Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Central multimídia
por Edu cg Qua 22 Set 2021, 15:02

» Habilitar "Responder com citação" em uma publicação
por Sergio Qua 22 Set 2021, 12:10

» Amortecedor original durando 39k?
por jp.siq Qua 22 Set 2021, 09:06

» Vidros não baixando no frio
por jp.siq Qua 22 Set 2021, 08:15

» Barulho no freio
por Emerson Warne Ter 21 Set 2021, 13:15

» Lâmpada de pisca ligada direto. Depois de utilizar seta ou travar o veículo.
por Adelino Mazuti Ter 21 Set 2021, 11:17

» Bateria Etios
por Soni Seg 20 Set 2021, 23:15

» Odometro parou
por Rozilda Jacinta Lopes Seg 20 Set 2021, 22:04

» Acabamento inferior do para-choques Etios 2014
por alessandroandrade Sab 18 Set 2021, 21:10

» Como resolvi um barulho na suspensão traseira do Etios, dito como comum...
por Emerson Warne Sab 18 Set 2021, 07:50

» Apoio do braço original
por danielmakoto Sex 17 Set 2021, 08:04

» Retrovisor elétrico não funciona
por Isael A Sex 17 Set 2021, 07:54

» Câmbio automático
por jvictormp Qua 15 Set 2021, 06:42

» Qual fluido de freio usar?
por Bral Qua 15 Set 2021, 04:05

» Central de multimídia compatível com o Etios
por claudioboiteux Seg 13 Set 2021, 22:24

» Velas etios 1.5
por aubersonjunior Seg 13 Set 2021, 22:20

» Chegando no Forum
por Ederson Nogueira Seg 13 Set 2021, 12:37

» Priblemas com farol
por marolibraga Sab 11 Set 2021, 23:38

» Economia de combustível no etios Cross 1.5
por Adelino Mazuti Qua 08 Set 2021, 10:44

» Radio Original Etios XLS 2018
por Elaine Prado Ter 07 Set 2021, 10:49

» Toyota nao recomenda Oleo sintetico
por Márcio Andrade Sab 04 Set 2021, 19:25

» Problemas no pedal de embreagem do Etios 2013
por Márcio Andrade Sab 04 Set 2021, 10:56

» Vidro da porta dianteira não abre por inteiro
por Adriana Ter 31 Ago 2021, 10:06

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

4 participantes

Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por Wiler Seg 23 Ago 2021, 16:25

Pessoal, meu etios 2013 está com 49 mil kms rodados e farei a 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km). Sempre faço anualmente como rodo muito pouco. Quais itens recomendam substituir/avaliar além dos recomendados no manual?

○ óleo motor
○ Filtro óleo motor
○ Anel do bujão

○ Filtro de combustível
○ Filtro de ar-condicionado

○ Fluido de freio DOT3

Filtro de ar do motor eu substituí na revisão passada.
A pastilha de freios já substituí e ela está com menos de 10 mil km (mas vou mandar inspecionar mesmo assim).
Sensor / Boia De Combustível eu troquei na revisão passada.
Amortecedores dianteiros troquei com 35 mil km pois eles travaram.
O dono da oficina onde fiz a revisão do ano passado disse que a bucha do eixo traseiro
deveria ser trocada com com 60 mil km (vou pedir para inspecionar também).

Agradeço a todos pelas sugestões. Very Happy
Wiler
Wiler

Membro Novato
Membro Novato

JOSE MENDES DA SILVA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por jvictormp Sab 28 Ago 2021, 08:55

Eu diria que buchas em geral vc só troca em duas hipóteses:
1) a bucha está visualmente avariada; ou
2) vc quer renovar a suspensão

De fato, após poucos anos, as borrachas mudam sua capacidade de absorção de impacto significativamente. Eu diria que em 4 anos, se vc trocar todas as buchas do seu carro, vai perceber que estava andando num carro que era claramente mais velho que um zero km e vc não percebia. Daí aquela sensação marcante que vc tem quando anda num test drive ou num zero km de algum amigo, e vê como o seu está diferente.

Mas isso não é ruim, e renovar a suspensão custa dinheiro. Eu, se quiser renovar minha suspensão, vou preferir colocar meu dinheiro num carro zero, pq dá menos trabalho e vai renovar outras coisas de uma vez só.

Mas como não estou com dinheiro para isso no momento, buchas eu só trocaria as que estivessem avariadas.

Fora isso, te aconselho a trocar a peneirinha do tanque de combustível. Essa peneirinha é o pré-filtro da bomba e custa uns 70 reais na concessionária. A mão-de-obra é mais chata, porque tem que retirar a bomba de dentro do tanque pra trocar a peneirinha, mas vc vai se surpreender quando ver o quão suja ela vai estar. Eu troquei a minha com 60.000km.

Eu trocaria também o fluido de arrefecimento (radiador) devido ao tempo - diria que 5 anos é um período bom para troca. Usar um fluido de arrefecimento velho não vai atrapalhar tanto a manter a temperatura do motor controlada, mas vai prejudicar a integridade dos componentes, porque umas das funções do fluido é proteger os componentes da corrosão. E quanto mais o tempo passa, mais o fluido perde a capacidade de proteger.

Muito cuidado pra fazer essa troca, porque na hora de colocar um novo fluido, precisa retirar o ar do sistema.

Após drenar o fluido velho, você pode tirar o ar do sistema de duas formas:

1) abrindo para a atmosfera o sistema num ponto alto (no caso do Etios, na entrada do radiador de aquecedor de cabine, mas é uma mangueira bem chata de tirar, e faz um pouco de sujeira, por isso eu prefiro a opção 2) e ir abastecendo o sistema com o fluido novo até que o fluido comece a sair no ponto alto que vc abriu ou transborde o radiador (o que estiver mais baixo é que vai acontecer primeiro); ou

2) retirando o ar através de vácuo com um equipamento próprio pra isso (que não é caro, mas exige que seja feito por um técnico bem entendido do assunto). Nesse caso, o equipamento é conectado ao sistema de arrefecimento, e puxa tanto ar que vc vê as mangueiras colapsando (semelhante ao que acontece quando vc suga um canudo com a outra ponta tampada). Nesse momento, a pressão dentro do sistema de arrefecimento é tão baixa, que praticamente nem ar existe dentro dele, e qualquer buraco que houver, ele vai puxar pra dentro do sistema. Aí o técnico abre uma válvula por onde ele vai "injetar" o novo fluido. O vácuo do sistema vai puxar fluido até que a pressão volte a ser a atmosférica, e o ar que restará dentro do sistema será tão pouco que nem haverá nenhum problema que atrapalhe o fluxo.

O fluido vc compra já na diluição correta direto na concessionária, num valor não muito alto, mas é significativo. Creio que vc vai gastar uns 400 reais de fluido. Precisa de no máximo 4,0L.

Além disso, se nunca trocou, eu aconselho a trocar o óleo do câmbio, que é uma tarefa bem simples de fazer. Compra na concessionária também, viscosidade 75W, 2,0L (só gasta 1,8L), deve custar uns R$70 o litro.

Desculpe o texto longo, é só uma contribuição que senti vontade de fazer.
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

aldmorei e JOSE MENDES DA SILVA gostam desta mensagem

8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km) Empty Re: 8ª manutenção preventiva (8 anos ou 80.000 km)

Mensagem por JOSE MENDES DA SILVA Sab 28 Ago 2021, 12:05

Bom dia! JVICTORMP. As suas informações são realmente importantes. Comprei um etios a um ano, e ele estava com 90000 kms rodados, e quatro anos de uso. Comprei com essa quilometragem porque era de uma única dona, e as revisões todas feitas na concessionária, um carro muito bem conservado. Fiz justamente isso que você relatou. Não tenho nenhum problema com o meu carro. Não devemos deixar o problema aparecer pra depois tomarmos providências. O wiler está certissimo. A prevenção evita gastar dinheiro desnecessário, pois assim fazendo podemos evitar o desgaste de outras peças; um dos casos é a pastilha de freio.
JOSE MENDES DA SILVA
JOSE MENDES DA SILVA

Membro Novato
Membro Novato

jvictormp gosta desta mensagem

Mensagem por JoTanaka Seg 30 Ago 2021, 11:08

Se você roda pouco, não compensa gastar tanto com o carro. 
Faça só a revisão básica do manual do veículo. 
Esqueça a empurroterapia que as oficinas recomendam. Muito cuidado com Autocenters, sempre vão falar que tem que fazer cambagem, trocar buchas, kits de suspensão e amortecedores. Se for trocar, eles tem que provar que está ruim, botar alavanca e mostrar folgas.
Coxims de motor e suspensão, se estiverem ruins, vão estar ressecadas e com rachaduras, fora isso não troque. As buchas traseira do eixo , podem estar ruins, vc mesmo consegue visualizar por baixo do carro com lanterna. Geralmente as buchas da barra estabilizadora dianteira já estão gastas, vc mesmo consegue localizar e olhar para ver o desgaste, é coisa barata.
Eu me preocuparia mais com os freios, estado da embreagem,  velas de ignição (limpeza somente, tipo iridium aguenta até 100.000km),  trocar todos filtros (inclusive o da cabine-ar condicionao), fluido de freio e arrefecimento.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por jvictormp Ter 31 Ago 2021, 02:43

Minha embreagem troquei agora com 115.000km. Creio que com 49.000 esteja boa.

Velas eu nem tiraria pra ver. Trocaria com 100.000 só.
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo