Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 13:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 12:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 12:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 11:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 12:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 09:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 14:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 15:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 16:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 13:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 00:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 12:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 16:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 23:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 15:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 22:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 22:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 22:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 22:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 13:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 23:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 17:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 10:33


Validade do fluido de arrefecimento

+9
Sergio
Rodrigo
VJOLT
Adelino Mazuti
The Mole
Diogo
tcl
VF_GOMES
ksio89
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por ksio89 Qua 04 Out 2017, 15:52

Como já devem saber, o manual recomenda a troca do líquido de arrefecimento somente após 160 mil km ou 10 anos. Eu sei que o motor do Etios é integralmente em alumínio, que teoricamente não contamina o fluido com ferrugem, ou pelo menos, não tanto. Pessoalmente, eu acho um intervalo muito longo, tenho minhas dúvidas se dura tudo isso no motor de um carro. Olhando o rótulo do aditivo da Toyota, o Super Long Life Coolant, consta que a validade do fluido é de 5 anos, e somente se estiver fechado e longe do calor. 

Eu acho que se o fluido em condições ideais não dura mais que 5 anos, é ingenuidade acreditar que dentro do motor de um carro, exposto à altas temperaturas, ao oxigênio e à umidade do ar e outros contaminantes, ele vá durar 10 anos ou 160 mil km. O que vocês acham? Eu acredito que realizar a substituição do fluido com 5 anos, que é a validade informada no rótulo do fluido, é mais sensato. É só uma curiosidade que eu tenho e que há tempos queria perguntar aos colegas do clube. Para quem quiser conferir, abaixo uma foto do rótulo do frasco, a informação sobre a validade se encontra na parte inferior do lado direito.

Validade do fluido de arrefecimento Aditivo-para-radiadores-original-toyota-long-life-5-litros-D_NQ_NP_853841-MLB25568853236_052017-F
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por VF_GOMES Qua 04 Out 2017, 16:47

Intrigante...

Na dúvida eu trocaria a cada 5 mesmo, o gasto com o fluido se ''dilui'' ao longo do tempo e acredito também que você não deva passar mais que 10 anos com o carro, certo?
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por tcl Qui 05 Out 2017, 18:56

Concordo. Eu estou planejando trocar com 3 anos ou 100.000km, o que vier primeiro.
Outro ponto que me deixa desconfortável é o óleo do câmbio, esse é outro que vou trocar no mesmo prazo.
tcl
tcl

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/06/2015
Localização : Jaguariuna - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por VF_GOMES Qui 05 Out 2017, 19:09

Nesse caso do câmbio eu seguiria o que recomenda o manual. Eu ao menos assim pretendo fazer.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Diogo Qui 05 Out 2017, 23:51

Acredito que 5 anos ou 160mil km estejam realmente de acordo, pois o meu carro está com pouco mais de 3 anos e 110mil km e o fluido de arrefecimento parece novo ainda, sem sinal de contaminação, pretendo trocar no período recomendado.

Já no cambio manual eu troquei na revisão de 80mil, conforme recomendação da css.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 31/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por The Mole Dom 08 Out 2017, 14:26

Na Honda e Nissan os prazos troca são longos também, na Nissan é 80 mil ou 8 anos, na Honda se não me engano é 10 anos, a km não lembro.

Mas isso desde que mantenha o fluido original deles, que é longa vida (long life) e tem o detalhe, uma vez feita a 1ª troca, a 2ª em diante esses prazos e km caem pela metade.

Não vejo problemas em seguir o manual, mas se não gostar dos prazos longos, antecipa a troca em alguns anos; ou vai monitorando a qualidade do fluido com aqueles medidores de oficina.

Validade do fluido de arrefecimento TERMODENSIMETRO-_M
The Mole
The Mole

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por ksio89 Seg 25 Fev 2019, 14:38

Escavando o tópico pra fazer uma correção: no manual consta que o prazo para a 1ª troca do líquido de arrefecimento é de 160 mil km ou 192 meses, isto é, 16 anos, e não 10 anos como eu havia falado no post original. O que faz mais sentido, pois a tabela de manutenção programada considera os intervalos de 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Meu Etios vai fazer 5 anos agora em março, e o nível do líquido no reservatório está bem próximo da marca mínima. Ainda não decidi se apenas reponho com o fluido original da Toyota, ou se mando fazer uma sangria completa na minha oficina de confiança e então abastecer o sistema com um aditivo orgânico de qualidade, como um da Koube. Na oficina onde levo o carro (High Torque), eles têm termodensímetro e refratômetro para medir a concentração de etilenoglicol no líquido de arrefecimento. Vou pedir pra eles avaliarem, e caso não seja necessária a troca, vou só completar com o aditivo original mesmo.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Adelino Mazuti Seg 25 Fev 2019, 17:50

ksio89 não se esqueça que o liquido estando entre as marcas é totalmente normal o que não pode é ultrapassar para baixo ou para cima das marcas.

Quanto a troca compartilhe quando vc for lá e pedir para fazerem o teste, fiquei curioso já que meu carro esse ano completa 6 anos de vida e 45mil km.
Adelino Mazuti
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagens : 503
Data de inscrição : 10/08/2017
Idade : 39
Localização : Marília - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Diogo Seg 25 Fev 2019, 17:55

Eu evitaria ao máximo a troca, esse fluido de arrefecimento da Toyota dura muito mais que os 5 anos indicados, tem outros no mercado de marcas reconhecidas que em 1 ano já era.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 31/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por ksio89 Ter 26 Fev 2019, 01:12

Bem lembrado, Diogo. Vou confiar no manual, comprar o fluido original e encher o reservatório. Agora será que tem problema usar futuramente o fluido depois de aberto? Meu pai tem um Corolla, serviria pra encher o reservatório do carro dele também, já que o aditivo é o mesmo do Etios.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por VJOLT Ter 26 Fev 2019, 01:20

Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.
VJOLT
VJOLT

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 149
Data de inscrição : 15/02/2019
Localização : Praia Grande - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Diogo Ter 26 Fev 2019, 01:40

VJOLT, não existe isso de trocar a cada 12 meses, pelo menos não em carros japoneses.

ksio89, não sei de onde eu tirei que a Toyota recomendava a troca a cada 5 anos, olhei o manual e você está correto, é a cada 16 anos ou 160mil km, porém o meu Etios 2014 estava com mais de 140mil km quando vendi e o líquido estava tão limpo que parecia zero ainda, eu não tinha planos de trocar ele se continuasse com o carro.

Você pode comprar um litro na css e guardar sim, não estraga, e pode usar nos dois carros, como o seu está dentro do nível ainda pode colocar aditivo puro mesmo, que se em algum momento alguém completou com água em alguma revisão você já dá uma reforçada no aditivo.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 31/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Rodrigo Ter 26 Fev 2019, 14:01

Então enquanto você estiver com o Etios, não é necessário se preocupar em trocar o aditivo, fica menos preocupação para os proprietários do Etios. Acredito que o motor de bloco de alumínio também ajuda a conservar esse fluido, por isso a Toyota garante ainda mais o prazo de validade.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Sergio Ter 26 Fev 2019, 18:06

Não tem motivo para não confiar no que a fabrica recomenda no seu manual. Essa coisa de que um blogueiro falou isso, o mecânico cunhado da faxineira da minha prima falou aquilo, a revista caras recomendou fazer outra coisa, etc, não tem nenhuma utilidade diante daquilo que a Toyota recomenda. Qual o sentido da fabricante recomendar um procedimento que prejudicaria seus produtos?
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1328
Data de inscrição : 27/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por ksio89 Ter 05 Mar 2019, 22:15

Verdade, Ségio. Acabei "rachando" a garrafa do aditivo genuíno com meu pai rsrs, eu usei um pouco só pra completar o nível e dei a garrafa com o resto pra ele usar no Corolla futuramente. No final saiu nem 30 reais pra cada, e vai dar pra completar o nível dos dois carros. Very Happy
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por t_batalha Qua 06 Mar 2019, 15:07

Eu não confio em montadora nenhuma; pode ser toyota, honda, bmw...
Eu pergunto: alguém vai acionar na justiça a fabricante, caso aconteça de uma pastilha/selo do bloco tenha apresentado vazamento/ furo depois de 9 anos de uso do carro?
Ou caso o câmbio automático pare de funcionar após 8 anos?

A maioria das pessoas nem estará mais com o veículo (após 4/5 anos de comprado o carro), na verdade terá passado/vendido a "bomba" para o próximo. Isso infelizmente é normal de brasileiro, e quando o manual do fabricante faz com que "ajude/atrapalhe" isso é ainda pior.

Meu etios vai fazer 3 anos e meio de uso, e 50 mil km. E irei fazer a substituição do fluído de arrefecimento preventivamente quando chegar nos 60 mil km.
t_batalha
t_batalha

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 39
Data de inscrição : 17/09/2015
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Convidado Qua 06 Mar 2019, 15:12

Eu fiquei 10 anos exatos com meu Fiesta, motor Rocam, ferro fundido. Só completei o fluido com ACDelco que tinha que preparar meio a meio com água (desmineralizada).

Durou até acabar, sempre com a coloração laranja e pouquíssimos sinais de ferrugem.

Então, acreditem no manuel. Mas não adianta usar fluido genérico. Vantagem desse Toyota é que já vem pronto pra uso, sem precisar diluir.

Quando chego em posto para abastecer nunca deixo completarem nada do motor, rsrs. Detalhe: uma vez deixei na autorizada para trocar velas, encheram a porcaria do reservatório de expansão até a tampa Shocked. Tive que retirar o excesso até a marcação máxima.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Diogo Qua 06 Mar 2019, 15:18

t_batalha, não precisa acreditar no manual nem no fabricante, mas os carros da Toyota e Honda pelo menos já provaram que o liquido de arrefecimento dura sim muito tempo, mais de 10 anos normalmente, além disso é muito fácil inspecionar um líquido de arrefecimento, ele começa a mudar e cor ou ficar sujo quando perde as suas propriedades, coisa que eu nunca vi em nenhum carro japonês.

Outra coisa, se você quiser trocar com 60mil km, tudo bem, mas coloque o aditivo original caríssimo da Toyota e água desmineralizada, se colocar outra coisa você estará piorando o seu carro, e ai sim vai ter que passar a trocar o liquido de arrefecimento com mais frequência, mesmo as marcas boas do mercado não chegam nem perto da qualidade do original.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 31/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por ksio89 Ter 26 Mar 2019, 23:47

Pessoal, postando aqui pra dar um desfecho à minha dúvida. Hoje fiz revisão na High Torque, e eles testaram o fluido de arrefecimento e segundo eles estava OK, não precisando ser feita a substituição, talvez porque o carro tem apenas 24 mil km rodados. Eles possuem tanto refratômetro quanto termodensímetro, mas não me lembrei de perguntar qual a percentagem de aditivo, apenas confiei na palavra do mecânico. Eles não costumam empurrar serviços, e possuem ferramentas pra testar fluido de freio e de arrefecimento justamente para não fazer troca sem real necessidade. 

O fluido original é realmente bastante caro, mas tem a vantagem de durar muito e de ser pronto pra uso, ao contrário dos fluidos do mercado que duram dois ou três anos e são quase todos concentrados, exigindo a diluição com água pura.
ksio89
ksio89

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por rambles Ter 16 Jul 2019, 12:58

EU não vejo pq trocar antes do que recomenda o manual. Só completar e pronto, sempre com fluido original, está ótimo.
rambles
rambles

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/07/2019
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por JoTanaka Qua 17 Jul 2019, 14:08

Para que anda em trânsito severo (mais cidade que estrada) recomendo trocar todo o fluido bem antes dos 160.000 km
O fluido de arrefecimento TOYOTA é feito pela Tirreno.
Para quem quiser arriscar a troca completa com um que não seja original, compre dessa marca e do mesmo tipo do original que acredito que seja organico. Consultando os dois CNPJ da embalagem cita BASF e Tirreno, não tenho a mínima idéia de porque citam a BASF.
Paguei R$ 97,00 no fluido origianl de arrefecimento na concessionária Toyota em SJC.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por cadaveria Sex 19 Jul 2019, 22:46

Na ultima vez em que estive na concessionaria para efetuar troca de óleo, filtro de ar, filtro de óleo e de combustível, comentei a respeito com o consultor, que havia notado que o fluido havia baixado um pouco, nada abaixo do mínimo, e o mesmo disse que se a causa não fosse proveniente de nenhum vazamento, o mesmo seria reposto sem nenhum custo, o que de fato foi feito.
cadaveria
cadaveria

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/11/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Diogo Sex 19 Jul 2019, 23:38

cadaveria, o fluido do Etios dificilmente se mantem no máximo, ele sempre baixa um pouco, mas nunca chegou no mínimo, se não chegar no mínimo não se preocupe com isso.

Como o Etios tem respiro do reservatório, sempre vai acontecer uma evaporação.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 31/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por cadaveria Sex 19 Jul 2019, 23:52

Perfeita a colocação Diogo, foi exatamente o que eu havia notado, baixou pouca coisa, justamente na época em que estava fazendo bastante calor, mas não a ponto de ficar abaixo do mínimo.

De qualquer forma fiquei satisfeito ao chegar em casa, e ver que eles haviam feito a reposição do que tinha evaporado.
cadaveria
cadaveria

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/11/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por VF_GOMES Sáb 20 Jul 2019, 16:10

Sergio em Ter 26 Fev 2019, 15:06
Não tem motivo para não confiar no que a fabrica recomenda no seu manual. Essa coisa de que um blogueiro falou isso, o mecânico cunhado da faxineira da minha prima falou aquilo, a revista caras recomendou fazer outra coisa, etc, não tem nenhuma utilidade diante daquilo que a Toyota recomenda. Qual o sentido da fabricante recomendar um procedimento que prejudicaria seus produtos?

Esses blogueiros e youtubers que tem por aí são os piores. Teve nego na maior cara de pau dizendo que seria ideal fazer troca do fluido do câmbio AT a cada 10 mil Km, é simplesmente absurdo. Mas é aquela coisa, trouxa quem vá seguir isso, quando se tem um manual do fabricante dizendo uma coisa completamente diferente.

Existe também uma lenda de que interessa aos fabricantes que os carros de suas marcas se deteriorem mais rápido para que os compradores troquem logo por um novo, mas isso não faz o mínimo sentido, tendo em vista que quanto mais durável um carro de determinada marca, mais bem falada ela será. Eu mesmo mudei para a Toyota por conta disso, mesmo sabendo que ela é bem ''murrinha'' e suvina pra oferecer itens de série em comparação com outras. E pode ter certeza que muitos outros pensam igual.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Validade do fluido de arrefecimento Empty Re: Validade do fluido de arrefecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos