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Problema de potência após desconectar a bateria para substituição Etios 16/17 AT
3 participantes
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Problema de potência após desconectar a bateria para substituição Etios 16/17 AT
Fui fazer a troca de bateria do veículo (Etios hatchBack 2016/2017 automático), e segui os procedimentos descritos no manual:
"Após recarregar/reconectar a bateria
Ao reconectar a bateria, a inicialização é necessária para permitir que a função da ECU do motor funcione normalmente.
Coloque a alavanca de mudança de marchas em P (transmissão automática) ou N (transmissão manual), aplique o freio de estacionamento e, em seguida, após estar em marcha lenta por 10 minutos ou mais, realize o seguinte procedimento sem pressionar o pedal do acelerador:
Após desligar todos os componentes elétricos e colocar a chave de
ignição na posição LOCK, desconecte a bateria e aguarde por 90
segundos ou mais.
Reconecte a bateria, acione o motor e aguarde por 90 segundos
ou mais.
Gire o botão de controle de velocidade do ventilador do sistema de
ar condicionado para 4, pressione para ligar a função de
desumidificação e de arrefecimento, os faróis e aguarde por mais
90 segundos.
Gire o botão de controle de velocidade do ventilador para 0, desligue as luzes, coloque a chave de ignição na posição LOCK e
aguarde por 30 segundos ou mais.
Dê a partida do motor e, após 90 segundos ou mais, coloque a
chave de ignição na posição LOCK.
Se a marcha lenta se tornar instável após o procedimento acima ter sido realizado corretamente, o veículo deverá ser inspecionado por uma Concessionária Autorizada Toyota."
Sendo este o procedimento, após executá-lo, a marcha lenta não apresentou problema todavia, o carro apresentou um comportamento muito diferente do habitual, aparentemente com menor força, menor agilidade e sensação maior de peso.
Conclui-se que mesmo seguindo as recomendações da fabricante descritas no manual, fica claro que alguma informação crucial foi omitida, pode ser ela, configuração do conversor de torque/powertrain por exemplo. Se alguém tiver alguma orientação técnica do problema e solução uma vez que o próprio manual dá a possibilidade de troca e procedimentos mas não comenta sobre o problema que vem a seguir após desconectar a bateria no modelo automático.
Ademais, saliento que todas as revisões programadas em dias, e o veículo está com 25 mil km apenas.
"Após recarregar/reconectar a bateria
Ao reconectar a bateria, a inicialização é necessária para permitir que a função da ECU do motor funcione normalmente.
Coloque a alavanca de mudança de marchas em P (transmissão automática) ou N (transmissão manual), aplique o freio de estacionamento e, em seguida, após estar em marcha lenta por 10 minutos ou mais, realize o seguinte procedimento sem pressionar o pedal do acelerador:
Após desligar todos os componentes elétricos e colocar a chave de
ignição na posição LOCK, desconecte a bateria e aguarde por 90
segundos ou mais.
Reconecte a bateria, acione o motor e aguarde por 90 segundos
ou mais.
Gire o botão de controle de velocidade do ventilador do sistema de
ar condicionado para 4, pressione para ligar a função de
desumidificação e de arrefecimento, os faróis e aguarde por mais
90 segundos.
Gire o botão de controle de velocidade do ventilador para 0, desligue as luzes, coloque a chave de ignição na posição LOCK e
aguarde por 30 segundos ou mais.
Dê a partida do motor e, após 90 segundos ou mais, coloque a
chave de ignição na posição LOCK.
Se a marcha lenta se tornar instável após o procedimento acima ter sido realizado corretamente, o veículo deverá ser inspecionado por uma Concessionária Autorizada Toyota."
Sendo este o procedimento, após executá-lo, a marcha lenta não apresentou problema todavia, o carro apresentou um comportamento muito diferente do habitual, aparentemente com menor força, menor agilidade e sensação maior de peso.
Conclui-se que mesmo seguindo as recomendações da fabricante descritas no manual, fica claro que alguma informação crucial foi omitida, pode ser ela, configuração do conversor de torque/powertrain por exemplo. Se alguém tiver alguma orientação técnica do problema e solução uma vez que o próprio manual dá a possibilidade de troca e procedimentos mas não comenta sobre o problema que vem a seguir após desconectar a bateria no modelo automático.
Ademais, saliento que todas as revisões programadas em dias, e o veículo está com 25 mil km apenas.
Rafael Matos
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/08/2020
Localização : Rondônia
RE: PROBLEMA DE POTÊNCIA APÓS DESCONECTAR A BATERIA PARA SUBSTITUIÇÃO ETIOS 16/17 AT
Olá Rafael. Tudo bem! Em março deste ano foi na loja trocar a bateria por uma Heliar 50A para meu Platinum SD 18/18 AT. Não fiz nenhum destes procedimentos, além de deixar a alavanca em P. Não percebi nenhuma diferença na ECU, potência ou alarme após a troca. Espero que tenha resolvido. Abraços.
Alexandre Magnus
Membro Novato- Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/11/2017
Idade : 51
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Rafael Matos gosta desta mensagem
Re: Problema de potência após desconectar a bateria para substituição Etios 16/17 AT
Então Alexandre, mas aí geralmente em loja eles conectam uma bateria auxiliar para não perder as configurações do veículo.
Rafael Matos
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/08/2020
Localização : Rondônia
Re: Problema de potência após desconectar a bateria para substituição Etios 16/17 AT
Olá Rafael. Não tenho experiência em troca de bateria então nem posso ajudar. Na verdade eu queria fazer uma pergunta porque minha bateria já tem três anos. Vc esperou a bateria falhar pra fazer a troca ou foi preventiva?
leandroalm
Membro Bronze- Mensagens : 34
Data de inscrição : 10/04/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Problema de potência após desconectar a bateria para substituição Etios 16/17 AT
A minha começou a dar zinabre e por isso eu troquei.... Não sei dizer mas geralmente as pessoas começam a ficar de olho qnd o carro vai ficando difícil de dar partida.
Rafael Matos
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/08/2020
Localização : Rondônia
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