Últimos assuntos
» Como troco o emblema do volante do meu etios?por Leandro da silva santos Ontem à(s) 18:25
» Toyota Etios Sedan 2017/2018 1.5 X não engata marchas
por joaom1601 Sex 01 Nov 2024, 12:31
» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por Well Paiva Qui 31 Out 2024, 15:04
» Ajuste na altura do cinto de segurança
por mmuniz6@uol.com.br Qua 30 Out 2024, 20:42
» Luz da bateria acende as vezes
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:04
» Iluminação porta-malas
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:00
» Injeção acesa
por Michelli dos Santos Sex 25 Out 2024, 20:37
» Defeito na Tela da Central de Midia Etios Platinum 1.5
por ernestoreis Qui 24 Out 2024, 09:22
» Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
por jp.siq Qui 24 Out 2024, 08:03
» Central Wings Play
por barezzi77 Qua 23 Out 2024, 15:07
» Etios não reconhece combustível
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:51
» Faróis de LED
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:30
» Mais um novato
por Sergio Seg 21 Out 2024, 22:19
» Botão do ar condicionado Etios 2013
por JOSE MENDES DA SILVA Sáb 19 Out 2024, 12:13
» Consumo de combustível
por caiomrb Qui 17 Out 2024, 16:11
» Multimídia do Yaris 2021 no Etios 2020
por Thamires de almeida Ter 15 Out 2024, 21:05
» Adaptação do painel digital no modelo 2013
por ChristieNeves Dom 13 Out 2024, 19:53
» Descobri de onde vinha o barulho na frente do Etios
por Alex ruan de moura Dom 13 Out 2024, 10:34
» Ruído em terceira marcha.
por Mauríciokriger Sáb 12 Out 2024, 22:54
» kit Desligamento Automático de Faróis
por lgv1106 Qua 09 Out 2024, 09:18
» Aceleração alta na troca de marcha
por Emerson Warne Ter 08 Out 2024, 10:47
» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016
por Emerson Warne Ter 08 Out 2024, 10:27
» A chave do etios é codificada?
por Emerson Warne Ter 08 Out 2024, 10:20
Calibragem pneu Etios
+11
leandroalm
Roberto69
ksio89
jdonadel
Cappelletti
Rodrigo
rafaeldias
iepn
The Mole
Levinthal
abilio marinho
15 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
calibragem pneu Etios
quanto vc ta colocando?
eu coloco 32
eu coloco 32
abilio marinho
Membro Novato- Mensagens : 3
Calibragem pneu Etios
Tens que dizer qual o ano modelo e versão, visto que o Etios tem aro 13, 14 e 15.
O meu é 16/17, hatch e aro 14.
Calibro a cada duas semanas e coloco o que consta do manual: 32 PSi nas rodas da frente e 29 PSi nas rodas de trás.
Cumprimentos.
O meu é 16/17, hatch e aro 14.
Calibro a cada duas semanas e coloco o que consta do manual: 32 PSi nas rodas da frente e 29 PSi nas rodas de trás.
Cumprimentos.
Levinthal
Membro Ouro- Mensagens : 145
Re: Calibragem pneu Etios
Sempre coloquei 1 psi acima do valor indicado na etiqueta colada na coluna da porta.
No estepe é diferente porque nele a pressão só é verificada de tempos em tempos (muitas vezes só depois de meses). No estepe sempre coloco de 5 a 7 psi acima do indicado para os pneus normais.
Em todos os meus últimos carros, os pneus originais duraram mais de 60.000/65.000 km.
Aliás, no Sentra só troquei aos 85.000 km. Ainda durariam muito mais, mas tive de trocar os 4 porque surgiu uma bolha num dos pneus por causa dos inúmeros buracos que existem em nossas mal cuidadas ruas.
No estepe é diferente porque nele a pressão só é verificada de tempos em tempos (muitas vezes só depois de meses). No estepe sempre coloco de 5 a 7 psi acima do indicado para os pneus normais.
Em todos os meus últimos carros, os pneus originais duraram mais de 60.000/65.000 km.
Aliás, no Sentra só troquei aos 85.000 km. Ainda durariam muito mais, mas tive de trocar os 4 porque surgiu uma bolha num dos pneus por causa dos inúmeros buracos que existem em nossas mal cuidadas ruas.
Convidado- Convidado
No estepe eu ponho quase o máximo de pressão que o pneu suporta e encho de novo a cada 6 meses ou pelo menos 1x por ano.
O máximo da pressão tem indicado em qualquer pneu.
O máximo da pressão tem indicado em qualquer pneu.
The Mole
Membro Ouro- Mensagens : 194
32, conforme indicação na porta do motorista.
38 no estepe.
Esse também é o padrão da css no recebimento do carro. Todos com 38 de fábrica, para a entrega, os 4 em uso são regulados com 32.
XLS SD 16/17.
38 no estepe.
Esse também é o padrão da css no recebimento do carro. Todos com 38 de fábrica, para a entrega, os 4 em uso são regulados com 32.
XLS SD 16/17.
Convidado- Convidado
SE a fabricante que faz inúmeros testes estipula um valor. Logo, deve seguido. Cada veículo tem sua especificação técnica.
Sabendo que geralmente os pneus perdem pressão com o passar das semanas, as pessoas que costumam só se lembrar de verificar a calibragem dos pneus de tempos em tempos (digamos só 1 vez a cada 1 mês ou mais tempo), deve sempre colocar 1 ou até 2 psi acima da recomendada para maior durabilidade dos pneus e, principalmente pela segurança nas eventualidades.
Convidado- Convidado
Não, sei, por que meu Sandero, a pressão dos pneus era o contrário, 29 na frente e 32 atrás..., sempre, vazio ou cheio.
Estava vendo o manual do Etios, não olhei a etiqueta do carro, não estou próximo a ele, menciona 32 na frente e 29 atrás.
Estava vendo o manual do Etios, não olhei a etiqueta do carro, não estou próximo a ele, menciona 32 na frente e 29 atrás.
rafaeldias
Membro Ouro- Mensagens : 156
Cada carro tem seu projeto. Não adianta os metidos a engenheiros darem palpites.
Exemplo. Meu gol G6 era 28 em tudo. Também aro 14. Meu ônix 32 em tudo. Aro 15
PERFEITAMENTE! Cada carro tem seu peso, centro de gravidade, suspensão etc.
Não vá pelos "engenheirosForuns"
Não vá pelos "engenheirosForuns"
No meu Sedan XLS aro 15, eu coloco conforme no manual 32 psi em todos os pneus. As vezes coloco 33 nos pneus da frente pra compensar o peso do motor, não sei se é correto fazer assim...
Rodrigo
Moderador- Mensagens : 696
Se houvesse alguma exceção manual especificaria. Exemplo é o CELTA. O qual possui calibragem diferente conforme o peso
Não, sei, por que meu Sandero, a pressão dos pneus era o contrário, 29 na frente e 32 atrás..., sempre, vazio ou cheio.
Não sei se em todos os Renault são assim, mas no meu antigo Logan era a mesma coisa.
é a mesma calibragem Bridgestone,Firestone,Yokohama e Dunlop?
Calibragem vai independer da marca do pneu, vai depender só da medida do pneu e da especificação no manual do carro.
The Mole
Membro Ouro- Mensagens : 194
Tenho um Etios X Hatch 16/17 aro 14 e a recomendação da Toyota é de 32psi nos dianteiros e 29psi nos traseiros.
Em várias reportagens que já li/assisti a recomendação é de calibrar a cada uma semana. Assim tenho feito, sempre com os pneus frios (tem um posto a uma quadra daqui de casa, então fica mais fácil). Numa dessas reportagens, a recomendação era de circular até, no máximo, por volta de 3Km até o local mais próximo para calibragem para que os pneus ainda estejam consideravelmente frios.
Em várias reportagens que já li/assisti a recomendação é de calibrar a cada uma semana. Assim tenho feito, sempre com os pneus frios (tem um posto a uma quadra daqui de casa, então fica mais fácil). Numa dessas reportagens, a recomendação era de circular até, no máximo, por volta de 3Km até o local mais próximo para calibragem para que os pneus ainda estejam consideravelmente frios.
Cappelletti
Membro Novato- Mensagens : 9
eu coloco conforme o manual + 1.
o manual e a coluna da porta dizem 32 eu coloco 33 porque quando tiro o calibrador ele perde um pouco de pressão
o manual e a coluna da porta dizem 32 eu coloco 33 porque quando tiro o calibrador ele perde um pouco de pressão
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Eu também faço como o Jackson.
Faço isso porque sempre que calibro os pneus, percebo que a pressão caiu 1 a 2 psi (ou mais) abaixo da especificada pelo fabricante.
Colocando 1 psi acima da especificada, na próxima calibragem, tenho a certeza que só cairá uns 1 a 2 psi.
Se ficasse na calibragem indicada pelo fabricante, com certeza na próxima calibragem a pressão poderia ter caído 3 a 4 psi (ou mais).
Colocando 1 psi acima, é quase certeza que na média andarei com os pneus calibrados conforme a especificação do fabricante.
Faço isso porque sempre que calibro os pneus, percebo que a pressão caiu 1 a 2 psi (ou mais) abaixo da especificada pelo fabricante.
Colocando 1 psi acima da especificada, na próxima calibragem, tenho a certeza que só cairá uns 1 a 2 psi.
Se ficasse na calibragem indicada pelo fabricante, com certeza na próxima calibragem a pressão poderia ter caído 3 a 4 psi (ou mais).
Colocando 1 psi acima, é quase certeza que na média andarei com os pneus calibrados conforme a especificação do fabricante.
Convidado- Convidado
Calibrando a cada duas semanas está bom, segundo o próprio manual. Tão importante quanto a frequência de calibragem dos pneus, é garantir que eles estejam frios na hora de calibrar para afetar o mínimo possível a pressão.
Segundo o manual, os pneus são considerados frios se o carro estiver parado há pelo menos três horas e se tiver rodado no máximo 1,5 km (não lembro exatamente da distância) em regime leve, isso é, sem frenagem ou aceleração brusca. Por isso só calibro sábado de noitinha ou domingo bem cedo de manhã em um posto a duas quadras de casa, quando a temperatura está abaixo dos 30º C.
Segundo o manual, os pneus são considerados frios se o carro estiver parado há pelo menos três horas e se tiver rodado no máximo 1,5 km (não lembro exatamente da distância) em regime leve, isso é, sem frenagem ou aceleração brusca. Por isso só calibro sábado de noitinha ou domingo bem cedo de manhã em um posto a duas quadras de casa, quando a temperatura está abaixo dos 30º C.
ksio89
Membro Rubi- Mensagens : 327
Eu fui calibrar pela primeira vez após quase 2 meses de tirado da concessionária....! Sedan
Estavam todos com 34 lb... pode ser que o posto onde calibrei não estivesse aferido adequadamente ou realmente estava acima de 32.
Estavam todos com 34 lb... pode ser que o posto onde calibrei não estivesse aferido adequadamente ou realmente estava acima de 32.
Roberto69
Membro Prata- Mensagens : 62
Legal a dica de calibrar com 1 psi acima. Porque eu notei que quando tiro a mangueira, já esvazia um pouco.
No meu 17/18 hatch vem no manual 32 na frente e 29 atrás
No meu 17/18 hatch vem no manual 32 na frente e 29 atrás
leandroalm
Membro Bronze- Mensagens : 34
Na realidade, o ar que a gente ouve escapar, quando tiramos a mangueira do ventil, é o ar que estava dentro da mangueira, e não no pneu. O bico do pneu tem uma válvula que não deixa o ar sair em quantidade suficiente para afetar a calibragem, quando a mangueira é removida.
Eu, como uso rodas e pneus diferentes dos originais (205/45 R17), cujo perfil é muito baixo, costumo calibrar com mais pressão: uso 35 na frente e 32 atrás, no Hatch. Isso porque tenho medo de amassar as rodas nos buracos.
Eu, como uso rodas e pneus diferentes dos originais (205/45 R17), cujo perfil é muito baixo, costumo calibrar com mais pressão: uso 35 na frente e 32 atrás, no Hatch. Isso porque tenho medo de amassar as rodas nos buracos.
ewallau
Membro Rubi- Mensagens : 246
Tenho etios X 1,3 HB 17/18, Eu coloco 30 nos 4 pneus a cada duas semanas, foi oque o consultor me recomendou na CSS.
Alguém calibra diferente este modelo?
Alguém calibra diferente este modelo?
ismaelfernandesd
Membro Bronze- Mensagens : 14
Eu coloco 2 libras acima do especificado.
Ando 99% na cidade em baixa velocidade. Os pneus desgastam mais nas beiradas dos pneus.
Então calibro com mais pressão para gastar por igual.
[ ]s.
Ando 99% na cidade em baixa velocidade. Os pneus desgastam mais nas beiradas dos pneus.
Então calibro com mais pressão para gastar por igual.
[ ]s.
Vilson Hashima
Membro Bronze- Mensagens : 47
Página 1 de 2 • 1, 2