Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

+4
JoTanaka
Otavio Guerra
Rodrigo
EduardoPoa
8 participantes

Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por VPL Qui 16 Jan 2020, 15:23

Olá Pessoal;
Meu Etios:
16/17
1.5 manual 90k

Ao dar partida pela manhã (ou após longos períodos com o carro desligado), ouço um barulho de clec , clec clec por alguns segundos. Depois para. 
Parece aquele barulho característico do motor a diesel.
Eventualmente o barulho continua por até alguns minutos, depois desaparece.
O vídeo abaixo é de um corolla mas ilustra exatamente como é o barulho.

https://www.youtube.com/watch?v=dLgh6L9KIvI&t=13s

Estou usando 5W30 sintético com militec.
Apareceu há um mês mais ou menos e vem aumentando aos poucos.
Li num tópico aqui no fórum, sobre batida de tucho, mas pelo que entendi, não procede pois o etios não possui tucho. 
O colega Adelino passou aparentemente por isso e resolveu trocando o óleo para o 10w40.
Pelo que entendi, a causa provável é o tensionador da corrente de comando.

Alguém, já passou por essa situação ? Como resolveu?
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por EduardoPoa Sex 17 Jan 2020, 14:36

Não se regula válvulas no Etios?
EduardoPoa
EduardoPoa

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 119
Data de inscrição : 03/10/2019
Idade : 42
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por Rodrigo Ter 28 Jan 2020, 00:08

No Etios não se regula valvula, somente nas linhas Honda. Por isso o custo de manutenção de Honda é muito caro.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por Otavio Guerra Sex 31 Jan 2020, 11:59

Bom dia, esse sintoma é de tucho descarregado, o etios tem sim (existem tucho mecanico e o hidraulico), acredito que nos etios mais novos seja tucho hidraulico, que nao tem regulagem. as vezes é o caso de trocar os tuchos. Tensionador da corrente tambem da um sintoma similar, mas o barulho é um pouco diferente. trocar o oleo pode causar alguma mudança, mas é um paliativo, se eesta usando o 5w30 sintetico e trocando no prazo não é pra fazer esse barulho
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por VPL Seg 03 Fev 2020, 09:24

Olá Otávio e a todos;
Essa questão dos tuchos (se tem ou não), me baseei nas respostas de outros colegas em outro tópico "barulho de tucho na partida".
Percebi que são colegas com grande experiência e por este motivo é que afirmei no primeiro post que o Etios não possui Tuchos etc... mas, enfim...

Troquei o óleo do carro semana passada. Passei do 5W30 (sintético e com aditivo militec) para o 10W40 (semi sintético e sem aditivo militec). 
Não encontrei o 10W40 sintético!
O barulho realmente desapareceu. 
Concordo quando diz que a troca do óleo pode ser paliativa...
abraço!
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por VPL Ter 03 Mar 2020, 12:22

Olá pessoal. 
Sobre o problema relatado:
O barulho retornou após 2.000 quilômetros... Sei lá...
Alguém tem algum palpite?
abc
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por VPL Sex 17 Jul 2020, 10:25

Olá pessoal. Voltei a este tópico.
Só pra relembrar:
Meu Etios:
16/17
1.5 manual 90k

Ao dar partida pela manhã (ou após longos períodos com o carro desligado), ouço um barulho de clec , clec clec por alguns segundos. Depois para. 
Óleo utilizado: 5W30 com militec.
Troquei o óleo para 10W40 (sem militec aos 90k) e o barulho desapareceu.
Após 2.000Km (92k) o barulho retornou.


Agora voltei: 
Tornei a trocar o óleo com 95k. Retornei para o óleo 5W30 (sem militec). O barulho desapareceu novamente. Hoje o carro está com 103k. Faz 8k que não há mais barulho.

Bem, lendo o rótulo do militec, a recomendação é de que se use o aditivo a cada 20k, ou seja (para quem troca o óleo a cada 10k) deve-se alternar o uso do militec: uma troca sim outra não. 
Porém eu não fiz isso: a toda troca (10k) eu colocava um frasco de militec. 

A que conclusão cheguei? Na verdade é apenas conjectura, suposição... Eu relacionei o barulho ao uso do militec, porém usando ele de maneira incorreta...
Eu acho que pode ser. Ele adere as peças metálicas e cria uma espécie de um filme protetor. Porém, o uso incorreto do produto, pode ter levado a saturação do mesmo ... Com o tempo, utilizando apenas o óleo (sem militec), o filme protetor foi se desfazendo, e o barulho desapareceu.
Poderia ser uma camada mais espessa do produto que fazia o motor funcionar de maneira incorreta? Uma camada mais espessa que criava um mau funcionamento entre as partes móveis do motor?
Eu acho que sim! Porém é apenas suposição. Eu consegui relacionar o uso incorreto de militec com barulho. Foi a única resposta que encontrei.
Espero ter ajudado.
Abç!
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por JoTanaka Qua 19 Ago 2020, 22:00

Dúvida que não quer calar.. Militec é compatível para misturar com óleo mineral ou sintético ? Eu não recomendo uso. Pra quê prologar a vida do motor, se geralmente vc troca de veículo em um ano ou mais ?
O clec-clec pode ser demora em desacoplar a engrenagem do motor de arranque, porém o motor pega e o barulho vai diminuindo se entendi bem, então nesse caso, é recomendável abrir a tampa do comando e olhar o cjto dos cames, corrente do comando, etc... pode ser que tenha algum came sem lubrificação (entupimento). É só ver se tem algum came riscado. O motor do Corolla tem um tensionador de corrente do comando, no Etios deve ser o mesmo princípio é bom checar o estado do mesmo. Corrente do comando também se troca, porém só em caso extremo de dano/desgaste. Se o ruído só aparece com motor frio, pode ser falha de lubrificação. Para eliminar barulho da embreagem, ligue motor frio com embreagem pressionada até o fim.

Sobre ter tucho hidraúlico ou não : Meu Etios é 2014 e possui regulagem. 

Segue post do ksio89 :
Re: Regulagem de válvulas.
Mensagem por ksio89 em Qua 29 Nov 2017, 19:38

Os modelos até o 2016, por usarem motores com tuchos mecânicos, precisam sim de regulagem de válvulas. Quem não precisam são os Etios do modelo 2017 em diante, pois empregam tuchos hidráulicos, que ajustam a folga das válvulas automaticamente. Agora o que ninguém sabe, pois a Toyota não informa no manual, é a frequência em que deve se realizar a regulagem de válvulas dos Etios antigos. A Honda informa que em seus veículos esse serviço deve ser feito a cada 40.000 km, me pergunto se nos Etios seja a mesma quilometragem. No manual só informa o valor das folgas em milímetros, mas não a frequência. Bola fora da Toyota na minha opinião.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por ric+20 Qui 20 Ago 2020, 08:46

Leram sobre isso?


https://www.google.com.br/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/noticias/militec-1-pode-ser-corrosivo-para-o-motor-e-nao-tinha-registro-aponta-anp/amp/
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por JoTanaka Qui 20 Ago 2020, 09:25

Matéria bem interessante. Já pagamos caro pelas trocas de óleo, não há necessidade de aditivos adicionais. As montadoras não recomendam. Olhe o caso do Irv Gordon , dono do Volvo P1800 que rodou 5 milhões de km. Ele morreu aos 77 anos e o carro ficou.. Ele só fazia manutenção de rotina e usava óleo recomendado no manual. Fez motor só uma vez aos 1 milhão de km e foi por vontade própria. Nunca usou aditivo no motor.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por VPL Qui 20 Ago 2020, 10:39

Jo Tanaka;
O Barulho simplesmente sumiu. Parei de usar o militec. 
está um reloginho... acabou o clec clec... Motor limpo, macio...
Matéria interessante!
Eu tomei a resolução de não usar mais militec... 
Só 5W30 sintético. Mais nada!
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Meu Etios 1.5 sedan 2016 tem o mesmo barulho.

Mensagem por Shinobi Seg 31 Ago 2020, 10:59

O meu Etios 1.5 sedan 2016 tem o mesmo sintoma, o barulho continua em baixa velocidade, porém é intermitente, vai e vem. Percebo que quanto mais quente o motor, mais vezes acontece. Quando está em alta velocidade ou acelerar bem o carro parado, o barulho some.
Uso oleo 5w30, moro em Piracicaba, interior de SP, aqui é muito quente.
Vou trocar para o 10w40 pra ver se resolve.
Obs: Nunca usei militec ou qualquer outro aditivo no motor.
O amigo que iniciou o tópico resolveu o problema efetivamente?
Shinobi
Shinobi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/08/2020
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por VPL Seg 31 Ago 2020, 11:54

Olá Shinobi
Sim. Considero resolvido.
Uma pergunta: Você está abastecendo com qual combustível?
(Digo pois, pela descrição do barulho, pode ser que o motor esteja "grilando" (ou pré detonação)).
Abç
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por Shinobi Seg 31 Ago 2020, 19:58

Oi, boa noite, obrigado pelo retorno.
Eu uso sempre Etanol em um único posto, que é o melhor da cidade. A cada 10 mil km eu coloco um tanque de gasolina, como manda no manual.
Nunca aconteceu isso, vem acontecendo faz uma semana.
Ontem rodei 200km em pista a 120 km por hora e hj não fez o barulho, somente na partida e rapidamente para.
Desculpe minha ignorância, sou bem leigo, o que seria Grilando e pré detonação? Não entendi.
Shinobi
Shinobi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/08/2020
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por VPL Ter 01 Set 2020, 10:49

Olá Shinobi.

Segue abaixo vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=LmNW1HOp0go
VPL
VPL

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 22/08/2017
Localização : SP

Shinobi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por Shinobi Qua 02 Set 2020, 16:39

Vídeo show, muito obrigado.
Não sei dizer se pode ser esse o problema, mas o barulho parou depois que peguei 200km de pista com ar condicionado ligado.
Às vezes faz o barulho na partida, mas é 1 segundo e já pára.
Valeu pelas dicas e explicações, qualquer novidade posto aqui.
Boa semana a todos!
Shinobi
Shinobi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/08/2020
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por kervinson Sex 04 Set 2020, 00:42

Mais de 100 mil km usando e tudo perfeito.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por Shinobi Sex 04 Set 2020, 12:56

Voltou a fazer o barulho, liguei na concessionária pra fazer diagnóstico e cobram 150 reais por hora, pra achar o defeito.
Pode ser uma hora, podem ser 5 horas, absurdo.
Liguei o ar condicionado, não sei se foi coincidência, parou o barulho novamente.
Shinobi
Shinobi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/08/2020
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por Shinobi Seg 12 Abr 2021, 19:45

E o barulho parou pra sempre mesmo? O meu ainda continua.
Shinobi
Shinobi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/08/2020
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel) Empty Re: Barulho ao dar partida pela manhã (parece motor a diesel)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos