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Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
4 participantes
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Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
Olá, sou novo aqui, acabei de comprar meu primeiro Etios (1.5 XS 17/18) e também meu primeiro carro automático.
Eu vi muitos vídeos e procurei bastante coisa sobre a utilização correta do câmbio automático, sobre o jeito certo de se estacionar etc, mas duas dúvidas que eu tenho eu não achei resposta, aqui vão elas:
1- É preciso realmente pisar no freio para dar partida no Etios? Alguns carros automáticos que eu aluguei antigamente simplesmente NÃO LIGAVAM se o freio não estivesse pressionado, mas o meu Etios liga e as vezes eu esqueço de pisar no freio pelo costume de carro manual, isso pode dar algum problema?
2- Eu posso puxar o freio de mão com o câmbio no 'D' ou '3'? Ou deveria colocar sempre no 'N' antes de puxar o freio de mão?
Desculpa se já existe resposta para essas perguntas em algum lugar, eu realmente não encontrei.
Eu vi muitos vídeos e procurei bastante coisa sobre a utilização correta do câmbio automático, sobre o jeito certo de se estacionar etc, mas duas dúvidas que eu tenho eu não achei resposta, aqui vão elas:
1- É preciso realmente pisar no freio para dar partida no Etios? Alguns carros automáticos que eu aluguei antigamente simplesmente NÃO LIGAVAM se o freio não estivesse pressionado, mas o meu Etios liga e as vezes eu esqueço de pisar no freio pelo costume de carro manual, isso pode dar algum problema?
2- Eu posso puxar o freio de mão com o câmbio no 'D' ou '3'? Ou deveria colocar sempre no 'N' antes de puxar o freio de mão?
Desculpa se já existe resposta para essas perguntas em algum lugar, eu realmente não encontrei.
pablofgo- Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/10/2024
Localização : São Paulo - SP
Re: Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
Bem vindo!
Não precisa pisar no freio para dar partida no Etios automático
Não tem nenhuma ligação entre o freio de mão e o câmbio, portanto o freio de mão vai funcionar em qualquer posição que estiver o câmbio, do mesmo modo você pode alterar a alavanca do câmbio estando o freio de mão acionado ou não
Não precisa pisar no freio para dar partida no Etios automático
Não tem nenhuma ligação entre o freio de mão e o câmbio, portanto o freio de mão vai funcionar em qualquer posição que estiver o câmbio, do mesmo modo você pode alterar a alavanca do câmbio estando o freio de mão acionado ou não
pablofgo gosta desta mensagem
automático
1- É preciso realmente pisar no freio para dar partida no Etios? Alguns carros automáticos que eu aluguei antigamente simplesmente NÃO LIGAVAM se o freio não estivesse pressionado, mas o meu Etios liga e as vezes eu esqueço de pisar no freio pelo costume de carro manual, isso pode dar algum problema?
R. Necessário não é, mas é bom ter esse costume. Etios não dá partido com câmbio engatado no "D", pelo menos o meu, que fiz uma mudança de partida, instalei um botão de Start Stop.
2- Eu posso puxar o freio de mão com o câmbio no 'D' ou '3'? Ou deveria colocar sempre no 'N' antes de puxar o freio de mão?
R. Pode puxar freio de mão em qualquer marcha, não tem ligação do freio de mão do Etios com o câmbio. Carros mais modernos inclusive tem o freio de mão automático quando o carro está parado no semáforo por exemplo.
R. Necessário não é, mas é bom ter esse costume. Etios não dá partido com câmbio engatado no "D", pelo menos o meu, que fiz uma mudança de partida, instalei um botão de Start Stop.
2- Eu posso puxar o freio de mão com o câmbio no 'D' ou '3'? Ou deveria colocar sempre no 'N' antes de puxar o freio de mão?
R. Pode puxar freio de mão em qualquer marcha, não tem ligação do freio de mão do Etios com o câmbio. Carros mais modernos inclusive tem o freio de mão automático quando o carro está parado no semáforo por exemplo.
joiodotrigo2
Membro Bronze- Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/09/2019
Localização : São Paulo - SP
Re: Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
Sobre o item 1 sempre me recomendaram que esses câmbios automáticos como o nosso a troca seja feita com o pé no freio. E realmente em outros carros é obrigatório. O mesmo para câmbio manual que o recomendado é dar partida com o pé na embreagem, mesmo que o carro já esteja no N.
Sobre o item 2. Embora o câmbio automático e o freio de mão não estejam interligados mecanicamente, é importante entender o comportamento do veículo. Se o câmbio estiver na posição D (Drive) e o pé não estiver no freio, o carro tentará se mover para frente, mesmo com o freio de mão acionado. Com base na minha experiência, a maneira mais segura e adequada de estacionar é a seguinte:
Se você estacionar em uma inclinação e, ao parar, mudar direto para P e só depois acionar o freio de mão, o peso do carro ficará todo apoiado no trava-parque do câmbio (um mecanismo interno responsável por imobilizar as rodas). Depois de algumas horas estacionado, quando você for sair e mudar de P para D, é comum ouvir um estalo no câmbio.
Isso acontece porque o câmbio estava segurando o peso do veículo sozinho, em vez de ser auxiliado pelo freio de mão. Na concessionária, me explicaram que o ideal é usar o freio de mão para imobilizar o carro primeiro e, depois, colocar o câmbio em P como uma medida de segurança extra. Dessa forma, o câmbio atua apenas como um backup caso o freio de mão falhe. É por isso que coloco em N e puxo o freio de mão, para verificar se realmente o carro está imobilizado, só em seguida que mudo para P.
Com essa prática, você preserva a integridade do câmbio automático e evita desgaste excessivo no trava-parque. Além disso, a troca de P para D será mais suave, sem o incômodo do estalo.
Depois que você adquire esse hábito, a sequência se torna automática e nem precisa pensar muito para realizá-la.
Sobre o item 2. Embora o câmbio automático e o freio de mão não estejam interligados mecanicamente, é importante entender o comportamento do veículo. Se o câmbio estiver na posição D (Drive) e o pé não estiver no freio, o carro tentará se mover para frente, mesmo com o freio de mão acionado. Com base na minha experiência, a maneira mais segura e adequada de estacionar é a seguinte:
- Pisar no freio;
- Colocar o câmbio em N (Neutro);
- Acionar o freio de mão;
- Mudar para P (Parking);
- Soltar o pé do freio.
Se você estacionar em uma inclinação e, ao parar, mudar direto para P e só depois acionar o freio de mão, o peso do carro ficará todo apoiado no trava-parque do câmbio (um mecanismo interno responsável por imobilizar as rodas). Depois de algumas horas estacionado, quando você for sair e mudar de P para D, é comum ouvir um estalo no câmbio.
Isso acontece porque o câmbio estava segurando o peso do veículo sozinho, em vez de ser auxiliado pelo freio de mão. Na concessionária, me explicaram que o ideal é usar o freio de mão para imobilizar o carro primeiro e, depois, colocar o câmbio em P como uma medida de segurança extra. Dessa forma, o câmbio atua apenas como um backup caso o freio de mão falhe. É por isso que coloco em N e puxo o freio de mão, para verificar se realmente o carro está imobilizado, só em seguida que mudo para P.
Com essa prática, você preserva a integridade do câmbio automático e evita desgaste excessivo no trava-parque. Além disso, a troca de P para D será mais suave, sem o incômodo do estalo.
Depois que você adquire esse hábito, a sequência se torna automática e nem precisa pensar muito para realizá-la.
jp.siq
Membro Ouro- Mensagens : 152
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP
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