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Trancos ao trocar de marcha.
3 participantes
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Trancos ao trocar de marcha.
Etios sedan 1.5x 17/18 59.000km
Bom dia a todos! Meu etios ao trocar de marcha na maioria das vezes esta dando uns trancos bem incômodos. Ja tentei variar rotações diferentes para a troca mas nao adianta. Percebi que em alguns momentos aleatorios ao pisar na embreagem ele segura a rotação, e quando isso acontece nao acontece o "tranco", e ele faz a troca mais macio. Mas na maioria das vezes isso nao acontece e ao engatar a marcha e tirar o pé da embregaem ele da o "tranco ". Obs: costumo trocar a marcha entre 2000rpm e 3000rpm dependendo de cada situação. Isso é normal? Acontece com mais alguém?
Bom dia a todos! Meu etios ao trocar de marcha na maioria das vezes esta dando uns trancos bem incômodos. Ja tentei variar rotações diferentes para a troca mas nao adianta. Percebi que em alguns momentos aleatorios ao pisar na embreagem ele segura a rotação, e quando isso acontece nao acontece o "tranco", e ele faz a troca mais macio. Mas na maioria das vezes isso nao acontece e ao engatar a marcha e tirar o pé da embregaem ele da o "tranco ". Obs: costumo trocar a marcha entre 2000rpm e 3000rpm dependendo de cada situação. Isso é normal? Acontece com mais alguém?
Lucas Caffeu- Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/07/2020
Localização : Recife - PE
Acontece até na embreagem a cabo.
O meu é 2016, a cabo, com 79.500km e faz isso desde que comprei a 2 anos com 42.000 km.
Esse tranquinho tipo folga ao engrenar, possivelmente acontece naquelas 4 molinhas que ficam do disco. A função dela é suavizar o tranco de rotação quando o disco acopla.
O pedal do Étios é leve, mas empurra o nosso pé com mais força justo na hora acoplar a embreagem ao volante do motor e justo nesse ponto a gente acaba soltando mais rápido e o tranco no disco fica mais evidente. Por isso quando você segura um pouquinho o movimento do pé bem no meio do curso do pedal, esse tranco reduz ou até some.
(pelo relato parece que seu caso é idêntico ao meu mesmo)
Por esse motivo mesmo penso que a embreagem dele não dura muito. Quando trocar o conjunto, deve parar. Não é o forte da Toyota produzir transmissão manual ainda mais pequena assim. Ela é fera nas caixas automáticas. Mas um mercado como o nosso ainda exige baixo custo.
Também fiquei encucado com isso no começo mas a embreagem ainda está trabalhando razoavelmente e por isso estou mantendo. Mas eu cheguei o banco só um ponto do trilho para a frente do que de costume pra conseguir suavizar isso.
A meu ver essa é a explicação para o caso haja vista que acontece tanto nas embreagens acionadas via cabo quanto hidráulicas.
Esse tranquinho tipo folga ao engrenar, possivelmente acontece naquelas 4 molinhas que ficam do disco. A função dela é suavizar o tranco de rotação quando o disco acopla.
O pedal do Étios é leve, mas empurra o nosso pé com mais força justo na hora acoplar a embreagem ao volante do motor e justo nesse ponto a gente acaba soltando mais rápido e o tranco no disco fica mais evidente. Por isso quando você segura um pouquinho o movimento do pé bem no meio do curso do pedal, esse tranco reduz ou até some.
(pelo relato parece que seu caso é idêntico ao meu mesmo)
Por esse motivo mesmo penso que a embreagem dele não dura muito. Quando trocar o conjunto, deve parar. Não é o forte da Toyota produzir transmissão manual ainda mais pequena assim. Ela é fera nas caixas automáticas. Mas um mercado como o nosso ainda exige baixo custo.
Também fiquei encucado com isso no começo mas a embreagem ainda está trabalhando razoavelmente e por isso estou mantendo. Mas eu cheguei o banco só um ponto do trilho para a frente do que de costume pra conseguir suavizar isso.
A meu ver essa é a explicação para o caso haja vista que acontece tanto nas embreagens acionadas via cabo quanto hidráulicas.
Leon
Membro Bronze- Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/07/2019
Localização : Uberlândia - MG
Re: Trancos ao trocar de marcha.
Depois de sofrer muito com a embreagem do meu etios sedan XLS 2016 comprado 0km, cheguei a conclusão também que a Toyota NÃO SABE construir e fazer um câmbio manual funcionar suavemente e nem mesmo durar a média de tempo dos concorrentes(no caso a durabilidade da embreagem)…uma das milhões de vezes que reclamei sobre a embreagem ruim…o mecânico da concessionária deixou o carro morrer durante o teste de pista…(esse era um dos grandes problemas…o carro morria nas arrancadas)…mesmo assim ele disse que não havia problema algum….
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
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