Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Mancha marrom na pintura
por bombshine Hoje à(s) 11:00

» Como troco o emblema do volante do meu etios?
por Leandro da silva santos Sáb 02 Nov 2024, 18:25

» Toyota Etios Sedan 2017/2018 1.5 X não engata marchas
por joaom1601 Sex 01 Nov 2024, 12:31

» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por Well Paiva Qui 31 Out 2024, 15:04

» Ajuste na altura do cinto de segurança
por mmuniz6@uol.com.br Qua 30 Out 2024, 20:42

» Luz da bateria acende as vezes
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:04

» Iluminação porta-malas
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:00

» Injeção acesa
por Michelli dos Santos Sex 25 Out 2024, 20:37

» Defeito na Tela da Central de Midia Etios Platinum 1.5
por ernestoreis Qui 24 Out 2024, 09:22

» Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
por jp.siq Qui 24 Out 2024, 08:03

» Central Wings Play
por barezzi77 Qua 23 Out 2024, 15:07

» Etios não reconhece combustível
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:51

» Faróis de LED
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:30

» Mais um novato
por Sergio Seg 21 Out 2024, 22:19

» Botão do ar condicionado Etios 2013
por JOSE MENDES DA SILVA Sáb 19 Out 2024, 12:13

» Consumo de combustível
por caiomrb Qui 17 Out 2024, 16:11

» Multimídia do Yaris 2021 no Etios 2020
por Thamires de almeida Ter 15 Out 2024, 21:05

» Adaptação do painel digital no modelo 2013
por ChristieNeves Dom 13 Out 2024, 19:53

» Descobri de onde vinha o barulho na frente do Etios
por Alex ruan de moura Dom 13 Out 2024, 10:34

» Ruído em terceira marcha.
por Mauríciokriger Sáb 12 Out 2024, 22:54

» kit Desligamento Automático de Faróis
por lgv1106 Qua 09 Out 2024, 09:18

» Aceleração alta na troca de marcha
por Emerson Warne Ter 08 Out 2024, 10:47

» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016
por Emerson Warne Ter 08 Out 2024, 10:27

Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios

4 participantes

Ir para baixo

Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios Empty Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios

Mensagem por pablofgo Seg 21 Out 2024, 17:49

Olá, sou novo aqui, acabei de comprar meu primeiro Etios (1.5 XS 17/18) e também meu primeiro carro automático.

Eu vi muitos vídeos e procurei bastante coisa sobre a utilização correta do câmbio automático, sobre o jeito certo de se estacionar etc, mas duas dúvidas que eu tenho eu não achei resposta, aqui vão elas:

1- É preciso realmente pisar no freio para dar partida no Etios? Alguns carros automáticos que eu aluguei antigamente simplesmente NÃO LIGAVAM se o freio não estivesse pressionado, mas o meu Etios liga e as vezes eu esqueço de pisar no freio pelo costume de carro manual, isso pode dar algum problema?

2- Eu posso puxar o freio de mão com o câmbio no 'D' ou '3'? Ou deveria colocar sempre no 'N' antes de puxar o freio de mão?

Desculpa se já existe resposta para essas perguntas em algum lugar, eu realmente não encontrei.
pablofgo
pablofgo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios Empty Re: Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios

Mensagem por Sergio Seg 21 Out 2024, 22:34

Bem vindo!

Não precisa pisar no freio para dar partida no Etios automático
Não tem nenhuma ligação entre o freio de mão e o câmbio, portanto o freio de mão vai funcionar em qualquer posição que estiver o câmbio, do mesmo modo você pode alterar a alavanca do câmbio estando o freio de mão acionado ou não
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

pablofgo gosta desta mensagem

Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios Empty automático

Mensagem por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:42

1- É preciso realmente pisar no freio para dar partida no Etios? Alguns carros automáticos que eu aluguei antigamente simplesmente NÃO LIGAVAM se o freio não estivesse pressionado, mas o meu Etios liga e as vezes eu esqueço de pisar no freio pelo costume de carro manual, isso pode dar algum problema?
R. Necessário não é, mas é bom ter esse costume. Etios não dá partido com câmbio engatado no "D", pelo menos o meu, que fiz uma mudança de partida, instalei um botão de Start Stop.

2- Eu posso puxar o freio de mão com o câmbio no 'D' ou '3'? Ou deveria colocar sempre no 'N' antes de puxar o freio de mão?
R. Pode puxar freio de mão em qualquer marcha, não tem ligação do freio de mão do Etios com o câmbio. Carros mais modernos inclusive tem o freio de mão automático quando o carro está parado no semáforo por exemplo.
joiodotrigo2
joiodotrigo2

Membro Bronze
Membro Bronze

Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios Empty Re: Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios

Mensagem por jp.siq Qui 24 Out 2024, 08:03

Sobre o item 1 sempre me recomendaram que esses câmbios automáticos como o nosso a troca seja feita com o pé no freio. E realmente em outros carros é obrigatório. O mesmo para câmbio manual que o recomendado é dar partida com o pé na embreagem, mesmo que o carro já esteja no N. 

Sobre o item 2. Embora o câmbio automático e o freio de mão não estejam interligados mecanicamente, é importante entender o comportamento do veículo. Se o câmbio estiver na posição D (Drive) e o pé não estiver no freio, o carro tentará se mover para frente, mesmo com o freio de mão acionado. Com base na minha experiência, a maneira mais segura e adequada de estacionar é a seguinte:

1. Pisar no freio;
  2. Colocar o câmbio em N (Neutro);
  3. Acionar o freio de mão;
  4. Mudar para P (Parking);
  5. Soltar o pé do freio.

Se você estacionar em uma inclinação e, ao parar, mudar direto para P e só depois acionar o freio de mão, o peso do carro ficará todo apoiado no trava-parque do câmbio (um mecanismo interno responsável por imobilizar as rodas). Depois de algumas horas estacionado, quando você for sair e mudar de P para D, é comum ouvir um estalo no câmbio.
Isso acontece porque o câmbio estava segurando o peso do veículo sozinho, em vez de ser auxiliado pelo freio de mão. Na concessionária, me explicaram que o ideal é usar o freio de mão para imobilizar o carro primeiro e, depois, colocar o câmbio em P como uma medida de segurança extra. Dessa forma, o câmbio atua apenas como um backup caso o freio de mão falhe. É por isso que coloco em N e puxo o freio de mão, para verificar se realmente o carro está imobilizado, só em seguida que mudo para P.

Com essa prática, você preserva a integridade do câmbio automático e evita desgaste excessivo no trava-parque. Além disso, a troca de P para D será mais suave, sem o incômodo do estalo.
Depois que você adquire esse hábito, a sequência se torna automática e nem precisa pensar muito para realizá-la.
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

GS gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo