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Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
+5
The Mole
Sergio
Gibaetios
jonasjfnf00
Toyota Lover
9 participantes
Página 1 de 1
Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Boa noite galera, comprei um SD X 2017 AUTO e pego muuuuuuuito mas muuuito trânsito pesado mesmo. É tanto trânsito que pego diariamente que no computador de bordo chegou a marcar certa vez 1,6 km\l kkkkk comédia, não sabia que Ferrari tb fabricava Etios !! A questão não é essa.
O problema é o fluido de arrefecimento está baixando muito rápido !! Ele está com 9.900 km, mas com 5.000 já chegou quase pela metade do nível entre o Low e o High (METADE). Daí parei na CSS e pedi para adicionarem, o pessoal lá disse que era normal isso, mas mesmo assim adicionaram. Agora chegando aos 9.900 parece que baixou novamente. Claro que vou falar isso na revisão dos 10.000 agora.
Antes dele, eu tive um hatch X 2015, e tb baixou bastante antes dos 10.000 km. Porém não lembro que era tanto assim. E também tem o porém que esse atual é outro motor, é automático. Então acho que não tem como comparar os 2 fielmente.
Resumindo : é normal o SD X auto 2017 baixar tanto assim o fluido de arrefecimento antes dos 10.000 km ??
AGRADEÇO !!!!
O problema é o fluido de arrefecimento está baixando muito rápido !! Ele está com 9.900 km, mas com 5.000 já chegou quase pela metade do nível entre o Low e o High (METADE). Daí parei na CSS e pedi para adicionarem, o pessoal lá disse que era normal isso, mas mesmo assim adicionaram. Agora chegando aos 9.900 parece que baixou novamente. Claro que vou falar isso na revisão dos 10.000 agora.
Antes dele, eu tive um hatch X 2015, e tb baixou bastante antes dos 10.000 km. Porém não lembro que era tanto assim. E também tem o porém que esse atual é outro motor, é automático. Então acho que não tem como comparar os 2 fielmente.
Resumindo : é normal o SD X auto 2017 baixar tanto assim o fluido de arrefecimento antes dos 10.000 km ??
AGRADEÇO !!!!
Toyota Lover
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Vei eu tenho um 2016 manual, mas rodo 10mil km a cada 3 meses. Qd vou fazer a revisão a toyolex sempre coloca um pouco acima do high e qd volto lá com 10mil ele ta na linha do low, como vc falou q estava na metade entre as linhas com 5mil km eu acredito q seja normal.
jonasjfnf00
Membro Bronze- Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/08/2015
Localização : Recife - PE
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
ok !! tua resposta me alivia um pouco, pq meu antigo X 1.3 tb baixava, mas não lembro ter ficado apreensivo como fiquei com esse, sei lá !
os caras da css tb não alarmaram nem nada, é coisa da minha cabeça msm, logicamente baixar assim pode ser que seja "normal" para o Etios, mas não é normal se comparado a outros carros que tive ( Corsa, Blazer, Gol, Lancer antigo)
valeu amigo !!!!
os caras da css tb não alarmaram nem nada, é coisa da minha cabeça msm, logicamente baixar assim pode ser que seja "normal" para o Etios, mas não é normal se comparado a outros carros que tive ( Corsa, Blazer, Gol, Lancer antigo)
valeu amigo !!!!
Toyota Lover
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Kkkkkk nos da fiat é pior q abaixa mt mais rápido, tive um uno e 2 sienas e eles abaixam de deixar na estrada
jonasjfnf00
Membro Bronze- Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/08/2015
Localização : Recife - PE
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Aproveitando o tópico, será que esse fluido nao é o mesmo paraflu Rosa da fiat? Alguém sabe dizer se for e so comprar e completar em casa mesmo.
Gibaetios- Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/05/2017
Localização : Suzano - SP
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Não sei te dizer se o fluído é o mesmo da Fiat, mas acredito que não seja, principalmente pelo fato de carros como Palio e também Onix e KA entre muitos outros, terem blocos de ferro fundido, cuja oxidação em pouco tempo contamina o fluido de arrefecimento diminuindo a eficiência do sistema. Por conta desse problema é de se esperar que o fluido para esses carros tenha aditivos que tentem minimizar os efeitos negativos dessa contaminação.
O Etios tem um moderno motor todo em alumínio que entre as muitas vantagens está o fato de manter o fluido sempre limpo fazendo com que o sistema de arrefecimento funcione com perfeição até praticamente o fim da vida útil do motor. Da mesma maneira é de se esperar que seu fluido tenha aditivos muito diferentes.
Na dúvida eu não pensaria nem por um segundo em usar outro que não fosse o original.
O Etios tem um moderno motor todo em alumínio que entre as muitas vantagens está o fato de manter o fluido sempre limpo fazendo com que o sistema de arrefecimento funcione com perfeição até praticamente o fim da vida útil do motor. Da mesma maneira é de se esperar que seu fluido tenha aditivos muito diferentes.
Na dúvida eu não pensaria nem por um segundo em usar outro que não fosse o original.
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Se vai completar, use só o original da Toyota; não misture com outra marca, pode dar reação e virar um lodo no sistema.
Eu não arriscaria, compraria o original, pra não ter problemas.
Eu não arriscaria, compraria o original, pra não ter problemas.
The Mole
Membro Ouro- Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : BR
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Na primeira revisão completaram o meu, pois de ano para ano baixa um pouco mesmo, coisa de metade do nível entre máximo e mínimo, na segunda e terceira não, acabei comprando um litro pra completar em casa mesmo, difícil é achar um líquido, qualquer que seja, pra custar R$55,00 o litro, caro hein. Ainda bem que dura bastante sem precisar trocar.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Se tiver com um pó rosado na tampa do reservatório e envolta é "normal" baixar o nível.
O ideal é ver o nível com o carro frio após um longo período sem ligar, pra todo o liquido ter tempo de voltar pro reservatório.
O reservatório onde se coloca o liquido não é pressurizado (aquele com as marcações LOW e HIGH) embora o sistema de arrefecimento seja, só reparar que a tampa não é de rosquear, é uma tipo tampa do reservatório de limpador de parabrisa. Esse reservatório é para quando o liquido aquece e consequentemente se dilata, como o sistema de arrefecimento é pressurizado com a dilatação do liquido ele aumenta de volume e aumenta a pressão nas paredes do sistema de arrefecimento.
Pelo fato de o reservatório de expansão não ser pressurizado conforme o carro aquece o fluido tbm aquece e começa a fugir pela tampa que não é selada (o pó rosa na tampa é fluido).
Mesmo assim é sempre bom ficar de olho no nível mesmo após as revisões (muitas vezes eles não completam e se voce pedir para completarem cobram como serviço a parte, pelo menos no meu caso a partir da 2 revisão sempre foi assim) e nunca deixar ficar abaixo de low (entre low e high é normal).
O ideal é ver o nível com o carro frio após um longo período sem ligar, pra todo o liquido ter tempo de voltar pro reservatório.
O reservatório onde se coloca o liquido não é pressurizado (aquele com as marcações LOW e HIGH) embora o sistema de arrefecimento seja, só reparar que a tampa não é de rosquear, é uma tipo tampa do reservatório de limpador de parabrisa. Esse reservatório é para quando o liquido aquece e consequentemente se dilata, como o sistema de arrefecimento é pressurizado com a dilatação do liquido ele aumenta de volume e aumenta a pressão nas paredes do sistema de arrefecimento.
Pelo fato de o reservatório de expansão não ser pressurizado conforme o carro aquece o fluido tbm aquece e começa a fugir pela tampa que não é selada (o pó rosa na tampa é fluido).
Mesmo assim é sempre bom ficar de olho no nível mesmo após as revisões (muitas vezes eles não completam e se voce pedir para completarem cobram como serviço a parte, pelo menos no meu caso a partir da 2 revisão sempre foi assim) e nunca deixar ficar abaixo de low (entre low e high é normal).
usuario 1620
Membro Bronze- Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/01/2016
Localização : CWB
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Exatamente o que o usuario 1620 escreveu, basicamente esgotou o assunto. Os cuidados que eu sugiro ter são observar periodicamente se o nível do fluido no reservatório de expansão está entre o LOW e HIGH, e se não há fluido em pó próximo da tampa de alta pressão, que é em metal e fica acima de onde fica o radiador. Esse não pode estar escapando fluido, já que é pressurizado.
ksio89
Membro Rubi- Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Meu etios 14/15,abaixo agua em 10 mil, o Css pois agua, apos 20 mil o Css colocar agua de novo,agora com 36 mil abaixo 50 a 100ml de novo,toda vez sempre este quantidade.e nivel esta entre low e high. eh normal isto? se coloca agua por diante,nao vai alterar concentracao de fluido? pq se coloca sempre Fluido vai ficar mt concentrado tb.como que eu faco?
Hugo321
Membro Bronze- Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/08/2016
Localização : Botucatu - SP
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Não vai ficar diluído e nem concentrado demais porque o fluido original já vem pré-diluído na proporção correta entre água e aditivo propriamente dito.
ksio89
Membro Rubi- Mensagens : 327
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 34
Localização : Fortaleza - CE
Re: Fluido de arrefecimento - sedan X 2017 auto
Quando o nível diminui por causa da evaporação, sem que haja vazamento, o correto é completar com água mesmo. Se completar com fluído vai ficando cada vez mais concentrado pois o que evapora é a água, mas isso é insignificante, não vai causar problemas.
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