Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

+5
Tiago de Araújo
Emerson Warne
Artur
jdonadel
Leandro2
9 participantes

Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Leandro2 Seg 27 Jun 2022, 12:30

Venho aqui relatar um problema que tive com meu etios 2015, e que vi alguns outros relatos de pessoas com o mesmo problema na Internet.

Estava usando o veículo normalmente quando piso na embreagem e o pedal fica lá embaixo e não sobe, como estava a menos de 5 quilômetros de casa, vim dirigindo o mesmo trocando as marchas no tempo, e desligando o veículo e ligando colocando na primeira marcha sempre que precisava parar num semáforo.

Chegando em casa fui analisar o problema, verifiquei que os parafusos que prendiam o suporte do cabo da embreagem estavam quebrados, felizmente consegui desrosquear um deles mesmo quebrado com as mãos e consegui colocar um outro parafuso no dia seguinte para continuar usando o veículo.

Pesquisei qual seria a solução adequada e vi alguns casos em que removeram a caixa de câmbio para remover o parafuso quebrado, não tive coragem de fazer isso pra remover um único parafuso quebrado, foi então que num final de semana decidi resolver eu mesmo.


Removi a frente do Etios, retirei o eletroventilador e o radiador e com isso tive espaço para poder inserir uma furadeira no local, furei com uma broca número 2 primeiro o parafuso quebrado, depois utilizei uma broca número 4, após isto usei um extrator de parafusos e removi o bendito parafuso, que é feito por um material bem vagabundo, coloquei dois parafusos de aço no lugar e resolvi meu problema.

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  20220614
Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  20220615
Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  20220613

Para quem ainda não teve este problema eu recomendo que se possível retirem os parafusos que estão no carro e troquem por parafusos de aço, vão poupar um trabalho enorme que teriam em caso de quebra, e pra quem está sofrendo ou ainda vai ter este problema saiba que dá pra remover o parafuso sem tirar a caixa de câmbio.

Abraço a todos.Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  20220616
Leandro2
Leandro2

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/01/2022
Localização : São Paulo

murilodbva, Artur e Helder Abreu gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por jdonadel Seg 27 Jun 2022, 12:36

Nunca ouvi falar desse problema, isso é novo pra mim.
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

LUIZJARDIM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Leandro2 Seg 27 Jun 2022, 12:48

https://youtu.be/lFfd5EDPRBk
https://youtu.be/s2fNb-jYbSY

Nos vídeos acima consegue ver o mesmo problema, e lendo os comentários no YouTube deste e de outros vídeos, nota-se que este problema não é tão raro assim.

Paguei 25 centavos em cada parafuso de aço, eu acho que vale a pena se precaver, gostaria de ter trocado antes de quebrar

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  20220617
Leandro2
Leandro2

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/01/2022
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Artur Qui 07 Jul 2022, 13:16

Já aconteceu com o meu, é um problema crônico
Artur
Artur

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/03/2022
Localização : Natal

Claudia Cristina Soalheir gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Emerson Warne Qui 07 Jul 2022, 17:14

Rapaz, vou verificar o meu agora! 
Valeu pela dica.
E que trabalho hein, mas valeu a pena mesmo. 
Abs
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 991
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Tiago de Araújo Sex 08 Jul 2022, 21:13

Tenho um Etios Sedan Platinum 15/15 e esse problema aconteceu comigo por dois anos seguidos, 2020 e 2021. O que ocasiona essa quebra, nada mais é do que o desgaste do cabo de embreagem, que deverá ser substituído, logo que se perceba alteração no curso ou no esforço necessário na atuação do respectivo pedal. A troca por parafusos de aço também se faz necessária. Tenham em mente que o cabo de embreagem se desgasta, sendo necessária é fácil a sua substituição, porém em caso de desgaste e ao forçar seu uso, poderá causar essa quebra dos dois parafusos, tornando o problema muito maior. Qualquer dúvida estou a disposição.
Tiago de Araújo
Tiago de Araújo

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2018
Idade : 38
Localização : Salvador - BA

Claudia Cristina Soalheir gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Claudia Cristina Soalheir Ter 18 Out 2022, 07:40

Oi bom dia! O parafuso do meu Etios 2015 quebrou em julho do ano passado na frente da autorizada, , ontem dia 17 de outubro de 2022 ,quebrou novamente e a autorizada disse q eu só tinha um ano de garantia. Querem me cobrar,novamente pelo serviço, eles colocaram um parafuso ruim e fraco. Agora vi aqui os comentários q tem q ser um parafuso de aço. Como faço p resolver esta situação? Perdi realmente a garantia do serviço? Procuro outro local p fazer? Reclamo no SAC Toyota? Pq eu acredito q eles tenham obrigação de refazer o serviço e colocar um parafuso mais resistente. Porque se não vou passar de ano em ano c este parafuso partindo ao meio e tendo q ir lá pagar pelo serviço novamente. Creio q isto é má fé.
Claudia Cristina Soalheir
Claudia Cristina Soalheir

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/10/2022
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Claudia Cristina Soalheir Ter 18 Out 2022, 07:47

Qual a melhor marca de cabo de embreagem pra se colocar no etios sedan 2015, pq estou tendo este problema de quebra de parafuso pela segunda vez. Obrigada quem puder me responder.
Claudia Cristina Soalheir
Claudia Cristina Soalheir

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/10/2022
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Emerson Warne Ter 18 Out 2022, 07:51

Bom dia Claudia! Acredito que o problema não é o cabo, é sim o rolamento interno que faz o acionamento da embreagem. Acredito que esteja seco, pesado e com isso deixo a embreagem dura,  causando a quebra.
Abs
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 991
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Claudia Cristina Soalheir Ter 18 Out 2022, 08:05

Vou pedir p verificar, mas o parafuso partiu ao meio novamente e o suporte está solto. E quem fez o serviço foi a autorizada e fazem porcaria
Claudia Cristina Soalheir
Claudia Cristina Soalheir

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/10/2022
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Emerson Warne Ter 18 Out 2022, 08:17

Pois é como o amigo falou a cima, tem que colocar parafusos mais reforçados então, pode ser a má qualidade destes parafusos
Abs
Emerson Warne
Emerson Warne

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 991
Data de inscrição : 04/02/2014
Idade : 46
Localização : Teresina - PI

https://youtu.be/ITKrA72Lw80

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por José Phillipe Seg 06 Mar 2023, 11:41

Olá bom dia meus amigos estou tendo o mesmo problema só que eu roucurei aki e não achei alguém poderia falar as dimensões dos parafusos de aço para estar colocando no lugar
José Phillipe
José Phillipe

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/03/2023
Localização : 26051460

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por ajespnt Sáb 13 maio 2023, 18:34

Boa noite! Sou taxista e tive um Etios XLS sedan 2014 e ainda está comigo, mas agora está com o meu pai, dei pra ele o carro.
Quanto ao problema é muito comum sim. Eu tive e fiz o seguinte:
Fiz um novo furo maior e com um parafuso maior e resolveu o problema. Procure um bom mecânico pra fazer o serviço, pq tem que ser o mesmo tamanho na profundidade e no tamanho do parafuso.
Esse carro está hoje em dia com 245.000Km.
Espero ter ajudado!
ajespnt
ajespnt

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/02/2016
Localização : Sao Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por jolima74 Qua 21 Jun 2023, 15:30

Boa tarde

Vou dar minha opinião:

- Troquei a embreagem do etios x, 2015, sedan, 80 mil km,  tava muito dura e chegou a partir o cabo uma vez, e não tive prob com esses parafusos, kit sachs instalado, ficou mais macia que a do onix 2023 da empresa q eu usava.
- O suporte tem 2 parafusos, portanto o esforço está dividido para duas secções, portanto mais dificil de romper o(s) parafuso(s)
- Os parafusos de fábrica são menos resistentes, são, mas o que acredito mesmo é que mecânicos após retirar esse suporte(sinceramente, não sei nem pra que), dão tanto torque que acaba ficando fragilizado, deixando mesmo no limite de um cisalhamento.
- Como não sei o que fizeram com meu etios no passado, troquei os parafusos por precaução também.
jolima74
jolima74

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 50
Data de inscrição : 31/12/2019
Localização : Olinda - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.  Empty Re: Quebra do parafuso do suporte do cabo da embreagem.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos