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Curso dos amortecedores

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Mensagem por aldmorei em Sab 01 Set 2018, 12:24

Dizem que alguns carros mais populares no Brasil, tem a suspensão com o curso dos amortecedores reduzido. Por isso eles explicam que é normal passar com uma velocidade mais alta sobre um obstáculo, como quebra molas, e o Etios, na descida do obstaculo, dá aquela pancadona. Também ouvi em alguns lugares da internet que os amortecedores do Etios estariam com reduzida durabilidade - em alguns casos os amortecedores foram trocados com 30K ou menos e o problema foi resolvido. No meu caso - Etios Cross 2015 com 40K - estou sentindo esse sintoma de pancada na suspensão. Na minha analise de leigo em mecânica, penso que o comportamento do carro indica aquele sintoma de amortecedor envelhecido, mesmo que precocemente.  Desde a revisão de 30K que reclamei que a suspensão estava muito sensivel, principalmente em pisos irregulares.  A Toyota marcou uma data e fizeram uma revisão de avaliação geral, inclusive com teste de cada amortecedor. Então trocaram uma bucha, coxim ou sei la o quê. Melhorou a pancadinha que estava dando. Mas, continua duro demais em pisos irregulares. Então fiz um  teste diferente, que gostaria que vocês também fizessem prá comprovar minha teoria. Comprei um pote de Silicone em gel, desses de dar brilho nos plasticos e talvez em outros itens do painel ou coisa assim. Retirei a tampa de cima do painel, as telinhas dos twitters em cada canto da parte superior do painel e levantei todos os outros encaixas plasticos no ponto que imagino ser de contato do encaixe dos plasticos. Passei esse gel em todos os lugares possiveis. Durante uns quatro dias depois disso as pancadas ficaram mais suaves e a suspensão parece mais macia. No mesmo obstaculo - aqueles retangulos que fazem um escandalo quando a gente passa em velocidade, e o impacto, o barulho seco da pancada melhoraram bastante. Acho que que se, ao invés do gel, alguem usar uma graxa mais espessa, como graxa de silicone, esse efeito vai durar mais. Finalmente minha teoria: o painel com muito plastico encaixado raspando os contatos uns nos outros, com o tempo, as intemperies - meu etios fica no sol o dia todo - esses barulhos da suspensão vão sendo amplificados, então esse tratamento acaba sendo uma solução pelas consequências e não pela causa. Se quiserem testar e postar aqui... quem sabe?
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Mensagem por Luiz Fernando em Sab 01 Set 2018, 14:15

Olha, nunca soube que amortecedores dos Etios duraram menos que 40, 50, 60 ou até 70 km, talvez sejam alguns casos isolados ou até de uso bem severo.
Agora, queria entender o que uma lubrificação nas partes plásticas do painel, melhore a suspensão !!! Talvez o que você tenha encontrado, seja uma melhora nos ruídos dos plásticos, mas não uma melhora no conforto da suspensão.
É isso ??
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Mensagem por rodrigoho em Sab 01 Set 2018, 18:05

Sim Luiz, o meu amortecedor dianteiro direito foi trocado com 20 mil km pela garantia e o esquerdo foi trocado com 50 mil km pelo mesmo problema: Folga!!
E o pior que ando muito pouco, uso o carro só em ruas e estradas pavimentadas, e ando devagar nessas ruas irregulares da cidade, pois dentro da cidade não tem como correr, e como o carro é meu, consequentemente não levo ao extremo.

Agora eu também não entendi esse negócio de lubrificação nessas partes plasticas do painel tenham ligação com suspensão...
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Mensagem por Luiz Fernando em Dom 02 Set 2018, 15:27

Bom, tudo bem, mas são raros ou únicos esses casos. Talvez você não tenha dado sorte com o amortecedor.
O fato é que não é comum isso acontecer na linha Etios.
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Mensagem por ric+20 em Ter 04 Set 2018, 01:32

Talvez essa reportagem já postada em outro tópico ajude: (seção “Autodefesa” revista Quatro Rodas Setembro de 2018)Curso dos amortecedores 4a73d210
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Mensagem por rodrigoho em Ter 04 Set 2018, 07:28

Ou seja, a Toyota não está nem aí com tantas reclamações, segundo o ultimo paragrafo do texto.
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Mensagem por Lucas Bellon em Ter 04 Set 2018, 17:18

Boa tarde a todos.

Tenho um Etios 2014, peguei com 40k e agora está com 50k, fiz revisão semana passada e pedi que verificassem os amortecedores, pois estavam batendo seco demais. Foi verificado que os dois dianteiros estão estourados, e agora preciso trocar, mas não sei qual colocar. Tenho visto aqui no fórum a galera falando sobre COFAP, NAKATA E MONROE, alguém sabe dizer qual o melhor em conforto e durabilidade?

E mesmo que eu não saiba como o antigo dono usou até os 40k, ainda é estranho ter que trocar com 50k apenas, meus pais tinham um Corolla 2010 com 95k e nunca foi trocado amortecedor.
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Mensagem por Adelino Mazuti em Ter 04 Set 2018, 18:02

@Lucas há um tópico que um membro teve seus amortecedores condenados com 39mil km  - http://etiosclube.com.br/t4021-amortecedor-original-durando-39k?highlight=Qual+melhor+marca+de+amortecedor

Dê uma lida lá, acho que as considerações estão ótimas.

Quanto a marca, se realmente for trocar, qlqr uma dessas que vc citou é de ótima procedência e eles garantem o mesmo tanto de km de vida util se não me engano, então vá no que seu $$$ pode pagar.
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Mensagem por sbagatini em Seg 24 Set 2018, 16:26

Meu Etios Sedan 2014 sempre deu batida seca na saída de quebra molas. Resposta das concessionárias Savarauto Porto Alegre e CarHouse Porto Alegre: Característica do veículo.
Também percebi perda de eficiência e meu carro está com 60K.
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Mensagem por rodrigoho em Seg 24 Set 2018, 17:29

Cheguei numa conclusão que os amortecedores projetados para o Etios são para durar pouco. 
Meu amortecedor dianteiro direito foi trocado na garantia aos 30 mil km
Meu amortecedor dianteiro esquerdo foi trocado na garantia aos 50 mil km
Meu amortecedor dianteiro direito está apresentando barulho e folga, mas a concessionaria não aprovou a troca, diz que foi mal uso. Estou com 52 mil km e os 2 amortecedores ja foram trocados, isso porque eu só ando em ruas pavimentadas.
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Mensagem por kervinson em Seg 24 Set 2018, 18:04

Comprei o meu sedan 2014 a um ano e meio mais ou menos com 54000 km, não sei dizer se ja haviam trocado algum amortecedor, mas hoje o carro esta com 114000 km e os 4 ainda estão perfeitos.
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Mensagem por Ronaldo Camargo em Qua 26 Set 2018, 13:32

Meu sedam 2014 troquei os 4 agora com 67.000 km, isso porque numa viagem bati num buraco e estourei os 2 pneus do lado direito e os 2 amortecedor, dianteiro e traseiro do mesmo lado.
Comprei os 4 no mercado livre com kit completo 920,00 tudo em 12x sem juros e frete grátis,  da Monroe, o mesmo da concessionaria, gostei.
Os originais era da Monroe a óleo tinham garantia de 2 anos ou 50 mil km
Esses novos são da Monroe a gás, garantia de 3 anos ou 60 mil km.
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Mensagem por Adelino Mazuti em Qua 26 Set 2018, 13:45

Ronaldo Camargo vc sentiu mais diferença no conforto e percebeu algum ruido na suspensão depois de trocar pelos novos?
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Mensagem por Ronaldo Camargo em Qua 26 Set 2018, 13:54

Adelino o amortecedor a gás é menos confortável que o a óleo, pouca diferença, mas é mais tem mais durabilidade, sobre ruídos não percebi nada, melhorou as batidas secas, tok, tok, pois estavam estourados e a bengala torta, com folga.
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Mensagem por Adelino Mazuti em Qua 26 Set 2018, 14:00

Show Ronaldo, obrigado
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Mensagem por Jackson Ulisses em Qui 03 Jan 2019, 19:43

Lucas Bellon, procure na sua cidade pela marca de amortecedores Kyaba (Japoneses). Excelente qualidade, podendo ser superiores aos Monroe, Cofap e Nakata.
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Mensagem por Diogo em Sex 04 Jan 2019, 09:45

Ronaldo Camargo, os amortecedores originais do Etios são pressurizados a gás sim, não existe amortecedor para o Etios que não seja pressurizado a gás, todos os carros modernos são assim.

Os amortecedores a óleo são mais macios e em geral duram mais, os pressurizados a gás são mais firmes, dando mais estabilidade pro carro, em geral, carros projetados para utilizar amortecedores pressurizado não podem receber um amortecedor convencional.

Os amortecedores convencionais eram em parte os responsáveis pela "macies" dos carros mais antigos, absorvem muito bem qualquer imperfeição do solo, a diferença é muito grande, mas cobram o preço na estabilidade.
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Mensagem por kervinson em Sex 04 Jan 2019, 22:56

Troquei os diantiro a pouco tempo pq acertei um buraco desgraçado que travou o amortecedor, carro tava com 124 mil km e os amortecedores originais Shocked, coloquei Monroe e acabou com aquela batida seca do fim de curso.
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