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Carro zero - Precisa amaciar? Verdade ou mito?

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Carro zero - Precisa amaciar? Verdade ou mito? Empty Carro zero - Precisa amaciar? Verdade ou mito?

Mensagem por legalbrr Ter 30 Set 2014, 13:09

Olá amigos,

Ontem tirei o meu Etios XLS da concessionária (meu primeiro Toyota).
É meu primeiro carro zero, mas já dirigi muitos outros carros, e percebi a diferença que faz um motor amaciado ou não.

Tive um Palio 1.0 amaciado, andava MUITO bem.
Na mesma época, dirigi um Palio 1.0 de um amigo, totalmente "travado" o motor, sofria pra pegar altas rotações.

Vejo que tem muita gente dizendo que hoje em dia, não existe mais essa questão de "amaciar" o motor.
As peças já vem "amaciadas" de fábrica, então é só usar normalmente

Outras pessoas dizem que, pra amaciar, tem que manter baixas rotações e não ultrapassar os 110km/h, durante os primeiros 3.000km.

E finalmente, alguns dizem que você tem que meter o pé mesmo, e usar o máximo possível do motor, pra que ele fique solto...

No momento, estou com 40km rodados, e o carro está muito bem obrigado!
Nesses 40km não abaixou nem 1 quadradinho do medidor de combustível (abastecido com álcool).
Já andei com tranquilidade, e também já dei algumas esticadas nas marchas, e o carro respondeu com alta performance em todas as situações.

E aí pessoal, amaciar ou não amaciar? Qual a maneira correta de se fazer?
E quais os riscos de não fazer, ou fazer errado?
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Mensagem por Solfieri Ter 30 Set 2014, 13:54

Devido às constantes evoluções das técnicas de usinagem dos materiais, isso torna-se dispensável até um certo ponto de vista. Hoje tudo melhorou muito e, principalmente as tolerâncias usadas que, diga-se de passagem, reduziram-se a centésimos de milimetros.
Ao meu ver, é bom não dar muitas aceleradas bruscas e mudanças de rotações pois, mesmo as técnicas sendo mais avançadas, AMAT VICTORIA CURAM (a vitória ama a cautela).
E sempre que possível mantenha a faixa de giro perto da faixa máxima de torque pois, assim, o carro ficará sempre esperto.
Paz e Bem!
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Mensagem por Paulo moderador. Ter 30 Set 2014, 14:21

O vendedor me disse para não pisar muito no inicio e que não existe mais essa historia de amaciar.

Eu acho certo isso, nada de ficar forçando o carro, reduzindo marcha ecortar giro para amaciar.

O meu carro ta com quase 20k e NUNCA cortei giro com ele.
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Mensagem por EduFrazao Ter 30 Set 2014, 20:46

No manual da Toyota são claros em dizer: Mantenha baixas velocidades até os 1.600KM. Evite ultrapassar 3.100RPM, e não ande acelerado por muito tempo (marchas baixas).
Não existe isso de amaciar motor.
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Mensagem por MAGRÃO Ter 30 Set 2014, 21:03

Eu fui pelo manual. Esperei os 1600 km pra passar dos 110 km/h. Demorei apenas 3 semanas Very Happy rs

Essa de cortar giro é fazer a rotação bater os 6000 rpm???
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Mensagem por Paulo moderador. Ter 30 Set 2014, 21:11

Sim, mas acho que o etios corta em 5600.
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Mensagem por MAGRÃO Ter 30 Set 2014, 21:21

Nossa... Levar o motor a esse giro é punk. Aqui no Rj tá dificil de achar uma via pra isso.
Na dutra já consegui botar 160 e chegou a 4000 rpm.

Ouvi muita gente falando que o motor do etios corta muito cedo e qnd pisei firme senti que ainda tinha muita coisa pra tirar daquele motor e restavam apenas 30/40 km/h pra atingir no velocímetro.

Alguém já dirigiu 1.3 e o 1.5 pra me dizer se há tanta diferença assim? são apenas 6 cv!!!
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Mensagem por Paulo moderador. Ter 30 Set 2014, 22:12

Quando comprei fiz teste nos dois, são só 6cv mas se diferença principalmente nas arrancadas,.talvez devido ao torque.
Mas meso assim é muito acima de todos 1.0 e até alguns 1.4.
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Mensagem por girardi Ter 30 Set 2014, 22:17

ihihhihihihiiihhihi

eu saí esticando assim que abastecí depois que saí da concessionária
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Mensagem por EduFrazao Ter 30 Set 2014, 22:31

Eu fiz test drive nos 2 carros. 1.5 e 1.3. Acabei comprando o X 1.3. Não notei diferença nenhuma, mas também, foi uma condução curta.
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Mensagem por Paulo moderador. Ter 30 Set 2014, 22:45

Ohhh girardi, pode isso não men!!
Kkkkkkk
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Mensagem por luciano amaral Sex 06 Mar 2015, 20:32

Retirei o meu ETIOS X 1.3 dia 19/12/14, com 600km fiz uma viagem de 2500km e agora esta perto dos 5000km e ate agora não tive nenhum problema.
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