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Que peça é essa?
+8
Marcos Gomes
Caio
Paulo moderador.
Sergio
pedro henrique zanini
Daniel Sampaio
diegok
Darci
12 participantes
Página 1 de 1
Que peça é essa?
Olá pessoal, identifiquei a alavanca indicada pela seta vermelha na foto, ela fica sobre a caixa de câmbio e tem 03 posições. Alguém sabe pra que serve? Achei estranho, no manual não fala nada e se tem regulagem num acesso tão fácil, possivelmente talvez seja necessário algum ajuste aí. Mesmo porque e movimentação não depende de muito esforço e pode-se mover até mesmo por acidente durante uma limpeza ou algo assim.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Que peça é essa?
i have no idea.
diegok
Membro Bronze- Mensagens : 42
Data de inscrição : 29/07/2013
Localização : Venâncio Aires - RS
Re: Que peça é essa?
É a embreagem!
Daniel Sampaio
Membro Bronze- Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/08/2013
Localização : Teresina - PI
Re: Que peça é essa?
Embreagem
pedro henrique zanini
Membro Rubi- Mensagens : 282
Data de inscrição : 20/05/2013
Localização : Porto Velho - RO
Re: Que peça é essa?
A embreagem é fácil identificar, fica um pouco a frente dessa alavanca, da pra ver o cabo que vem do pedal sem maiores dificuldades, e o ajuste dela e por meio do curso de um parafuso, a alavanca em questão fica presa sobre a caixa de câmbio e dela saem dois cabos (a embreagem é só um) que entram embaixo, bem no meio da parede corta fogo, quando você movimenta a alavanca um cabo encolhe e o outro estica.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Que peça é essa?
Esse contra peso é um detalhe que a engenharia da Toyota incluiu no trambulador do câmbio. A inércia do seu deslocamento faz o engate de marchas ser mais agradável. Aproveito e pergunto: alguém já teve um carro com engates melhores que os do Etios? Deve ter algum outro carro que também tenha esse contra peso mas eu nunca vi em nenhum outro.
A quantidade de pequenos detalhes de qualidade que vêm no Etios é muito grande, esse ai é mais um desses.
A quantidade de pequenos detalhes de qualidade que vêm no Etios é muito grande, esse ai é mais um desses.
Adila leite gosta desta mensagem
Re: Que peça é essa?
com cambio melhor que esse não, acho dificil um compacto com um cambio desse.
só o corolla eu eu gosto mais, ainda é 6 marchas.
só o corolla eu eu gosto mais, ainda é 6 marchas.
Paulo moderador.
Membro Rubi- Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -
Re: Que peça é essa?
Obrigado Sergio, não quero nem imaginar que tipo de cálculo eles fizeram para definir a posição, peso e tamanho dese contrapeso.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Que peça é essa?
Bom sergio, eu particularmente classifico o cambio do etios como bom, querendo ou não, os câmbios da linha GM ônix, prisma, cobalt e spin são mais macios, e o cambio do nosso conhecido golzinho g5 é mais preciso e curto. Nosso querido etios tem os engates da primeira e segunda marcha um pouco imprecisos e duros, a ré arranha sempre! Isso é muito chato. Bem, no etios que eu fiz o test drive na css era assim, e o meu é exatamente a mesma coisa. Não sei o de vcs...
Caio
Membro Rubi- Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA
Re: Que peça é essa?
Realmente a ré é um problema que reclamei na entrega do carro e me informaram que é característica do projeto, porém,no meu caso, usando o velho truque de engatar a primeira antes de engatar a ré , não arranhou mais.
Marcos Gomes
Membro Bronze- Mensagens : 37
Data de inscrição : 15/08/2013
Localização : Campinas - SP
Re: Que peça é essa?
No meu só arranha de manhã se engato direto a ré quando do motor está acelerado por estar frio. Penso que isso tem mais a ver com a embreagem, que não está totalmente solta por não ter aquecido ainda, do que com o cambio.
Re: Que peça é essa?
Esse detalhe da ré, realmente é bem chatinho principalmente com o carro ainda com temperatura baixa e giro alto. Ocorre que as marchas avante são dotadas de anéis sincronizados, que deslizam durante o acoplamento da engrenagem ao eixo comando da caixa de marchas, enquanto a ré é de ligação direta, ou seja, não é provida de anel sincronizado.
Carlos S Costa
Membro Bronze- Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Assis - SP
Re: Que peça é essa?
Infelizmente um problema cronico assim como os GM antigos (não ha esse que diga que nunca ouviu um celta ou agile arranhar a ré) ja tem ate uma zoada bem característica q da pra identificar q eh um desses GM sem mesmo olhar pro carro. Espero que a Toyota ajeite isso na próxima geração do etios (de 2015 que vira totalmente nova)
Caio
Membro Rubi- Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA
Re: Que peça é essa?
eu nunca arrenhei na ré do meu carro mesmo não voltando para a primeira marcha.
Paulo moderador.
Membro Rubi- Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -
Re: Que peça é essa?
No meu carro não é um problema crônico. Só acontece se eu engatar direto logo após ligar de manhã quando o motor está acelerado por estar frio. Depois disso ao longo do dia engata sem nunca arranhar nada.
Re: Que peça é essa?
O meu toda vez que estaciono em qualquer lugar, independente do horário ou de quando usei, arranha a ré. Vou levar na css pra ver o que eles me dizem então.
Caio
Membro Rubi- Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA
Re: Que peça é essa?
Posso estar falando besteira, mas o meu parece que arranha mais quando empurro a alavanca do câmbio muito pra direita na hora do engate.
Não sei se isso poderia ter alguma coisa a ver, mas tenho essa impressão..
Não sei se isso poderia ter alguma coisa a ver, mas tenho essa impressão..
Urubaldo
Membro Ouro- Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR
Re: Que peça é essa?
Arranhar o meu não arranha, mas às vezes não entra, e eu ainda perguntei para o vendedor se a ré era sincronizada, pois estava saindo de um ford ka que não era e manobrar na fogueira é complicado, melhor não arriscar. Ele disse que era e no test drive realmente não tive problemas. No manual do ka pelo menos já avisava que tinha que parar o carro e esperar pelo menos 3 segundos antes de engatar a ré, no manual da toyota não diz nada.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Que peça é essa?
Meus caros, o meu também vive raspando é praticamente um regra, já fiz tudo que é teste, já quase quebrei o câmbio de tanto sacudir o ponto morto, já engatei primeira antes, já engatei segunda antes...3...4...quinta...simplesmente 95% da vezes ele arranha...o que pode ser? Regularem?
felipegiani
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 37
Localização : São Paulo - SP
Re: Que peça é essa?
Depois que o Caio falou que a ré aranha, outros amigos também falaram a mesma coisa e eu não tinha notado isso no meu carro decidi fazer uns testes e engatar a ré de outras formas para ver em que situação ela arranha.
Percebi que no meu carro também arranha quando eu piso na embreagem e quase ao mesmo tempo engato a ré. Isso tem a ver com o que o Carlos falou sobre o engate da ré não ter anéis de sincronização.
Acontece porque o eixo primário do cambio não tem tempo de diminuir sua rotação para engatar no outro eixo que está parado, nas outras marchas os anéis fazem a função de deixar os dois lados mais ou menos na mesma rotação antes do engate acontecer.
Comigo não acontece de arranhar porque tenho o costume de aguardar com a embreagem acionada antes de engatar. Esperando uns 2 segundos a ré não arranha, hoje nem de manhã com o motor acelerado raspou.
Então corrigindo o que falei se eu engatar imediatamente após pisar na embreagem o meu carro também arranha.
Percebi que no meu carro também arranha quando eu piso na embreagem e quase ao mesmo tempo engato a ré. Isso tem a ver com o que o Carlos falou sobre o engate da ré não ter anéis de sincronização.
Acontece porque o eixo primário do cambio não tem tempo de diminuir sua rotação para engatar no outro eixo que está parado, nas outras marchas os anéis fazem a função de deixar os dois lados mais ou menos na mesma rotação antes do engate acontecer.
Comigo não acontece de arranhar porque tenho o costume de aguardar com a embreagem acionada antes de engatar. Esperando uns 2 segundos a ré não arranha, hoje nem de manhã com o motor acelerado raspou.
Então corrigindo o que falei se eu engatar imediatamente após pisar na embreagem o meu carro também arranha.
Re: Que peça é essa?
Vou testar isso no meu, e ver se arranha desse modo Sergio. Qualquer coisa levo na css.
Caio
Membro Rubi- Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA
Re: Que peça é essa?
Post interessante esse...
Percebi a mesma coisa que o Sérgio falou. No meu carro, como eu sempre acabo esperando antes de engatar a ré, ele quase nunca arranha, com exceções das vezes em que piso na embreagem e aciono a ré logo imediatamente.
Percebi a mesma coisa que o Sérgio falou. No meu carro, como eu sempre acabo esperando antes de engatar a ré, ele quase nunca arranha, com exceções das vezes em que piso na embreagem e aciono a ré logo imediatamente.
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