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Meu primeiro carro novo (semi novo, ou quase)
4 participantes
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Meu primeiro carro novo (semi novo, ou quase)
Olá, boa tarde, sou Rodrigo, meu primeiro carro foi uma kombi a diesel, fui dono por 8 anos, gastava cerca de 500 a 1000 reais mensais com manutenção kkkkk porem economizava no combustivel e utilizava para trabalho, mas enfim, cansei de gastar tanto com ela e passei pra frente.
Resolvi comprar um semi-novo e muitas pessoas me recomendaram o etios por ser um tank de guerra. Enfim, comprei meu Etios Sedan x 1.5 2015 (direto do leilão, recuperado de financiamento) com 100 mil km rodado, já rodei com ele e aparentemente está tudo perfeito, exceto a suspensão que tem algo trepidando e o mofo dentro do carro (pois estava parado desde 2019 no pátio tomando sol e chuva). Alguns pequenos retoques mas nada muito significativo. E como paguei um valor beeeeeeeeeeeeemmmm abaixo da tabela, 40% do valor da tabela, então compensa arrumar cada detalhezinho que tem nele. Eu confesso que fiz uma grande burrice assim que sai do leilão, escolhi o local errado pra trocar o oleo, etc, um posto de gasolina, pqp, gastei o olho da cara lá, 1 litro de óleo (lubrax) mais caro q 2 original da toyota... mas blz, já foi, não tem como voltar atrás, pelo menos ta com oleo novo, filtros novos, oleo de cambio novo, (etc), e por fim uma coisa que fiquei muito na duvida...
O cara lá do posto, trocou o liquido de arrefecimento, porem, ele colocou ADITIVO, aquele cor rosa. E quando eu cheguei em casa, procurei o manual no site da toyota e vi que não pode usar aditivo... então, e agora? Pode ou não pode?
Outra coisa, vi no manual que são 3 litros de oleo e o cara colocou 4... provavelmente não sabia ou simplesmente quis entuchar um óleo a mais pra ganhar dinheiro... alias é 3 ou 4 litros?
E pessoal, como era de leilão, eu não tenho ideia se o antigo dono cuidava, em questão das revisões. Então to pensando em ir direto na css pra fazer uma revisão geral? Recomendam?
Logo mais posto algumas fotos.
Resolvi comprar um semi-novo e muitas pessoas me recomendaram o etios por ser um tank de guerra. Enfim, comprei meu Etios Sedan x 1.5 2015 (direto do leilão, recuperado de financiamento) com 100 mil km rodado, já rodei com ele e aparentemente está tudo perfeito, exceto a suspensão que tem algo trepidando e o mofo dentro do carro (pois estava parado desde 2019 no pátio tomando sol e chuva). Alguns pequenos retoques mas nada muito significativo. E como paguei um valor beeeeeeeeeeeeemmmm abaixo da tabela, 40% do valor da tabela, então compensa arrumar cada detalhezinho que tem nele. Eu confesso que fiz uma grande burrice assim que sai do leilão, escolhi o local errado pra trocar o oleo, etc, um posto de gasolina, pqp, gastei o olho da cara lá, 1 litro de óleo (lubrax) mais caro q 2 original da toyota... mas blz, já foi, não tem como voltar atrás, pelo menos ta com oleo novo, filtros novos, oleo de cambio novo, (etc), e por fim uma coisa que fiquei muito na duvida...
O cara lá do posto, trocou o liquido de arrefecimento, porem, ele colocou ADITIVO, aquele cor rosa. E quando eu cheguei em casa, procurei o manual no site da toyota e vi que não pode usar aditivo... então, e agora? Pode ou não pode?
Outra coisa, vi no manual que são 3 litros de oleo e o cara colocou 4... provavelmente não sabia ou simplesmente quis entuchar um óleo a mais pra ganhar dinheiro... alias é 3 ou 4 litros?
E pessoal, como era de leilão, eu não tenho ideia se o antigo dono cuidava, em questão das revisões. Então to pensando em ir direto na css pra fazer uma revisão geral? Recomendam?
Logo mais posto algumas fotos.
diigo182
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/07/2020
Localização : Sao Paulo - SP
Re: Meu primeiro carro novo (semi novo, ou quase)
seria o ideal, os frentistas nao sabem nada
ARIPULGA
Membro Prata- Mensagens : 85
Data de inscrição : 22/11/2014
Idade : 71
Localização : Curitiba - PR
diigo182 gosta desta mensagem
Re: Meu primeiro carro novo (semi novo, ou quase)
Os procedimentos que você fez podem prejudicar o carro. Foi seguida a especificação recomendada para o óleo? E pior: foi colocado 1 litro a mais do que o normal para a troca, não é uma questão de entuchar mais óleo para ganhar dinheiro, o motor pode danificar se estiver com excesso de óleo. Você viu se passou a marca de máximo na vareta? Melhor se ele cobrou 4 litros e colocou menos. Pelo que você falou o óleo do câmbio também foi trocado, foi colocado outro de acordo com a especificação da fábrica? O fluído de arrefecimento também tem uma especificação muito rígida o ideal é usar o fornecido pela Toyota. A recomendação é trocar após 10 anos ou 160.000 km.
diigo182 gosta desta mensagem
Re: Meu primeiro carro novo (semi novo, ou quase)
Bom, eu acabei não olhando o nivel do oleo, apenas acreditei no cara (q na vdd não era frentista, era o responsável pela troca de óleo apenas) e ele pareceu bem confiante mostrando saber sobre o etios (só enganação né pelo jeito), mas acabou enganado o bobo aqui que não entende muito de carro novo... eu só realizei esse procedimento por emergência, pq não sei quando foi a ultima troca, e o carro estava parado desde 2019 no pátio, desconfio até que pode haver fungo no tanque de combustível por causa de umidade, até pq como eu citei, o carro esta cheio de mofo por dentro. Eu ainda não tive tempo de ir dar uma olhada nele, tive que deixar na garagem de um tio, pois aqui na minha casa, a garagem tem rampa, a kombi entrava de boa, mas o etios não entra por ser mais baixo. Então antes de ir para a css, vou fazer um check up, e vou determinado a trocar tudo para o especificado pela toyota.
diigo182
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/07/2020
Localização : Sao Paulo - SP
Re: Meu primeiro carro novo (semi novo, ou quase)
Seja bemvindo ao forum. Como citou mofo, bom é trocar o filtro de ar da cabine que do lado direito do console (veja no youtube como proceder), porém antes limpe a cabine por dentro (teto, vidro, bancos, assoalho, painel, cintos, etc..pode usar espuma mágica Tuff Tuff) Saque o filtro de cabine antigo e faça a higienização do ar condicionado ligado no maximo/ventilador no máximo também, com aquele tubo de spray de higienização com vidros fechados..e depois instale o filtro novo de ar de cabine. Alguns gostam de higienizar com ozônio (isso retira odor), tem lugares que não cobram tão caro. Radiador Etios vai aditivo sim, use o original Toyota que já vem diluído. Bloco do motor do Etios é de alumínio. Só não pode cometer erro de misturar aditivo orgânico com inorgânico, nem misturar óleo mineral com sintético. Use sempre aditivo radiador da Toyota. Sobre o óleo do motor, é só usar o que está especificado no manual do veículo 10w30 mineral ou semi-sintético 10w40 ou semi-sintético 5w30 e não precisa ser óleo Toyota, temos boas marcas de óleo no mercado. Eu prefiro o 5w30 totalmente sintético porque eu rodo muito e pego estrada com motor meio frio. Suspensão com barulho diferente, deve ser porque ressecou as borrachas, mande lavar o chassi sem solvente e não pulverize óleo, nem diesel, o certo é seria só silicone spray ou WD40 que repele água. Para peças de borrachas e plásticos ressecados, existe produto certo. Eu uso um da Wurth para plasticos e outro para bancos de couro. Boa sorte com novo veículo. Etios é um carro com ótimo custo benefício.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 267
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
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