Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por vilmar Ontem à(s) 22:07

» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Ontem à(s) 15:18

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Terreno irregular = Freio ineficiente

+10
Diogo
cfioranti
fernac
girardi
Sergio
Caio
redlabel
hugomlima
Paulo moderador.
Albieri
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Albieri Seg 16 Dez 2013, 14:40

Pessoal,

Não sei se vcs já perceberam, mas o freio só funciona perfeitamente se vc estiver em um terreno totalmente plano.
Se o terreno for bastante irregular o freio não funciona legal.

Exemplo: você vem freando e o freio responde de forma correta, se no meio do caminho vc cair em um buraco ou for bastante irregular o freio perde a força de frenagem e eu sou obrigado a retirar o pé do freio e pisar novamente.

Não sei porque isso acontece, primeira vez que vejo isso em um carro.
Albieri
Albieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 111
Data de inscrição : 29/10/2013
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Paulo moderador. Seg 16 Dez 2013, 14:45

no meu não notei isso...
isso não pode acontecer pis o EBD tem que distribuir a frnagem caso cair em buraco ou em poças de agua!
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por hugomlima Seg 16 Dez 2013, 15:52

Albieri, passei por algo exatamente igual. Realizei a frenagem no momento que o pneu passou em um buraco, percebi um som estranho, o pedal tremendo. Foi quando retirei o pé do freio e pisei novamente. Ai normalizou. Agora imagina isso em questão de segundos... kkkkkkkkkkkkkkkk
hugomlima
hugomlima

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 350
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : Belém - PA

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Paulo moderador. Seg 16 Dez 2013, 16:16

mas esse barulho e pedal tremer e normal de todo carro com abs
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por redlabel Seg 16 Dez 2013, 18:11


Inclusive ontem eu li no manual sobre possível barulho e trepidação na frenagem...

Abraços,
redlabel
redlabel

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 117
Data de inscrição : 21/10/2013
Idade : 36
Localização : São Paulo - SP

http://br.linkedin.com/in/jhbernardes

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Albieri Seg 16 Dez 2013, 18:19

Pessoal, não vejo problema na trepidação e no barulho.
Apenas fico preocupado que após o carro cair em um buraco ou as rodas balançarem muito em um terreno irregular a frenagem não funciona.

O poder de atrito parece que reduz e o carro não freia.
Eu quase bati de lado em um carro, pois eu estava cortando pela direita e o carro foi na mesma direção que eu estava..aí freei para ele nao bater em mim, mas a roda balançou d+ e o freio não funcionou 100%.

Se eu não soubesse desse possível problema, e tivesse retirado e colocado o pé de novo no freio, possivelmente os carros tinham se encostado pela lateral.
Albieri
Albieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 111
Data de inscrição : 29/10/2013
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por hugomlima Seg 16 Dez 2013, 18:24

Justamente, como o Albieri colocou. Eu também não senti segurança quando isso aconteceu. Por sorte minha situação era muito tranquila. Apenas tirei o pé e pisei novamente.

Mas isso já me aconteceu com o New Civic e CR-V do meu pai. No caso do primeiro, foi uma frenagem brusca e eu estava em alta velocidade.

Enfim. heheheh.
hugomlima
hugomlima

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 350
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : Belém - PA

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Albieri Seg 16 Dez 2013, 18:29

Pois é. Isso é um erro do ABS/EBD.
Pensei aqui que o uso dessas tecnologias é justamente para evitar que o carro derrape, pois ao derrapar ele não freia ou aumenta a distância de frenagem.
Motivo: quando o carro cai no buraco e/ou passa em um terreno irregular, caso a roda não tenha atrito com o chão ela irá parar no ar e isso poderá ser entendido pelo sistema de ABS/EBD como derrapagem. E aí o ABS/EBD não foi acionado de forma correta.
Albieri
Albieri

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 111
Data de inscrição : 29/10/2013
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Paulo moderador. Seg 16 Dez 2013, 19:39

ou o sistema identifica o buraco como sse foss alguma outra coisa, e isso não é só do etios então...
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Caio Ter 17 Dez 2013, 01:37

Já passei por isso, mas uma coisa eu posso atestar, ja tive que "testar de verdade" o ABS no meu carro por 2 vezes e garanto que eles funcionaram extremamente bem, inclusive em uma velocidade um pouco mais elevada! Quanto as irregularidades é como falaram, o ABS reconhece se o carro perdeu o atrito no chão, quando esta em ruas de pedregulho, terra ou cai em algum buraco, ele automaticamente aumenta a distancia de frenagem, pois ao sentir a roda deslisar ele simplesmente solta a dita cuja para ela voltar a ter atrito com o solo, sendo assim em pistas mais escorregadias ele vai fazer exatamente isso, soltar as rodas mais vezes para não perder a aderencia! No caso do buraco é aquela coisa, voce perde 1/4 da capacidade de frenagem (a roda que esta no buraco fica solta até pegar atrito novamente). As trepidações são perfeitamente normais em todo carro com ABS, pois o sistema acaba transmitindo para o pedal a trepidação do "prende e solta" das rodas, e quanto mais agressiva for a frenagem maior a trepidação no pedal.
Pelos meus humildes conhecimentos dessa parte do carro, creio que seja isso ai, se algum souber mais a fundo corrijam-me no que tiver errado! rs
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por hugomlima Ter 17 Dez 2013, 01:51

Bem, experiência colocada à disposição, acho que conseguimos chegar a um denominador aqui. Acho que podemos confiar na segurança do sistema, e do carro em geral.

Se fosse sem ABS, talvez o resultado de nossas experiências tivessem sido trágicos.
hugomlima
hugomlima

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 350
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : Belém - PA

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Sergio Ter 17 Dez 2013, 11:32

Todo sistema de freios perde eficiência em piso irregular, o que acontece é que com ABS a perda é bem menor.

O Caio resumiu bem como funciona. O ABS monitora as rodas em tempo real, quando percebe que a roda travou solta a pinça para que ela retome a rotação e imediatamente aplica o freio de novo. Se perceber que a roda travou novamente repete o processo, então a roda gira aos "soquinhos" por isso a trepidação no pedal. Se o pedal trepidou é porque o ABS funcionou.

Sem ABS a roda ficaria travada na buraqueira e o motorista se torna passageiro do carro sem nenhum controle da trajetória.

Mas, gente!!! ele não faz milagre, acreditar que o freio deveria ter a mesma  eficiência no piso irregular que teria no plano graças à tecnologia é esperar demais.

O Hugo tem razão, se alguém teve dificuldades para frear em piso irregular com o ABS levante as mãos para o céu..... sem ele a experiência seria bem pior.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1332
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Paulo moderador. Ter 17 Dez 2013, 11:39

olha esse vídeo para entender melhor o abs!
https://www.youtube.com/watch?v=STdKcS54Gpk
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Caio Ter 17 Dez 2013, 16:38

Exatamente! De acordo com o video, não tirem o pé do freio quando ele começar a trepidar rsrs!
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Paulo moderador. Ter 17 Dez 2013, 16:52

essa do freio sem abs na hora do desespero não funciona!!!
já vivi esse momento,heheheheh
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Caio Ter 17 Dez 2013, 17:05

também ja vivi esse momento de tentar freiar o carro e ele deslisar pela pista sem ABS! kkkkkkkkkk é desesperador não conseguir fazer uma curva pra desviar do obstaculo!
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por girardi Ter 17 Dez 2013, 17:55

Moçada, no curso de pilotagem que eu fiz no Vello Citta, nos treinos de frenagem a gente era instruído a meter o pé no freio com vontade (porrrada) e a não travar o volante, e sim tentar contornar a curva que voce precisa fazer...........

O ABS faz muita diferença
avatar
girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por fernac Qua 18 Dez 2013, 14:23

Sempre utilizei desta forma no meu carro antigo, quando sentia que ia começar a cantar, em qq situação, aliviava o peso do freio e apertava de novo, já me salvou de umas.
fernac
fernac

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 28
Data de inscrição : 25/09/2013
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Paulo moderador. Qua 18 Dez 2013, 15:32

Eu ja evitei de bater pisando leve no freio, mas o carro de tras nao conseguiu e me bateu...hehehehe
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por cfioranti Sex 20 Jun 2014, 11:40

Caio escreveu:Já passei por isso, mas uma coisa eu posso atestar, ja tive que "testar de verdade" o ABS no meu carro por 2 vezes e garanto que eles funcionaram extremamente bem, inclusive em uma velocidade um pouco mais elevada! Quanto as irregularidades é como falaram, o ABS reconhece se o carro perdeu o atrito no chão, quando esta em ruas de pedregulho, terra ou cai em algum buraco, ele automaticamente aumenta a distancia de frenagem, pois ao sentir a roda deslisar ele simplesmente solta a dita cuja para ela voltar a ter atrito com o solo, sendo assim em pistas mais escorregadias ele vai fazer exatamente isso, soltar as rodas mais vezes para não perder a aderencia! No caso do buraco é aquela coisa, voce perde 1/4 da capacidade de frenagem (a roda que esta no buraco fica solta até pegar atrito novamente). As trepidações são perfeitamente normais em todo carro com ABS, pois o sistema acaba transmitindo para o pedal a trepidação do "prende e solta" das rodas, e quanto mais agressiva for a frenagem maior a trepidação no pedal.
Pelos meus humildes conhecimentos dessa parte do carro, creio que seja isso ai, se algum souber mais a fundo corrijam-me no que tiver errado! rs

COncordo com o descrito acima. A fabrica projeta o sistema para atuar na condição de piso regular. EU ja testei o abs do meu etios vindo a 140 e reduzindo pra 40 em linha reta e sem freio motor e foi bem. Em terreno irregular, o abs pode ficar perdido. Por isso algumas propagandas falam e ABS Off-road, que devem ser para situações fora do normal. tenho um corolla xei 2007 que está com problema no amortecedor diant dir. Qdo pega costela de vaca ou mta ondulação no asfalto, o abs entra (vibra o pedal de freio) e o carro não pára a contento pq a roda está quase sem contato com o solo. É uma situação similar a cair num buraco. Então concluo ser normal todos os relatos.
cfioranti
cfioranti

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/06/2014
Localização : Camaçari - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Diogo Dom 22 Jun 2014, 12:39

Esta é uma característica do ABS com EBD, se uma roda perde contato com o solo o veículo automaticamente vai aliviar o freio nas outras, todos os carros fazem isso, pois do contrário poderia haver a perda de controle do veículo.

Convenhamos que esta é uma situação completamente fora do comum e que nenhum sistema eletrônico substitui a cautela ao se dirigir, não é por que o carro tem bons freios que você vai conseguir para-lo dentro da distância desejada em qualquer situação. Sem o ABS e o EBD seria muito pior, podem ter certeza.


Última edição por RSS_X3 em Dom 22 Jun 2014, 19:27, editado 1 vez(es)
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Luiz Fernando Dom 22 Jun 2014, 14:13

Parabéns RSS_X3 !!! Falou tudo e mais um pouco, tipo, "assunto encerrado" !!!!! KKKKKKKK
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por girardi Dom 22 Jun 2014, 21:44

Isso é uma coisa comum em alguns carros com ABS em ambiente off-road
(Quando se está descendo o barranco de barro, pode ser interessante travar a roda para frear, se o ABS nao deixar a roda travar, voce vai embora.) Nesta situação a alternativa é manter o carro engatado sempre e complementar o freio com o freio de mao.
Tem carros que entendem a situação e desligam o ABS, outros voce tem um botao como na nova saveiro, de ABS offroad
avatar
girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por alexandresan Qua 02 Jul 2014, 15:00

Pessoal, recentemente tive uma experiência muito bacana com o meu Etios XLS Sedan. Fiz um curso de direção defensiva no centro de pilotagem Roberto Manzini e lá eu percebi que o freio ABS com EBD do Etios é 100% eficaz. Em todos os treinos que realizei o freio atendeu perfeitamente a necessidade de frenagem emergencial em todos os casos com o piso molhado (pior situação para frenagem). Este problema de passar em um buraco freiando e o pedal ficar meio estranho deve ser o piso muito irregular que provoca essa confusão no ABS. Porque no caso de um piso regular o freio do carro é perfeito! Eu posso dizer isso porque usei 100% do freio várias vezes seguidas. O bicho é "bão" mesmo hehehe.
alexandresan
alexandresan

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 85
Data de inscrição : 24/03/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por pezzote Qua 02 Jul 2014, 16:37

Logo que peguei meu Etios também tive essa percepção num terreno irregular, a princípio assustei um pouco, mas depois voltei ao mesmo trecho algumas vezes tentando repetir o que tinha acontecido e pude constatar que apesar da estranheza inicial o freio não deixou de cumprir bem o seu papel...
Algumas semanas depois tive uma experiência que me fez ter certeza e total confiança neste conjunto de freios:

Estava na rodovia SP-75 à noite (para quem conhece, no trecho logo após o pedágio entre Indaiatuba e Campinas, próximo ao aeroporto de Viracopos) e a minha velocidade era de quase 140 km, quando um cidadão, sabe-se-lá por qual motivo, que estava à minha frente freou seu carro bruscamente. Não sei exatamente a que distância estava dele, não estava muito próximo mas também não era a distância ideal, tive que pisar bruscamente no freio, soltar e desviar do cara, por conta de outro carro que estava me ultrapassando no exato momento. Tanto o freio, quanto a suspensão e a direção elétrica se comportaram de forma impecável. Na hora nem acreditei que consegui desviar dele a tempo, depois do susto agradeci a Deus, a Toyota (kkkkkkk) e segui viagem a 90 km/hora...
pezzote
pezzote

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 69
Data de inscrição : 05/03/2014
Idade : 39
Localização : Indaiatuba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terreno irregular = Freio ineficiente Empty Re: Terreno irregular = Freio ineficiente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos