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8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

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Mensagem por Wiler Seg 23 Ago 2021, 16:25

Pessoal, meu etios 2013 está com 49 mil kms rodados e farei a 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km). Sempre faço anualmente como rodo muito pouco. Quais itens recomendam substituir/avaliar além dos recomendados no manual?

○ óleo motor
○ Filtro óleo motor
○ Anel do bujão

○ Filtro de combustível
○ Filtro de ar-condicionado

○ Fluido de freio DOT3

Filtro de ar do motor eu substituí na revisão passada.
A pastilha de freios já substituí e ela está com menos de 10 mil km (mas vou mandar inspecionar mesmo assim).
Sensor / Boia De Combustível eu troquei na revisão passada.
Amortecedores dianteiros troquei com 35 mil km pois eles travaram.
O dono da oficina onde fiz a revisão do ano passado disse que a bucha do eixo traseiro
deveria ser trocada com com 60 mil km (vou pedir para inspecionar também).

Agradeço a todos pelas sugestões. Very Happy
Wiler
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Mensagem por jvictormp Sab 28 Ago 2021, 08:55

Eu diria que buchas em geral vc só troca em duas hipóteses:
1) a bucha está visualmente avariada; ou
2) vc quer renovar a suspensão

De fato, após poucos anos, as borrachas mudam sua capacidade de absorção de impacto significativamente. Eu diria que em 4 anos, se vc trocar todas as buchas do seu carro, vai perceber que estava andando num carro que era claramente mais velho que um zero km e vc não percebia. Daí aquela sensação marcante que vc tem quando anda num test drive ou num zero km de algum amigo, e vê como o seu está diferente.

Mas isso não é ruim, e renovar a suspensão custa dinheiro. Eu, se quiser renovar minha suspensão, vou preferir colocar meu dinheiro num carro zero, pq dá menos trabalho e vai renovar outras coisas de uma vez só.

Mas como não estou com dinheiro para isso no momento, buchas eu só trocaria as que estivessem avariadas.

Fora isso, te aconselho a trocar a peneirinha do tanque de combustível. Essa peneirinha é o pré-filtro da bomba e custa uns 70 reais na concessionária. A mão-de-obra é mais chata, porque tem que retirar a bomba de dentro do tanque pra trocar a peneirinha, mas vc vai se surpreender quando ver o quão suja ela vai estar. Eu troquei a minha com 60.000km.

Eu trocaria também o fluido de arrefecimento (radiador) devido ao tempo - diria que 5 anos é um período bom para troca. Usar um fluido de arrefecimento velho não vai atrapalhar tanto a manter a temperatura do motor controlada, mas vai prejudicar a integridade dos componentes, porque umas das funções do fluido é proteger os componentes da corrosão. E quanto mais o tempo passa, mais o fluido perde a capacidade de proteger.

Muito cuidado pra fazer essa troca, porque na hora de colocar um novo fluido, precisa retirar o ar do sistema.

Após drenar o fluido velho, você pode tirar o ar do sistema de duas formas:

1) abrindo para a atmosfera o sistema num ponto alto (no caso do Etios, na entrada do radiador de aquecedor de cabine, mas é uma mangueira bem chata de tirar, e faz um pouco de sujeira, por isso eu prefiro a opção 2) e ir abastecendo o sistema com o fluido novo até que o fluido comece a sair no ponto alto que vc abriu ou transborde o radiador (o que estiver mais baixo é que vai acontecer primeiro); ou

2) retirando o ar através de vácuo com um equipamento próprio pra isso (que não é caro, mas exige que seja feito por um técnico bem entendido do assunto). Nesse caso, o equipamento é conectado ao sistema de arrefecimento, e puxa tanto ar que vc vê as mangueiras colapsando (semelhante ao que acontece quando vc suga um canudo com a outra ponta tampada). Nesse momento, a pressão dentro do sistema de arrefecimento é tão baixa, que praticamente nem ar existe dentro dele, e qualquer buraco que houver, ele vai puxar pra dentro do sistema. Aí o técnico abre uma válvula por onde ele vai "injetar" o novo fluido. O vácuo do sistema vai puxar fluido até que a pressão volte a ser a atmosférica, e o ar que restará dentro do sistema será tão pouco que nem haverá nenhum problema que atrapalhe o fluxo.

O fluido vc compra já na diluição correta direto na concessionária, num valor não muito alto, mas é significativo. Creio que vc vai gastar uns 400 reais de fluido. Precisa de no máximo 4,0L.

Além disso, se nunca trocou, eu aconselho a trocar o óleo do câmbio, que é uma tarefa bem simples de fazer. Compra na concessionária também, viscosidade 75W, 2,0L (só gasta 1,8L), deve custar uns R$70 o litro.

Desculpe o texto longo, é só uma contribuição que senti vontade de fazer.
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Mensagem por JOSE MENDES DA SILVA Sab 28 Ago 2021, 12:05

Bom dia! JVICTORMP. As suas informações são realmente importantes. Comprei um etios a um ano, e ele estava com 90000 kms rodados, e quatro anos de uso. Comprei com essa quilometragem porque era de uma única dona, e as revisões todas feitas na concessionária, um carro muito bem conservado. Fiz justamente isso que você relatou. Não tenho nenhum problema com o meu carro. Não devemos deixar o problema aparecer pra depois tomarmos providências. O wiler está certissimo. A prevenção evita gastar dinheiro desnecessário, pois assim fazendo podemos evitar o desgaste de outras peças; um dos casos é a pastilha de freio.
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Mensagem por JoTanaka Seg 30 Ago 2021, 11:08

Se você roda pouco, não compensa gastar tanto com o carro. 
Faça só a revisão básica do manual do veículo. 
Esqueça a empurroterapia que as oficinas recomendam. Muito cuidado com Autocenters, sempre vão falar que tem que fazer cambagem, trocar buchas, kits de suspensão e amortecedores. Se for trocar, eles tem que provar que está ruim, botar alavanca e mostrar folgas.
Coxims de motor e suspensão, se estiverem ruins, vão estar ressecadas e com rachaduras, fora isso não troque. As buchas traseira do eixo , podem estar ruins, vc mesmo consegue visualizar por baixo do carro com lanterna. Geralmente as buchas da barra estabilizadora dianteira já estão gastas, vc mesmo consegue localizar e olhar para ver o desgaste, é coisa barata.
Eu me preocuparia mais com os freios, estado da embreagem,  velas de ignição (limpeza somente, tipo iridium aguenta até 100.000km),  trocar todos filtros (inclusive o da cabine-ar condicionao), fluido de freio e arrefecimento.
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8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por jvictormp Ter 31 Ago 2021, 02:43

Minha embreagem troquei agora com 115.000km. Creio que com 49.000 esteja boa.

Velas eu nem tiraria pra ver. Trocaria com 100.000 só.
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