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Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
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Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
será que não é regulagem do cabo de embreagem?
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
...então, tem que levar na CSS e pegar firme com a assistencia tecnica.
LuizFernando
Membro Prata- Mensagens : 77
Data de inscrição : 13/08/2015
Localização : Campinas - SP
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Meu carro trepida um pouco nas saídas mas, como o pessoal falou, se eu acelerar um pouco mais ele responde normalmente (16 V é assim mesmo).
Quanto o carro arranhar ao engatar a primeira com o carro em movimento fique esperto se ele entrar sem reclamar pois não é normal. A princípio a primeira marcha só deve ser engatada com veículo parado.
Outra coisa que percebi recentemente e, PELAMORDEDEUS, não façam isso em casa, é que estando na quinta inventei de tentar passar a sexta (doideira da minha cabeça).... e não é que o câmbio aceitou mesmo estando a 80 km/h. Quando percebi desfiz a besteira rapidinho. Cuidado pois essa possibilidade pode detonar o motor de vocês.
Agora, o que me incomoda muito no Etios é o fato de eu estar a 80 km/h e, às vezes, estar ainda na terceira marcha ou até a 120 km/h e estar na quarta marcha, isso devido ao assombroso silêncio proporcionado pelo motor e a baixa rotação do mesmo, que ajudam a agravar esse "problema".
Quanto o carro arranhar ao engatar a primeira com o carro em movimento fique esperto se ele entrar sem reclamar pois não é normal. A princípio a primeira marcha só deve ser engatada com veículo parado.
Outra coisa que percebi recentemente e, PELAMORDEDEUS, não façam isso em casa, é que estando na quinta inventei de tentar passar a sexta (doideira da minha cabeça).... e não é que o câmbio aceitou mesmo estando a 80 km/h. Quando percebi desfiz a besteira rapidinho. Cuidado pois essa possibilidade pode detonar o motor de vocês.
Agora, o que me incomoda muito no Etios é o fato de eu estar a 80 km/h e, às vezes, estar ainda na terceira marcha ou até a 120 km/h e estar na quarta marcha, isso devido ao assombroso silêncio proporcionado pelo motor e a baixa rotação do mesmo, que ajudam a agravar esse "problema".
Convidado- Convidado
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Boa noite! Estive lendo as mensagens desse tópico e me ajudaram bastante. Mas gostaria de saber: Vocês conseguem arrancar o carro em uma subida, depois de estarem parados, com o pé no freio, em um semáforo por 20 segundos ou menos, quando a rotação já caiu pra 900 rpm, sem puxar o freio de mão? Se eu faço isso o motor apaga. Não tenho confiança nenhuma de arrancar o carro sem puxar o freio de mão...o meu é 1.5 com 10.000 km
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Ric, eu até consigo, mas não é fácil mesmo, o motor do Etios tem pouca força quando está em marcha lenta e por isso apaga com facilidade.
Para arrancar em morros eu solto a embreagem até o motor tremer bastante, aí da tempo de tirar o pé do freio e acelerar sem correr pra trás, mas logo que comprei o Etios eu passei trabalho até acostumar.
Para arrancar em morros eu solto a embreagem até o motor tremer bastante, aí da tempo de tirar o pé do freio e acelerar sem correr pra trás, mas logo que comprei o Etios eu passei trabalho até acostumar.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
A maioria de nós veio de carros 8 válvulas, o etios sendo 16, necessita de giro pra conseguir potência, quando pisamos e o motor "urra" muito achamos estranho e temos a sensação de que estamos fazendo algo errado, depois que percebi isso não tive mais problemas em arrancar, dou uma pisada forte no acelerador depois volto ao normal, com o tempo se aprende a dosar, aí já era, ninguém segura, sobe até parede e sem freio de mão. Quando peguei o carro deixava morrer até no plano.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Darci, boa noite
Vi seu belíssimo tutorial para lubrificação do garfo da embreagem, e notei a facilidade que parece ser em regular a altura do pedal de embreagem pela porca. Você sabe me dizer se necessita de uma pessoa para apertar o pedal para que a porca deslize facilmente com a mão, ou sozinho mesmo, uma pessoa consegue trazer o pedal mais pra baixo ???
Vi seu belíssimo tutorial para lubrificação do garfo da embreagem, e notei a facilidade que parece ser em regular a altura do pedal de embreagem pela porca. Você sabe me dizer se necessita de uma pessoa para apertar o pedal para que a porca deslize facilmente com a mão, ou sozinho mesmo, uma pessoa consegue trazer o pedal mais pra baixo ???
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Luiz, se vai fazer a regulagem começa com meia volta e testa, pois no meu carro se der uma volta inteira a diferença no modo de dirigir é grande...Tipo assim, se tirar uma volta, a embreagem fica muito baixa, se colocar uma volta ela fica muito alta e até difícil de entrar macha... Isso acontece no meu modelo 13/14...Não sei nos outros.
Abs
Abs
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Emerson, você diz, meia volta na porca, só isso mesmo já dá diferença ??
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Isso mesmo Luiz, no meu modelo acontece isso, talvez por isso que mudaram a embreagem para hidráulica.
Diferente dos outros carros que já tive, que damos duas ou três voltas para regular o do meu etios com meia volta já altera completamente a troca de macha. Tive que mandar regular na css na primeira vez que eu mexi...risos. Ele tem a medida de fabrica lá.
Na verdade vc vai perceber que existe uma cruzeta, que dá para regular 1/4 de volta, vc pode marcar com esmalte o ponto onde está e depois pode mexer 1/4 ou meia volta se precisar.
Testa ai para vc ver, é bem simples de regular, basta tirar a trava, depois tira a guarnição de borracha e a "cruzeta" fica quase livre para girar, só uma força no braço já consegue girar a porca (cruzeta).
Abs
Emerson
Diferente dos outros carros que já tive, que damos duas ou três voltas para regular o do meu etios com meia volta já altera completamente a troca de macha. Tive que mandar regular na css na primeira vez que eu mexi...risos. Ele tem a medida de fabrica lá.
Na verdade vc vai perceber que existe uma cruzeta, que dá para regular 1/4 de volta, vc pode marcar com esmalte o ponto onde está e depois pode mexer 1/4 ou meia volta se precisar.
Testa ai para vc ver, é bem simples de regular, basta tirar a trava, depois tira a guarnição de borracha e a "cruzeta" fica quase livre para girar, só uma força no braço já consegue girar a porca (cruzeta).
Abs
Emerson
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
Blz Emerson, vou tentar e depois posto o resultado aqui. Lá no pedal da embreagem, tem um parafuso que também regula a altura do pedal, mas vou tentar diretamente no cabo.
Abçs.
Abçs.
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha
O parafuso do pedal deve ser para equalizar os pedais, acho que não se deve mexer. Mais nunca observei isso.
Abs
Emerson
Abs
Emerson
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