Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Toyota nao recomenda Oleo sintetico

+23
Ivan Junior
jvictormp
Rodrigo
joao paulo da silva
VJOLT
VPL
JoTanaka
pardo
jdonadel
Ademir R. Bedim
OrientPearl
Ricardo Coelho
jp.siq
ksio89
Levinthal
Diogo
The Mole
Luiz Fernando
Hugo321
cmarques
ismaique
Nitnesiv
danielmakoto
27 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty valvoline

Mensagem por joao paulo da silva Seg 06 Jan 2020, 19:46

alguém usou ou recomenda oleo Valvoline??
joao paulo da silva
joao paulo da silva

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/10/2019
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Rodrigo Seg 06 Jan 2020, 22:57

Eu uso o Gastrol, dizem que é bom, mas quando fui trocar o óleo o mecanico me disse que a VW usa bastante esta marca. Já Mobil eu não consigo achar em lojas de auto peças. 
Tem bastante marcas de óleo no mercado, acredito que é muito subjetivo indicar tal marca porque é muito particular de cada um.. Se voce já utiliza uma marca e não te dá problema, é capaz de voce continuar nesta marca, e voce só trocará de marca caso te der dor de cabeça.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por JoTanaka Ter 07 Jan 2020, 14:45

HUgo321. Oras se a especificação é a mesma para ambos tipos de óleo, não tem como um semi-sintetico com a mesma especificação , ter viscosidade diferente de um 100% sintético. O que manda é a especificação API e o que o manual recomenda. Motor com bloco de alumínio aceita mineral, semi-sintético ou 100% sintético. Esses mexicânicos não sabem nada. É difícil encontrar bons mecânicos. Mecânico velho não quer dizer que é atualizado e que sabe tudo. Tem muito mecânico novo com diversas certificações e conhecimento de ponta. OS tempos são outros, quem não se atualiza, fica para trás. Até para fazer sangria de óleo de freio hoje, dependendo do veículo se for moderno, vc tem que parametrizar o Módulo de injeção/powertrain. Eu uso 100% sintético, pois o Etios não possui sensor de temperatura, se o motor andar sempre muito quente sem a Luz espia acender, pode detonar o óleo mineral, ai vai gerar borra que vc não percebe, podendo causar riscos ao motor.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Lenine Duarte gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por jvictormp Sáb 08 Fev 2020, 21:22

Eu procuro seguir a recomendação da fabricante.
Na linha semi-sentético eu encontrei o óleo da Total, o nome é Quartz, 5W30, SN.
Mas acho que tem Valvoline tbm. É bem raro.
Não acho que o sintético vai estragar o motor, mas não sou tão entendido quanto os engenheiros da Toyota, então prefiro seguir o projeto deles.
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Convidado Qua 24 Fev 2021, 10:18

Se o produto lubrificante conter 10% de base sintética, já é possível classificá-lo como semissintético, muito diferente de um produto 100% sintético. Um genuíno Toyota semissintético é melhor comparado a um Mobil semissintético, mas é muito inferior ao Mobil 100% sintético de API-SN Plus ou API-SP.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty 5w30

Mensagem por Ivan Junior Sex 06 Ago 2021, 10:13

Rapaz tenho um etios 1.5 xs já está com 156 mil e uso o sintético 5w30 e nunca me deu problema... inclusive uso o que vem no manual, porém se a gente lê o manual a Toyota tbm indica o semissintético 15w40... então galera o uso vai de cada um desde que esteja no manual, agora se usar um tipo continue usando este tipo!
Ivan Junior
Ivan Junior

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/08/2021
Localização : Maceió - AL

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Convidado Sex 06 Ago 2021, 12:34

O maior problema é que a viscosidade mais elevada afeta muito motores que andam no regime liga/desliga e pouco em motores que andam em regime normal.
A viscosidade 15w40 embora esteja no manual a longo prazo vai acelerar o desgaste do motor. Esse assunto de viscosidades é consenso que sempre deve-se utilizar a menor viscosidade entre as possíveis listadas no manual do proprietário. Eu não recomendo nem 10w40 para um Toyota Etios. Já montei motor GM que podia usar até 20w50 e mesmo usando 15w40 o comando de válvulas original da montadora em 2 anos já possuía pequenos riscos no "lobe center". Hoje um motor de 1994 que usava 15w40 ou 20w50 deve usar 10w40 no máximo desde que não esteja com folgas internas. Com elevado custo do lubrificante a tendência em procurar produtos mais acessíveis é normal, mas é importante lembrar que o motor a longo prazo vai sentir essa economia, ainda mais que um lubrificante semissintético é 90% de base mineral e apenas 10% de base sintética, ou seja, longe da qualidade de um 100% sintético.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Márcio Andrade Sáb 04 Set 2021, 13:15

Bom dia amigos, tenho um Etios 1.5 2016 com 28mil km e estou fazendo a quinta revisão na css devido ao tempo.
Me ofereceram um produto do fabricante "Tunap" para limpar o motor antes de descer o óleo velho....Nao autorizei fazer pois o carro alem de está pouco rodado eu não conheço o produto .....Alguem daqui já usou ?
Márcio Andrade
Márcio Andrade

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/04/2021
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por jvictormp Sáb 04 Set 2021, 19:16

Márcio Andrade,

O dia que vc ver os taxistas usarem vc pode começar a usar tbm

Mas enquanto tiver Etios fazendo 300.000km sem retífica que não usa o Tunap, vai ser só mais um sugador de dinheiro.
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Márcio Andrade Sáb 04 Set 2021, 19:25

Então...tambem penso assim, por mais que seja um bom produto, no meu caso com 28mil km acho muito precoce tal procedimento .
Me ofereceram e neguei também um produto que poe no tanque de combustível para limpar os bicos 👍🏻
Márcio Andrade
Márcio Andrade

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/04/2021
Localização : Manaus

jvictormp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Luis Haro Qua 05 Jan 2022, 10:52

Bom Dia, alguem já usou o oleo da Peak 5w30 100% sintético? marca americana aparentemente bem conceituada.
Tenho amigos nos E.U.A. que recomendam amplamente.
Luis Haro
Luis Haro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/09/2021
Localização : São Caetano do Sul SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Nelson Mattos Sáb 21 Jan 2023, 12:33

Pessoal, fico contente em participar deste grupo onde a grande maioria são experientes no assunto. Peguei meu primeiro Etyos 1.5 automático 2017. Como está fora da garantia fiz a troca de óleo na oficina de minha cidade, não temos concessionária Toyota Não achei o 5w30 semisintetico recomendado pela Toyota, daí coloquei o sintético 5w30. Pode dar problemas?
Nelson Mattos
Nelson Mattos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/01/2023
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Otavio Guerra Dom 22 Jan 2023, 07:36

Pode usar sem problemas, eu uso no meu 2018 desde 0km. No manual diz que ele é aceito
Otavio Guerra
Otavio Guerra

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota nao recomenda Oleo sintetico - Página 4 Empty Re: Toyota nao recomenda Oleo sintetico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos