Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

+3
Flávio José Garzeri
JoTanaka
Tales g
7 participantes

Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por Tales g Qui 25 Ago 2022, 14:51

Olá pessoal! Tenho um étios 1.5 ano 2014  com 87.000 km que está apresentando um barulho na primeira partida pela manhã.O barulho dura apenas 1ou 2 segundos e para e nas partidas seguintes durante o dia não faz mais.Quando troco o óleo do motor (5w30) o barulho desaparece por alguns dias e depois volta.Alguém já passou por esse problema e que tenha solucionado?
Já ouvi dizer que pode ser kit de corrente de comando.
Tales g
Tales g

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/08/2022
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por Tales g Qui 25 Ago 2022, 15:07


O barulho do qual estou falando é igual ao deste vídeo.
Tales g
Tales g

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/08/2022
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por JoTanaka Qui 25 Ago 2022, 16:33

Pelo que ouvi, seria algo no motor de arranque, retorno da mola do eixo acionado pelo solenóide que não está retornando rapidamente, com isso a ponta do pinhão raspa no volante=detona dentes...Tá feio o barulho. Começa a revisão por aí.
Se não for isso, pode ser corrente do comando de válvulas, folga no tensor, aí o conserto é terrível e caro, pq tem que desmontar muita coisa, trocar o tensor, trocar a corrente, colocar no ponto, etc... Sai caro..
Revisa primeiro a correia de acessório + Alternador (rolamentos), depois o motor de arranque e se não achar nada, a corrente do comando...Boa sorte.
Na primeira vez que fui avaliar um Etios para comprar em SJC, o vendedor ligou com motor frio e fez tanto barulho de tranco metálico, levei um susto grande que desisti de comprar na hora. Esse com certeza estava com a corrente de comando detonada, devido a troca de óleo mal feitas ou óleo incorreto e etc...
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por Flávio José Garzeri Sex 26 Ago 2022, 08:39

Bom dia!
   Sim, já me deparei com esse problema. É frequente nos Etios de 2014/2015. No meu caso, o ruído era causado pela corrente do comando de válvulas. Essa corrente possui um esticador hidráulico. Na primeira partida do dia, esse esticador pode não atuar por um ou dois segundos, fazendo que a corrente produza ruído.
    Essa falta de atuação do esticador pode ser causada por óleo com viscosidade não recomendada, óleo adulterado por combustível de má qualidade ou pelo retorno de óleo para o cárter.  Logicamente, também pode ser um defeito nesses esticador ou na corrente. 
    A solução para o meu caso foi a utilização de filtro de óleo com válvula anti-retorno e óleo de viscosidade 10W40 de boa qualidade (mineral ou semissintético). Atenção: algumas marcas de filtro de óleo que fabricam para o ETIOS não incluem a válvula anti-retorno. Essa válvula nada mais é que uma membrana de borracha que fica na parte superior do filtro (logo abaixo dos vários furos que existem ao redor do furo central). Geralmente essa borracha é preta e, dessa forma, fica fácil saber se o filtro tem ou não essa válvula.
    Uso filtros das marcas Mann, Fram e Tecfil, sempre verificando se possuem a válvula anti-retorno na hora da compra. Infelizmente, por questões de redução de custo, os fabricantes removem essa válvula dos filtros vendidos para as lojas de autopeças.
    Abraços
Flávio José Garzeri
Flávio José Garzeri

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 37
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por Tales g Sex 26 Ago 2022, 18:53

O meu carro está na oficina e o mecânico me falou que o kit de corrente está gasto e precisa ser substituído, porém ele também verificou que quando o carro fica parado por muito tempo a pressão do óleo demora uns dois segundos para chegar indicando que o óleo está retornando para o cárter no período de repouso e me orientou a trocar a bomba de óleo, pois ele acha que a mesma está deixando o óleo voltar para o cárter. Será que a troca da bomba é realmente necessário? ou o uso do filtro ante retorno seria a solução?
Tales g
Tales g

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/08/2022
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por Flávio José Garzeri Sex 26 Ago 2022, 20:00

Boa noite.
   O sistema de corrente do comando de válvulas é projetado para durar acima dos 100.000km. No entanto, para que atinja essa quilometragem, as trocas de óleo devem ser realizadas regularmente no período indicado no manual do veículo. Também é importante que lubrificantes de boa qualidade e com especificações indicadas para o motor sejam utilizados.
   O sistema de corrente gasto gera ruído em várias condições de funcionamento do motor e não só na primeira partida do dia. No seu caso, como você mesmo escreveu, o ruído não está ocorrendo após a primeira partida.
   O retorno de óleo para o cárter é evitado por um dos seguintes artifícios: válvula anti-retorno no filtro de óleo ou válvula anti-retorno instalada no motor (geralmente no seu bloco). Não cabe à bomba de óleo impedir esse retorno.
    A bomba de óleo só deve ser trocada se apresenta um dos seguintes problemas:
    1- Baixa pressão de óleo na condição de marcha-lenta;
    2- Alta pressão nas rotações acima de 4000rpm ;
    3- Flutuação da pressão de óleo causada por funcionamento irregular da sua válvula de alívio.

    Observação: a baixa pressão na condição de marcha-lenta também pode ser causada por folgas excessivas no motor, mesmo com a bomba de óleo em perfeitas condições.

     Concluindo: eu usaria um filtro com válvula anti-retorno antes de trocar a corrente. Quanto a bomba de óleo, jamais a trocaria se estiver atendendo as especificações de pressão (máximas e mínimas).
Flávio José Garzeri
Flávio José Garzeri

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 37
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP

Gtashima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por JoTanaka Seg 12 Set 2022, 16:18

É Tales, se tudo foi causado por má lubrificação, além de revisar a bomba de óleo, melhor já desmontar o cárter e verificar o estado do pescador, vai que tem borra lá ou obstrução. Já na parte do cabeçote, como já está mexendo na corrente do comando, o mecânico já consegue checar borra e obstrução nas galerias superiores e nos tuchos hidráulicos. Boa sorte.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por MSCoelho Ter 15 Nov 2022, 22:38

Olá amigo, o meu etios 2015 apresenta o mesmo barulho de manhã ele esta com 77 mil, foi solucionado algo ?
MSCoelho
MSCoelho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/11/2022
Localização : Sao Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por Gtashima Seg 13 Fev 2023, 15:43

Parece um problema clássico do Etios. o Meu é um sedan 2014 xls. Barulho idêntico ao do vídeo, mas as vezes não faz, as vezes faz mais alto, eu particularmente deduziria que se trata de problema no conjunto da corrente do comando. Alguém já resolveu esse problema? qual foi a solução? e os custos?
Gtashima
Gtashima

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2023
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por nobuokun Dom 19 Fev 2023, 18:38

Pessoal? Revivendo o tópico, estou com o mesmo problema. Poderiam orientar como resolver?
Abraços e Obrigado
nobuokun
nobuokun

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/02/2023
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por João Americana Qui 04 maio 2023, 08:26

Alguém poderia me esclarecer uma dúvida em relação a engate para puxar reboque?
Meu antigo Etios 2016 podia puxar até 500 kgs, informação do próprio manual. Troquei por um modelo 2020 e no manual consta que não pode puxar nenhum tipo de reboque.....alguém saberia explicar o motivo dessa mudança?
João Americana
João Americana

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/05/2023
Localização : Americana SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toyota Étios com barulho na partida pela manhã. Empty Re: Toyota Étios com barulho na partida pela manhã.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos