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Troca de óleo do câmbio automático

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Mensagem por Adriano Roberto de Araújo Dom 07 Jun 2020, 00:44

Welkson tudo bem?
Vamos la, vc disse que acompanhou o serviço na css.
Consegue descrever por onde foi colocado o oleo?
E se chegou a ver qual o torque de aperto do bujão?
Obrigado e boa sorte ai amigo
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Mensagem por welkson Dom 07 Jun 2020, 09:25

Adriano,

Próximo a roda dianteira (lado do motorista) tem um bujão (porca, não sei o nome). Basta remove-la e inserir o óleo por lá. Vou ser bem sincero com você, não recomendo essa troca parcial. Fica muito óleo velho no conversor de torque. O ideal é realmente fazer na máquina (nessas novas que removem o óleo velho e já insere ao mesmo tempo o novo, pra evitar que o câmbio fique sem lubrificação durante o processo).

Na máquina eu sei que eles usam as mangueiras do trocador de calor.

O torque foi "no olho" (infelizmente).
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Mensagem por Adriano Roberto de Araújo Dom 07 Jun 2020, 12:15

Obrigado por seu relato. Então Welkson é complicado esse tema. Eu mesmo ja tive um corolla 2003 e um 2012 e sempre fiz as trocas parciais e nunca tive problema. Ambos passaram dos 200 mil. Mas entendo vc tbm, visto que a css fez a troca parcial e agora você está com essa dor de cabeça. Mas espero que tudo se resolva.
Na sua troca parcial, saiu quantos litros, sabe dizer?
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Mensagem por welkson Dom 07 Jun 2020, 13:02

Corolla geralmente tem vareta, fica mais fácil conferir se ficou no nível certo, mas com câmbio selado (como o caso do Etios e alguns Corollas novos) fica difícil. Se o óleo ficar baixo é problema, e se ficar alto também.

Na minha opinião a troca parcial é melhor que não trocar, pois boa parte do óleo velho sai (alguns alegam que fica pelo menos 2 litros no conversor de torque), mas o problema é fazer esse serviço em oficina que não conhece bem os procedimentos, e acabar deixando óleo em excesso por não considerar essa questão da temperatura.

No meu caso comprei 5 litros. Na CSS o técnico abriu o bujão, deixou derramar, depois foi completando, passando marchas, etc., depois deixou derramar novamente, e foi completando. Quando usou os 5 litros esperou derramar até o gotejamento ficar bem pouco, e fechou o bujão. Se nesse processo de gotejamento o óleo tivesse entre 35 e 45 graus com certeza eu não teria tido problema algum.

O técnico não usou um vasilhame com aquelas marcações de litros. Isso também teria ajudado a ter ideia de quanto saiu e quanto entrou, e mesmo sem considerar a temperatura ele teria detectado que algo errado havia sido feito durante a troca.
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Mensagem por Adriano Roberto de Araújo Dom 07 Jun 2020, 13:06

Por exemplo. Digamos que com um vasilhame com marcação marque 2litros. Colocando somente os 2 litros elimina esse problema de temperatura correto?
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Mensagem por welkson Dom 07 Jun 2020, 13:39

Amigo, já escrevi a mensagem 2x e perdi por causa do limite dos anexos rsrs.

Vou tentar resumir. Se entrou 2 litros pela lógica é pra sair 2 litros, mas dependendo da temperatura o óleo expande ou não. No meu caso eles não usaram um vasilhame com marcação, e com isso não foi detectado a divergência entre o volume que entrou e saiu.

Só usaram o vasilhame já depois da 2 ou 3 visita (solavancos, etc.), e na ocasião ao esperar a temperatura correta e abrir o bujão tinha mais de 1 litro em excesso.

Use o vasilhame com marcação, e use também um scanner ou leitor OBD desses xing-ling (ELM327 ou um bom da Engie) e colete os dados da temperatura de óleo direto do sensor do câmbio.

Vou tentar anexar as figuras abaixo (clique no X caso apareça uma janela do Dropbox pedindo usuário/senha).

Configuração do TorquePro:
https://www.dropbox.com/s/6yeynp5xyvs5xc8/TorquePro1.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sgbwhd23x3ukapo/TorquePro2.jpg?dl=0

Usando TorquePro para leitura (temperatura em TFT1):
https://www.dropbox.com/s/kdn57j6p7fwxbg9/TorquePro3.jpg?dl=0
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Mensagem por Adriano Roberto de Araújo Dom 07 Jun 2020, 13:50

Opa muito obrigado amigo! Tentei olhar esse bujão perto da roda dianteira. Precisaria desmontar algo ou o acesso é direto?
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Mensagem por welkson Dom 07 Jun 2020, 14:02

Lembro que o cara só girou o volante para a direita e teve acesso ao bujão.
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Mensagem por Adriano Roberto de Araújo Dom 07 Jun 2020, 14:07

Encontrei. Queria ter a info do torque mas as css não falam =(
Mas muito obrigado Welkson ajudou multissimo! Espero que consiga resolver o problema do seu
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Mensagem por welkson Qua 10 Jun 2020, 17:55

Adriano, por problemas pessoais (e de pandemia rsrs) acabei desmarcando a visita. Assim que conseguir reagendar e efetuar o serviço aviso por aqui o resultado.

Essa questão do torque é difícil conseguir fora da CSS. Infelizmente não tenho serviços agendados na CSS... na revisão de 120 vou me informar disso e posto no fórum para ajudar outros colegas.
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Mensagem por Adriano Roberto de Araújo Qui 11 Jun 2020, 23:38

Obrigado Welkson. Caso eu consiga essa informação posto aqui também.
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Mensagem por welkson Qua 17 Jun 2020, 21:04

Adriano, perguntei em um grupo de técnicos em câmbio e Thiago Dotta respondeu:

10Nm , 1K


O grupo fica no Telegram: 
https://t.me/transmissaoautomaticaautoboost


Quando for na CSS vou conferir se bate certinho, mas esse cara é bem conhecido no ramo de manutenção de câmbios (instrutor, etc.).
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Mensagem por welkson Qui 25 Jun 2020, 21:55

Pessoal,

Enfim problema resolvido.

Levei em uma oficina aqui na minha cidade (Natal/RN  - Oficina J Barreto Câmbio Automático), e foi trocado 100% do óleo na máquina, feito uma limpeza no corpo de válvulas e filtro. Por incrível que pareça a caixa ainda tinha óleo em excesso (mesmo após a CSS tirar quase 1 litro e meio). 

Peguei estrada rodei 35km, e o câmbio estava perfeito. Zero solavanco, zero tranco, trocas suaves, etc.

Em cidade com velocidade baixa também é perceptível as mudanças de marchas suaves.

Resumo da opera: se for para trocar óleo busque uma oficina especializada e faça na máquina. O filtro mesmo com 110 mil km ainda estava excelente, então ao meu ver as as trocas não forem muito tardias nem é necessário trocar filtro (talvez na segunda ou terceira troca).

Daqui pra frente vou ficar trocando só o óleo a cada 60 mil km (ou um pouco antes / vai depender da $$$).
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Mensagem por welkson Qua 05 Ago 2020, 22:27

Pessoal,

Em uma das inspeções foi constatado que o coxim do câmbio também estava danificado (ele fica por baixo da bateria). Comprei na CSS (em torno de R$ 350), demorou 15 dias pra chegar, e troquei na oficina de um amigo.

Tem vários vídeos na internet que mostram que esses trancos/solavancos também são causados por coxim danificado.

Em resumo: óleo em excesso causa problema de tranco/solavanco, e coxim também.
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