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8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
+2
jvictormp
Wiler
6 participantes
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8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Pessoal, meu etios 2013 está com 49 mil kms rodados e farei a 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km). Sempre faço anualmente como rodo muito pouco. Quais itens recomendam substituir/avaliar além dos recomendados no manual?
○ óleo motor
○ Filtro óleo motor
○ Anel do bujão
○ Filtro de combustível
○ Filtro de ar-condicionado
○ Fluido de freio DOT3
Filtro de ar do motor eu substituí na revisão passada.
A pastilha de freios já substituí e ela está com menos de 10 mil km (mas vou mandar inspecionar mesmo assim).
Sensor / Boia De Combustível eu troquei na revisão passada.
Amortecedores dianteiros troquei com 35 mil km pois eles travaram.
O dono da oficina onde fiz a revisão do ano passado disse que a bucha do eixo traseiro
deveria ser trocada com com 60 mil km (vou pedir para inspecionar também).
Agradeço a todos pelas sugestões.
○ óleo motor
○ Filtro óleo motor
○ Anel do bujão
○ Filtro de combustível
○ Filtro de ar-condicionado
○ Fluido de freio DOT3
Filtro de ar do motor eu substituí na revisão passada.
A pastilha de freios já substituí e ela está com menos de 10 mil km (mas vou mandar inspecionar mesmo assim).
Sensor / Boia De Combustível eu troquei na revisão passada.
Amortecedores dianteiros troquei com 35 mil km pois eles travaram.
O dono da oficina onde fiz a revisão do ano passado disse que a bucha do eixo traseiro
deveria ser trocada com com 60 mil km (vou pedir para inspecionar também).
Agradeço a todos pelas sugestões.
Wiler
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/10/2016
Localização : Natal - RN
JOSE MENDES DA SILVA gosta desta mensagem
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Eu diria que buchas em geral vc só troca em duas hipóteses:
1) a bucha está visualmente avariada; ou
2) vc quer renovar a suspensão
De fato, após poucos anos, as borrachas mudam sua capacidade de absorção de impacto significativamente. Eu diria que em 4 anos, se vc trocar todas as buchas do seu carro, vai perceber que estava andando num carro que era claramente mais velho que um zero km e vc não percebia. Daí aquela sensação marcante que vc tem quando anda num test drive ou num zero km de algum amigo, e vê como o seu está diferente.
Mas isso não é ruim, e renovar a suspensão custa dinheiro. Eu, se quiser renovar minha suspensão, vou preferir colocar meu dinheiro num carro zero, pq dá menos trabalho e vai renovar outras coisas de uma vez só.
Mas como não estou com dinheiro para isso no momento, buchas eu só trocaria as que estivessem avariadas.
Fora isso, te aconselho a trocar a peneirinha do tanque de combustível. Essa peneirinha é o pré-filtro da bomba e custa uns 70 reais na concessionária. A mão-de-obra é mais chata, porque tem que retirar a bomba de dentro do tanque pra trocar a peneirinha, mas vc vai se surpreender quando ver o quão suja ela vai estar. Eu troquei a minha com 60.000km.
Eu trocaria também o fluido de arrefecimento (radiador) devido ao tempo - diria que 5 anos é um período bom para troca. Usar um fluido de arrefecimento velho não vai atrapalhar tanto a manter a temperatura do motor controlada, mas vai prejudicar a integridade dos componentes, porque umas das funções do fluido é proteger os componentes da corrosão. E quanto mais o tempo passa, mais o fluido perde a capacidade de proteger.
Muito cuidado pra fazer essa troca, porque na hora de colocar um novo fluido, precisa retirar o ar do sistema.
Após drenar o fluido velho, você pode tirar o ar do sistema de duas formas:
1) abrindo para a atmosfera o sistema num ponto alto (no caso do Etios, na entrada do radiador de aquecedor de cabine, mas é uma mangueira bem chata de tirar, e faz um pouco de sujeira, por isso eu prefiro a opção 2) e ir abastecendo o sistema com o fluido novo até que o fluido comece a sair no ponto alto que vc abriu ou transborde o radiador (o que estiver mais baixo é que vai acontecer primeiro); ou
2) retirando o ar através de vácuo com um equipamento próprio pra isso (que não é caro, mas exige que seja feito por um técnico bem entendido do assunto). Nesse caso, o equipamento é conectado ao sistema de arrefecimento, e puxa tanto ar que vc vê as mangueiras colapsando (semelhante ao que acontece quando vc suga um canudo com a outra ponta tampada). Nesse momento, a pressão dentro do sistema de arrefecimento é tão baixa, que praticamente nem ar existe dentro dele, e qualquer buraco que houver, ele vai puxar pra dentro do sistema. Aí o técnico abre uma válvula por onde ele vai "injetar" o novo fluido. O vácuo do sistema vai puxar fluido até que a pressão volte a ser a atmosférica, e o ar que restará dentro do sistema será tão pouco que nem haverá nenhum problema que atrapalhe o fluxo.
O fluido vc compra já na diluição correta direto na concessionária, num valor não muito alto, mas é significativo. Creio que vc vai gastar uns 400 reais de fluido. Precisa de no máximo 4,0L.
Além disso, se nunca trocou, eu aconselho a trocar o óleo do câmbio, que é uma tarefa bem simples de fazer. Compra na concessionária também, viscosidade 75W, 2,0L (só gasta 1,8L), deve custar uns R$70 o litro.
Desculpe o texto longo, é só uma contribuição que senti vontade de fazer.
1) a bucha está visualmente avariada; ou
2) vc quer renovar a suspensão
De fato, após poucos anos, as borrachas mudam sua capacidade de absorção de impacto significativamente. Eu diria que em 4 anos, se vc trocar todas as buchas do seu carro, vai perceber que estava andando num carro que era claramente mais velho que um zero km e vc não percebia. Daí aquela sensação marcante que vc tem quando anda num test drive ou num zero km de algum amigo, e vê como o seu está diferente.
Mas isso não é ruim, e renovar a suspensão custa dinheiro. Eu, se quiser renovar minha suspensão, vou preferir colocar meu dinheiro num carro zero, pq dá menos trabalho e vai renovar outras coisas de uma vez só.
Mas como não estou com dinheiro para isso no momento, buchas eu só trocaria as que estivessem avariadas.
Fora isso, te aconselho a trocar a peneirinha do tanque de combustível. Essa peneirinha é o pré-filtro da bomba e custa uns 70 reais na concessionária. A mão-de-obra é mais chata, porque tem que retirar a bomba de dentro do tanque pra trocar a peneirinha, mas vc vai se surpreender quando ver o quão suja ela vai estar. Eu troquei a minha com 60.000km.
Eu trocaria também o fluido de arrefecimento (radiador) devido ao tempo - diria que 5 anos é um período bom para troca. Usar um fluido de arrefecimento velho não vai atrapalhar tanto a manter a temperatura do motor controlada, mas vai prejudicar a integridade dos componentes, porque umas das funções do fluido é proteger os componentes da corrosão. E quanto mais o tempo passa, mais o fluido perde a capacidade de proteger.
Muito cuidado pra fazer essa troca, porque na hora de colocar um novo fluido, precisa retirar o ar do sistema.
Após drenar o fluido velho, você pode tirar o ar do sistema de duas formas:
1) abrindo para a atmosfera o sistema num ponto alto (no caso do Etios, na entrada do radiador de aquecedor de cabine, mas é uma mangueira bem chata de tirar, e faz um pouco de sujeira, por isso eu prefiro a opção 2) e ir abastecendo o sistema com o fluido novo até que o fluido comece a sair no ponto alto que vc abriu ou transborde o radiador (o que estiver mais baixo é que vai acontecer primeiro); ou
2) retirando o ar através de vácuo com um equipamento próprio pra isso (que não é caro, mas exige que seja feito por um técnico bem entendido do assunto). Nesse caso, o equipamento é conectado ao sistema de arrefecimento, e puxa tanto ar que vc vê as mangueiras colapsando (semelhante ao que acontece quando vc suga um canudo com a outra ponta tampada). Nesse momento, a pressão dentro do sistema de arrefecimento é tão baixa, que praticamente nem ar existe dentro dele, e qualquer buraco que houver, ele vai puxar pra dentro do sistema. Aí o técnico abre uma válvula por onde ele vai "injetar" o novo fluido. O vácuo do sistema vai puxar fluido até que a pressão volte a ser a atmosférica, e o ar que restará dentro do sistema será tão pouco que nem haverá nenhum problema que atrapalhe o fluxo.
O fluido vc compra já na diluição correta direto na concessionária, num valor não muito alto, mas é significativo. Creio que vc vai gastar uns 400 reais de fluido. Precisa de no máximo 4,0L.
Além disso, se nunca trocou, eu aconselho a trocar o óleo do câmbio, que é uma tarefa bem simples de fazer. Compra na concessionária também, viscosidade 75W, 2,0L (só gasta 1,8L), deve custar uns R$70 o litro.
Desculpe o texto longo, é só uma contribuição que senti vontade de fazer.
jvictormp
Membro Prata- Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES
aldmorei, JOSE MENDES DA SILVA e wildson4p gostam desta mensagem
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Bom dia! JVICTORMP. As suas informações são realmente importantes. Comprei um etios a um ano, e ele estava com 90000 kms rodados, e quatro anos de uso. Comprei com essa quilometragem porque era de uma única dona, e as revisões todas feitas na concessionária, um carro muito bem conservado. Fiz justamente isso que você relatou. Não tenho nenhum problema com o meu carro. Não devemos deixar o problema aparecer pra depois tomarmos providências. O wiler está certissimo. A prevenção evita gastar dinheiro desnecessário, pois assim fazendo podemos evitar o desgaste de outras peças; um dos casos é a pastilha de freio.
JOSE MENDES DA SILVA
Membro Novato- Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/06/2021
Localização : Brasília - DF
jvictormp gosta desta mensagem
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Se você roda pouco, não compensa gastar tanto com o carro.
Faça só a revisão básica do manual do veículo.
Esqueça a empurroterapia que as oficinas recomendam. Muito cuidado com Autocenters, sempre vão falar que tem que fazer cambagem, trocar buchas, kits de suspensão e amortecedores. Se for trocar, eles tem que provar que está ruim, botar alavanca e mostrar folgas.
Coxims de motor e suspensão, se estiverem ruins, vão estar ressecadas e com rachaduras, fora isso não troque. As buchas traseira do eixo , podem estar ruins, vc mesmo consegue visualizar por baixo do carro com lanterna. Geralmente as buchas da barra estabilizadora dianteira já estão gastas, vc mesmo consegue localizar e olhar para ver o desgaste, é coisa barata.
Eu me preocuparia mais com os freios, estado da embreagem, velas de ignição (limpeza somente, tipo iridium aguenta até 100.000km), trocar todos filtros (inclusive o da cabine-ar condicionao), fluido de freio e arrefecimento.
Faça só a revisão básica do manual do veículo.
Esqueça a empurroterapia que as oficinas recomendam. Muito cuidado com Autocenters, sempre vão falar que tem que fazer cambagem, trocar buchas, kits de suspensão e amortecedores. Se for trocar, eles tem que provar que está ruim, botar alavanca e mostrar folgas.
Coxims de motor e suspensão, se estiverem ruins, vão estar ressecadas e com rachaduras, fora isso não troque. As buchas traseira do eixo , podem estar ruins, vc mesmo consegue visualizar por baixo do carro com lanterna. Geralmente as buchas da barra estabilizadora dianteira já estão gastas, vc mesmo consegue localizar e olhar para ver o desgaste, é coisa barata.
Eu me preocuparia mais com os freios, estado da embreagem, velas de ignição (limpeza somente, tipo iridium aguenta até 100.000km), trocar todos filtros (inclusive o da cabine-ar condicionao), fluido de freio e arrefecimento.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 267
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Minha embreagem troquei agora com 115.000km. Creio que com 49.000 esteja boa.
Velas eu nem tiraria pra ver. Trocaria com 100.000 só.
Velas eu nem tiraria pra ver. Trocaria com 100.000 só.
jvictormp
Membro Prata- Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Pessoal, bom dia.
Passando aqui para agradecer à opinião de todos, e, em especial, ao jvictormp por tantas dicas preciosas.
Com relação ao à Peneirinha do tanque de combustível / pré-filtro da bomba de combustível, eu acredito que também seja chamada de "Filtro da Bomba do Combustível" e no manual seria o "Filtro de sucção da bomba de combustível (reservatório principal de combustível)". Eu já tinha trocado na revisão de 72 meses (a mesma de 60.000 km, como rodo menos de 10mil por ano).
Sobre o Fluido de transmissão manual / óleo do câmbio acabei não realizando a troca na revisão de 84 meses / 80.000 km, mas vou realizar agora na de 96 meses. Vi no manual que só recomenda inspecionar a cada 48 meses / 40 mil km, salvo se "Usando um bagageiro no teto" ou "Condução contínua em alta velocidade (80% ou mais da velocidade máxima do veículo) durante mais de 2 horas", mas pelo preço acho que vale à pena trocar.
Sobre o Fluido de arrefecimento, como o manual recomenda "Substitua nos 160.000 km ou 192 meses a seguir a cada 80.000 km ou 96 meses" e o meu carro tem apenas 55 mil km, acho que vou substituir nessa revisão de 96 meses, vou esperar mais um pouco. O nível dele está perto do MAX, então não tem vazamento. Mas se acharem que estou fazendo besteira, toda opinião contrária é muito bem-vinda, ainda mais se bem fundamentada.
Passando aqui para agradecer à opinião de todos, e, em especial, ao jvictormp por tantas dicas preciosas.
Com relação ao à Peneirinha do tanque de combustível / pré-filtro da bomba de combustível, eu acredito que também seja chamada de "Filtro da Bomba do Combustível" e no manual seria o "Filtro de sucção da bomba de combustível (reservatório principal de combustível)". Eu já tinha trocado na revisão de 72 meses (a mesma de 60.000 km, como rodo menos de 10mil por ano).
Sobre o Fluido de transmissão manual / óleo do câmbio acabei não realizando a troca na revisão de 84 meses / 80.000 km, mas vou realizar agora na de 96 meses. Vi no manual que só recomenda inspecionar a cada 48 meses / 40 mil km, salvo se "Usando um bagageiro no teto" ou "Condução contínua em alta velocidade (80% ou mais da velocidade máxima do veículo) durante mais de 2 horas", mas pelo preço acho que vale à pena trocar.
Sobre o Fluido de arrefecimento, como o manual recomenda "Substitua nos 160.000 km ou 192 meses a seguir a cada 80.000 km ou 96 meses" e o meu carro tem apenas 55 mil km, acho que vou substituir nessa revisão de 96 meses, vou esperar mais um pouco. O nível dele está perto do MAX, então não tem vazamento. Mas se acharem que estou fazendo besteira, toda opinião contrária é muito bem-vinda, ainda mais se bem fundamentada.
Wiler
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/10/2016
Localização : Natal - RN
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Ah, e o que acham do serviço de Oxi-sanitização ? É só "empurroterapia", ou vale à pena fazer 1x ao ano?
Wiler
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/10/2016
Localização : Natal - RN
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
@Wiler
Eu faço todo ano no meu, mas não faço na CSS, faço em uma empresa muito boa na cidade que utilizar apenas produtos da Wurth e ozônio. O serviço completo fica uns 60 reais. Acho o preço condizente.
Eu faço todo ano no meu, mas não faço na CSS, faço em uma empresa muito boa na cidade que utilizar apenas produtos da Wurth e ozônio. O serviço completo fica uns 60 reais. Acho o preço condizente.
jp.siq
Membro Ouro- Mensagens : 152
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Qual o contato da Empresa, jp.siq ???
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2444
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)
Segue o contato em Piracicaba:
https://goo.gl/maps/be5A3AGLuRkB9Uq36
https://goo.gl/maps/be5A3AGLuRkB9Uq36
jp.siq
Membro Ouro- Mensagens : 152
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP
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