Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

+4
Levinthal
ACM
Luiz Fernando
leandroalm
8 participantes

Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por sergio.gripp Qua 29 Nov 2017, 17:09

Olá! a todos.

Recentemente adquiri um Etios Sedan Platinum 2017/2018.

Antes de pegá-lo na ccs, já havia pesquisado em como desbloquear a multimídia para assistir vídeo com o carro em movimento. Segui informações deste fórum e fiz isso dois dias depois de pegar o carro. No mesmo dia, já depois de ter feita a alteração, percebi que o painel desligou ao dar a partida no carro. O painel apaga, mas religa assim que a chave volta da posição de ignição para a posição ON. Desde então está com esse comportamento.

Como fiz essa alteração apenas dois dias depois de pegar o carro, não tenho certeza se antes já estava assim. Alguém sabe me dizer se isso é normal? Pra mim isso não é normal.
Como consequência, por exemplo, após abastecer o carro, eu ajusto o valor do combustível no CB, dou a partida, a tela apaga, depois liga novamente, e volta na tela para ajustar novamente o valor do combustível, como se eu já não tivesse feito isso.

A tela multimídia também apaga, mas volta logo em seguida, como se tivesse apenas sido apagada; não desligada. Já o painel parece que desliga e religa.

Agradeço a todos.
sergio.gripp
sergio.gripp

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/11/2017
Idade : 52
Localização : Cuiabá - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por leandroalm Qua 29 Nov 2017, 22:27

É a mesma coisa no meu 2017/2018.

Na seção "Após Partida" do painel, os dados de consumo, velocidade média e duração da viagem ficam armazenados ao desligar o carro. Quando se gira a chave para a posição On, o painel acende ainda mostrando esses dados. No segundo giro, para dar partida no carro, o painel apaga e volta de novo com os dados todos zerados. Normal.
leandroalm
leandroalm

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 34
Data de inscrição : 10/04/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por sergio.gripp Qui 30 Nov 2017, 11:27

Olá, Leandro. Obrigado pela resposta.
Interessante! Quer dizer que as informações "Após Partida" permanecem mesmo depois de o carro ter sido desligado, só zerando depois que dá a partida.

Mas voltando à questão de apagar a tela, eu não acho que isso seja normal. Talvez normal no sentido: "se ocorrem com todos os carros, então é normal" (embora não tivemos, ainda, informações que isso realmente ocorre com todos).

Considerando o aspecto funcional, acho esse comportamento anormal. É como se a tensão da bateria caísse abaixo de um valor mínimo para o correto funcionamento de um determinado circuito, nesse caso o painel de instrumentos, e então esse circuito é desligado. Parece fazer sentido essa minha conjectura, uma vez que a bateria do Etios é de apenas 45 Ah. Uma vez aconteceu comigo, outro carro, dias antes da bateria pifar, o primeiro prenúncio que a bateria estava ficando fraca, foi o aparelho de som desligar ao dar a partida, e ligar novamente depois. O som, que já estava lendo e tocando uma música do cartão SD, desligou e depois reiniciou o processo de leitura do cartão.

Eu fiquei preocupado, pois eu fiz o desbloqueio da multimídia, e achei que pudesse ser uma consequência disso.

Se mais alguém puder falar sobre esse comportamento, fico no aguardo. Obrigado a todos.
sergio.gripp
sergio.gripp

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/11/2017
Idade : 52
Localização : Cuiabá - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Luiz Fernando Qui 30 Nov 2017, 12:19

Sérgio, boa tarde.
Perfeitamente normal isso. Não encana com isso. Acontece com o meu também.

Existe uma proteção contra pico de energia, onde os sistemas secundários se desligam automaticamente, se tiverem ligados, ao dar a partida. Faça um teste e deixe ligado o som e o ventilador e dê a partida. Verás o sistema entrando em ação !!!!
Nada a ver quando a bateria está baixa, é outra situação!!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por ACM Qui 30 Nov 2017, 12:35

bom dia, tenho um etios x automático a mais de 1 ano e sempre que dou a partida  ele desliga e liga novamente o painel, nunca reclamei pois sempre achei normal, isso é muito particular de carro para carro. Tive um prisma daquele modelo antigo que possuía o marcador de km num display digital no centro do painel e sempre que dava a partida ele se mantinha aceso, depois de uns 2 anos e meio comecei a perceber que quando dava a partida o display apagava, então resolvi trocar a bateria por medo de ficar no prego, e com a bateria nova o display voltou a ficar ligado quando acionava o motor. No caso do etios o display apaga pois ele reinicia a km de partida e também por que ele é totalmente digital para evitar danos como relatado pelos colegas. Antes  do etios tive um sandero dinamique easy´r, eis o motivo da troca (automatizado), o carro era muito bom e se caso eu desligasse o carro com os faróis acesos, som ligado após eu travar o carro depois de uns segundos ele desligava tudo que era componente eletrônico do carro, até as milhas se estivessem ligadas. Já o etios não faz isto, sei que após desligado ele tem um relé que desliga algo pois escuto um clic, mas não sei o quê.
ACM
ACM

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 202
Data de inscrição : 29/12/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por sergio.gripp Qui 30 Nov 2017, 15:44

Olá! a todos.

Desde já, deixo meus agradecimentos pelas elucidações. Obrigado.
A propósito, estou gostando muito do carro. É o meu primeiro Toyota e meu primeiro automático (na realidade, comprei pra minha esposa; o meu é um Polo 2013).
sergio.gripp
sergio.gripp

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/11/2017
Idade : 52
Localização : Cuiabá - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Levinthal Sáb 02 Dez 2017, 01:51

Sergio,

assim como os componentes que dependem de eletricidade, o painel digital, tal qual, também desliga ao dar partida. Perceba, por exemplo, que isso também acontece com o farol. Então, o comportamento é normal e esperado.

Cumprimentos.
Levinthal
Levinthal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/10/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Diogo Sáb 02 Dez 2017, 13:44

No meu que é um 2014 ele desliga só o rádio e nada mais, nem farol, nem painel e nem ventilação
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Levinthal Sáb 02 Dez 2017, 18:35

Diogo, seu farol não pisca? A lâmpada que acende o painel não apaga? Olha, nunca tinha visto, rs.

Cumprimentos.
Levinthal
Levinthal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/10/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Diogo Sáb 02 Dez 2017, 20:08

Não, tanto o painel quanto o farol apenas ficam mais fracos devido a queda de tensão durante a partida, mas não apagam.

Tem certeza de que o Etios novo desliga o farol ao dar a partida com ele ligado?

No meu apenas o radio desliga, para testar basta ir girando a chave devagar até o momento em que o rádio apaga, é um pouco antes de acionar a partida.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por sergio.gripp Seg 04 Dez 2017, 16:18

Levinthal,

Obrigado pela sua colaboração, mas ainda acho anormal o painel desligar quando se dá a partida. Contra seus argumentos, tenho a dizer:
O sistema multimídia do Etios Platinum 17/18 vem com GPS, TV e Câmera de Ré. Esse sistema leva uns 10 segundos para iniciar (tempo estimado, não marquei o tempo precisamente), mais uns segundos para carregar o software do navegador (Navegador Igo Primo). Bom, o Painel de Instrumentos leva apenas alguns segundos (vamos aqui estipular uns três segundos). Quando se dá a partida, o Painel de Instrumentos desliga; o sistema multimídia apaga a tela (apenas apaga a tela!); Farol e ventiladores não reparei (não fiz o teste). O Painel de Instrumentos seguramente desliga, pois ao voltar a chave para a posição ON, ele leva o mesmo tempo para ligar, aparecendo o nome do carro e depois os instrumentos. Já o sistema multimídia, volta na hora que a chave volta para ON, quase que instantaneamente, ou seja, não leva todos esses segundos gastos para ligar e carregar todos os softwares, incluindo o do navegador. Isso comprova que esse sistema apenas apaga a tela.

Dizer que todos os sistemas que usam eletricidade são desligados ao dar partida não seria muito correto, caso contrário o motor não teria ignição, certo?

Já foi dito pelo colega ACM que isso pode ser particular de cada carro, como por exemplo, o carro que ele tinha não apagava o display. Quando começou apagar, é porque a bateria estava fraca. Também, tenho um Polo 2013, que não apaga o display com CB nem o rádio. A única vez que apagou e reiniciou o som, foi quando a bateria estava ficando fraca, como no caso do ACM.

Concluo que é um comportamento anormal do Etios. Toda as vezes que eu abasteço e entro com o valor do combustível no CB, dou partida, depois sou obrigado a entrar com esse valor novamente, pois se perdeu. Normal? Acho que não!

Por que o Etios tem esse comportamento eu não sei. Falha de projeto? Proposital, para "proteger" contra transientes? Não sei.

A minha dúvida surgiu porque eu destravei o sistema multimídia, para tocar vídeos/TV com o carro em movimento, apenas dois dias depois de estar com o carro. Mas a primeira vez que dei partida no carro, depois de já ter destravado esse sistema, notei esse comportamento: o painel desligou.

Quando sai da ccs, como é de costume os carros saírem com o tanque vazio, abasteci no caminho de casa, e me foi solicitado entrar com o valor do combustível no CB. Nem sabia disso! Entrei com o valor e dei enter. Pronto! Tenho certeza que não tive que entrar com o valor uma segunda vez. Daí surgiu minha dúvida que deu origem a este tópico: Será que esse comportamento, de desligar o Painel de Instrumentos ao dar a partida no carro, não foi ocasionado pelo destravamento do sistema multimídia?

Saudações a todos.
sergio.gripp
sergio.gripp

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/11/2017
Idade : 52
Localização : Cuiabá - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Levinthal Seg 04 Dez 2017, 16:25

Eu tenho um Etios 1.3 X do novo, e foi instalada uma central multimídia pela própria concessionária, de marca WINGS, salvo engano. Toda vez que eu ligo o carro, ela religa completamente e demora cerca de 10 a 15 segundos para ligar, tanto quando coloco a chave em primeiro estágio como quando ligo completamente.

Quanto ao valor da gasolina a ser inserido, desconheço, pois o meu é o mais simples (X) e, portanto, não há essa opção. Sobre isso, particularmente, eu levaria na concessionária para que checassem, pois penso não ser normal o comportamento.

Cumprimentos.
Levinthal
Levinthal

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 29/10/2016
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Diogo Seg 04 Dez 2017, 16:59

No meu Etios XS 1.5 14/14 é assim:

Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por sergio.gripp Seg 04 Dez 2017, 17:18

Olá, Levinthal.

Mas se o seu sistema multimídia desliga ao dar a partida, e o mesmo foi instalado na concessionária, não seria o caso de você checar isso com eles? O meu sistema multimídia, de série, não desliga.
Saudações.
sergio.gripp
sergio.gripp

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/11/2017
Idade : 52
Localização : Cuiabá - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Diogo Seg 04 Dez 2017, 17:21

sergio.gripp, mas a multimídia dele não é original Toyota apesar de ter sido instalada na css, cada central trabalha de uma forma diferente, pois em momento algum a alimentação é cortada.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Diogo Seg 04 Dez 2017, 17:22

sergio.gripp, sugiro que faça um vídeo mostrando o seu problema do painel, ai quem tem o mesmo carro pode te falar se acontece igual ou não.
Diogo
Diogo

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por xandaumgv Seg 04 Dez 2017, 21:26

O meu também desliga ao dar partida, também não é original, é deixei desligando no pós chave, a tomada 12v também desliga ao dar a partida. Mas o meu é 15/16
xandaumgv
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por VF_GOMES Seg 04 Dez 2017, 22:02

Isso é normal, até acho meio ''chato'' isso, já que a primeira coisa que faço é pôr a chave na posição ''ON'' para a central ligar e pôr meu celular no bluetooth para tocar música. Aí quando dou partida no carro há o corte na própria central e por consequência na música, que quando volta, não é para a parte interrompida, mas para tipo 1s ou 2s depois (já que o celular em si não pára). Com o cluster acontece a mesma coisa, ele apaga e volta logo em seguida.

Enfim, o meu Etios é a mesma versão e ano/modelo do seu.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por sergio.gripp Ter 05 Dez 2017, 09:03

Bom dia a todos.
xandaumgv e VF_GOMES, parece que vocês estão falando do sistema multimídia que se desliga ao dar a partida. Eu, por outro lado, me refiro ao Painel de Instrumentos. No me caso, o sistema multimídia não desliga, apenas apaga a tela. O questionamento que fiz, que deu origem a esse tópico, é se esse comportamento do Painel de Instrumentos desligar, ao dar a partida, é normal? Fiz um pequeno vídeo. Vejam:
sergio.gripp
sergio.gripp

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/11/2017
Idade : 52
Localização : Cuiabá - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por xandaumgv Ter 05 Dez 2017, 09:34

Entendi, o meu é 15/16 ainda não tem esse painel infelizmente.
xandaumgv
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por leandroalm Ter 05 Dez 2017, 11:56

sergio.gripp escreveu:Eu, por outro lado, me refiro ao Painel de Instrumentos. No me caso, o sistema multimídia não desliga, apenas apaga a tela. O questionamento que fiz, que deu origem a esse tópico, é se esse comportamento do Painel de Instrumentos desligar, ao dar a partida, é normal? Fiz um pequeno vídeo. Vejam:

Bom dia Sérgio.

Vejo que os indicadores de cinto de segurança e o que está logo ao lado (freio de estacionamento?) não se alteram. Logo, o painel de instrumentos não desliga totalmente, somente a sua tela TFT.
leandroalm
leandroalm

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 34
Data de inscrição : 10/04/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Luiz Fernando Ter 05 Dez 2017, 12:01

Sérgio, isso é normal cara !!! Desencana !! É apenas o sistema de segurança para evitar queima da tela, por exemplo....
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por VF_GOMES Ter 05 Dez 2017, 12:09

Bom dia a todos.
xandaumgv e VF_GOMES, parece que vocês estão falando do sistema multimídia que se desliga ao dar a partida. Eu, por outro lado, me refiro ao Painel de Instrumentos. No me caso, o sistema multimídia não desliga, apenas apaga a tela. O questionamento que fiz, que deu origem a esse tópico, é se esse comportamento do Painel de Instrumentos desligar, ao dar a partida, é normal? Fiz um pequeno vídeo. Vejam:

Eu me referi ao painel de instrumentos também, é que eu o chamei de ''cluster'' na postagem, que é um termo incomum para se referir ao painel de instrumentos. E no caso, ele realmente apaga quando dá partida, assim como a central.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida Empty Re: Painel de Instrumentos Etios 2017/2018 desliga ao dar a partida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos