O CLUBE PRECISA DE VOCÊ
Ajude a viabilizar o Etios Clube clicando no anúncio ao lado só para conferir!!!
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Roda de Liga Leve aro 14
por Sergio Hoje à(s) 15:50

» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Rlopes0405 Hoje à(s) 14:51

» Extintor pode voltar a ser obrigatório
por ewallau Hoje à(s) 07:54

» Pioneer AVIC F80TV ou Kenwood DNX7150BT
por xandaumgv Hoje à(s) 00:51

» Escolha de alto-falantes
por Cappelletti Hoje à(s) 00:14

» Recall por conta de problemas no sistema de airbag.
por Emerson Warne Ontem à(s) 13:46

» Câmera de ré original central multimidia Etios Xls 2017
por rafaeldias Ontem à(s) 06:51

» Cambio manual de 6 marchas
por zE_ Ontem à(s) 00:06

» Eliminar Ruídos
por zE_ Qua 21 Jun 2017, 23:49

» A tintura do Ethios é reflexiva?
por ksio89 Qua 21 Jun 2017, 21:53

» Tudo sobre conectores elétricos Toyota
por Diogo Qua 21 Jun 2017, 21:37

» Encontro dos users de SP capital?
por Luiz Fernando Qua 21 Jun 2017, 17:20

» Tampão com Alto Falantes Pioneer
por elizandro Qua 21 Jun 2017, 15:21

» Bluetooth etios ready
por Diogo Qua 21 Jun 2017, 12:51

» Instalação de kit turbo no Etios 1.5
por Raone Ter 20 Jun 2017, 18:03

» Etios Sedan XS AT Vs. Corolla GLi 1.8 CVT
por Roberto Rty Ter 20 Jun 2017, 07:43

» Tablet como kit multimídia
por Sergio Dom 18 Jun 2017, 20:42

» Som do Etios
por Diogo Dom 18 Jun 2017, 18:06

PARCEIROS

GNV no Etios, minha experiência...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GNV no Etios, minha experiência...

Mensagem por Anderson Inacio em Qui 28 Jul 2016, 14:04

Olá família Etios Clube, perdoem-me a demora, mas em tempo venho relatar minha experiência na instalação de um kit GNV de 5ª geração em meu Etios X Sedan 14/14, esse já é o terceiro veículo zero km que tiro da concessionária e converto direto para GNV, Graças à Deus e aos técnicos nunca tive problemas, fiz isso com uma Doblò Adventure, um Duster e em julho de 2014 num Toyota Etios X Sedan, antes tinha um GM Classic também com GNV, como podes ver sou um entusiasta e viciado com economia que o GNV proporciona há muitos anos.

Sempre tive veículos com GNV e quanto ao Etios foi meu primeiro carro com kit GNV de 5ª Geração, confesso que a experiência com esse kit é totalmente diferente em relação ao de 3ª Geração, não há mais regulagens periódicas tão comuns quando se tem um kit de 3ª geração e a perca de potência é imperceptível uma vez que a inteligência do kit de 5ª geração, com sua central de injeção exclusiva, injeta combustível líquido automaticamente caso haja necessidade de mais potência, somando também o fato de gastar menos gás, sim o kit de 5ª geração é mais econômico porque a injeção de combustível e feita pelo próprio software, já no kit de 3ª geração depende da experiência do mecânico.

Uma dica: Não instale no seu Etios nenhum kit GNV que não seja de 5ª Geração!

Cometi esse erro, caí no canto de sereia do vendedor e na ânsia de economizar cometi essa desgraça quando converti o Etios, resultado, não aguentei trafegar com veículo por mais de 3 dias, voltei à convertedora e solicitei que o kit de 3ª geração fosse imediatamente substituído pelo de 5ª geração, o que foi prontamente feito com o acréscimo de mais R$ 2.000, o que totalizou R$ 3.750,00, isso em Julho de 2014, a marca do kit GNV de 5ª geração que foi instalado foi da fabricante italiana Zavoli. Substituir o kit de 3ª geração pelo de 5ª foi a melhor escolha que fiz, antes, com o kit de 3ª geração, o Etios mal alcançava 100km/h, e a luz de injeção acendia no painel, depois com a instalação do kit de 5ª geração chego atingir até 160km/h no GNV, é só ter estrada pra isso, como moro no interior fluminense trafegar em rodovias é um hábito diário uma vez que aqui em Tamoios - RJ a rodovia é a nossa principal avenida.

Quanto a mensurar o consumo do GNV:
Com o cilindro de 18mt³ estou percorrendo aproximadamente 300km, o que matematicamente dá uma autonomia de aproximadamente 17 km por mt³, isso porque tenho o pé pesado e sendo a maior parte do meu tráfego em rodovias e vias expressas (BR101, RJ 106, Via Lagos, Linha Vermelha, Dutra, Avenida Brasil) a maior parte do tempo sempre estou em velocidades acimas de 120km/h.

Outra dica importante!
Com a instalação do cilindro de armazenamento do GNV na mala é sempre recomendável instalar molas reforçadas, próprias para aguentar o peso do cilindro, isso garantirá a vida útil dos componentes da suspensão traseira, tive mais sorte por que consegui vender rapidamente as molas originais no OLX por R$ 200,00.

Pra mim tem sido só alegria com R$ 35,00 encho o tanque de GNV e vou à Capital, o mt³ aqui no interior fluminense é por volta de R$ 2,29 e na Capital tem posto vendendo à R$ 1,89 (perto da Rodoviária Novo Rio).

Lembro que é importante manter o tanque de combustível líquido sempre acima de ¼ para não danificar a bomba de combustível.

Onde instalei meu kit GNV?
O kit GNV foi instalado na convertedora Fiel Gás no Centro - Nova Iguaçu - RJ, infelizmente lá eles não têm dinamômetro de rolo para calibração, por isso tiveram que fazer os ajustes finos em trânsito, com o carro na rua, meu Etios foi primeiro a ser convertido lá, não conseguiam operar o software que mapeia a injeção eletrônica, por isso eles tiveram que chamar um técnico (Carlos) da fornecedora de equipamentos GNV a BRC que fica no bairro de Ramos - Capital - RJ, o cara é uma sumidade em GNV e tem mais de 20 anos nesse mercado. Pesquisando bastante descobri a convertedora Italian GAS que fica na Capital fluminense, mais precisamente na  Avenida Brasil, pista sentido Zona Oeste, na altura de Bonsucesso, lá eles têm dinamômetro de rolo que é o dispositivo mais confiável para fazer essa regulagem, só trabalham com o melhor kit GNV que é da marca italiana Landirenzo, com certeza, minha próxima conversão será lá.

Uma das peças que fiz questão de instalarem também foi o variador de avanço.

Para maiores esclarecimentos acerca do GNV sugiro baixar no Google Play o aplicativo SIMULADOR GNV ele faz um comparativo com o combustível líquido e te passa em quanto tempo seu investimento no GNV vai ser pago.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.modinify.fenosa

No estado fluminense a vistoria anual é obrigatória, veículos convertidos para GNV são obrigados a fazerem duas vistorias anuais, a 1ª é a inspeção veicular, numa oficina credenciada pelo INMETRO (hoje por volta de R$ 170,00) e a 2ª vistoria é num dos postos do Detran-RJ (taxas inclusas no IPVA), somente após essas 2 vistorias anuais é que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é emitido. Veículos Zero Km estão isentos da 2ª vistoria (Detran) por 3 anos, contudo, se o veículo Zero Km for convertido para GNV não há isenção da 1ª vistoria (INMETRO), somente no Detran-RJ.

Finalizando informo que é surpreendente, mesmo com um cilindro de GNV de 18mt³ instalado na mala ainda sobra muito espaço! Passados mais de 2 anos nunca precisei fazer nenhum ajuste no Kit de GNV mencionado, faço todas as revisões da Toyota conforme o manual e nunca tive problemas em nenhuma concessionária para ser atendido em garantia.

Para maiores informações técnicas:
http://www.gaspoint.com.br/gnv/kits/kit_zavoli.asp#

Toyota Etios X Sedan 14/14 com kit GNV 5ª Geração da fabricante italiana Zavoli

Pequeno redutor de pressão Zavoli, específico para kit de 5ª geração.

De proporções reduzidas e muito semlhante ao equipamento da BRC, o redutor Zavoli produz excelentes resultados e versatilidade de atuação em todos os veículos. Este tipo de redutor de injeção direta é bem diferente dos convencionais, possuindo dimensões bem reduzidas o que facilita muito a instalação, possui sensor de temperatura integrado e atende toda quase todas as faixas de potências dos veículos do mercado.

Pequeno redutor de pressão Zavoli e abaixo (à direita) Módulo de injeção GNV Zavoli.

Esta central eletrônica é de altíssima performance, utiliza a lógica de controle idêntica aos sistemas de injeção eletrônica de gasolina. Possui processador Motorola idêntico aos módulos de injeção eletrônica de gasolina ou etanol utilizando a arquitetura AID em sua construção de software. Suas estratégias atendem todas as normas mundiais de emissões e permite total configuração dos mapas de ignição e injeção permitindo a menor perda de potência possível com o combustível GNV.

Potência extra:
Uma importante vantagem do Zavoli em relação aos demais equipamentos é o recurso "Fuel Burst", que é conhecido como Aporte de Combustível. É algo parecido com um carro turbo... (a grosso modo). Esta tecnologia possibilita que se determine uma injeção de combustível líquido em um determinado momento onde mais força possa se fazer necessária.
Essa característica coloca o kit Zavoli Alisei definitivamente a frente de qualquer tipo de sistema GNV.

Válvula de abastecimento, infelizmente a convertedora não conseguiu solução para instalação de válvula de abastecimento externa, alegaram que a carroceria próxima ao bocal de abastecimento do combustível líquido é muito espessa.

Cilindro de GNV 18mt³ ou 70 litros, fabricante MAT.
http://www.grupomat.com.br/produtos/gas-natural-veicular/

O cilindro é grande, mas a mala do Etios Sedan é bem maior, olha a distância!

Molas para GNV reforçadas para receberem o peso do cilindro de 18mt³, fabricante Molas Tigre.
http://molastigredobrasil.com.br/riodejaneiro/?product=etios-mtg2121t

IPVA 2016 - No estado fluminense há uma lei que concede desconto de 62,5% (alícota majorada este ano, antes o desconto era de 75%) para veículos convertidos para GNV.  
Anderson Inacio

Membro Ouro
Membro Ouro

Re: GNV no Etios, minha experiência...

Mensagem por Anderson Inacio em Dom 31 Jul 2016, 19:00

Anderson Inacio

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por mirandalopes em Dom 31 Jul 2016, 20:24

A italian gás é top.  Já revertir uma Ecosport lá,  e indiquei vários. Os caras só trabalham com 5 geração e estão fazendo um projeto com  tinta para o etios instalar gnv lá e não perder a garantia. 

Estou com o meu a mês,  e estou pensando seriamente em colocar um gnv lá.
mirandalopes

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagem por Anderson Inacio em Sex 11 Nov 2016, 15:05

Segundo solicitação do colega Moura segue fotos da chave comutadora instalada ao lado do comando dos retrovisores.

Anderson Inacio

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por rodrigoho em Sab 12 Nov 2016, 17:26

Bacana!! Quanto custou todo o projeto?
Pena que nem todos os postos possuem bomba gnv para abastecer.
rodrigoho

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por Anderson Inacio em Dom 13 Nov 2016, 20:25

Olá Rodrigoho, como mencionei retirei o veículo Zero Km e  no mesmo dia levei pra convertedora de GNV, isso foi em agosto de 2014, investi R$ 4.000,00 do kit GNV 5ª Geração com cilindro de 18mt³ e variador de avanço + molas para GNV (desculpe mas não lembro mais quanto paguei) + vistoria no Inmetro R$ 170,00.

Anderson Inacio

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Lucas gulineli rosa em Seg 13 Fev 2017, 12:16

Boa tarde Anderson

Obrigado pelo post, está ótimo..

Eu tenho um Etios e queria botar gas, pra poder rodar no uber...porém o meu carro é Hatch, e vou ficar totalmente sem mala...oq vc me diria?
Lucas gulineli rosa

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por marcosandredaluz em Ter 28 Fev 2017, 08:20

Parabéns pelo post!!
marcosandredaluz

Membro Bronze
Membro Bronze

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: