Últimos assuntos
» Retrovisor com câmera de répor Wagnercoelho Ontem à(s) 17:00
» Troca de pneus
por joiodotrigo2 Sex 22 Nov 2024, 11:04
» Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
por thiagopalhetaap Qui 21 Nov 2024, 21:35
» Barulho onde fica a bomba gasolina
por JRomão Qua 20 Nov 2024, 20:16
» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016
por vitorssouzadev Seg 18 Nov 2024, 18:02
» Mancha marrom na pintura
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:16
» Botão do ar condicionado Etios 2013
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:11
» Velocidade no velocímetro
por odair33 Sex 15 Nov 2024, 20:49
» Injeção acesa
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 15:26
» Ajuste na altura do cinto de segurança
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 14:58
» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Fábio Rodrigues Coutinho Qua 13 Nov 2024, 19:22
» Defeito na Tela da Central de Midia Etios Platinum 1.5
por mdiasf Qua 13 Nov 2024, 13:34
» Mais um novato
por Antônio Márcio Ter 12 Nov 2024, 22:50
» Ruído em terceira marcha.
por kimzé Ter 12 Nov 2024, 08:12
» Toutch screen do etios platinum 2016 não funciona
por Paulo schumacher Qui 07 Nov 2024, 16:55
» Botão Start Stop com partida remota
por joiodotrigo2 Qui 07 Nov 2024, 16:45
» Como troco o emblema do volante do meu etios?
por Leandro da silva santos Sáb 02 Nov 2024, 18:25
» Toyota Etios Sedan 2017/2018 1.5 X não engata marchas
por joaom1601 Sex 01 Nov 2024, 12:31
» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por Well Paiva Qui 31 Out 2024, 15:04
» Luz da bateria acende as vezes
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:04
» Iluminação porta-malas
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:00
» Central Wings Play
por barezzi77 Qua 23 Out 2024, 15:07
» Etios não reconhece combustível
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:51
Ar condicionado fluxo de ar
+13
Rodrigo
Diogo
sergiomenegaz
Babenco
vpsantos
ralesonprestes
Urubaldo
Emerson Warne
Milton Fielder
Rengaww
lamps
Darci
marcos7025
17 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ar condicionado fluxo de ar
Boa tarde amigos
1 Vocês usam o ar condicionado na função recirculação de ar ou ar externo?
2 Existe 4 difusores de ar:um do lado esquerdo, um superior e um inferior perto do som, e um do lado direito. A pergunta é, o superior e o inferior são voltados para onde... Passageiro ou motorista?
1 Vocês usam o ar condicionado na função recirculação de ar ou ar externo?
2 Existe 4 difusores de ar:um do lado esquerdo, um superior e um inferior perto do som, e um do lado direito. A pergunta é, o superior e o inferior são voltados para onde... Passageiro ou motorista?
marcos7025
Membro Novato- Mensagens : 6
Re: Ar condicionado fluxo de ar
Depende da sua intenção, se for pra gelar o carro ligeiro, comece usando na recirculação, mas não deixe muito tempo nessa posição, o ar pode ficar viciado pois vai entrar menos ar novo dentro do carro, na função ar externo demora um pouco mais para gelar pois o ar que entra vai estar sempre à temperatura ambiente. Os difusores centrais você pode colocar onde quiser, mas em algumas propagandas de etios vi indicarem esses difusores direcionados para os passageiros do bancos de trás, mas não creio que o ar desse carro consiga gelar bancos traseiros com satisfação...
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
1. Uso recirculação 99% do tempo, mas não é o recomendável.
2. Como dirijo bastante sozinho, coloco a boca da esquerda voltada para o volante (minha mão), a da direita deixo fechada e as 2 do meio viradas para o motorista. Tem uma posição que essas 2 do meio ficam bem presas (mesmo na velocidade 4 do ventilador) e o vento passa rente ao motorista. A resposta para a tua pergunta é: Eles ficam voltados pra onde vc preferir. Se o passageiro quiser vento, usar esses difusores centrais é facílimo pra ele também. =D
2. Como dirijo bastante sozinho, coloco a boca da esquerda voltada para o volante (minha mão), a da direita deixo fechada e as 2 do meio viradas para o motorista. Tem uma posição que essas 2 do meio ficam bem presas (mesmo na velocidade 4 do ventilador) e o vento passa rente ao motorista. A resposta para a tua pergunta é: Eles ficam voltados pra onde vc preferir. Se o passageiro quiser vento, usar esses difusores centrais é facílimo pra ele também. =D
lamps
Membro Ouro- Mensagens : 150
Valeu pessoal estava procurando a melhor posição para circulação de tanto na frente como nos bancos de trás
marcos7025
Em qualquer posição gela muito
Rengaww
Membro Rubi- Mensagens : 269
Pessoal liguei para concessionária eles disseram que vai do meu gosto, e lá eles usam recirculação de ar dentro do veículo. Testei e realmente gela mais!!!
marcos7025
É obvio que a recirculação gela mais pois só circula o ar que já está gelado.
Com a recirculação aberta pega o ar de fora que geralmente está mais quente que o de dentro assim gelando menos.
Com a recirculação aberta pega o ar de fora que geralmente está mais quente que o de dentro assim gelando menos.
Milton Fielder
Membro Ouro- Mensagens : 116
E só uso a recirculação quando estou viajando, na madrugada e sem o ar-condicionado...heheh
Com temperaturas acima de 36 graus é quase impossível usar o ar de fora, o carro não vai gelar.
100% do tempo usando recirculação.
Há, e só lembrando que usar o ventilador na velocidade 4 não vai fazer o carro gastar mais...Heheh! Usando o ventilador no 1,2,3 ou 4 o evaporador vai trabalhar do mesmo jeito.
Abs
Emerson
Com temperaturas acima de 36 graus é quase impossível usar o ar de fora, o carro não vai gelar.
100% do tempo usando recirculação.
Há, e só lembrando que usar o ventilador na velocidade 4 não vai fazer o carro gastar mais...Heheh! Usando o ventilador no 1,2,3 ou 4 o evaporador vai trabalhar do mesmo jeito.
Abs
Emerson
Uso do ar-condicionado e recirculação (FONTE BEST CARS WEB SITE)
Qual a função da tecla de recirculação existente nos comandos de ar-condicionado? Devo acioná-la em que situações? Que outras medidas posso tomar para o uso do aparelho não prejudicar a saúde dos passageiros?
Marcos Paulo Ferreira
Jundiaí, SP
O uso correto da recirculação, que para alguns pode parecer um reforço na atuação do ar-condicionado pelo aumento resultante no ruído, é um dos segredos para obter conforto do sistema sem prejuízos à saúde. Ativada a função, o aparelho passa a trabalhar apenas com o ar interno do veículo. Ideal para circular em meio à fumaça de caminhões, rodar em estradas poeirentas ou atravessar regiões de mau cheiro, a recirculação não deve ser mantida por longo tempo, pois resseca o ar e pode agravar problemas respiratórios como rinite e bronquite. Mesmo em tráfego pesado e sob forte calor, convém liberar a admissão de ar (ou mesmo abrir um pouco as janelas) de tempos em tempos para não viciar o ar interno.
O uso da recirculação é recomendado, contudo, quando se entra no carro após horas exposto ao sol. Nessa situação o indicado é utilizar o ventilador no máximo e o termostato na posição mais fria, além de abrir as janelas para uma renovação mais rápida. À medida em que a temperatura cai, feche as janelas, depois desative a recirculação, procure reduzir a velocidade do ventilador e, se possível, ajustar o comando de temperatura para um ponto mais elevado -- e não desligar o equipamento, o que pode gerar sensação de abafamento pela súbita elevação da umidade do ar. O mesmo deve ser feito ao chegar ao destino, quando o choque térmico na saída do carro causa desconforto.
Além de prudentes à saúde, são atitudes que pagam dividendos no desempenho, consumo e nível de ruído interno do carro. O ventilador deve trabalhar mais rápido, porém, no trânsito lento para evitar formação de gelo no evaporador, origem da água que tão comumente se vê escorrendo de carros recém-estacionados. Outra regra: direcione as saídas de ar para o alto, pois o intuito é refrigerar o ambiente e não os passageiros. Além de evitar um resfriado, você estará distribuindo melhor o ar fresco pelo interior, pois a física ensina que o ar quente tende a subir e o frio a descer. Assim também é mantida a situação climática (pés quentes, cabeça fresca) mais favorável à concentração do motorista. O ar mais quente só deve ser dirigido para cima em tempo chuvoso, quando o ar-condicionado mostra-se ótima solução para desembaçar o pára-brisa: como o ar emitido é seco, absorve em segundos a umidade do vidro, proporcionando boa visibilidade.
Qual a função da tecla de recirculação existente nos comandos de ar-condicionado? Devo acioná-la em que situações? Que outras medidas posso tomar para o uso do aparelho não prejudicar a saúde dos passageiros?
Marcos Paulo Ferreira
Jundiaí, SP
O uso correto da recirculação, que para alguns pode parecer um reforço na atuação do ar-condicionado pelo aumento resultante no ruído, é um dos segredos para obter conforto do sistema sem prejuízos à saúde. Ativada a função, o aparelho passa a trabalhar apenas com o ar interno do veículo. Ideal para circular em meio à fumaça de caminhões, rodar em estradas poeirentas ou atravessar regiões de mau cheiro, a recirculação não deve ser mantida por longo tempo, pois resseca o ar e pode agravar problemas respiratórios como rinite e bronquite. Mesmo em tráfego pesado e sob forte calor, convém liberar a admissão de ar (ou mesmo abrir um pouco as janelas) de tempos em tempos para não viciar o ar interno.
O uso da recirculação é recomendado, contudo, quando se entra no carro após horas exposto ao sol. Nessa situação o indicado é utilizar o ventilador no máximo e o termostato na posição mais fria, além de abrir as janelas para uma renovação mais rápida. À medida em que a temperatura cai, feche as janelas, depois desative a recirculação, procure reduzir a velocidade do ventilador e, se possível, ajustar o comando de temperatura para um ponto mais elevado -- e não desligar o equipamento, o que pode gerar sensação de abafamento pela súbita elevação da umidade do ar. O mesmo deve ser feito ao chegar ao destino, quando o choque térmico na saída do carro causa desconforto.
Além de prudentes à saúde, são atitudes que pagam dividendos no desempenho, consumo e nível de ruído interno do carro. O ventilador deve trabalhar mais rápido, porém, no trânsito lento para evitar formação de gelo no evaporador, origem da água que tão comumente se vê escorrendo de carros recém-estacionados. Outra regra: direcione as saídas de ar para o alto, pois o intuito é refrigerar o ambiente e não os passageiros. Além de evitar um resfriado, você estará distribuindo melhor o ar fresco pelo interior, pois a física ensina que o ar quente tende a subir e o frio a descer. Assim também é mantida a situação climática (pés quentes, cabeça fresca) mais favorável à concentração do motorista. O ar mais quente só deve ser dirigido para cima em tempo chuvoso, quando o ar-condicionado mostra-se ótima solução para desembaçar o pára-brisa: como o ar emitido é seco, absorve em segundos a umidade do vidro, proporcionando boa visibilidade.
Rengaww
Membro Rubi- Mensagens : 269
O que eu reparei é que no desenho da regulagem para a saída de ar no para-brisa, está dizendo para usar o ar externo. Eu não sei o porquê disso, mas como está escrito lá no próprio botão eu sigo a recomendação.
Urubaldo
Membro Ouro- Mensagens : 213
Galera comprei um etios semi novo XLS sedan 2014 35mil KM sobre o ar quando utilizo a recirculação do ar ele não esta quase saindo ar dos difusores o som muda parece que o ar esta se perdendo dentro do painel com um ronco alto abaixo do porta luvas alguém sabe o que pode ser ? OBS: a posição do ar esta sempre para frente voltada para os passageiros.
ralesonprestes
Fala ralesonprestes, bem vindo ao clube. O som muda realmente quando muda-se para recirculação, você diz ser um ronco alto, no meu não chega a ser tão alto mas muda com certeza. Não subestimando seus conhecimentos automotivos, verifique se a posição do ar não está para o para-brisa por exemplo, já vi acontecer, dessa forma não sai quase nada de ar pelos difusores, e em último caso o filtro do ar condicionado, se não está obstruído. Se tiver verificado todas estas possibilidades, então minhas dicas se esgotaram.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Já verificou o estado do filtro de cabine do ar condicionado? Fica exatamente abaixo do porta luvas.
No manual diz apenas para inspecionar o estado do filtro do ar a cada 10 mil km, mas na real, ele precisa ser substituído a cada 10~15 mil km.
Tem um vídeo amador que ensina a verificar/trocar. https://www.youtube.com/watch?v=qlMI4iiUQ3c
No manual diz apenas para inspecionar o estado do filtro do ar a cada 10 mil km, mas na real, ele precisa ser substituído a cada 10~15 mil km.
Tem um vídeo amador que ensina a verificar/trocar. https://www.youtube.com/watch?v=qlMI4iiUQ3c
vpsantos
Membro Bronze- Mensagens : 52
então o carro esta todo revisado na concessionaria inclusive na garantia, a posição do vento esta para os passageiros. Vou verificar o filtro
ralesonprestes
Pode ser apenas o link de seleção de posição no painel que tenha soltado. Caso não seja o filtro muito sujo.
Abs
Abs
ralesonprestes
obrigados a todos a atenção, resolvido na concessionaria aproveitei que ainda esta na garantia levei fiz a troca do filtro do ar-condicionado e estava na ventoinha essa sacola !
ralesonprestes
Provavelmente alguém foi fazer limpeza do sistema e colocou a sacola para não voltar sujeira quando aplicassem o jato de ar comprimido, mas esqueceu a sacola ali.
Ja vi acontecer a mesma coisa na limpeza do sistema do filtro de ar do motor.
Ja vi acontecer a mesma coisa na limpeza do sistema do filtro de ar do motor.
vpsantos
Membro Bronze- Mensagens : 52
Alguém já usou esses limpadores de ar condicionado que vendem no supermercado?
Por exemplo...
Na CSS, eles cobram 180 reais para efetuar a higienização do ar...
Por exemplo...
Na CSS, eles cobram 180 reais para efetuar a higienização do ar...
Babenco
Membro Bronze- Mensagens : 36
Amigos peguei meu Etios Sedan 1.5 X 2017 zerinho na última quarta-feira e estou "encucado" com um negócio!
É o seguinte não tem a "Alavanca do modo de ar"....... externo/recirculação de ar; pois bem, no meu carro quando seleciono recirculação de ar ela nunca fica firme lá no cantinho, sempre cede um pouco para o lado direito!
Já quando eu quero selecionar para o modo de ar externo e coloca ela lá na extremidade da direita ela não cede e fica ali quietinha!
É caso para eu ir lá na concessionária e pedirem para ajeitar isso? No de vocês é assim também?
To mandando uma foto de um painel que peguei na net (não é do meu carro) para vocês saberem exatamente de qual alavanca estou falando:
É o seguinte não tem a "Alavanca do modo de ar"....... externo/recirculação de ar; pois bem, no meu carro quando seleciono recirculação de ar ela nunca fica firme lá no cantinho, sempre cede um pouco para o lado direito!
Já quando eu quero selecionar para o modo de ar externo e coloca ela lá na extremidade da direita ela não cede e fica ali quietinha!
É caso para eu ir lá na concessionária e pedirem para ajeitar isso? No de vocês é assim também?
To mandando uma foto de um painel que peguei na net (não é do meu carro) para vocês saberem exatamente de qual alavanca estou falando:
Pra mim ela sempre cede um pouco sim, mas não prejudica em nada o funcionamento, muito pelo contrário, pra mim funciona super bem.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Acredito que não precisa deixar no ar externo, pois é só abrir as janelas que voce renova o ar do ambiente de dentro do veiculo. Por isso acredito eu que pode deixar na recirculação o tempo todo.
Rodrigo
Moderador- Mensagens : 696
1.
Eis o problema do “sergiomenegaz” apresentado neste tópico:
“Re: Ar condicionado fluxo de ar
Nova mensagem por sergiomenegaz em Sex 11 Nov 2016, 16:00
Amigos peguei meu Etios Sedan 1.5 X 2017 zerinho na última quarta-feira e estou "encucado" com um negócio!
To mandando uma foto de um painel que peguei na net (não é do meu carro) para vocês saberem exatamente de qual alavanca estou falando:”
2.
O meu Etios XLS HB 2013/2014 desde novo sempre entrou odor externo no interior da cabine com a alavanca fechada para ar externo, isto é, mesmo com a alavanca de recirculação acionada sempre entrou cheiro de escapamento e bueiro. Eu reclamava na garantia sobre a alavanca que parecia não fixar na recirculação, mas os técnicos da concessionária sempre diziam que era característica do Etios, mas não era defeito...
Há cerca de dois meses eu estacionei o Etios durante uma semana sobre uma vaga que fica em cima da fossa de esgoto do prédio e, desde então, acumulou um cheiro horrível de esgoto no sistema de circulação de ar. Pra piorar, esta semana o gás do ar condicionado - sempre muito eficiente nesses quase 04 anos - parece que enfraqueceu.
3.
Há outro tópico semelhante:
" Re: Ar entrando pelas entradas do ar condicionado
Mensagem por guiffiuza em Sex 15 Ago 2014, 11:50
Pessoal,
Problema resolvido: lá no pé do passageiro, bem no fundo, entrando no painel, tem um negócio do ar, daí tava desencaixado de forma que vc mudava a posição no painel pra recirculação de ar, mas lá em baixo não mexia. "
http://www.etiosclube.com.br/t1300-ar-entrando-pelas-entradas-do-ar-condicionado#39644
4.
Daí eu pergunto: - o defeito da alavanca de recirculação do “sergiomenegaz” foi resolvido pela concessionária? - alguém fez como "guiffiuza" e localizou "lá no pé do passageiro, bem no fundo, entrando no painel,... um negócio do ar,... desencaixado de forma que vc mudava a posição no painel pra recirculação de ar, mas lá em baixo não mexia"? - alguém já mexeu na caixa evaporadora do Etios pra trocá-la, limpá-la ou só pra tirar mal cheiro?
Eis o problema do “sergiomenegaz” apresentado neste tópico:
“Re: Ar condicionado fluxo de ar
Nova mensagem por sergiomenegaz em Sex 11 Nov 2016, 16:00
To mandando uma foto de um painel que peguei na net (não é do meu carro) para vocês saberem exatamente de qual alavanca estou falando:”
2.
O meu Etios XLS HB 2013/2014 desde novo sempre entrou odor externo no interior da cabine com a alavanca fechada para ar externo, isto é, mesmo com a alavanca de recirculação acionada sempre entrou cheiro de escapamento e bueiro. Eu reclamava na garantia sobre a alavanca que parecia não fixar na recirculação, mas os técnicos da concessionária sempre diziam que era característica do Etios, mas não era defeito...
Há cerca de dois meses eu estacionei o Etios durante uma semana sobre uma vaga que fica em cima da fossa de esgoto do prédio e, desde então, acumulou um cheiro horrível de esgoto no sistema de circulação de ar. Pra piorar, esta semana o gás do ar condicionado - sempre muito eficiente nesses quase 04 anos - parece que enfraqueceu.
3.
Há outro tópico semelhante:
" Re: Ar entrando pelas entradas do ar condicionado
Mensagem por guiffiuza em Sex 15 Ago 2014, 11:50
Pessoal,
Problema resolvido: lá no pé do passageiro, bem no fundo, entrando no painel, tem um negócio do ar, daí tava desencaixado de forma que vc mudava a posição no painel pra recirculação de ar, mas lá em baixo não mexia. "
http://www.etiosclube.com.br/t1300-ar-entrando-pelas-entradas-do-ar-condicionado#39644
4.
Daí eu pergunto: - o defeito da alavanca de recirculação do “sergiomenegaz” foi resolvido pela concessionária? - alguém fez como "guiffiuza" e localizou "lá no pé do passageiro, bem no fundo, entrando no painel,... um negócio do ar,... desencaixado de forma que vc mudava a posição no painel pra recirculação de ar, mas lá em baixo não mexia"? - alguém já mexeu na caixa evaporadora do Etios pra trocá-la, limpá-la ou só pra tirar mal cheiro?
KLEISON
Membro Bronze- Mensagens : 42
Detalhe da mensagem do "sergiomenegaz" idêntico ao problema do meu Etios HB XLS 2013/2014 porque desde sempre eu não conseguia fixar a alavanca para recirculação, pois mesmo após mover de um lado e para o outro quando tento firmar na recirculação a alavanca cede um pouco:
"... no meu carro quando seleciono recirculação de ar ela nunca fica firme lá no cantinho, sempre cede um pouco para o lado direito!
Já quando eu quero selecionar para o modo de ar externo e coloca ela lá na extremidade da direita ela não cede e fica ali quietinha!".
"... no meu carro quando seleciono recirculação de ar ela nunca fica firme lá no cantinho, sempre cede um pouco para o lado direito!
Já quando eu quero selecionar para o modo de ar externo e coloca ela lá na extremidade da direita ela não cede e fica ali quietinha!".
KLEISON
Membro Bronze- Mensagens : 42
Página 1 de 2 • 1, 2