Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por jolima74 Ontem à(s) 22:37

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

+2
jvictormp
Wiler
6 participantes

Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por Wiler Seg 23 Ago 2021, 16:25

Pessoal, meu etios 2013 está com 49 mil kms rodados e farei a 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km). Sempre faço anualmente como rodo muito pouco. Quais itens recomendam substituir/avaliar além dos recomendados no manual?

○ óleo motor
○ Filtro óleo motor
○ Anel do bujão

○ Filtro de combustível
○ Filtro de ar-condicionado

○ Fluido de freio DOT3

Filtro de ar do motor eu substituí na revisão passada.
A pastilha de freios já substituí e ela está com menos de 10 mil km (mas vou mandar inspecionar mesmo assim).
Sensor / Boia De Combustível eu troquei na revisão passada.
Amortecedores dianteiros troquei com 35 mil km pois eles travaram.
O dono da oficina onde fiz a revisão do ano passado disse que a bucha do eixo traseiro
deveria ser trocada com com 60 mil km (vou pedir para inspecionar também).

Agradeço a todos pelas sugestões. Very Happy
Wiler
Wiler

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/10/2016
Localização : Natal - RN

JOSE MENDES DA SILVA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por jvictormp Sáb 28 Ago 2021, 08:55

Eu diria que buchas em geral vc só troca em duas hipóteses:
1) a bucha está visualmente avariada; ou
2) vc quer renovar a suspensão

De fato, após poucos anos, as borrachas mudam sua capacidade de absorção de impacto significativamente. Eu diria que em 4 anos, se vc trocar todas as buchas do seu carro, vai perceber que estava andando num carro que era claramente mais velho que um zero km e vc não percebia. Daí aquela sensação marcante que vc tem quando anda num test drive ou num zero km de algum amigo, e vê como o seu está diferente.

Mas isso não é ruim, e renovar a suspensão custa dinheiro. Eu, se quiser renovar minha suspensão, vou preferir colocar meu dinheiro num carro zero, pq dá menos trabalho e vai renovar outras coisas de uma vez só.

Mas como não estou com dinheiro para isso no momento, buchas eu só trocaria as que estivessem avariadas.

Fora isso, te aconselho a trocar a peneirinha do tanque de combustível. Essa peneirinha é o pré-filtro da bomba e custa uns 70 reais na concessionária. A mão-de-obra é mais chata, porque tem que retirar a bomba de dentro do tanque pra trocar a peneirinha, mas vc vai se surpreender quando ver o quão suja ela vai estar. Eu troquei a minha com 60.000km.

Eu trocaria também o fluido de arrefecimento (radiador) devido ao tempo - diria que 5 anos é um período bom para troca. Usar um fluido de arrefecimento velho não vai atrapalhar tanto a manter a temperatura do motor controlada, mas vai prejudicar a integridade dos componentes, porque umas das funções do fluido é proteger os componentes da corrosão. E quanto mais o tempo passa, mais o fluido perde a capacidade de proteger.

Muito cuidado pra fazer essa troca, porque na hora de colocar um novo fluido, precisa retirar o ar do sistema.

Após drenar o fluido velho, você pode tirar o ar do sistema de duas formas:

1) abrindo para a atmosfera o sistema num ponto alto (no caso do Etios, na entrada do radiador de aquecedor de cabine, mas é uma mangueira bem chata de tirar, e faz um pouco de sujeira, por isso eu prefiro a opção 2) e ir abastecendo o sistema com o fluido novo até que o fluido comece a sair no ponto alto que vc abriu ou transborde o radiador (o que estiver mais baixo é que vai acontecer primeiro); ou

2) retirando o ar através de vácuo com um equipamento próprio pra isso (que não é caro, mas exige que seja feito por um técnico bem entendido do assunto). Nesse caso, o equipamento é conectado ao sistema de arrefecimento, e puxa tanto ar que vc vê as mangueiras colapsando (semelhante ao que acontece quando vc suga um canudo com a outra ponta tampada). Nesse momento, a pressão dentro do sistema de arrefecimento é tão baixa, que praticamente nem ar existe dentro dele, e qualquer buraco que houver, ele vai puxar pra dentro do sistema. Aí o técnico abre uma válvula por onde ele vai "injetar" o novo fluido. O vácuo do sistema vai puxar fluido até que a pressão volte a ser a atmosférica, e o ar que restará dentro do sistema será tão pouco que nem haverá nenhum problema que atrapalhe o fluxo.

O fluido vc compra já na diluição correta direto na concessionária, num valor não muito alto, mas é significativo. Creio que vc vai gastar uns 400 reais de fluido. Precisa de no máximo 4,0L.

Além disso, se nunca trocou, eu aconselho a trocar o óleo do câmbio, que é uma tarefa bem simples de fazer. Compra na concessionária também, viscosidade 75W, 2,0L (só gasta 1,8L), deve custar uns R$70 o litro.

Desculpe o texto longo, é só uma contribuição que senti vontade de fazer.
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES

aldmorei, JOSE MENDES DA SILVA e wildson4p gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por JOSE MENDES DA SILVA Sáb 28 Ago 2021, 12:05

Bom dia! JVICTORMP. As suas informações são realmente importantes. Comprei um etios a um ano, e ele estava com 90000 kms rodados, e quatro anos de uso. Comprei com essa quilometragem porque era de uma única dona, e as revisões todas feitas na concessionária, um carro muito bem conservado. Fiz justamente isso que você relatou. Não tenho nenhum problema com o meu carro. Não devemos deixar o problema aparecer pra depois tomarmos providências. O wiler está certissimo. A prevenção evita gastar dinheiro desnecessário, pois assim fazendo podemos evitar o desgaste de outras peças; um dos casos é a pastilha de freio.
JOSE MENDES DA SILVA
JOSE MENDES DA SILVA

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2021
Localização : Brasília - DF

jvictormp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por JoTanaka Seg 30 Ago 2021, 11:08

Se você roda pouco, não compensa gastar tanto com o carro. 
Faça só a revisão básica do manual do veículo. 
Esqueça a empurroterapia que as oficinas recomendam. Muito cuidado com Autocenters, sempre vão falar que tem que fazer cambagem, trocar buchas, kits de suspensão e amortecedores. Se for trocar, eles tem que provar que está ruim, botar alavanca e mostrar folgas.
Coxims de motor e suspensão, se estiverem ruins, vão estar ressecadas e com rachaduras, fora isso não troque. As buchas traseira do eixo , podem estar ruins, vc mesmo consegue visualizar por baixo do carro com lanterna. Geralmente as buchas da barra estabilizadora dianteira já estão gastas, vc mesmo consegue localizar e olhar para ver o desgaste, é coisa barata.
Eu me preocuparia mais com os freios, estado da embreagem,  velas de ignição (limpeza somente, tipo iridium aguenta até 100.000km),  trocar todos filtros (inclusive o da cabine-ar condicionao), fluido de freio e arrefecimento.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por jvictormp Ter 31 Ago 2021, 02:43

Minha embreagem troquei agora com 115.000km. Creio que com 49.000 esteja boa.

Velas eu nem tiraria pra ver. Trocaria com 100.000 só.
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por Wiler Ter 27 Dez 2022, 12:57

Pessoal, bom dia.

Passando aqui para agradecer à opinião de todos, e, em especial, ao jvictormp por tantas dicas preciosas.

Com relação ao à Peneirinha do tanque de combustível / pré-filtro da bomba de combustível, eu acredito que também seja chamada de "Filtro da Bomba do Combustível" e no manual seria o "Filtro de sucção da bomba de combustível (reservatório principal de combustível)". Eu já tinha trocado na revisão de 72 meses (a mesma de 60.000 km, como rodo menos de 10mil por ano).

Sobre o Fluido de transmissão manual / óleo do câmbio acabei não realizando a troca na revisão de 84 meses / 80.000 km, mas vou realizar agora na de 96 meses. Vi no manual que só recomenda inspecionar a cada 48 meses / 40 mil km, salvo se "Usando um bagageiro no teto" ou "Condução contínua em alta velocidade (80% ou mais da velocidade máxima do veículo) durante mais de 2 horas", mas pelo preço acho que vale à pena trocar.

Sobre o Fluido de arrefecimento, como o manual recomenda "Substitua nos 160.000 km ou 192 meses a seguir a cada 80.000 km ou 96 meses" e o meu carro tem apenas 55 mil km, acho que vou substituir nessa revisão de 96 meses, vou esperar mais um pouco. O nível dele está perto do MAX, então não tem vazamento. Mas se acharem que estou fazendo besteira, toda opinião contrária é muito bem-vinda, ainda mais se bem fundamentada. Smile
Wiler
Wiler

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/10/2016
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por Wiler Ter 27 Dez 2022, 13:00

Ah, e o que acham do serviço de Oxi-sanitização ? É só "empurroterapia", ou vale à pena fazer 1x ao ano?
Wiler
Wiler

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 01/10/2016
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por jp.siq Sex 06 Jan 2023, 12:31

@Wiler

Eu faço todo ano no meu, mas não faço na CSS, faço em uma empresa muito boa na cidade que utilizar apenas produtos da Wurth e ozônio. O serviço completo fica uns 60 reais. Acho o preço condizente.
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 07 Jan 2023, 23:49

Qual o contato da Empresa, jp.siq ???
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por jp.siq Seg 29 maio 2023, 10:58

Segue o contato em Piracicaba:

https://goo.gl/maps/be5A3AGLuRkB9Uq36
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos