Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por vilmar Ontem à(s) 22:07

» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Ontem à(s) 15:18

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Etios Sedan x Honda City

5 participantes

Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Audio Maniac Dom 19 Jul 2020, 22:47

Eu tive um Etios Sedan XLS 2015 e só guardo boas lembranças do carro. Econômico, anda bem em baixa rotação, tinha ótima arrancada e o motor era muito elástico.

Vendi meu carro com 40.000km e, por questões estéticas, resolvi partir para um sedan de categoria acima. Comprei um Corolla GLi, com o qual fui muito feliz. Infelizmente o carro não cabe mais no meu orçamento e fui obrigado a descer de padrão. Após eliminar as tranqueiras, fiquei em dúvida entre Yaris e Honda City. Após quebrar a cabeça pesando os pós e os contras, acabei optando pelo último. Descartei o primeiro por ser apertado demais atrás e também por causa do teto baixo. 

Confesso que, se pudesse voltar no tempo, não teria saído da Toyota e compraria um Etios ou um Yaris. Além de ter passado raiva com a concessionária Daitan, o City não me agradou. O câmbio automático anestesia demais o City e o carro é bobo nas saídas. Você tenta arrancar e ele não vai. Incomoda bastante também a falta de força em baixa rotação. Ele só desenvolve acima de 2500 rpms. Outro detalhe bizarro é que o carro desce para trás em rampas nas saídas. Com o Corolla (CVT) nunca aconteceu isso. E toda vez que preciso comprar algo na Honda, eu me espanto. Um instalador riscou um acabamento do painel ao instalar o som e resolvi comprar outro. Uma simples moldura de plástico fosco vendido a 1.100 reais. Eu NUNCA mais compro Honda zero.

Se vocês gostam do Etios, pensem bem antes de migrarem para a Honda. Os carros da Toyota são superiores em dirigibilidade, tem manutenção mais barata e são muito mais honestos em se tratando de pós-venda e venda de sobressalentes.
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por ric+20 Seg 20 Jul 2020, 01:13

Amigo, faço das suas palavras as minhas...troca de embreagem do meu fit 1.5 EX foi quase 4000 reais...as peças da Honda eram muito caras...depois que recebi outro orçamento se 4000 reais para reparar o ar condicionado...fui na Toyota e comprei um Etios sedan XLS 2016...meu fit era 2006 e estava com 140.000 km rodados. Com 28000 km troquei esse Etios por um sedan XLS 2018 automático. Não gosto do Yaris por ter o teto mais baixo, menos volume de porta malas e menos altura do solo. Meu pai tem um Yaris e vejo que o carro tem o acabamento mais refinado. Mas não preciso disso. Preciso mesmo é de um Etios sedan XLS 2021, de preferência com câmera de ré e sensor de estacionamento de série. Acho que não tenho coragem de trocar por um Etios X-Plus. Não tem coisas que gosto muito no meu XLS atual. Se precisar trocar de carro de novo...eu pensaria m um Etios 2019 pouco rodado pq ainda tinha as opções do XLS e Platinum.
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por kervinson Seg 20 Jul 2020, 12:55

Concordo que o cvt da toyota é melhor que da honda, no entanto se você tiver uma manha boa ele tbm é muito bom, meu pai teve um city 2017 e eu gostei muito dele, o defeito do cvt da honda é que se vc empurra o pé e segura ele parece que entende que o carro ta atolado, vc tem que "passar a marcha" no pé, eu aprendi essa manha e garanto que o bicho anda, porem o Yares que é o atual carro do meu pai anda melhor do que o city andava. Meu pai só trocou de carro pq se apaixonou a primeira vista pelo yares, ele foi me levar na concessionaria para buscar o meu etios na revisão e quando viu o yares de perto quis trocar na hora, nem fez teste drive nem nada, enquanto eu esperava o pessoal trazer meu carro ele ja fechou negocio no yares, fiquei até espantado pq ele não é disso.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Audio Maniac Ter 21 Jul 2020, 12:31

Uma coisa que acho muito estranho foi a arrancada. Nas saídas, quando tento arrancar bruscamente, passasse-se a impressão de que o "carro patina" sutilmente. É um efeito semelhante ao de uma embreagem em fim de carreira. Sabe quando o platô e o disco de embreagem dão aquela patinada? Pois é, quando tento arrancar com o City nos semáforos acontece isso. Eu não gostei do City!

Ele é muito mais bonito que o Yaris e o Etios, tem acabamento melhor, com mais tecido, diminuindo a impressão de pobreza, tem bancos mais anatômicos, mas na parte mecânica deixa a desejar. 

Sobre os bancos, é interessante que em viagens longes, os bancos do Etios passam a impressão de cansar menos. Eu fiz uma viagem longa com o City e fiquei com as costas doendo, mesmo apesar dele encaixar melhor nas costas.
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Audio Maniac Ter 21 Jul 2020, 12:32

Enfim, não é a toa que Toyota é a marca número um do mundo. 
Que estas mensagens ajudem quem está em dúvida entre Honda e Toyota.
Não que a Honda seja ruim, mas a Toyota é superior.
Quanto às outras, não merecem nem comentários. Talvez compraria um Nissan, mas a quantidade de queixas de problemas com suspensão e barulhos de conhecidos que compraram Kicks, desmotivam a compra bastante.
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Audio Maniac Ter 21 Jul 2020, 12:34

GM e VW com esses novos motores turbo, nem pensar!
Conversem com mecânicos que 99% deles jogarão pedras.
Fiat Chronos talvez eu compraria o modelo com motor e-Torq, mas o 1.3 é bomba!
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Audio Maniac Ter 03 maio 2022, 12:13

Já estou há mais de 2 anos com o meu Honda City 2020. Vamos lá atualizar o comparativo:

O City é um carro decente e tem seus atrativos. Abaixo seguem minhas impressões sobre o carro e logo após o comparativo direito com o Etios.

Consumo: Dependendo do modo como se dirige, ele pode ser mais econômico que o Etios. Mas tem que dirigir de uma forma muito conservadora, usando o econômetro. Já cheguei a fazer 19,5 km/l entre São José dos Campos e Ribeirão Preto. Por outro lado, se pisar e dirigir de uma forma mais esportiva, o consumo vai lá em cima. O Etios é um pouco menos imune à forma da condução quanto ao gasto de combustível.

Desempenho: O Etios de fato anda melhor em baixa rotação. Na cidade ele é mais esperto e tanto na cidade quanto na estrada é mais fácil de ultrapassar, pois o motor enche mais rápido. O motor do City usa comando de válvulas simples, enquanto o do Etios é duplo. O City só acorda após 4000 giros, enquanto com o Etios a 2000 rpm já se sente a força do motor.

Conforto: Eu acostumei com os bancos do City. Eles envolvem as costas melhor. Tem quem goste, mas outros vão preferir bancos mais lisos como do Etios. No começo achei os bancos do City duros, mas agora estão amaciados e mais agradáveis. Eu gosto dos 2 bancos e em viagens longas ambos modelos são agradáveis.

Espaço traseiro: Atrás o City tem espaços maiores para as pernas e isso pode ser um plus para quem tem filhos altos. Porém, o Etios é mais largo. A minha impressão é de que o passageiro do meio do banco traseiro do Etios vai com mais conforto pelo fato do banco ser liso. No City há aquele sobressalto que é incômodo. Nesse quesito, eu dou empate.

Revisões: As revisões do Etios e do Yaris são mais baratas. A partir dos 40.000 km fica inviável fazer revisão na concessionária por causa do valor proibitivo (2500 reais).

Pneus e freios: Quando vendi meus Etios Sedan XLS aos 40.000 km, os pneus estavam novos (o atual dono usou até os 70.000 km), enquanto aos 38.000 km o meu atual City está com pneus acima de meia vida. Eu estimo que não deve passar dos 50.000 km. Ou seja, os pneus no Etios duram 50% mais. As pastilhas de freio estavam com somente 1mm de desgaste, enquanto o City com o mesmo KM já está na metada da vida útil. Isto mostra que o Etios é melhor acertado quanto ao centro de gravidade e os freios são melhores dimensionados.

Suspensão: Ouvi gente se queixando da suspensão do City ser dura. Mas nesse ponto eu discordo. O modelo fabricado entre 2015 e 2021 é tão confortável quanto o Etios. Nesse ponto, é empate.

Manutenção obrigatória: O Etios dá menos manutenção. Só troca de fluídos de motor e filtros. O City é cheio de frescura. Tem que fazer a regulagem da abertura válvulas pelo fato dos tuchos serem mecânicos. O manual recomenda fazer aos 40.000 km, mas eu me recuso a pagar 2.500 reais para fazer essa revisão. Em oficinas particulares, gasta-se cerca de 800 reais para fazer essa revisão. Outra frescura é a troca de 50% do fluido de transmissão, o que custa cerca de 900 para ser feito na concessionária. Para não perder a garantia do câmbio, pelo menos essa manutenção será feita na rede autorizada Honda. O Etios não tem essas frescuras. Diz o manual que não há necessidade de substituição do fluído de transmissão, apesar que muitos mecânicos recomendam a troca aos 100.000 km. O motor da Toyota usa tuchos hidráulicos e portanto não há necessidade de regulagem das válvulas. Nesse quesito, a Toyota dá de 10x0. Muito menos frescura e menos despesa com manutenção. Até os 100.000 km, se eu seguisse o manual da Honda, gastaria pelo menos 3400 reais  a mais (800 x 2 da regulagem das válvulas + 900 x 2 da substituição parcial do fluído de câmbio) somente com a manutenção do motor e do câmbio. Há ainda as velas que a Honda recomenda a troca aos 60.000 km, enquanto nos Toyotas a troca costuma ser feita após os 80.000 km. 

Pós-venda e peças: Outro detalhe que me incomodou em relação à Honda é o preço e o empurra-empurra de serviços. Na Toyota lavagem é cortesia e perguntam antes se desejamos serviços adicionais, além da revisão obrigatória. Na concessionária Honda da minha cidade, toda vez inserem serviços não solicitados, como alinhamento e lavagem (cobrada). Eu acho isso desonesto, pois uma pessoa desavisada pode pagar por serviços não solicitados. Ponto para a rede Toyota que é muito mais honesta. Também assusta o valor cobrado por peças originais. Praticamente é inviável a compra de peças na rede autorizada Honda. Eu pedi uma moldura do kit multimídia para substituir a minha, que foi arranhada pelo instalador de som, e me cotaram em absurdos 1100 reais (fosco). Por outro lado, toda vez que precisei de peças na Toyota, nunca tive surpresas desagradáveis. Peças de acabamento a valores honestos e peças sobressalentes quase ao valor de mercado. Toyota de 100x0 nesse quesito!

Resumindo, O City é ótimo e é mais imponente e agradável aos olhos, mas em termos técnicos o Etios é superior. Os 2 carros são bons, mas os carros da Toyota dão MUITO menos despesa e o pós-venda da rede são mais honestas.
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Audio Maniac Ter 03 maio 2022, 12:17

Seguro - não há diferença considerável entre os 2, mas o seguro dos Etios é cerca de 10 a 20% mais barato para o meu perfil. Acredito que isto não seja um fator determinante, pois para o meu perfil optando pelo City, eu teria entre 100 e 200 reais a mais de despesa anualmente. Empate!


Última edição por Audio Maniac em Ter 03 maio 2022, 12:35, editado 1 vez(es)
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Audio Maniac Ter 03 maio 2022, 12:33

Outro detalhe que me lembrei. Um dos principais motivos para não ter comprado o Etios em 2020 é por causa da sua grande desvalorização nos 2 primeiros anos. A partir do terceiro a taxa de desvalorização é semelhante. Ou seja, é um ótimo negócio em se tratando de usados.
Audio Maniac
Audio Maniac

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 210
Data de inscrição : 11/09/2014
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por JoTanaka Sex 15 Jul 2022, 14:20

Eu prefiro o Honda City, não importando se é manual ou automático. Tenho um Honda Fit EX AT que na verdade é o chassi base do Honda City, são muito parecidos mecanicamente. O Honda City deve ter a mesma suspensão dura do Fit, porém é muito resistente, dificil estragar algo além dos amortecedores. Desanimei com a suspensão do Etios e a embreagem, são muito fracas, sem durabilidade. Etios Sedan Automático é um ótimo carro, mas prefiro o Honda City.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por JoTanaka Dom 17 Jul 2022, 22:35

Ambos muito parecidos. Versa melhor pra dirigir e custo de manutençao mais baixo até os 50.000km. Yaris tem melhor preço e 5 anos de garantia contra 3 anos do Versa.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por robertocsb Sex 05 Ago 2022, 07:08

Compraria o Yaris sedan hoje. E se fosse o mesmo ano do Etios sedan e do Honda City compraria o Etios concerteza.
Eu acho a suspensão e o consumo do Etios muito bons.
robertocsb
robertocsb

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 98
Data de inscrição : 08/11/2019
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan x Honda City Empty Re: Etios Sedan x Honda City

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos