
robson.ss
MAGRÃO
vinimm89
Sir Camelot
Kadu B
jdonadel
ewallau
Leandro Morais
cmarques
godi
24 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por armeg Qua 26 Ago 2015, 10:27

Não sei, em alguns momentos me sinto inseguro com o carro, principalmente em estradas.

Não sou de correr, dificilmente passo dos 110, 120 km/h e, mesmo na cidade, qualquer irregularidade no asfalto acho a sensibilidade exagerada. O carro é espetacular, mas essa sensação de estar "perdendo o controle" me deixa preocupado.
Já tive outros carros de outras marcas e nunca tive essa impressão, penso em trocar por isso.

Estou testando com a calibragem menor e não me importo se vai desgastar mais o pneu ou gastar mais combustível, pelo menos vou me sentir mais seguro dentro dele.

Vamos avaliando, abraço a todos.
armeg
armeg

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/10/2014
Idade : 36
Localização : Osasco - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por mauricio de paula Qua 26 Ago 2015, 10:37

muito bom esse tópico, dispenso comentários, essa troca de informação foi muito útil pra mim e acredito pra muitos tbm
mauricio de paula
mauricio de paula

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 79
Data de inscrição : 24/12/2014
Idade : 57
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Luiz Fernando Qui 27 Ago 2015, 23:27

Nithium, será que não é nenhum pneu deformado ??? Mesmo com 2000 km pode ter vindo com defeito !!!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Claudio Firmino da Silva Sex 28 Ago 2015, 01:59

Oi Emerson Warne, tudo bem? Olha os pneus são originais, estão com 20.200 km. Vou ver a pressão e o alinhamento dos pneus. São dicas importantes. Obrigado
Claudio Firmino da Silva
Claudio Firmino da Silva

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/07/2015
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por cmarques Sex 28 Ago 2015, 07:42

Alinhamento e balanceamento...
avatar
cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Emerson Warne Sex 28 Ago 2015, 08:51

É isso ai!
Very Happy
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 993
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Maldonado Qui 02 Mar 2017, 10:56

Godi, bom dia.
Tenho um 1.3X e reparo no comportamento do meu carro ao dirigir, exatamente como você mencionou. Quando faço curvas suaves em velocidade média - estrada a 80Km/h - percebo que o volante não tende a voltar ao centro. É um sensação muito desconfortável, parece realmente um problema de geometria ou concepção do projeto de direção, mas já levei na concessionária aqui em Curitiba, e o mecânico chefe não reconheceu o problema e disse nunca ter recebido relatos dessa natureza.
Maldonado
Maldonado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/03/2017
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por cmarques Qui 02 Mar 2017, 12:55

Eu costumo (costumava) dirigir soltando volante em saida em curva (de parado pra aumento de velocidade) para desesterço...no etios, não funciona bem assim não... não sei se e por conta do volante eletrico...mas so consigo em velocidade maior de rolagem ao realizar curva (e curva não suave)...
avatar
cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Convidado Qui 02 Mar 2017, 13:00

Quanto à instabilidade direcional, acho que pode ser algum problema de alinhamento/balanceamento/cambagem/calibragem dos pneus.
Todo mês eu dirijo carros de várias marcas (Corolla/Sentra/City/iCvic) e também o Etios Sedan. Em nenhum deles percebo qualquer instabilidade ou impressão de falta de segurança.
Comparando com estes outros, percebo que o Etios parece até mais estável nas curvas de alta velocidade, permitindo até que eu abuse um pouco nas curvas sinuosas.  Nos outros, às vezes, quando se abusa da velocidade, ouve um ligeiro "cantar" dos pneus, no Etios não.
Esta maior confiança no Etios nas curvas, na minha opinião, é devido ao seu menor peso. Mas também, talvez ao menor peso, ao ultrapassar ônibus e caminhões em alta velocidade, percebo que o Etios sofre mais que os outros com o deslocamento do ar provocado por esses veículos maiores.
Para mim o Etios tem outros problemas que me desagradam, mas nada quanto à instabilidade direcional. 
Finalizando, muitas vezes, qualquer sensação de insegurança não pode ser creditado apenas ao carro. Muitas vezes, a culpa é das condições das curvas/pavimentação e, até, bagagem no porta-malas mal distribuído.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Vilson Hashima Qui 02 Mar 2017, 19:36

Achei a direção desmultiplicada demais, ou seja, vc tem q dar varias voltas para virar a roda.
Meu antigo carro era ao contrarios, qq mexidinha e saía da trajetoria.
Espero me acostumar com o tempo.
[ ]s.
Vilson Hashima
Vilson Hashima

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/02/2017
Localização : Diadema - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Convidado Qui 02 Mar 2017, 20:12

Vilson Hashima.
Concordo plenamente com voce. 
Essa direção excessivamente desmultiplicada do Etios é um saco. 
Não sei se isso ocorre em todos os anos e modelos do Etios ou só nos mais recentes (o meu é 16/17).
Em velocidade normal nas ruas, não incomoda, mas em manobras em baixa velocidade, principalmente, em balizas e garagens percebe-se que a direção desmultiplicada demais  é uma das piores coisas que sempre percebo ao dirigir o Etios.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Vilson Hashima Sex 03 Mar 2017, 09:39

Isso mesmo.
Qdo vc vira uma esquina sempre tem q dar uma virada a mais senão vai parar na calçada do outro lado ou vai ficar na contra-mão.
Numa direção eletrica isso nunca deveria acontecer.
[ ]s.
Vilson Hashima
Vilson Hashima

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/02/2017
Localização : Diadema - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Diogo Sex 03 Mar 2017, 10:55

Vilson Hashima, não entendi o que você quis dizer, você acha que tem que virar muito a direção para que o carro vire a esquina, isso?
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 11:02

Com o Etios, não basta virar o volante como qualquer outro carro que costumo dirigir.
É preciso sempre girar um pouco mais (+ meia volta ou um pouco mais) para virar uma esquina ou manobrar para estacionar ou entrar ou sair de uma vaga de garagem.
Quem só dirige o Etios no dia a dia, pode se acostumar e nem perceber o problema.
Mas para quem dirige vários tipos de carro, o motorista sente que o sistema de direção do Etios é excessivamente desmultiplicado.  Acho que são 4 giros no volante de um lado ao outro.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Diogo Sex 03 Mar 2017, 11:16

Entendi, mas isso não tem relação com a direção elétrica, poderia ser hidráulica ou mecânica que seria igual, isso acontece pois a direção do Etios é bastante desmultiplicada, ou seja, são 3,9 voltas de batente a batente, praticamente duas voltas para cada lado, em quanto outros carros costumam ter no máximo 3 voltas de batente a batente, isso faz também com que a direção não volte com tanta facilidade quando se solta ela depois de uma curva.

A Toyota fez a caixa de direção do Etios assim pensando em deixar a direção mais leve nos carros sem direção elétrica, já que o Etios foi projetado para ser um carro de baixo custo, que tinha versões bastante peladas no lançamento, mas como no Brasil todos os Etios tem direção elétrica, poderiam ter feito sim uma caixa de direção diferente, com no máximo 3 voltas, mas isso não é um defeito, mas sim uma característica do projeto.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 11:25

Diogo
Sim. 
Isso mesmo. 
Não é um defeito e, sim uma característica.
Uma das várias características que não gosto no Etios.
Felizmente, o Etios tem outras características que eu aprecio e que superam as que não gosto.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Emerson Warne Seg 06 Mar 2017, 20:27

Roberto, é aquele negocio...O carro foi criado para outro país, e veio parar aqui depois de algumas modificações, nas quais não foram resolvidas e os problemas continuaram, porque eu imagino que ainda continuem compartilhando peças para baratear os custos e ganharem mais...Opinião minha sem nenhuma base, apenas por observação.
Abs
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 993
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Diogo Seg 06 Mar 2017, 22:38

Emerson Warne, hoje o Etios não compartilha praticamente nada com o modelo vendido na índia, e mesmo quando foi lançado aqui, não compartilhava a caixa de direção e nem partes de acabamento, devido ao volante ser do outro lado.

Lembro que no lançamento muita gente falou sobre o painel central ser uma forma de reduzir custos e tal, mas não é verdade, pois todo o painel do Etios é assimétrico, o que impossibilita por completo o compartilhamento de componentes.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por leandroalm Dom 16 Abr 2017, 01:19

godi escreveu:Na estrada, dirige-se de sobreaviso, pois é necessário sempre estar corrigindo o carro para que ele ande em linha reta, já que ele também não tende ao centro.

Reparei isso na estrada quando estava voltando de viagem, se eu mantivesse o volante em linha reta, o carro tendia pra esquerda, eu tinha que ficar corrigindo milimetricamente pra direita o tempo todo pro carro ficar em linha reta. Pode ter sido impressão minha também, ou um desnível da pista, eu espero.

Roberto Rty escreveu:Comparando com estes outros, percebo que o Etios parece até mais estável nas curvas de alta velocidade, permitindo até que eu abuse um pouco nas curvas sinuosas.
Pude constatar isso descendo a serra, fazia as curvas em uma velocidade considerável e sentia o carro super seguro, estável. Muito bom.
leandroalm
leandroalm

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 34
Data de inscrição : 10/04/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Limarge Qua 14 Jun 2017, 11:22

Olá a todos!
Com o meu 2013 XLS aro15 passou a ter essa desestabilidade direcionar ou direção leve (passarinhando) a cima de +- 80km/h podendo perder o controle da direção facilmente, quanto que, o normal seria manter a estabilidade e sentir firmeza com um certo peso na direção dando confiança e estabilidade no carro.
Então, no meu caso o interessante foi que passou a apresentar essa desestabilidade direcional após ter feito o rodízio dos pneus. Resultando que alinhamento, cambagem e suspensão está ok. 
Estou apurando o caso em meio a algumas observações já colhidas deste tópico. 
Logo retornarei trazendo respostas...
Limarge
Limarge

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/02/2017
Localização : Sorocaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Convidado Qua 14 Jun 2017, 11:32

Se o problema surgiu depois de fazer o rodízio e balanceamento, pode ser que o serviço tenha sido mal feito.
Isso já me aconteceu uma vez. Tinha um Voyage ou Parati e, antes de uma viagem, fiz o rodízio e balanceamento na D.Paschoal (nem sei se ainda existe) que resultou em problemas.
Tive de refazer o balanceamento no meio da viagem para resolver. 
Pode ser o seu caso.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por ewallau Sex 16 Jun 2017, 08:28

Olha, na minha experiência, tá parecendo mais problema no alinhamento do que balanceamento. Quando o balanceamento tá errado, o mais comum é trepidação e vibração no volante em velocidades altas, acima dos 90km/h.
ewallau
ewallau

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 246
Data de inscrição : 08/04/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por José Wilton de Arruda Sex 16 Jun 2017, 12:12

Bom tarde......tenho um etios hb X 2016/2017 e na estrada já andei a 130 km e não tive nenhum problema com relação a ter dificuldade de mantê-lo em linha reta....com relação a curvas e a direção demorar ou não voltar totalmente no modo normal, por assim dizer, vou verificar e depois posto dando o meu relatório.
José Wilton de Arruda
José Wilton de Arruda

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 91
Data de inscrição : 31/07/2016
Idade : 59
Localização : Quixada - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por pardo Sex 16 Jun 2017, 20:43

Colegas, esse problema relatado aqui é só em altas velocidades??, pergunto porque no daqui de casa, pelo menos dirigindo no trânsito urbano eu não notei nada estranho e acho até que o Etios tem um diâmetro de giro da direção muito bom se comparado a outros carros.
pardo
pardo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 309
Data de inscrição : 19/02/2017
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento do volante e instabilidade direcional - Página 2 Empty Re: Comportamento do volante e instabilidade direcional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos