Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Hoje à(s) 15:18

» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Troca do fluído de freio x problema na embreagem

5 participantes

Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por JRomão Sáb 01 maio 2021, 22:42

Boa noite, tenho um Etios HB 2018 1.3x e gostaria de dividir a experiência que tive na troca do fluído de freio com vocês.

Com 40.000 Km efetuei a troca das pastilhas de freio que ainda não estavam no limite, e aproveitei para mandar fazer a troca do fluído de freio e limpeza do sistema.
Foi feita a limpeza e sangria usando aquelas máquinas, etc., depois de uns 30 dias ainda na garantia voltei nesse mesmo centro automotivo devido o freio ter ficado baixo, precisando as vezes injetar o pedal para chegar freio.
O mecânico que me atendeu jurava de pé junto que era o cilindro mestre que deu problema. Fui categórico com ele, que extraísse o ar do sistema manualmente, quer dizer, pisando no pedal e fazendo a sangria.

O pedal de freio/freio voltou ao normal, mas para minha surpresa um dia após a correção do serviço, o pedal da embreagem começou a baixar até o ponto de bastar pensar em tirar o pé da embreagem o carro já saía.
Liguei para o centro automotivo para falar com o mecânico que me atendeu, relatei o que estava acontecendo e o mesmo falou que isso já era outro problema, a embreagem estava com defeito.

Conclusão: Como lembrei tardiamente que o fluído de freio é o mesmo da embreagem por ser hidráulica, e o mecânico não efetuou a sangria necessária também da embreagem, pesquisei no youtube como fazer, comprei um metro de mangueira 1/4" e eu mesmo fiz em casa a sangria da mesma.
A embreagem ficou perfeita novamente. São duas tubulações que saem do reservatório do fluído de freio, uma para o freio e outra para a embreagem, e o mecânico ainda dizer que não precisa sangrar a embreagem... e olhem que foi num grande centro automotivo em João Pessoa.

O relato foi longo, mas espero que ajude alguém no futuro.
JRomão
JRomão

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/05/2020
Localização : Goiana - PE

Bral, kervinson, marolibraga, jolima74 e Sérgio Guerra gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por jolima74 Dom 02 maio 2021, 08:44

JRomão, mais um 'mecânico' que queria te vender peças sem necessidade. Quem não se informar, gasta dinheiro a toa, ele ia trocar o cilindro mestre, o atuador da embreagem, depois ia sangrar, e o carro ficaria normal, cliente que não tem noção ia ficar satisfeito, mas o problema era só sangrar corretamente. Lembrar sempre que temos um Toyota, construído com peças de boa qualidade, os mecânicos aqui perto, já conversei com alguns, sequer conhecem o carro, pq não dão problema, não vivem visitando oficinas.
jolima74
jolima74

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 50
Data de inscrição : 31/12/2019
Localização : Olinda - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por ehthi Sex 07 maio 2021, 10:33

Valeu a dica!

Trocou pastilha com 40k?
O meu 12/13 tá com 80k e a pastilha ainda tem uns 40%.
ehthi
ehthi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/09/2013
Idade : 37
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por jvictormp Sex 07 maio 2021, 13:52

Tive esse problema com outro carro. Troquei o fluido de freio, e a embreagem morreu.

Depois fui descobrir que tinha que fazer a sangria na embreagem tbm. 

A propósito, o Etios está com 114.000km e as pastilhas ainda tem material. Vou deixando..
jvictormp
jvictormp

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 92
Data de inscrição : 25/05/2017
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por JRomão Sex 07 maio 2021, 20:15

Boa noite a todos,
Na troca do fluído, pedi para verificar o estado das pastilhas.
Observamos, eu e o mecânico, que a pastilha ainda continha uma quantidade significante de material, mais uma das pastilhas estava se deteriorando. Aproveitei para trocar o jogo, marca FRASLE R$140,00.
JRomão
JRomão

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/05/2020
Localização : Goiana - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por Convidado Sex 07 maio 2021, 21:39

Semana passada fiz a revisão de 90K do meu SD AT 16/17. As pastilhas continuam boas, embora o amortecedor dianteiro tenha começado a marejar, sinalizando troca em breve. Mesmo fora da garantia, tenho realizado as revisões na css, pois a diferença de valor é pequena e a oficina tem se mostrado bem confiável e honesta.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por Bral Sáb 04 Dez 2021, 14:48

Eu escuto ou leio essa historias e me da uma revolta, não sei se é ignorância de quem se diz profissional ou má fé mesmo. Já tive problemas provocado por "profissionais" que mexem numa coisa e fazem merda em outra, por isso e por curtir tb tento sempre fazer algumas coisas quando por conta própria é do meu alcance. 


Sobre a pastilha de freio do Etios, posso dizer que elas chegam a 140mil km, troquei a minha um pouco acima de 130 mil. Não precisam se preocupar muito pq tem uma plaquinha q antes de acabar o material ela encosta no disco provocando ruído e diz q chegou a hora da troca.
Bral
Bral

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do fluído de freio x problema na embreagem Empty Re: Troca do fluído de freio x problema na embreagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos