Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Som estranho ao acionar o freio

+7
ACM
VPL
Klaytonoliv
Darci
caiquereis
joao lopes
jamileserracoutinho26
11 participantes

Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por jamileserracoutinho26 Sex 03 Mar 2017, 15:57

Adiquiri um Etios sedan 1.5 xs 15/15, o mesmo esta com 12655 km rodados, a revisão dos 10000 foi em julho. Tenho notado ha uns três dias q o carro esta fazendo um barulho estranho na parte traseira quando o freio é acionado, a impressão que da e que um cabo esta sendo tracionado. Alem disso, hoje o motor apresentou um ruido estranho, como quando ele esta pedindo para reduzir de marcha e trepida, mas não nessa circunstância. Alguem já teve um problema semelhante? É o caso de levar na CSS? Outra duvida, sinto que o carro demora demais para ligar, diferente de outros que tive. Isso é unanimidade entre os Etios?
jamileserracoutinho26
jamileserracoutinho26

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/03/2017
Localização : Feira de Santana - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Convidado Sex 03 Mar 2017, 17:25

Como o carro está na garantia, use e abuse dela.
Nada de mecânicos curiosos.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por joao lopes Sex 03 Mar 2017, 21:40

BOA NOITE, O MEU ESTAVA COM O MESMO BARULHO E NA CONCESSIONARIA  FALARAM QUE É SUJEIRA NO SISTEMA DE FREIOS TRASEIRO(LONA/CUBO).
joao lopes
joao lopes

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/02/2017
Localização : MARANHAO

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por caiquereis Seg 06 Mar 2017, 09:40

jamileserracoutinho26 o meu apresenta o mesmo problema e foi logo após a revisão dos 10 mil km também, estou atualmente com 13000km rodados, um estalo na parte traseira bem chato quando o carro está quase freiando e quase parando.. 
joao lopes, como fazer para limpar essa parte e arrumar o ruído?
caiquereis
caiquereis

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 20
Data de inscrição : 22/12/2016
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Darci Ter 07 Mar 2017, 22:13

Quanto ao carro demorar para ligar, tive a mesma sensação, principalmente com álcool, com gasolina é igual aos outros, no álcool é demorado mesmo, o que me levou ao manual que diz que uma partida de até 30 segundos está dentro dos parâmetros, daí desencanei. O meu já apresentou barulho no freio traseiro esquerdo, eu mesmo desmontei, limpei e descobri que pode ser uma das sapatas que "trabalha" e fica batendo na estrutura onde ela é montada, principalmente quando o freio é acionado, pois pegava ela com a mão e puxava lateralmente e ela fazia o barulho, do outro lado isso não acontecia, depois de limpar e lubrificar desapareceu, às vezes volta, deve ser quando suja e termina a lubrificação, daí realizo o procedimento de novo e boa,(cuidado onde lubrificar), já ví algumas pessoas aqui no fórum relatando que fizeram manutenção referente a esse barulho na css, isso com o carro em garantia, que se for o caso é o mais recomendável.
Respondendo ao caiquereis, basta tirar a roda e depois o tambor, e o sistema de freio fica exposto, daí é só limpar e fazer as verificações, como desgaste da sapata, desgaste do tambor, ver se o cilindro não tem vazamento, lubrificar os pontos onde a sapada encosta na estrutura (use alguma graxa para alta temperatura), basicamente inspeção visual. Para limpar use um pincel que não vai mais usar para outra coisa, ou lave ele muto bem depois, pois aquela fuligem é ruim de tirar do pincel, calce o carro para ele não andar sozinho pois vai precisar deixar o freio de mão solto, senão o tambor não sai.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Convidado Qua 08 Mar 2017, 07:45

Com relação ao motor demorar para "pegar" quando abastecido com etanol, li em algum lugar que todo carro flex que não possui o tanquinho de gasolina, como os novos Etios, deve proceder o seguinte.
Sempre que abastecido com etanol, antes de acionar a partida, principalmente com o motor frio, ligue a chave até acenderem as luzes do painel, aguarde uns 10 ou mais segundos e só então dê a partida, girando um pouco mais a chave.
Eu não tenho esse problema de demora na partida do meu Etios porque não uso etanol por questões de autonomia. 
Na minha opinião o tanque do Etios é muito pequeno. 
Todo carro flex deveria ter um tanque maior para uso com etanol que tem consumo maior.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por caiquereis Qua 08 Mar 2017, 10:34

Darci, entendi! Vou levar na css, meu carro tem 6 meses!!
caiquereis
caiquereis

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 20
Data de inscrição : 22/12/2016
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Klaytonoliv Qua 17 Abr 2019, 15:27

Pessoal, já é a quarta vez que levo o meu carro na concessionária Toyolex em Recife-PE com este mesmo problema de barulho no freio.

Fizeram a troca do cilindro e um desbaste bem grande nas extremidades da sapata de freio mas mesmo assim o barulho continua.

Já abri algumas reclamações no SAC, que também não está surtindo efeito.

Esta é a minha última tentativa, antes de acioná-los judicialmente.

Pois noto que eles não estão querendo trocar a peça e ficam fazendo apelas  ajustes e lubrificação.

Abaixo segue algumas fotos de como está hoje:

Som estranho ao acionar o freio Img_fr10
Som estranho ao acionar o freio Img_fr11
Klaytonoliv
Klaytonoliv

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/07/2018
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por VPL Qua 17 Abr 2019, 17:19

Pode ser que ajude...
https://youtu.be/h5_gEvJUgfk
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por ACM Qui 18 Abr 2019, 11:25

bom dia, o meu percebi que quando deixo o carro parado por muito tempo e vou sair, quando destravo o freio de mão e o carro se desloca ele esta dando um instalo na roda traseira do lado do carona, já verifiquei tem uma mancha de fluido antiga, mas não esta vazando, já agendei na concessionária.
ACM
ACM

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 202
Data de inscrição : 29/12/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por EpGomes Qui 18 Abr 2019, 17:36

ACM, estou na mesma situação, após o carro ficar em repouso, soltar o freio de mão e arrancar, na primeira pisada no freio, mesmo que de leve, escuto um estalo metálico vindo da parte de trás, após essa primeira pisada no freio não ocorre mais o barulho. A situação acontece esporadicamente tem dia que sim tem dia que não, mais não do que sim.
EpGomes
EpGomes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/10/2017
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por VJOLT Qui 18 Abr 2019, 18:07

KLAYTONOLIV, o freio traseiro do seu veiculo JÁ comeu o cubo seria o cilindro, não vai adiantar a css só trocar a lonas de freio, pois que vi nas imagens quando aciona o freio de mão já não existe mais lona o desgaste foi bem cronico ai,isto é defeito da peça pois não é pra gastar assim, o cubo CILÍNDRICO ficou fora de medida, eu acho melhor ACIONÁ-LOS judicialmente, mas não se esqueça de constituir provas tipo fotos nota fiscal e depois não VÁ no procon entre direto na sua cidade no FÓRUM junta de pequenas causas
VJOLT
VJOLT

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 149
Data de inscrição : 15/02/2019
Localização : Praia Grande - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por VJOLT Qui 18 Abr 2019, 18:16

esse toyota que mostra ai nas imagem que ano é
VJOLT
VJOLT

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 149
Data de inscrição : 15/02/2019
Localização : Praia Grande - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Klaytonoliv Qui 18 Abr 2019, 19:17

@VJOLT  Esse Etios é 2019
Klaytonoliv
Klaytonoliv

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/07/2018
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Klaytonoliv Qui 18 Abr 2019, 19:20

Sobre este seu comentário:
KLAYTONOLIV, o freio traseiro do seu veiculo JÁ comeu o cubo seria o cilindro, não vai adiantar a css só trocar a lonas de freio, pois que vi nas imagens quando aciona o freio de mão já não existe mais lona o desgaste foi bem cronico ai,isto é defeito da peça pois não é pra gastar assim, o cubo CILÍNDRICO ficou fora de medida, eu acho melhor ACIONÁ-LOS judicialmente, mas não se esqueça de constituir provas tipo fotos nota fiscal e depois não VÁ no procon entre direto na sua cidade no FÓRUM junta de pequenas causas

Foram eles que fizeram isso na LONA de freio do meu carro que está com 14mil km . Disseram que era um procedimento indicado pela Toyota.
Klaytonoliv
Klaytonoliv

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/07/2018
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por JoTanaka Ter 30 Abr 2019, 11:21

Sobre o freio traseiro, provavelmente algum tambor está empenado. Quando se freia mais forte e por tempo, parece que tem uma alavanca batendo de leve, é porque o tambor empenado força o cilindro de freio a comprimir e expandir, gerando ruído.
Estou com esse problema na roda traseira direita. para corrigir, irei remover o tambor, levar numa retífica/usinagem para debastar, pois acredito que o mesmo após a retifica ainda esteja na tolerancia de espessura minima.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por JoTanaka Ter 30 Abr 2019, 11:31

Para quem dúvida se o tambor está empenado. Basta engatar a primeira marcha ou por calços nas rodas do lado oposto. Soltar o freio de mão (carro automático=deixar em N). Levantar a traseira do veículo no lado que se quer testar o tambor e girar a roda devagar.. Se escutar a lona ralando no tambor em em algumas posições com som alto, o tambor está empenado. Eu tenho vídeo/aúdio, porém não consigo não postar aqui, não tenho canal no Youtube, nem Onedrive, etc....
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por ACM Ter 30 Abr 2019, 14:37

boa tarde, levei o meu na concessionaria sábado e o problema detectado foi cilindro da roda com vazamento, o mesmo vai ser trocado em garantia, estou aguardando chegar a peça que custa 180 reais na toyolex e em auto peças achei por 70 reais e 30 a mão de obra.
ACM
ACM

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 202
Data de inscrição : 29/12/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por jdonadel Sex 03 maio 2019, 12:35

Klaytonoliv, o barulho é em baixa velocidade com o pedal de freio pressionado?

Se sim, acredito que seu problema seja no regulador do freio traseiro, o meu Etios 2015 teve isso, o regulador não regulava corretamente e o freio traseiro ficava pouca coisa afastado do tambor, o suficiente para dar um ruído de tec-tec-tec-tec que assim que eu freiava, em baixa velocidade, era rápido e depois ia ficando devagar, tec-tec-tec--tec--tec---tec---tec---tec-------tec------tec------tec, até parar.
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por JoTanaka Sex 03 maio 2019, 13:12

Mecânico bom, coloca o tambor na bancada e passa relogio comparador para saber o quanto está ovalizado. O pistão hidráulico "burrinho" não oscila por vontade própria quando está sobre pressão. O que faz ele oscilar em movimento de freada e gerar barulho é força externa variável atuando sob as lonas, causa desgaste no mesmo e nos retentores precocemente.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Darci Dom 05 maio 2019, 20:10

Ola pessoal, apenas a título de contribuição, estava recentemente com esse "TOC" no freio traseiro direito quando freava, pisava no freio e quando ia liberando o pedal ouvia o "TOC", abri pra dar uma olhada e acabei descobrindo que aquela chapa de metal onde ficam coladas as sapatas está "comendo" um dos pontos de apoio onde ela se assenta.

Ela tem três pontos de apoio um embaixo, um no meio e um em cima, a Toyota recomenda lubrificar esses pontos de contato com graxa para  alta temperatura, eu até andei lubrificando, mas a maioria não via ficar abrindo freio traseiro pra lubrificar  e mesmo lubrificando desgastou. O desgaste provocou uma "vala", "comeu o material", somente naquele pequeno espaço do curso da sapata. Quando não se está usando o freio, a chapa de suporte das sapatas fica dentro da "vala" pois as molas do conjunto tracionam as sapatas em direção uma da outra, seria o modo de descanso do freio.

Quando se pisa no freio, a tendência são as sapatas se afastarem, quando a chapa pula pra fora da "vala" faz o barulho, que ressonando pelo carro todo faz "TOC". Isso tudo devidamente comprovado, pois para tentar resolver sem trocar tudo, peguei uma pequena lima e retirei um pouco de material na região onde desgastou, pra diminuir a profundidade da "vala" e reforcei a lubrificação, o problema foi resolvido. Isso já fazem uns três meses, hoje abri novamente para reforçar a lubrificação e encontrei um cilindro de roda vazando, mas nesse caso o problema não pode ser atribuído ao cilindro pois mesmo ele começando a vazar, não faz mais barulho.

Informações adicionais:

É um desgaste bem pequeno, quando disse que limei, foi coisa mínima, não dá pra ficar tirando material de freio como fizeram no carro do Klaytonoliv, isso foi criminoso! O freio dele deve estar no mínimo com uns 20% menos e eficiência nas rodas traseiras que são responsáveis por aproximadamente 25% da frenagem do veículo, se fosse possível fazer aquilo, o carro sairia de fábrica assim, imagina a redução de custos de produção!

O carro é 2013 com 54k, achei que o cilindro vazou cedo, nesse período já troquei fluido de freio 3 vezes, justamente para conservar tudo.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som estranho ao acionar o freio Empty Re: Som estranho ao acionar o freio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos