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Mensagem por Solfieri em Ter 15 Out 2013, 13:53

Boa tarde!

Gostaria de saber dos senhores qual a rotação ideal (rpm) do motor do carro para se trocar de marcha. Seria entre 2,5 e 3 mil rotações?Question 
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Mensagem por hsbtiago em Qui 24 Out 2013, 20:14

2000 a potência está fraca de mais e 3000 faz muito barulho!
Sempre troco em 2500 hauiehaieuhai
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Mensagem por Alberto Viana em Qui 24 Out 2013, 21:40

Também troco em 2500 e 2700
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Mensagem por Caio em Sex 25 Out 2013, 03:07

Eu gosto de andar com o motor um pouco mais "cheio", troco sempre a 3000.
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Mensagem por Alberto Viana em Sex 25 Out 2013, 12:40

Caio, vi que o seu é um sedan. Diante da rotação descrita por você, qual o consumo dele na cidade com gasolina? (Insisto nesse assunto)
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Mensagem por Caio em Sex 25 Out 2013, 13:21

Em media 12~12,5km/l... Meu pé e um pouco pesado, e muitas vezes deixo a rotação subir ate os 4000 principalmente quando preciso de força do motor... Sinceramente, esse carro é o primeiro que eu não vejo a gasolina descer mesmo quando estou com o pé em baixo! É impressionante! A Strada que minha mãe tinha, o ponteiro descia na hora, o Logan tambem nem se fala. O palio do meu sogro, alisando o acelerador bebe mais do que o etios.
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Mensagem por Alberto Viana em Sex 25 Out 2013, 17:45

Cara, como é econômico. Já estava convencido de que o meu bebe mesmo viu. Não consigo fazer 10km/L no meu acredita? Será que posso ir na css antes da revisão para verem esse problema?
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Mensagem por Caio em Sex 25 Out 2013, 20:33

Eu acho que você deve ir sim! Todos aqui comentam sobre a economia do carro, e o seu está bebendo assim. Estranho isso.
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Mensagem por Daniel Sampaio em Sab 26 Out 2013, 10:37

Rpz, eu tb noto q o meu bebe muito!
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Mensagem por Daniel Sampaio em Sab 26 Out 2013, 10:38

Caio, mas me tira uma duvida, com um tanque de combustivel, vc roda quantos km em media?
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Mensagem por Alberto Viana em Seg 28 Out 2013, 18:39

Eu rodo no máximo 400 a 420 km.
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Mensagem por DiegoSD em Seg 22 Dez 2014, 22:17

Pois então pessoal, retirei o meu Etios hoje na concessionária (1.3 x hatch) e o rapaz da entrega técnica recomendou troca de marchas entre 3.000 e 4.000 rotações...em virtude do carro ter 16 válvulas..achei meio fora de propósito isso, ainda mais que nao ando com o pé fundo.
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Mensagem por EduFrazao em Ter 23 Dez 2014, 10:51

Carros 16v tendem a ter menos torque em baixas rotações.
Mas não é o caso do Etios, que tem torque full em 3.100. Tudo depende do seu transito e do local onde vc está dirigindo. Se você está num transito regular, em ruas planas, não tem porque acelerar demais. Troque em 2.300, 2.500 no max. Se você está numa subida, ou precisa sair de forma mais ágil acelere mais. E vá notando como a automonia do carro se desenrola.
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Mensagem por DiegoSD em Ter 23 Dez 2014, 23:16

Ok, parece o correto! Obrigado!
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Mensagem por Rick Roots em Qui 25 Dez 2014, 13:07

Peguei meu Etios hatch 1.3 a dois dias e estou trocando de marcha no 3000. Neste carro acho que posso chegar a isso.
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Mensagem por T-6 em Qui 01 Jan 2015, 19:35

EduFrazao escreveu:..... que tem torque full em 3.100...


Bem... respondida a questão.
A troca de marcha deve ser feita na rotação onde o torque é máximo.
Seguindo-se a recomendação que o companheiro fez no post, vc terá um consumo maior ou menor, dependendo da hora em que efetuar a troca das marchas.

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Mensagem por Juliano em Seg 05 Jan 2015, 15:07

se quiser economia troque com 2000
se quiser desempenho troque com 3000
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Mensagem por pgfilho em Sex 06 Fev 2015, 23:29

Galera, comprei um Etios XS 2013 hatch com 26.400 km.
Venho de um Fiesta Rocam 1.0 onde acostumei a mudar as marchas com 2.500rpm.
No Etios (primeira vez que saí com ele foi hoje), estou passando com 2.000 e é muito mais esperto que o Fiesta. Se vacilar estou em 3.500 e nem percebi!

Outra coisa, achei a sensação de velocidade nele meio estranha, parece estar uns 10km/h mais lento que o mostrado no velocímetro comparado ao Fiesta, estou a 80 com a sensação que  tinha a 60/65 no Fiesta.
Percebi pois a via que uso para ir ao trabalho tem limite de 60km, mas chego em 80 facilmente com a sensação antiga. Alguém passou por isso?

Sei da diferença do velocímetro, mas no Fiesta também tinha e era de uma 10% para mais no velocímetro.

Comprei um HUD e estou esperando chegar para dar uma melhorada nesse controle.


Última edição por pgfilho em Sab 07 Fev 2015, 16:38, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Luiz Fernando em Sab 07 Fev 2015, 01:15

Ótima compra pgfilho, e seja muito bem vindo !!!!

Isso tudo que você percebe deve ser pelo ótimo torque em baixas rotações, fazendo com que você logo "pule" para os 80 km/h, vai se acostumando, principalmente por ter saído de um carro 1.0 !!!
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Mensagem por Audio Maniac em Seg 09 Fev 2015, 17:48

O melhor momento de trocar de marchas, depende. Tem gente que diz trocar de marchas a 2000 giros. Se for em estrada sem inclinação ou em descidas, sem problemas. Mas se trocar de marchas nesse giro em subidas, o carro perderá força.

Eu troco de marchas a partir de 2500 giros em condições normais e 2000 giros quando estou em descidas.

Se a questão é economia, é importante não acelerar bruscamente também. Melhor acelerar suavemente.

Dirigindo desta forma, consegui 19.7 km/l de consumo no trajeto Curitiba - São José dos Campos. Parece mentira, não?!
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Mensagem por Marcus Borges em Seg 09 Fev 2015, 17:58

Áudio Maniac, seu carro é hatch ou sedan? Fez medições com ar ligado?
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Mensagem por Audio Maniac em Seg 09 Fev 2015, 18:13

Consegui essa marca com ar desligado 80% do tempo e mantendo velocidade entre 80 e 90km/h, pois o trânsito estava ruim. Somente entre SP e São José dos Campos é que consegui andar acima de 100 km/h. Mesmo assim, não passei dos 110 km/h.
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Mensagem por pgfilho em Dom 22 Fev 2015, 18:21

A hora da troca depende do objetivo, desempenho ou economia:

http://globotv.globo.com/rede-globo/autoesporte/t/todos-os-videos/v/motores-modernos-exigem-troca-de-marcha-em-velocidades-menores/3984714/
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Mensagem por Marcellvinicius em Qui 07 Abr 2016, 12:52

Olá amigos,

Lendo os posts, consegui entender bem a relação troca de marcha versos rotação ideal.

Porém, não vi nada com relação a redução de marcha. Onde percebo um baixo desempenho do carro quando reduzo da 5 para a 2 (lombada, entrar em ruas,...). O motor cai para a 1000rpm e ao engatar a 2 para retomar, o carro fica lento demorando um pouco a desenvolver. As vezes tenho que passar a 1.

Alguém nessa situação?

Talvez seja apenas o costume do carro anterior.
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Mensagem por lamps em Sex 08 Abr 2016, 07:55

Eu rodo em cidade, com trânsito demais. Geralmente se eu esticar acima de 2200rpm, vou ter que frear logo depois. Isso significa que vou desperdiçar parte da força. Então eu costumo pisar bem leve, e fazer essas trocas bem cedo. Em pistas livres, onde vou poder chegar à 5ª e ficar um bom tempo estável, aí estico até perto dos 3000 giros. Lembrando que o pé socado na tábua é o atalho pra beber demais.
Marcellvinicius, eu observo que o etios fica pra morrer quando está a ~1000 giros. Então se ao reacelerar você se ver nessa faixa de rotação, ela vai ficar bem lerdo, parecendo que tomou um tapa e está desorientado. Recomendo reduzir a marcha nesses casos, mantendo o motor acima de ~1500 giros em cada troca.
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