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Troca de óleo do câmbio automático
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Re: Troca de óleo do câmbio automático
Welkson tudo bem?
Vamos la, vc disse que acompanhou o serviço na css.
Consegue descrever por onde foi colocado o oleo?
E se chegou a ver qual o torque de aperto do bujão?
Obrigado e boa sorte ai amigo
Vamos la, vc disse que acompanhou o serviço na css.
Consegue descrever por onde foi colocado o oleo?
E se chegou a ver qual o torque de aperto do bujão?
Obrigado e boa sorte ai amigo
Adriano Roberto de Araújo
Membro Bronze- Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2020
Localização : São Paulo - SP
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Adriano,
Próximo a roda dianteira (lado do motorista) tem um bujão (porca, não sei o nome). Basta remove-la e inserir o óleo por lá. Vou ser bem sincero com você, não recomendo essa troca parcial. Fica muito óleo velho no conversor de torque. O ideal é realmente fazer na máquina (nessas novas que removem o óleo velho e já insere ao mesmo tempo o novo, pra evitar que o câmbio fique sem lubrificação durante o processo).
Na máquina eu sei que eles usam as mangueiras do trocador de calor.
O torque foi "no olho" (infelizmente).
Próximo a roda dianteira (lado do motorista) tem um bujão (porca, não sei o nome). Basta remove-la e inserir o óleo por lá. Vou ser bem sincero com você, não recomendo essa troca parcial. Fica muito óleo velho no conversor de torque. O ideal é realmente fazer na máquina (nessas novas que removem o óleo velho e já insere ao mesmo tempo o novo, pra evitar que o câmbio fique sem lubrificação durante o processo).
Na máquina eu sei que eles usam as mangueiras do trocador de calor.
O torque foi "no olho" (infelizmente).
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Obrigado por seu relato. Então Welkson é complicado esse tema. Eu mesmo ja tive um corolla 2003 e um 2012 e sempre fiz as trocas parciais e nunca tive problema. Ambos passaram dos 200 mil. Mas entendo vc tbm, visto que a css fez a troca parcial e agora você está com essa dor de cabeça. Mas espero que tudo se resolva.
Na sua troca parcial, saiu quantos litros, sabe dizer?
Na sua troca parcial, saiu quantos litros, sabe dizer?
Adriano Roberto de Araújo
Membro Bronze- Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2020
Localização : São Paulo - SP
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Corolla geralmente tem vareta, fica mais fácil conferir se ficou no nível certo, mas com câmbio selado (como o caso do Etios e alguns Corollas novos) fica difícil. Se o óleo ficar baixo é problema, e se ficar alto também.
Na minha opinião a troca parcial é melhor que não trocar, pois boa parte do óleo velho sai (alguns alegam que fica pelo menos 2 litros no conversor de torque), mas o problema é fazer esse serviço em oficina que não conhece bem os procedimentos, e acabar deixando óleo em excesso por não considerar essa questão da temperatura.
No meu caso comprei 5 litros. Na CSS o técnico abriu o bujão, deixou derramar, depois foi completando, passando marchas, etc., depois deixou derramar novamente, e foi completando. Quando usou os 5 litros esperou derramar até o gotejamento ficar bem pouco, e fechou o bujão. Se nesse processo de gotejamento o óleo tivesse entre 35 e 45 graus com certeza eu não teria tido problema algum.
O técnico não usou um vasilhame com aquelas marcações de litros. Isso também teria ajudado a ter ideia de quanto saiu e quanto entrou, e mesmo sem considerar a temperatura ele teria detectado que algo errado havia sido feito durante a troca.
Na minha opinião a troca parcial é melhor que não trocar, pois boa parte do óleo velho sai (alguns alegam que fica pelo menos 2 litros no conversor de torque), mas o problema é fazer esse serviço em oficina que não conhece bem os procedimentos, e acabar deixando óleo em excesso por não considerar essa questão da temperatura.
No meu caso comprei 5 litros. Na CSS o técnico abriu o bujão, deixou derramar, depois foi completando, passando marchas, etc., depois deixou derramar novamente, e foi completando. Quando usou os 5 litros esperou derramar até o gotejamento ficar bem pouco, e fechou o bujão. Se nesse processo de gotejamento o óleo tivesse entre 35 e 45 graus com certeza eu não teria tido problema algum.
O técnico não usou um vasilhame com aquelas marcações de litros. Isso também teria ajudado a ter ideia de quanto saiu e quanto entrou, e mesmo sem considerar a temperatura ele teria detectado que algo errado havia sido feito durante a troca.
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Por exemplo. Digamos que com um vasilhame com marcação marque 2litros. Colocando somente os 2 litros elimina esse problema de temperatura correto?
Adriano Roberto de Araújo
Membro Bronze- Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2020
Localização : São Paulo - SP
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Amigo, já escrevi a mensagem 2x e perdi por causa do limite dos anexos rsrs.
Vou tentar resumir. Se entrou 2 litros pela lógica é pra sair 2 litros, mas dependendo da temperatura o óleo expande ou não. No meu caso eles não usaram um vasilhame com marcação, e com isso não foi detectado a divergência entre o volume que entrou e saiu.
Só usaram o vasilhame já depois da 2 ou 3 visita (solavancos, etc.), e na ocasião ao esperar a temperatura correta e abrir o bujão tinha mais de 1 litro em excesso.
Use o vasilhame com marcação, e use também um scanner ou leitor OBD desses xing-ling (ELM327 ou um bom da Engie) e colete os dados da temperatura de óleo direto do sensor do câmbio.
Vou tentar anexar as figuras abaixo (clique no X caso apareça uma janela do Dropbox pedindo usuário/senha).
Configuração do TorquePro:
https://www.dropbox.com/s/6yeynp5xyvs5xc8/TorquePro1.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sgbwhd23x3ukapo/TorquePro2.jpg?dl=0
Usando TorquePro para leitura (temperatura em TFT1):
https://www.dropbox.com/s/kdn57j6p7fwxbg9/TorquePro3.jpg?dl=0
Vou tentar resumir. Se entrou 2 litros pela lógica é pra sair 2 litros, mas dependendo da temperatura o óleo expande ou não. No meu caso eles não usaram um vasilhame com marcação, e com isso não foi detectado a divergência entre o volume que entrou e saiu.
Só usaram o vasilhame já depois da 2 ou 3 visita (solavancos, etc.), e na ocasião ao esperar a temperatura correta e abrir o bujão tinha mais de 1 litro em excesso.
Use o vasilhame com marcação, e use também um scanner ou leitor OBD desses xing-ling (ELM327 ou um bom da Engie) e colete os dados da temperatura de óleo direto do sensor do câmbio.
Vou tentar anexar as figuras abaixo (clique no X caso apareça uma janela do Dropbox pedindo usuário/senha).
Configuração do TorquePro:
https://www.dropbox.com/s/6yeynp5xyvs5xc8/TorquePro1.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sgbwhd23x3ukapo/TorquePro2.jpg?dl=0
Usando TorquePro para leitura (temperatura em TFT1):
https://www.dropbox.com/s/kdn57j6p7fwxbg9/TorquePro3.jpg?dl=0
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Opa muito obrigado amigo! Tentei olhar esse bujão perto da roda dianteira. Precisaria desmontar algo ou o acesso é direto?
Adriano Roberto de Araújo
Membro Bronze- Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2020
Localização : São Paulo - SP
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Lembro que o cara só girou o volante para a direita e teve acesso ao bujão.
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Encontrei. Queria ter a info do torque mas as css não falam =(
Mas muito obrigado Welkson ajudou multissimo! Espero que consiga resolver o problema do seu
Mas muito obrigado Welkson ajudou multissimo! Espero que consiga resolver o problema do seu
Adriano Roberto de Araújo
Membro Bronze- Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2020
Localização : São Paulo - SP
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Adriano, por problemas pessoais (e de pandemia rsrs) acabei desmarcando a visita. Assim que conseguir reagendar e efetuar o serviço aviso por aqui o resultado.
Essa questão do torque é difícil conseguir fora da CSS. Infelizmente não tenho serviços agendados na CSS... na revisão de 120 vou me informar disso e posto no fórum para ajudar outros colegas.
Essa questão do torque é difícil conseguir fora da CSS. Infelizmente não tenho serviços agendados na CSS... na revisão de 120 vou me informar disso e posto no fórum para ajudar outros colegas.
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Obrigado Welkson. Caso eu consiga essa informação posto aqui também.
Adriano Roberto de Araújo
Membro Bronze- Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/03/2020
Localização : São Paulo - SP
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Adriano, perguntei em um grupo de técnicos em câmbio e Thiago Dotta respondeu:
10Nm , 1K
O grupo fica no Telegram:
https://t.me/transmissaoautomaticaautoboost
Quando for na CSS vou conferir se bate certinho, mas esse cara é bem conhecido no ramo de manutenção de câmbios (instrutor, etc.).
10Nm , 1K
O grupo fica no Telegram:
https://t.me/transmissaoautomaticaautoboost
Quando for na CSS vou conferir se bate certinho, mas esse cara é bem conhecido no ramo de manutenção de câmbios (instrutor, etc.).
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Pessoal,
Enfim problema resolvido.
Levei em uma oficina aqui na minha cidade (Natal/RN - Oficina J Barreto Câmbio Automático), e foi trocado 100% do óleo na máquina, feito uma limpeza no corpo de válvulas e filtro. Por incrível que pareça a caixa ainda tinha óleo em excesso (mesmo após a CSS tirar quase 1 litro e meio).
Peguei estrada rodei 35km, e o câmbio estava perfeito. Zero solavanco, zero tranco, trocas suaves, etc.
Em cidade com velocidade baixa também é perceptível as mudanças de marchas suaves.
Resumo da opera: se for para trocar óleo busque uma oficina especializada e faça na máquina. O filtro mesmo com 110 mil km ainda estava excelente, então ao meu ver as as trocas não forem muito tardias nem é necessário trocar filtro (talvez na segunda ou terceira troca).
Daqui pra frente vou ficar trocando só o óleo a cada 60 mil km (ou um pouco antes / vai depender da $$$).
Enfim problema resolvido.
Levei em uma oficina aqui na minha cidade (Natal/RN - Oficina J Barreto Câmbio Automático), e foi trocado 100% do óleo na máquina, feito uma limpeza no corpo de válvulas e filtro. Por incrível que pareça a caixa ainda tinha óleo em excesso (mesmo após a CSS tirar quase 1 litro e meio).
Peguei estrada rodei 35km, e o câmbio estava perfeito. Zero solavanco, zero tranco, trocas suaves, etc.
Em cidade com velocidade baixa também é perceptível as mudanças de marchas suaves.
Resumo da opera: se for para trocar óleo busque uma oficina especializada e faça na máquina. O filtro mesmo com 110 mil km ainda estava excelente, então ao meu ver as as trocas não forem muito tardias nem é necessário trocar filtro (talvez na segunda ou terceira troca).
Daqui pra frente vou ficar trocando só o óleo a cada 60 mil km (ou um pouco antes / vai depender da $$$).
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Pessoal,
Em uma das inspeções foi constatado que o coxim do câmbio também estava danificado (ele fica por baixo da bateria). Comprei na CSS (em torno de R$ 350), demorou 15 dias pra chegar, e troquei na oficina de um amigo.
Tem vários vídeos na internet que mostram que esses trancos/solavancos também são causados por coxim danificado.
Em resumo: óleo em excesso causa problema de tranco/solavanco, e coxim também.
Em uma das inspeções foi constatado que o coxim do câmbio também estava danificado (ele fica por baixo da bateria). Comprei na CSS (em torno de R$ 350), demorou 15 dias pra chegar, e troquei na oficina de um amigo.
Tem vários vídeos na internet que mostram que esses trancos/solavancos também são causados por coxim danificado.
Em resumo: óleo em excesso causa problema de tranco/solavanco, e coxim também.
welkson
Membro Bronze- Mensagens : 40
Data de inscrição : 08/06/2016
Localização : Natal - RN
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Efetuei hoje a verificação do nível de óleo do cambio automático do meu Etios sedan 2019/2020 na concessionaria Toyota, o procedimento foi o seguinte:
1- Com o carro no elevador, motor desligado e quente, (eu havia chegado na concessionaria há uns 10 minutos), foi removido o parafuso de Allen do cárter do cambio, deixou-se escorreu um pouco, em seguida foi recolocado o parafuso.
2- Foi removido um bujão próximo a roda dianteira, lado do motorista, (está escrito "WS" neste Bujão, ele tem um um O-ring de borracha). Para facilitar o acesso tal foi afastada uma proteção de plástico que estava atrapalhando (não foi preciso remove-la totalmente).
3- Foi ligado o motor, removido o parafuso Allen no cárter novamente e, com um funil e uma mangueira de cerca de 1 m, foi inserido fluido de cambio (Tipo WS) pelo local onde retiramos o bujão, até escorrer pelo local onde foi retirado o parafuso Allen.
4- Em seguida movimentamos a alavanca de cambio para a posição "R" soltei o pedal do freio, deixamos a roda se mover, apliquei o freio, passei para a posição "D", deixamos a roda mover, freio novamente, voltamos a posição "P", e introduzimos mais fluido até sobrar metade do recipiente de plástico de 1 litro. 5- Aguardamos parar de escorrer e o técnico recolocou e apertou o parafuso Allen no cárter, (com um novo anel de vedação metálico). Desliguei o motor, e em seguida o técnico inseriu o 0,5 Litro de fluido restante no cambio, recolocou o bujão (o que fica do lado da roda) e o apertou. Conferiu o aperto do parafuso Allen e o do bujão citado e o serviço foi concluído. Ou seja, após o fluido estar nivelado no cárter do cambio com o motor ligado, foi inserido mais 0,5 litro deste fluido. Não verifiquei os torques aplicados.
1- Com o carro no elevador, motor desligado e quente, (eu havia chegado na concessionaria há uns 10 minutos), foi removido o parafuso de Allen do cárter do cambio, deixou-se escorreu um pouco, em seguida foi recolocado o parafuso.
2- Foi removido um bujão próximo a roda dianteira, lado do motorista, (está escrito "WS" neste Bujão, ele tem um um O-ring de borracha). Para facilitar o acesso tal foi afastada uma proteção de plástico que estava atrapalhando (não foi preciso remove-la totalmente).
3- Foi ligado o motor, removido o parafuso Allen no cárter novamente e, com um funil e uma mangueira de cerca de 1 m, foi inserido fluido de cambio (Tipo WS) pelo local onde retiramos o bujão, até escorrer pelo local onde foi retirado o parafuso Allen.
4- Em seguida movimentamos a alavanca de cambio para a posição "R" soltei o pedal do freio, deixamos a roda se mover, apliquei o freio, passei para a posição "D", deixamos a roda mover, freio novamente, voltamos a posição "P", e introduzimos mais fluido até sobrar metade do recipiente de plástico de 1 litro. 5- Aguardamos parar de escorrer e o técnico recolocou e apertou o parafuso Allen no cárter, (com um novo anel de vedação metálico). Desliguei o motor, e em seguida o técnico inseriu o 0,5 Litro de fluido restante no cambio, recolocou o bujão (o que fica do lado da roda) e o apertou. Conferiu o aperto do parafuso Allen e o do bujão citado e o serviço foi concluído. Ou seja, após o fluido estar nivelado no cárter do cambio com o motor ligado, foi inserido mais 0,5 litro deste fluido. Não verifiquei os torques aplicados.
Ataf
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2019
Localização : Maceio - AL
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Excelente, Ataf!! A moderação devia afixar sua mensagem em algum lugar do fórum, acho que é o guia mais claro até o momento pra troca do fluido do cambio AT.
jvictormp
Membro Prata- Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES
Re: Troca de óleo do câmbio automático
Bom Dia pessoal. Alguém daqui já teve problema na troca, ou após a troca do óleo do câmbio automático? Ou então conhecem alguém que teve? Já ouvi relatos, de carros em geral, não específico etios, de casos em que após a troca o carro nem sai da oficina, pois acaba dando problema no câmbio.
eltonpoa
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/03/2023
Localização : Porto Alegre - RS
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