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Etios 2013 1.5 XLS ruim para sair, mesmo após troca de embreagem!
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Etios 2013 1.5 XLS ruim para sair, mesmo após troca de embreagem!
Olá amigos, entrei para o clube do etios no mês passado com um Etios 2013 1.5 XLS Hatch com 83500km e estou gostando bastante do carro, já entrei em paz com os barulhos internos e também com a trepidação em marcha lenta que as vezes ocorre mais forte, as vezes mais fraca e as vezes nem ocorre.
Quando peguei o veiculo ele estava com a marcha lenta irregular, quase apagando, levei em um mecânico e o mesmo fez a limpeza dos bicos injetores, tbi e realizou a verificação das velas e bobinas, segundo o mesmo as bobinas e os bicos estavam ok somente as velas que já estava chegando no final da vida útil (troca recomendada pela toyota em 100mil), e de fato, após o procedimento o carro passou a ter uma marcha lenta normal, pois então, a embreagem do etios ja estava dura e alta e qualquer saida com o veiculo eu precisa acelerar bastante para o carro não morrer, prossegui com a compra do kit de embreagem completo da sachs e foi realizada a troca juntamente com filtro de ar, filtro de cabine, filtro de combustível além do óleo e filtro de óleo.
Após a troca a embreagem voltou a ficar baixa e super leve, porém o comportamento de saída do carro me parece ainda anormal, sair de segunda ainda continua bem difícil (a nao ser em descida e saindo devagar), e tentando sair somente na embreagem de primeira, para que o carro sair suave somente em descida, se o carro estiver em um plano e eu tentar sair na embreagem de primeira o carro da umas trepidadas e engasgos esquisitos, na subida então? esta difícil! no transito normal do dia a dia praticamente toda saída do veiculo eu preciso ficar acelerando sem soltar o pé da embreagem para ele não engasgar e sair de forma suave, principalmente se eu precisar sair com mais agilidade! então aquele transito pesado está muito desconfortável devido a essa dificuldade de saída e com isso também acaba que estou deixando o veiculo apagar algumas vezes, pra efeito de comparação tenho um fiesta 1.0 2012 e o bixinho se estiver na reta sai de segunda mais suave do que o etios saindo de primeira. Vale ressaltar que o comportamento do etios esta perfeitamente normal em movimento, somente para sair que estou achando bem estranho e desconfortável.
Quando peguei o veiculo ele estava com a marcha lenta irregular, quase apagando, levei em um mecânico e o mesmo fez a limpeza dos bicos injetores, tbi e realizou a verificação das velas e bobinas, segundo o mesmo as bobinas e os bicos estavam ok somente as velas que já estava chegando no final da vida útil (troca recomendada pela toyota em 100mil), e de fato, após o procedimento o carro passou a ter uma marcha lenta normal, pois então, a embreagem do etios ja estava dura e alta e qualquer saida com o veiculo eu precisa acelerar bastante para o carro não morrer, prossegui com a compra do kit de embreagem completo da sachs e foi realizada a troca juntamente com filtro de ar, filtro de cabine, filtro de combustível além do óleo e filtro de óleo.
Após a troca a embreagem voltou a ficar baixa e super leve, porém o comportamento de saída do carro me parece ainda anormal, sair de segunda ainda continua bem difícil (a nao ser em descida e saindo devagar), e tentando sair somente na embreagem de primeira, para que o carro sair suave somente em descida, se o carro estiver em um plano e eu tentar sair na embreagem de primeira o carro da umas trepidadas e engasgos esquisitos, na subida então? esta difícil! no transito normal do dia a dia praticamente toda saída do veiculo eu preciso ficar acelerando sem soltar o pé da embreagem para ele não engasgar e sair de forma suave, principalmente se eu precisar sair com mais agilidade! então aquele transito pesado está muito desconfortável devido a essa dificuldade de saída e com isso também acaba que estou deixando o veiculo apagar algumas vezes, pra efeito de comparação tenho um fiesta 1.0 2012 e o bixinho se estiver na reta sai de segunda mais suave do que o etios saindo de primeira. Vale ressaltar que o comportamento do etios esta perfeitamente normal em movimento, somente para sair que estou achando bem estranho e desconfortável.
guilhermearisio
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2022
Localização : Goiania
Re: Etios 2013 1.5 XLS ruim para sair, mesmo após troca de embreagem!
Será que foi realmente trocado disco, platô e rolamento?
kervinson
Membro Rubi- Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN
Re: Etios 2013 1.5 XLS ruim para sair, mesmo após troca de embreagem!
Boa noite a todos!
Hoje levei meu etios sedã 2015/16 para verificar essa trepidação na subida, quando desceram o câmbio verificou-se que o retentor do eixo piloto da caixa de marcha estava vazando e sujou o disco de embreagem de óleo. A recomendação foi trocar o retentor e o kit de embreagem, pois o mesmo já estava com mais de 100 kms rodados. Quando pegar o carro aviso como ficou o serviço. Os mecânicos são de confiança.
Hoje levei meu etios sedã 2015/16 para verificar essa trepidação na subida, quando desceram o câmbio verificou-se que o retentor do eixo piloto da caixa de marcha estava vazando e sujou o disco de embreagem de óleo. A recomendação foi trocar o retentor e o kit de embreagem, pois o mesmo já estava com mais de 100 kms rodados. Quando pegar o carro aviso como ficou o serviço. Os mecânicos são de confiança.
JOSE MENDES DA SILVA
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2021
Localização : Brasília - DF
Re: Etios 2013 1.5 XLS ruim para sair, mesmo após troca de embreagem!
Esse sintoma aparenta ser volante empenado, removeram o volante para aplainar numa retifica ? o certo é sempre aplainar nas trocas. Oficina boa, mede o volante com relógio comparador para ver se está alinhado , se estiver bom, passam um lixinha de leve para remover resíduo da embreagem.
Etios tem muito torque, tem que soltar embreagem de leve, é diferente de arrancar com um Fiat, GM, etc..
Se não for isso, ignição ou injeção está com falha...Pode até ser válvulas.
Etios tem muito torque, tem que soltar embreagem de leve, é diferente de arrancar com um Fiat, GM, etc..
Se não for isso, ignição ou injeção está com falha...Pode até ser válvulas.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
JOSE MENDES DA SILVA gosta desta mensagem
Re: Etios 2013 1.5 XLS ruim para sair, mesmo após troca de embreagem!
Boa noite!
Hoje peguei meu carro na oficina, realmente era o retentor do eixo piloto que fazou e contaminou o disco de embreagem. O kit foi trocado juntamente com o óleo do câmbio. Deu tudo certo, o carro ficou com a embreagem bem macia e leve; a trepidação acabou, não era volante do motor empenado, menos mal.
Hoje peguei meu carro na oficina, realmente era o retentor do eixo piloto que fazou e contaminou o disco de embreagem. O kit foi trocado juntamente com o óleo do câmbio. Deu tudo certo, o carro ficou com a embreagem bem macia e leve; a trepidação acabou, não era volante do motor empenado, menos mal.
JOSE MENDES DA SILVA
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2021
Localização : Brasília - DF
Re: Etios 2013 1.5 XLS ruim para sair, mesmo após troca de embreagem!
Opa pessoal, voltando para dar retorno, fato é que o veículo continuou piorando para sair e após algum combustível adulterado colocado durante uma viagem o carro começou a ligar a luz de injeção, foi testado tudo até chegarmos na compressão do cilindro e não deu outra, pressão baixa no cilindro 1,motor foi aberto e constato uma válvula dr escape quebrada, resultado, foram trocadas 4 válvulas, junta do cabeçote e o cabeçote foi plainado, carro melhorou bem na tremedeira e melhorou bastante pra sair, agora consigo soltar ele de primeira marcha em leves subidas e ele continuar sozinho, o que era quase impossível antes, apesar de ainda ser um dos carros piores pra sair que já dirigi ficou bem mais aceitável agora depois da retifica do cabeçote.
guilhermearisio
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2022
Localização : Goiania
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