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Mensagem por Luiz Fernando Qua 20 maio 2015, 22:17

E eu procurei no google, e achei as fotos do painel do 2014 e do 2015, o 2015 tem a luz ambar da bomba de combustível, e em todas as imagens do 2014 não aparece esse desenho no painel......
Eu acho que levantei uma dúvida que não é pra existir, rsrsrsrs
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Tanquinho de partida à frio - Página 2 Empty Re: Tanquinho de partida à frio

Mensagem por Luiz Fernando Qua 20 maio 2015, 22:30

Alguém mais teria a certeza de que até os modelos 2014, existe a luz de aviso de tanquinho de partida a frio no painel ???? Alguém que já tenha visto acender quando o tanquinho estava vazio ???
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Tanquinho de partida à frio - Página 2 Empty Re: Tanquinho de partida à frio

Mensagem por cmarques Qui 21 maio 2015, 07:24

Ja deixei o tanquinho quase zero, pois demorei pra perceber que ele tem gasto rapido comparando com outros carros flex que tive, e isto, por duas vezes ate eu ficar mais atento...
De qualquer forma, nunca vi ocorrer nenhum sinal no painel...


Última edição por cmarques em Qui 21 maio 2015, 12:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por jjosmar Qui 21 maio 2015, 11:11

estou com 13 mil e nunca coloquei gasolina no tanquinho, só abasteço com gasolina e moro em lugar quente Rio de Janeiro ( realengo ) tenho dúvida se mesmo assim devo colocar.
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Mensagem por Luiz Fernando Qui 21 maio 2015, 12:18

Então provavelmente deva estar vazio. Você notou algum aviso no painel do Etios, tipo, um desenho da bombinha de gasolina acesa ????
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Mensagem por Convidado Qui 21 maio 2015, 20:13

JJosmar e Luiz Fernando.
Lendo esse post lembrei-me que o meu Etios também tem esse tanquinho. KKKKK.
Ele está com vinte e poucos mil km e nunca coloquei nada nele.
Nunca acendeu nenhuma luz no painel.
Nunca tive nenhum problema com a partida.
Como já disse anteriormente, usei um C-4 por mais de 80 mil km e nunca abasteci o tanquinho dele com nada.
Lógico, a razão é a seguinte: moro em região quente onde o inverno tem temperaturas de 20 graus.
Mas, independente de qualquer coisa, próximo reabastecimento vou colocar 1 real de gasolina aditivada no tanquinho.
Se der alguma pane, vou fazer uma cota aqui no fórum para arrumar, beleza?
KKKKKKKKK
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Mensagem por mcsiry Sáb 15 Ago 2015, 00:44

Ola senhores

sempre andei com gasolina e da ultima vez estava na reserva e coloquei etanol. desde entao foi um inferno pq agora o carro nao esta estavel.

Antes de colocar etanol tinha gasolina no tanquinho
apos começar a falhar muito na partida reparei que secou o tanquinho e entao coloquei gasolina no tanquinho ao ponto que para sair do posto tenho que dar muitas partidas ate secar novamente o tanquinho para poder sair com o carro.
Agora para mim andar bem com o carro tenho que secar o tanquinho.
Sempre que coloco gasolina no tanquinho o carro falha muito ate durante dirigindo e mesmo o tanque cheio somente gasolina aditivada... se nao manter acelerado, morre e tenho que secar o tanquinho para poder andar bem.
A impressão que dá eh que esta injentando gasolina ao mesmo tempo que a bomba do tanque manda ao mesmo tempo.
alguem ja sofreu por isso??
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Mensagem por Rengaww Sáb 15 Ago 2015, 09:07

mcsiry com certeza isso é um defeito, melhor levar na css para eles olharem, já tive varios carros com tanquinho de partida a frio e isso nunca aconteceu comigo.
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Mensagem por Diogo Sáb 15 Ago 2015, 12:39

A quatro rodas teve esse problema com o Etios, é um defeito em uma válvula do sistema de partida a frio, que trava aberta e faz com que entre gasolina no motor quando não é necessário.
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Mensagem por Emerson Warne Sáb 15 Ago 2015, 14:46

Siry, seu carro demora a pegar quando dá na chave na primeira partida do dia, tipo, o motor dá várias viradas para pegar?
Seu carro está na garantia? Se estiver leva css.
O meu apresentou problema na válvula reguladora de pressão da injeção(mesmo acreditando que foi sujeira de quando trocaram o filtro de combustível).
Se não, é como foi comentado a cima.
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Mensagem por Darci Dom 16 Ago 2015, 20:27

Só mais um detalhe, o manual diz pra não alterar o combustível quando o tanque estiver com 1/4 ou menos, (reserva vai estar com uns 6 litros, que é quando começa a piscar nos modelos antes de 2015, acho que no 2015 acende uma luz) abastecer pelo menos 10l, rodar pelo menos 10km ou 5 minutos antes de desligar o carro e não acelerar bruscamente o veículo, bom já troquei de combustível sem seguir essas recomendações e o carro realmente não ficou legal,ficou muiiitooo ruim de pegar mas bastou abastecer novamente seguindo as recomendações e ficou normal, só acho que 5 min é pouco, tem que rodar mais, é melhor ir pela distância dos 10km. Na verdade esse é um problema dos carros flex.
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Mensagem por Emerson Warne Dom 16 Ago 2015, 20:38

Sei lá , mas o Etios tem duas sonda lambdas, não acho necessário ter essa preocupação.
Mas em todo caso , deixar o farol ligado ajuda também o sistema acertar a mistura.
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Mensagem por Diogo Dom 16 Ago 2015, 21:03

Na verdade não tem a ver com a sonda lambda, é que o carro só grava o novo combustível na central após 10km rodando, então se não fizer isso ele não vai pegar direito da próxima vez, já testei isso e é fato.

É importante também nunca trocar o combustível com o tanque vazio, pois imagina a central estar programada para trabalhar com 100% de gasolina e quando você ligar novamente tem 100% de etanol, vai dar trabalho até pegar.
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Mensagem por mcsiry Sex 21 Ago 2015, 23:22

Levei na css hj e vão trocar a maldita válvula. Vi o valor e está por 297$ mas a garantia cobre. Vamos aguardar e ver o resultado... Obrigado ao conselho de todos. Em breve volto com novidades
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Mensagem por mcsiry Sex 21 Ago 2015, 23:26

Emersin Oq tem haver deixar o farol ligado pro carro acertar a mistura??
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Mensagem por KLEISON Sáb 22 Ago 2015, 07:07

O defeito na válvula do tanquinho de partida a frio relatado na revista Quatro Rodas me pareceu bastante grave porque a gasolina impregnou na cabeça dos pistões e na tampa de válvulas.

Ocorre que eu fui orientado na entrega do carro em novembro de 2013 a nunca abastecer com álcool. Bom, em três oportunidades eu resolvi abastecer com álcool e logo o carro ficou desregulado na marcha lenta e bastante perigoso ao acessar pistas rápidas porque já não respondia à aceleração forçada no tempo certo. Após alguns abastecimentos com gasolina voltava a ser um bom Toyota. A dúvida é se o motor do Etios vai ser afetado no futuro.



Qual o prazo de validade da garantia para trocar a válvula do tanquinho de partida a frio com defeito?
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Mensagem por mcsiry Sáb 22 Ago 2015, 12:17

a principio nao diz nada sobre garantia mas o meu tem 1 ano e meio de uso e vao trocar na garantia..

eis a reportagem da revista:

Entrada proibida
O motor também passou com louvor, mas foi vítima de um mau funcionamento do sistema de partida a frio – coincidentemente, uma quase repetição do que vimos no desmonte do Hyundai HB20, na edição de novembro de 2013. “As válvulas de admissão estavam com severo acúmulo de material carbonizado brilhante e flexível. Acontece que essas são características de excesso de gasolina, não de etanol. Como os carros flex do Longa são abastecidos com etanol do início ao fim do teste, o sistema de partida a frio virou o suspeito número 1”, diz Fukuda. O que ocorreu em nosso Etios foi uma má vedação do injetor que posiciona a entrada de gasolina em cada um dos quatro dutos do coletor de admissão. “O fluxo de ar da atmosfera em direção ao motor gera vácuo no coletor. Nessa situação, a gasolina que fica entre o bico e o dispositivo é sugada. Encontrei traços evidentes de gotejamento de gasolina nas galerias do coletor e no cabeçote, antes das válvulas”, diz Fukuda.

Ao permitir a passagem desnecessária de gasolina para o motor, o sistema de partida a frio foi o ponto fraco do Etios. Cabeçote e válvulas de admissão foram atingidos pela invasão de gasolina. Consultada, a Toyota informou não ter registro de casos semelhantes e que precisaria analisar o nosso caso específico para se posicionar oficialmente.

Tanquinho de partida à frio - Página 2 657_desmonte_09
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Mensagem por KLEISON Sáb 22 Ago 2015, 15:30

Ótimo. Eu acredito que isto é muito importante neste tópico. A propósito, eu falei bobagem em relação aos pistões do motor, pois na verdade a foto acima comprova que a sujeira (atribuída ao defeito na válvula que libera gasolina do tanquinho de partida a frio) está incrustada nas válvulas de admissão.

O que é mais importante neste tópico é que todos saibam da reportagem da Quatro Rodas, pois ao que parece também está se repetindo com outros felizes proprietários de Etios (que não sabem do vício oculto na válvula do tanquinho).
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Mensagem por Emerson Warne Dom 23 Ago 2015, 17:14

mcsiry escreveu:Emersin Oq tem haver deixar o farol ligado pro carro acertar a mistura??

Não sei te explicar, pois sou leigo, mas o técnico que conserta injeção é que passou essa dica.
A grosso modo o farol ligado altera alguma configuração da injeção.
Se quiser testar isso, basta deixar seu carro na macha e observar o rpm, na hora que vc ligar os faróis o carro vai subir o giro um pouco...Hehehe! Coisas da injeção...kkk
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Mensagem por Darci Seg 24 Ago 2015, 11:15

Em caso de desligamento da bateria entre os procedimentos após religar está acender os faróis também, além de ligar ventilação e ar condicionado. Tbém não sei ao certo qual o motivo, mas a informação consta do manual, segue abaixo:


"Se a bateria for desconectada
Ao reconectar a bateria, a inicialização será necessária para permitir
que a ECU do motor funcione normalmente.
Posicione a alavanca de mudança de marcha em N, aplique o freio
de estacionamento, e após manter o motor em marcha-lenta durante
10 minutos ou mais, execute o procedimento abaixo sem pressionar
o pedal do acelerador:
Após desligar todos os componentes elétricos e posicionar
a chave de ignição em “LOCK”, desconecte a bateria e aguarde
90 segundos ou mais.
Reconecte a bateria, acione a partida do motor e aguarde
90 segundos ou mais.
Gire o botão de controle de velocidade do ventilador do sistema
do ar condicionado para “4”, pressione para
ligar a função de resfriamento e desumidificação, acenda os
faróis e aguarde 90 segundos ou mais.
Gire o botão de controle de velocidade do ventilador para
“0”, apague os faróis, posicione a chave de ignição em
“LOCK” e aguarde 30 segundos ou mais.
Acione a partida do motor e em seguida aguarde 90 segundos
ou mais, gire a chave de ignição para a posição “LOCK”.
Se uma situação, como por exemplo, marcha lenta irregular ocorrer
após o procedimento acima ser executado corretamente, o veículo
deverá ser inspecionado em uma Concessionária Autorizada Toyota."
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Mensagem por Emerson Warne Seg 24 Ago 2015, 13:17

POis é, deve ser o tal reset do sistema de falhas manual...hehehe
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Mensagem por lamps Sex 28 Ago 2015, 15:17

Meu pai tem um etios 2013, nunca colocou uma gota no tanquinho, está virgem. Até hj teve 0 problemas pra dar partida no carro.
Comprei o meu há uma semana, não pus nada no tanquinho nem vou colocar. Antes tinha um classic, deixei de abastecer o tanquinho e funcionou normal pelos 3 anos seguintes.

Usamos sempre gasolina, e moramos em Aracaju (quente).
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Mensagem por Luiz Fernando Sex 28 Ago 2015, 21:02

Sua última frase resume todo o fato de até hoje vocês não terem tido problemas com a partida !! Usam só gasolina e lugar quente. Nunca teriam problema mesmo !!!!
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Mensagem por Convidado Ter 01 Set 2015, 21:27

Ainda bem que o inverno, aqui no nordeste, está acabando.
Tô começando até a ligar o ar cond à noite em casa. KKKKKKK.
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Mensagem por t_batalha Dom 20 Set 2015, 23:03

Pessoal, o ideal é trocar essa gasolina do tanquinho de partida a frio, pelo menos uma vez ao ano, ou de 2 em 2 anos.

A gasolina velha (após 6 meses) vai deteriorando borrachas, sensores, e até mesmo o reservatório.

Na própria CCS toyota ou em mecânicos especializados, fazem a retirada dessa gasolina velha, e depois é só abastecer com gasolina nova (de preferência podium ou qualquer outra de melhor qualidade)
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