Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Etios 2014 aquecendo.

2 participantes

Ir para baixo

Etios 2014 aquecendo. Empty Etios 2014 aquecendo.

Mensagem por Fjdemiranda Qua 14 Set 2022, 09:58

Bom dia.
Tenho um etios 2014 e o carro aquece ao ponto de acender a lâmpada de indicação de temperatura alta. O curioso é que na cidade com trânsito, marcha forte, com ar condicionado ligado onde normalmente a temperatura de veículo sobe, não aquece,  somente na estrada a uma velocidade acima dos 100 km. Se o ar condicionado estiver ligado, ele desliga automaticamente quando aquece, paro imediatamente, desligo o carro e aguardo resfriar. Na última vez, quando aconteceu desliguei o sensor de temperatura e a ventoinha ligou, na segunda vez não. Já levei em vários mecânicos onde foi passado o scaner e não registra falhas. Alguém pode me ajudar com alguma experiência parecida ou solução do problema? 
Obs: já retirei a válvula termostática, o carro não.perde água.
Está com aditivo, água desmineralizada tudo certinho.
A ventoinha funciona normalmente.
Fjdemiranda
Fjdemiranda

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/09/2022
Localização : Macaé

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2014 aquecendo. Empty Re: Etios 2014 aquecendo.

Mensagem por Flávio José Garzeri Dom 25 Set 2022, 19:16

Você disse que o carro atinge altas temperaturas na estrada e não na cidade, correto? Isso pode acontecer, pois a necessidade de refrigeração em estrada é diferente da que ocorre na cidade.
Aparentemente, o sistema de refrigeração está funcionando, mas não na sua plena capacidade.
Primeiramente, verifique se não há nada impedindo a passagem de ar pelo radiador (sujeira, sacos plásticos etc). Faça isso usando uma lanterna. Posicionando a lanterna rente ao radiador, na parte frontal , a luz tem que ser vista do outro lado ( a luz tem que atravessar os dois radiadores: o do A/C e do motor )
Se estiver ok, solicite ao seu mecânico os seguintes testes:
1- Se a temperatura da água do radiador é a igual a da lida pela módulo de controle do motor (ECM). Isso pode ser feito com um scanner e um termômetro na tampa do radiador;
2-Verificar se o ventilador do radiador está sendo acionado na temperatura correta;
3- Se todo o radiador está trocando calor. Isso pode ser verificado com um termômetro infravermelho. Zonas frias indicam que o radiador está entupido;
4- Por último, verifique a circulação de água. Se estiver deficiente, a bomba de água está com defeito.

O item 1 poderá apontar um sensor de temperatura com defeito ou um problema de circulação de água no cabeçote.
O item 2 deve ser executado mais de uma vez. Os ventiladores elétricos podem apresentar funcionamento intermitente, devido ao desgastes das suas escovas. Como você disse que desligou o sensor de temperatura duas vezes e em apenas uma delas a ventoinha funcionou, considere esse tipo de defeito. Quando a ECM percebe que o sensor foi desligado, a ventoinha é automaticamente acionada por segurança.
Em relação ao item 4, desconfie da bomba se ela não for original. Há bombas no mercado paralelo que soltam o rotor. Isso causa uma má circulação de água em rotações elevadas.

Quando o problema for resolvido, instale a válvula termostática. Um veículo sem válvula demora para aquecer, prejudicando o consumo de combustível. Além disso, o motor trabalhará frequentemente em baixas temperaturas, aumentando seu desgaste.
Se a remoção da válvula foi indicada pelo seu mecânico como solução para o problema, aconselho a procurar uma profissional mais atualizado.
Flávio José Garzeri
Flávio José Garzeri

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 37
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP

JoTanaka gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2014 aquecendo. Empty Re: Etios 2014 aquecendo.

Mensagem por Fjdemiranda Dom 25 Set 2022, 20:39

Boa noite.
Vou verificar esses itens sugeridos.
A bomba de água e a válvula termostática já comprei, aguardando chegar da fábrica.
Sabe me dizer se o eletro ventilador do radiador tem um resistor para acionamento da primeira velocidade do mesmo? Eu procurei e não encontrei.
A ventoinha está atuando com 95Cº.
Quanto a falha do sensor, acho que não, porque não registra na memória do scanner falha alguma. Teria que registrar né.
Quanto ao eletro ventilador, caso estivesse com problema, deveria dar também na cidade não é?
Estou torcendo que seja a bomba d'agua. Já que não foi barato. 
Estou eliminando as prováveis falhas.
Obrigado pela ajuda, vou verificar os itens mencionados.
Fjdemiranda
Fjdemiranda

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/09/2022
Localização : Macaé

Fjdemiranda gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2014 aquecendo. Empty Re: Etios 2014 aquecendo.

Mensagem por Flávio José Garzeri Seg 26 Set 2022, 18:18

Boa tarde.
Você perguntou:
-"Sabe me dizer se o eletro ventilador do radiador tem um resistor para acionamento da primeira velocidade do mesmo? Eu procurei e não encontrei.
A ventoinha está atuando com 95Cº."
Estou tentando obter o esquema elétrico do Etios 1.5L/2014. Caso eu consiga, lhe passarei as informações. No entanto, posso lhe dizer que a versão 1.3L possui dois relês e um resistor para acionar as duas velocidades do ventilador do radiador.


-"Quanto a falha do sensor, acho que não, porque não registra na memória do scanner falha alguma. Teria que registrar né."


A ECM só detectará uma falha relacionada ao sensor se ele for desconectado ou se o valores obtidos desse sensor estiverem fora da faixa esperada. Logo se o sensor estiver reportando uma temperatura de 125C (valor possível), mas a temperatura real da água for de 95C, a luz de superaquecimento será acionada sem necessidade, dando uma falsa impressão que o motor está quente demais.

-"Quanto ao eletro ventilador, caso estivesse com problema, deveria dar também na cidade não é?"


Se o defeito for intermitente, poderá ocorrer na cidade ou na estrada e dependerá de vários fatores ( temperatura, vibração etc). Na realidade, para ser ter certeza, é necessário monitorar o funcionamento desse ventilador com um scanner acoplado na tomada OBD-2. Quando o motor estiver acima da temperatura de acionamento do ventilador, bastará verificar se realmente ele está operando. Há vários casos na internet sobre superaquecimento do motor do Etios. Grande parte deles foi ocasionado por falha do ventilador. Selecionei esse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DTQYaHtquls. Traz muitas informações interessantes sobre esse tipo de defeito e dicas de como testar.
Abraços
Flávio José Garzeri
Flávio José Garzeri

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 37
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP

JoTanaka e Fjdemiranda gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2014 aquecendo. Empty Re: Etios 2014 aquecendo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos