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Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha

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Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha Empty Trepidação e perda de potência do motor em 1ª marcha

Mensagem por EvandroMoro Sex 27 Mar 2015, 23:14

Boa noite pessoal!

Meu Etios HB 1.3 X 13/14 está com 19.500km rodados e eu já estou para levá-lo na revisão de 20.000km.

Entretanto, há um problema que me incomoda desde que eu peguei ele e não resolveram na revisão de 10.000km.

Quando eu arranco com o carro requisitando mais potência do motor ele trepida e não entrega a potência que preciso. Isso acontece com o ar ligado ou desligado e principalmente em ladeiras, mas acontece de vez em quando arrancando do sinal!

Eu só abasteço com gasolina comum (por questão de economia e proteção pro motor - não confio muito nos aditivos de combustíveis dos postos...).

Gostaria de saber se alguém já teve problemas parecidos e como resolver isso, já que na primeira revisao não resolveram...

Muito obrigado pessoal!!


Última edição por EvandroMoro em Sáb 28 Mar 2015, 12:18, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Rengaww Sex 27 Mar 2015, 23:35

Parece ser problema na embreagem, como esta perto da revisão pede pra eles verificarem.Apesar que já tive um carro com esses sintomas e era os coxim do motor.
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Mensagem por Diogo Sáb 28 Mar 2015, 08:23

Motor 16v, não é defeito, só falta acelerar mais um pouco.
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Mensagem por KLEISON Dom 29 Mar 2015, 20:50

Sim, também acontece comigo no ETIOS XLS 1.5 HATCH.  Eu reclamo toda vez que levo o carro na concessionária e peço para olhar se não está algo solto no motor. Mas a resposta é sempre que é normal às vezes acontecer essa trepidação.
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Mensagem por EvandroMoro Seg 30 Mar 2015, 11:14

Obrigado, Kleison!

Acho bem chatinho, para falar a verdade. Pena que dizem que isso é normal...
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Mensagem por Emerson Warne Seg 30 Mar 2015, 16:21

É um problema mesmo, não tem nada de normal...
O meu está com 24 mil rodados, e sempre tive esse problema, principalmente se arrancar varias vezes seguidas...
Parece haver um esquentamento do disco com o volante do motor, é como se os dois não que sessem se unir.
É falha do projeto. Só não sei dizer se o conjunto de embreagem é para um carro 2.0 ou outra coisa, mas sinto essa falta de engate do conjunto.
E agora tenho notado que a ré não está entrando legal.
O negocio é acelerar mais um pouco na saída e se precisar fazer mais meio embreagem.

Abs
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Mensagem por RicardoAB Seg 30 Mar 2015, 16:36

Oi Pessoal, boa tarde!

Sinto os mesmo problemas, o meu Cross 2014 está com 26.000 e apresenta estes mesmo problemas, como peguei faz pouco tempo ainda não levei na CSS para reclamar disso.

Além destes problemas na saída, (que diminuíram depois que eu passei a abastecer com álcool), a ré as vezes dá um solavanco, e a 5ª as vezes fica difícil p/entrar, dá realmente a impressão que os discos não querem engrenar...

Vocês acham que eu devo levar na mesma CSS que eu comprei o carro, ou posso "arriscar" levar em Guarulhos onde moro?

Assim que eu fizer a revisão dos 30k eu posto o resultado aqui galera.

Abs.,
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Mensagem por Emerson Warne Seg 30 Mar 2015, 17:48

Cara, se comprou a pouco tempo, melhor levar na css que comprou, assim vc fica calçado se o problema for peças, pois está na garantia.
No meu caso, eu vou falar deste problema na revisão de 30 mil.

Abs
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Mensagem por Darci Ter 31 Mar 2015, 20:11

Concordo com o RSS_X3, abasteço com álcool e acontece pouco mas no caminho do trabalho para casa num local onde passo todos os dias, num cruzamento específico, onde tem uma subidinha quando cruza a preferencial, se eu saio de boa acontece, mas basta acelerar um pouco mais que não acontece. Minha teoria é de que a potência do motor 16V não aparece em rotações muito baixas então na acoplagem do volante do motor com a caixa de câmbio ele perde força e dá a tremida, é mais ou menos o que acontece quando se está aprendendo a dirigir e se solta a embreagem de uma vez sem acelerar e o carro morre, ele treme todo e morre porque por não acelerar o motor perdeu força. Estou acostumado no álcool e quando coloco gasolina é bem fácil deixar o carro morrer quando vou arrancar pois tem que dar uma chegada mais forte no acelerador, talvez por isso quem abastece com gasolina perceba mais.
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Mensagem por EvandroMoro Ter 31 Mar 2015, 21:47

Valeu, galera!

Me desagrada bastante essa trepidação, chato de saber que é "erro de projeto"...

Quanto à marcha ré arranhar ou dar solavanco, acontece por aqui também, parece normal. Mas a dica de vocês de acelerar um pouquinho (nesse caso engatar a ré com motor a uns 1500RPM) resolve.

Obrigado, abraços!
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Mensagem por Darci Ter 28 Abr 2015, 22:08

Faziam uns 7000km que eu não usava gasolina, agora chegando o inverno resolvi abastecer com gasolina pro carro sofrer menos na hora da partida, e percebi que essa trepidação na gasolina simplesmente não existe, no d vcs acontece na gasolina ou álcool?
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Mensagem por RicardoAB Qua 29 Abr 2015, 16:30

Pessoal!

Eu reclamei sobre os mesmo problemas que vocês, e recebi o seguinte feedback da concessionária:

Dificuldade de engate de marchas:
R.: O chefe da mecânica da CSS Toyota Sorte pacientemente me mostrou como a postura e a posição do banco influenciava na minha dificuldade de troca das marchas, corrigido o banco, minha postura e vendo como ele fazia para trocar as marchas, sempre com uma pequena acelerada antes de pisar na embreagem, o engate das marchas melhorou bastante.

Com relação a trepidação na saída, eu percebi que se pressionarmos um pouquinho o acelerador antes de sair p/subir um pouco a rotação do motor, (esteja abastecido com álcool, que estou usando agora ou com gasolina), a trepidação não aparece, e o motor entrega a potência sem problemas.

Ainda estou com dúvidas nas reduzidas, pois aí sim eu sinto a falha do projeto, pois é difícil de engatar a marcha inferior se estivermos freiando, e se continuar me incomodando, eu vou procurar uma outra CSS com a mesma reclamação e eu posto aqui o resultado...


Abs.,
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Mensagem por Rengaww Qua 29 Abr 2015, 19:45

Quando o motor esta abaixo da rotação ideal para sair a tendencia é trepidar mesmo uma pequena acelerada resolve isso.
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Mensagem por KLEISON Qua 29 Abr 2015, 23:37

Alguém já arrancou cantando pneu e o motor ficou trepidando?
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Mensagem por Solfieri Qui 30 Abr 2015, 12:27

Minha mulher tem essa dificuldade também! Não consegue controlar a meia embreagem. Parece realmente falha de projeto. Já tive isso e aprendi o macete: meter o motor em 1500 rotações antes de passar a marcha (principalmente em uma ladeira mais íngreme).
É. Realmente, às vezes, sinto a embreagem deslizar, principalmente numa manhã fria. Me parece que o índice de dilatação da embreagem em si é muito grande!
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Mensagem por EduFrazao Qui 30 Abr 2015, 19:55

Cara, nunca notei nada disso. Nem com alcool nem com gasolina. Aqui tem ladeiras violentas, saio delas com o motor em rotação normal, com AC ligado, sem crise.
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Mensagem por Freelancer Qui 30 Abr 2015, 21:00

Em um dia chuvoso notei trepidação na embreagem quando o limpador estava ligado, nem sei se tem ligação entre eles pra trepidar.
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Mensagem por Andrefgf Qui 30 Abr 2015, 23:00

No meu acontece isso. A trepidação ocorre quando o limpador muda a direção.
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Mensagem por Leandro Morais Dom 03 maio 2015, 01:23

Será que tem algo a ver com o que é dito no manual?

"Ocasionalmente você poderá observar detonação leve durante um período curto na aceleração ou condução em aclives. Isto é normal e não é motivo para preocupação"

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Mensagem por Lázaro Lana Dom 24 maio 2015, 14:27

Pessoal, sou novo aqui e nem tenho um etios. Mas se Deus assim permitir em breve comprarei. Então, o que tenho para lhes informar é que a embreagem do etios é mecânica e não hidráulica. Portanto com o passar do tempo a embreagem desgasta e é preciso regular manualmente, aí contrário da hidráulica que se ajusta automaticamente. Com a embreagem baixa as marchas ficam difíceis de engatar e patinando também. Acredito que seja só ajusta-la. Abraços a todos.
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Mensagem por lucasm Sáb 30 maio 2015, 16:56

A minha embreagem ( que me incomodou dos 15 000 aos 45 000 ) sempre trepida, basta ser uma subidinha leve, não importando se rotação baixa ou um pouco mais elevada.

E o que mais me irrita eh a dificuldade de engatar a primeira marcha se o veiculo esta em baixa velocidade, quase parando e o transito volta a andar...
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Mensagem por t_batalha Seg 28 Set 2015, 02:01

Tirei meu carro tem 5 dias, menos de 300 km rodados, e tenho notado essa trepidação.
E sinceramente, estou bastante incomodado. Nesse tempo, deixei o carro morrer umas 4 vezes, duas vezes em inclinações pequenas, e outras duas no plano.
Essa trepidação ao sair da inércia (ou do movimento para inércia), junto com a oscilação da rotação do motor com o carro parado, são situações que atrapalham o dia-a-dia.

Isso ocorre tanto com o ar condicionado ligado, quanto desligado. Até o momento só utilizei gasolina petrobras, sempre em postos de confiança, e na maioria das vezes Grid. Ainda não testei com etanol, mas "puerra", o carro é pra funcionar corretamente tanto com etanol, quanto com gasolina!

Mais alguém sente o carro trepidando, parecendo que vai morrer, quando está quase parando em um semáforo/ sinal??

Estou pensando em jogar o carro na concessionária, e deixar eles se lascarem pra resolver, afinal o carro não tem nem uma semana que foi entregue!
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Mensagem por flyRider Ter 29 Set 2015, 18:59

Cada carro tem suas características e nem sempre sua percepção quer dizer que o carro tem um defeito.
O motor do Etios tem excelente torque em médias rotações, dando a possibilidade de se dirigir com poucas trocas de marchas, entretanto, isto tem um preço, que é pouco torque em baixíssima rotação, ou seja, durante uma arrancada por exemplo, acelere um pouco mais na saída e se estiver em rampa, use o freio de mão e vá soltando devagar enquanto solta a embreagem. Rapidinho vai se acostumar.
Se ainda assim não resolver, passe em uma concessionária e peça para ajustarem a altura de sua embreagem.
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Mensagem por t_batalha Qua 30 Set 2015, 00:19

Prestei mais atenção no carro, e notei que essa situação de trepidar/ querer morrer/ morrer, só ocorre quando o motor está em "repouso", com giro entre 800/900 rpm. Já quando ele está com a rotação um pouco mais acima (1000/1100rpm) esse problema não acontece.

Se a rotação estiver nessa faixa de 800/ 900 rpm, eu estiver com o carro parado (sinal, ou esperando abrir o portão da garagem), e for sair de 1ª marcha, apenas usando a embreagem (sem acionar o acelerador), as chances de ele morrer são de 99%, isso independente de o carro está no plano, ou em uma pequena inclinação.

Nessa situação, para ele não morrer, eu tenho que dar uma boa pisada no acelerador (pelo menos metade do curso do pedal).
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Mensagem por LuizFernando Qua 30 Set 2015, 18:00

.......eu não sinto essa trepidação, mas sinto o motor com menos força pra sair com gasolina, se bobear ele "morre". Eu uso muito pouco a embreagem para sair.

Talvez seja por isso que ele mantém o giro mais alto entre a 1a e a 2a quando está frio (motor frio)

Se começar com essa "tremedeira" é CSS na hora e TEM QUE ARRUMAR.

Pessoal, não tem essa de se conformar com um defeito por que alguns também tem o mesmo defeito. Tem que ir na CSS , na boa, e explicar e dizer que um TOYOTA não é pra isso não.
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