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6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
+4
pardo
iepn
cezarlucio
sergiomenegaz
8 participantes
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6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Olá pessoal,
Comprei recentemente um Etios Sedan X 2016/2017 na Autoforte aqui em Maceió/AL, até criei um tópico lá na seção de Apresentação.
Realizei a diversas buscas mas não encontrei muita informação sobre a sexta marcha (overdrive) da versão manual do modelo 2017, por isso decidi criar este tópico aqui para concentrarmos informações sobre ela e também tirarmos dúvidas e trocarmos experiências.
INFORMAÇÕES COLETADAS:
Bom amigos acho que por enquanto é isso, espero que vocês tragam mais informações sobre a sexta marcha do modelo 2017 manual e que possamos trocar experiências sobre os nossos bólidos.
P.S. --> Nessa vídeo da entrevista com Anderson Suzuki, Gerente de de Produto da Toyota do Brasil, ao falar dos modelos de 2017 também é dito que a sexta é usada para economia em estradas e também que com ela há uma diminuição ainda maior do baixo ruído, que segundo o mesmo é típico dos Etios:
Comprei recentemente um Etios Sedan X 2016/2017 na Autoforte aqui em Maceió/AL, até criei um tópico lá na seção de Apresentação.
Realizei a diversas buscas mas não encontrei muita informação sobre a sexta marcha (overdrive) da versão manual do modelo 2017, por isso decidi criar este tópico aqui para concentrarmos informações sobre ela e também tirarmos dúvidas e trocarmos experiências.
INFORMAÇÕES COLETADAS:
- "Sexta Marcha é 13% mais longa (overdrive) que a quinta", devendo ser utilizado prioritariamente em alta velocidade (caso de estradas), fonte: 05m:50s desse vídeo de análise do canal do Youtube "Mundo Sobre Rodas":
- "É possível andar a 50 km/h sem engasgos e aparente falta de força", segundo análise feita pelo site "Notícias Automotivas", link: Análise do Notícias Automotivas. Essa informação bugou a minha mente, é totalmente antagônica a análise do vídeo acima. E o NM continua e vai além: "Moderando-se o pé e acelerando de forma gradual, não demora para se alcançar 120 km/h sem alteração de marcha", putz isso tudo em 6ª e a partir de 50 km/h.....Mas o pior ainda está por vir: "Falando da sexta, ela não foi feita para manter um cruzeiro econômico no Etios 2017, respondendo normalmente ao acelerador."
Bom amigos acho que por enquanto é isso, espero que vocês tragam mais informações sobre a sexta marcha do modelo 2017 manual e que possamos trocar experiências sobre os nossos bólidos.
P.S. --> Nessa vídeo da entrevista com Anderson Suzuki, Gerente de de Produto da Toyota do Brasil, ao falar dos modelos de 2017 também é dito que a sexta é usada para economia em estradas e também que com ela há uma diminuição ainda maior do baixo ruído, que segundo o mesmo é típico dos Etios:
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
O escalonamento das 6 marchas não faz o carro realizar milagres, acontece que a diferença entre elas é menor e dessa forma você consegue manter o motor em uma rotação mais baixa em muitas situações ( Como na cidade a 60km/h em avenidas planas, sem trânsito). Por outro lado na estrada não adianta querer usar a 6ª marcha em situações em que precisaria de força, como em subidas ou ultrapassagens porque o motor não é tão potente assim... Para se ter uma ideia, a relação da transmissão final do Etios AT4 e do MT6 é praticamente a mesma, desta forma em velocidades de cruzeiro não há diferenças nas rotações.
cezarlucio
Membro Bronze- Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/05/2016
Localização : São Luís - MA
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Obrigado pelo relato.
O trânsito aqui em Maceió é muito primário, pouquíssimas vias arteriais, péssima sinalização e semáforos dessincronizados.
O único lado positivo é que os motoristas não são agoniados... ou seja: dirigem devagar.
Pelo que você disse isso de andar a 60 km/h sem trânsito aqui é sem condições (salvo de madrugada).
Quem já veio aqui sabe que só duas avenidas principais que ligam a parte alta a parte baixa: Via Expressa e Fernandes Lima....mas sempre tem fluxo intenso nelas!
Você tem o modelo 2017 manual?
O trânsito aqui em Maceió é muito primário, pouquíssimas vias arteriais, péssima sinalização e semáforos dessincronizados.
O único lado positivo é que os motoristas não são agoniados... ou seja: dirigem devagar.
Pelo que você disse isso de andar a 60 km/h sem trânsito aqui é sem condições (salvo de madrugada).
Quem já veio aqui sabe que só duas avenidas principais que ligam a parte alta a parte baixa: Via Expressa e Fernandes Lima....mas sempre tem fluxo intenso nelas!
Você tem o modelo 2017 manual?
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
O Cesar Lúcio escreveu "a relação da transmissão final do Etios AT4 e do MT6 é praticamente a mesma, desta forma em velocidades de cruzeiro não há diferenças nas rotações".
É isso mesmo, quase não há diferenças, mas há. Por exemplo, citando o caso do XLS (pneus 185/60 R15), ambos na última marcha:
@2000 rpm - M/T = 80 km/h - A/T = 83 km/h
@2500 rpm - M/T = 100 km/h - A/T = 103 km/h
@3000 rpm - M/T = 119 km/h - A/T = 124 km/h
@3500 rpm - M/T = 139 km/h - A/T = 145 km/h
@4000 rpm - M/T = 159 km/h - A/T = 165 km/h
Quando os carros manuais só tinham 5 marchas, bastava reduzir para a 4a. marcha e pisar fundo para uma ultrapassagem segura.
Com novos carros de 6 marchas, pode ser recomendável reduzir até a 4a. marcha para uma ultrapassagem rápida e segura, porque nunca se sabe se na direção oposta não aparece algum motorista a 150/160 ou mais km/h.
Em estradas de pista simples, as ultrapassagens precisam ser realizadas rapidamente para maior segurança. Nada de ter preguiça e insistir manter a 6a. marcha apenas pisando mais fundo no acelerador.
É isso mesmo, quase não há diferenças, mas há. Por exemplo, citando o caso do XLS (pneus 185/60 R15), ambos na última marcha:
@2000 rpm - M/T = 80 km/h - A/T = 83 km/h
@2500 rpm - M/T = 100 km/h - A/T = 103 km/h
@3000 rpm - M/T = 119 km/h - A/T = 124 km/h
@3500 rpm - M/T = 139 km/h - A/T = 145 km/h
@4000 rpm - M/T = 159 km/h - A/T = 165 km/h
Quando os carros manuais só tinham 5 marchas, bastava reduzir para a 4a. marcha e pisar fundo para uma ultrapassagem segura.
Com novos carros de 6 marchas, pode ser recomendável reduzir até a 4a. marcha para uma ultrapassagem rápida e segura, porque nunca se sabe se na direção oposta não aparece algum motorista a 150/160 ou mais km/h.
Em estradas de pista simples, as ultrapassagens precisam ser realizadas rapidamente para maior segurança. Nada de ter preguiça e insistir manter a 6a. marcha apenas pisando mais fundo no acelerador.
Convidado- Convidado
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Valeu pelos dados Roberto!
Interessante o AT ser menos ruidoso do que o MT, já que na mesma rotação ele está com um pouquinho a mais de velocidade!
Cara em estrada eu já fiz cada loucura que até Deus duvida! Mas sempre fui "humilde" e reduzi 1-2-3 marchas!
Tinha um Cliozinho 1.6 16v Hatch último modelo (2007/2008) já passei 3 carretas enormes em uma viagem de Maceió à Natal com trânsito....estava em mais ou menos 100 km/h meti a terceira nervosa do Clio que ia até 160 km/h, desliguei o ar condicionado, e mandei ver, do lado vinha uma camionete em que dono não fez a menor questão de reduzir...não contei história acelerei tudo que deu e passei as três carretas senti o deslocamento de ar maior que o normal da camionete e deu tudo certo!
Mas hoje não faço mais essas loucuras da juventude, tenho quase 35 anos tenho um neném de sete meses, etc e tal!
Em estrada tem que ter paciência e ser humilde...o Etios é um carro mil vezes melhor que o Clio....mas a potência e torque daquele motor K4M são animais...
Meu objetivo com o Etios na verdade é ter uma condução econômica e silenciosa!
Interessante o AT ser menos ruidoso do que o MT, já que na mesma rotação ele está com um pouquinho a mais de velocidade!
Cara em estrada eu já fiz cada loucura que até Deus duvida! Mas sempre fui "humilde" e reduzi 1-2-3 marchas!
Tinha um Cliozinho 1.6 16v Hatch último modelo (2007/2008) já passei 3 carretas enormes em uma viagem de Maceió à Natal com trânsito....estava em mais ou menos 100 km/h meti a terceira nervosa do Clio que ia até 160 km/h, desliguei o ar condicionado, e mandei ver, do lado vinha uma camionete em que dono não fez a menor questão de reduzir...não contei história acelerei tudo que deu e passei as três carretas senti o deslocamento de ar maior que o normal da camionete e deu tudo certo!
Mas hoje não faço mais essas loucuras da juventude, tenho quase 35 anos tenho um neném de sete meses, etc e tal!
Em estrada tem que ter paciência e ser humilde...o Etios é um carro mil vezes melhor que o Clio....mas a potência e torque daquele motor K4M são animais...
Meu objetivo com o Etios na verdade é ter uma condução econômica e silenciosa!
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Os dados anteriores estão errados.
Eles se referiam ao X e XS com pneus 175/65 R14.
Para o XLS, com pneus 185/60 R15 são os seguintes:
@1500 rpm - M/T = 62 km/h - A/T = 64 km/h
@2000 rpm - M/T = 82 km/h - A/T = 85 km/h
@2500 rpm - M/T = 103 km/h - A/T = 107 km/h
@3000 rpm - M/T = 124 km/h - A/T = 128 km/h
@3500 rpm - M/T = 144 km/h - A/T = 150 km/h
@4000 rpm - M/T = 165 km/h - A/T = 171 km/h
Eles se referiam ao X e XS com pneus 175/65 R14.
Para o XLS, com pneus 185/60 R15 são os seguintes:
@1500 rpm - M/T = 62 km/h - A/T = 64 km/h
@2000 rpm - M/T = 82 km/h - A/T = 85 km/h
@2500 rpm - M/T = 103 km/h - A/T = 107 km/h
@3000 rpm - M/T = 124 km/h - A/T = 128 km/h
@3500 rpm - M/T = 144 km/h - A/T = 150 km/h
@4000 rpm - M/T = 165 km/h - A/T = 171 km/h
Convidado- Convidado
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Estranho.... O automático é "melhor". Ou seja... essa 6ª macha só serve para dá trabalho de passar uma macha a mais.....
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Fazendo um pequeno comparativo....
@3000 rpm - M/T = 124 km/h
Meu Ônix 2014... Motor 1.4 .. Câmbio MT 5 marcha
@3000 rpm - M/T = 102 km/h
Se você for colocar o "BENEFÍCIO" da 6ª marcha... Acho ela totalmente ineficiente (opinião pessoal)
@3000 rpm - M/T = 124 km/h
Meu Ônix 2014... Motor 1.4 .. Câmbio MT 5 marcha
@3000 rpm - M/T = 102 km/h
Se você for colocar o "BENEFÍCIO" da 6ª marcha... Acho ela totalmente ineficiente (opinião pessoal)
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
A 6ª marcha no Etios e, para todos os outros carros com 6 marchas, é para ser usada em estradas para economizar combustível. Dependendo da cidade e do fluxo do trânsito, quase não se usa a 6ª marcha.
Para ultrapassagens seguras numa rodovia, o motorista não pode ter preguiça de reduzir para uma 4ª ou até uma 3ª marcha. (aí está uma vantagem do A/T, pois basta pisar fundo que ele reduz marchas automaticamente, mesmo tendo 9, 6 ou apenas 4 marchas o CVT).
Numa rodovia, para segurança, todo motorista de carro com transmissão manual deve reduzir as marchas e realizar as ultrapassagens mais rapidamente possível porque nunca se sabe se na direção oposta não aparece algum carro ou moto a 160 km/h ou mais ou se o carro a ser ultrapassado resolve mudar de faixa sem te ver (ponto cego no retrovisor).
Mesmo numa eventual hipótese de ter de abortar uma ultrapassagem, se tiver reduzido a marcha, consegue se melhor controle da velocidade e do veículo com o freio motor.
Em descidas longas, também deve se evitar a 6ª marcha se estiver tendo a necessidade de frenagens constantes, preferindo usar o freio motor reduzindo as marchas, para poupar as pastilhas de freio ou o "fading".
Para ultrapassagens seguras numa rodovia, o motorista não pode ter preguiça de reduzir para uma 4ª ou até uma 3ª marcha. (aí está uma vantagem do A/T, pois basta pisar fundo que ele reduz marchas automaticamente, mesmo tendo 9, 6 ou apenas 4 marchas o CVT).
Numa rodovia, para segurança, todo motorista de carro com transmissão manual deve reduzir as marchas e realizar as ultrapassagens mais rapidamente possível porque nunca se sabe se na direção oposta não aparece algum carro ou moto a 160 km/h ou mais ou se o carro a ser ultrapassado resolve mudar de faixa sem te ver (ponto cego no retrovisor).
Mesmo numa eventual hipótese de ter de abortar uma ultrapassagem, se tiver reduzido a marcha, consegue se melhor controle da velocidade e do veículo com o freio motor.
Em descidas longas, também deve se evitar a 6ª marcha se estiver tendo a necessidade de frenagens constantes, preferindo usar o freio motor reduzindo as marchas, para poupar as pastilhas de freio ou o "fading".
Convidado- Convidado
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Caro Eipn,
Os números que você apresentou só comprovam a eficiência da sexta marcha do Etios!
Vamos considerar que até 3000 rpm obtem-se uma velocidade de cruzeiro com um consumo aceitável! EM MINHA OPNIÃO: acima dessa rotação qualquer carro fica muito beberrão!
Nesse cenário o felizardo com Etios chegará bem 20% mais rápido ao seu destino pois pode ir a 124 km/h já o dono do Onyx 2014 fica "amarrado" a 102 km/h.
Os números que você apresentou só comprovam a eficiência da sexta marcha do Etios!
Vamos considerar que até 3000 rpm obtem-se uma velocidade de cruzeiro com um consumo aceitável! EM MINHA OPNIÃO: acima dessa rotação qualquer carro fica muito beberrão!
Nesse cenário o felizardo com Etios chegará bem 20% mais rápido ao seu destino pois pode ir a 124 km/h já o dono do Onyx 2014 fica "amarrado" a 102 km/h.
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Sim.... Concordo parcialmente.
Porém, falo que poderia ser BEM MELHOR... já que acrescenta uma macha "um trabalho a mais".
OBS: Não estou colocando defeitos, até pelo fato de ter interesse em trocar meu Ônix por um Etios.
Apesar que a Chrevrolet lhe oferece milhões de mimos... que a Toyota faz economia besta.... Travamento de porta a certa velocidade. fechamento dos vidros pelo controle... etc....
Nada de blablabla.. sei que existe módulos e blablabla
Porém, falo que poderia ser BEM MELHOR... já que acrescenta uma macha "um trabalho a mais".
OBS: Não estou colocando defeitos, até pelo fato de ter interesse em trocar meu Ônix por um Etios.
Apesar que a Chrevrolet lhe oferece milhões de mimos... que a Toyota faz economia besta.... Travamento de porta a certa velocidade. fechamento dos vidros pelo controle... etc....
Nada de blablabla.. sei que existe módulos e blablabla
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Está certo que a 6ª marcha serve para, além de economizar combustível, fazer o motor girar menos, mas vamos combinar... para se engatar uma 6ª marcha vai custar muuuito, pois só se for numa estrada vazia, de madrugada e sem nenhum trânsito, nas cidades então piorou, principalmente aqui em São Paulo depois que o maldito "Radard" fez o absurdo de baixar tudo para 50 Km/h.
pardo
Membro Rubi- Mensagens : 309
Data de inscrição : 19/02/2017
Localização : São Paulo - SP
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Acho que a partir duns 80km/h dá para passar a sexta tranquilamente numa estrada ou avenida.
Samuel Ribeiro
Membro Bronze- Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/02/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
No manual tá como recomendada 76 km/h pra passar a sexta. É o q faço. Uso bastante a sexta nos meus percursos.
Mas acho estranha a recomendação do manual de passar pra quarta só a 58km/h... Já dá pra passar antes
Mas acho estranha a recomendação do manual de passar pra quarta só a 58km/h... Já dá pra passar antes
leandroalm
Membro Bronze- Mensagens : 34
Data de inscrição : 10/04/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: 6ª marcha (overdrive) Etios 2017: dados e como usar!
Assim como a sexta também já dá pra usar depois dos 60, talvez não seja o recomendado, mas dá pra usar tranquilo.
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2444
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Sobre a sexta marcha.
Simplesmente ignoro 5 e 6 na cidade e nas estradas, praticamente ignoro a quinta march. Cruising in sexta, ultrapassagens em quarta sem passar por quinta marcha, simples assim.
papareia43@gmail.com
Membro Novato- Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/03/2021
Localização : Campo largo pr
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