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Mensagem por Rlopes0405 em Sex 08 Abr 2016, 14:24

O que me irrita é o carro morrer quando voce sai de primeira no semaforo.. a rotação cai demaisss..... tenho q sempre dar uma aceleradinha antes de engatar a marcha
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Mensagem por Marcellvinicius em Sex 08 Abr 2016, 14:39

Ok lamps vou seguir suas orientações e observar.

Rlopes0405, isso também já aconteceu comigo. Estou tentando "aferir meu pé" para não acontecer.

Abraço
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Mensagem por pgfilho em Dom 10 Abr 2016, 20:34

Marcellvinicius escreveu:

Olá amigos, Lendo os posts, consegui entender bem a relação troca de marcha versos rotação ideal. Porém, não vi nada com relação a redução de marcha. Onde percebo um baixo desempenho do carro quando reduzo da 5 para a 2 (lombada, entrar em ruas,...). O motor cai para a 1000rpm e ao engatar a 2 para retomar, o carro fica lento demorando um pouco a desenvolver. As vezes tenho que passar a 1. Alguém nessa situação? Talvez seja apenas o costume do carro anterior. escreveu:

Tenho um Hatch 1.3XS 2013 que comprei semi novo e nunca tive esse problema enquanto fazia a revisão na css e usavam o oleo 10w40 "Toyota".
Quando terminou a garantia, comecei a fazer as trocas com um mecânico de confiança e usei o Shell Helix HX8 5w30 sintético.
Após isso, começou a ficar igual ao seu; perdeu potência (aquela esperteza ao acelerar), ficou mais pesado e o consumo aumentou.
Troquei junto os filtros de ar e óleo.
Estou na dúvida de quem é o culpado. No manual só há recomendação para óleos minerais ou semi.
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Mensagem por Marcellvinicius em Seg 11 Abr 2016, 10:58

O Meu e novo (Sedan 1.5), talvez esteja "amaciando". Mas as vezes a rotação dele fica abaixo de 1000rpm quando parado. E o consumo do primeiro tanque foi de 8,34 km/l Sad

Vi nos posts de "consumo" que o pessoal está fazendo 12 km/l já de primeira.

Vou observar mais, qualquer coisa levo na css antes da 1ª revisão.
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Mensagem por lamps em Seg 11 Abr 2016, 15:04

Marcellvinicius, realmente estou batendo 12km/l em cidade. O pé sempre leve.

Observe se essa questão da rotação é com o ar desligado. Com o ar desligado ele realmente fica tremendo um pouco. Mas se Natal for como minha Aracaju, vc não desliga o ar. Nesse caso acho estranho. Meu carro anterior oscilava a rotação quando parado, mas o meu etios não (1.5).
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Mensagem por Gilson Jr. em Ter 12 Abr 2016, 00:32

Olá, boa noite!

 Sou novato aqui no clube. Comprei um Etios Sedan 1.5 xls ano 16/16 0km, e hoje faz um mês que estou com ele. Antes tinha um Ágile LTZ 1.4 ano 11/11.
 O carro tem se mostrado muito bom, porém ainda estou em fase de adaptação, evitando esticar nas acelerações. Tenho sentindo também essa "dificuldade" nas retomadas após entradas em ruas e passagens por lombadas, geralmente tenho que jogar a 1ª marcha, pois o carro dá umas "cabeçadas", quanto a isso vou tentar me inteirar mais sobre a relação de torque.

 Agora um ponto que vem me incomodando, é o consumo, fiz uma tabela no Excel para acompanhar o consumo e a despesa, e estou com a média de 11,54 km/L
1º tanque: 45 L         322,6 km
2º tanque: 35 L         675,8 km
3º tanque: 38,04 L     363,8 km

Bem espero que esse desempenho melhore, pois meu carro com 4 anos de uso, estava fazendo média de 10 km/L.

Abraço!
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Mensagem por ivancaro em Qua 13 Abr 2016, 21:43

Pessoal Boa noite. Sou novo aqui e comprei o meu Etios 1.3 X (hatch). Completei o tanque em SP na saída da CSS e peguei Estrada (cerca de 120 km). Depois rodei bem mas ruas da cidade e um pouco na Estrada. Acho que rodei metade na Estrada metade na cidade. Abasteci domingo e para a minha boa surpresa o carro fez 15 km/l!! Evito acelerar mais de 2500 rpm.
Vou abastecer novamente domingo e quando eu tiver o consumo posto aqui. Abraços a todos.
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Mensagem por Diogo em Qui 14 Abr 2016, 14:53

pgfilho, verifique o filtro de ar, se não foi genuíno Toyota pode ser um problema.
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Mensagem por andder em Qua 27 Abr 2016, 15:55

Boa tarde, amigos

Não sei se estou no tópico certo, mas tenho uma dúvida. O Etios costuma trabalhar com o motor em temperatura alta? A dúvida é porque eu abri a tampa do capô depois de percorrer uma distância curta e achei o motor, as mangueiras quentes. Não sei se é normal, não lembro como era nos outros carros, no Fit eu lembro que ficava frio quando andava distâncias curtas. Percebo que a ventoinha aciona sempre também, mas fica pouco tempo.
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Mensagem por Diogo em Qua 27 Abr 2016, 17:45

andder, o Etios não trabalha mais quente que os outros carros, mas esquenta muito mais rápido sim, isto inclusive é um dos diferencias deste motor, que tem o coletor de escape integrado ao cabeçote, por isso que quando você olha o motor de frente dá para ver que o catalizador vai direto no cabeçote, não tem coletor.

O fato de utilizar o coletor integrado ao cabeçote faz com que o motor fique quente muito rápido e logo chegue na temperatura ideal de trabalho, pois quando o motor trabalha frio ele sofre mais desgaste devido ao atrito e gasta mais combustível, por isso o etios é bem econômico mesmo para que utiliza em distancias curtas.
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Mensagem por RenatoF. em Qua 27 Abr 2016, 17:53

Os motores costumam trabalhar a uma temperatura de 90 C.

O sistema de arrefecimento do carro possui uma válvula termostática que tem por objetivo "ajustar" a temperatura do motor para estes 90 C. Logo que é dada partida do carro a válvula fica fechada permitindo que o motor chegue rapidamente nos 90 C, uma vez que circula pelo motor apenas uma quantidade reduzida de água para arrefecimento. A medida que o carro esquenta a válvula se abre, desta vez para que a água seja usada para resfriar o motor mantendo nos 90 C.

Logo é normal sim, mesmo que percorrido distâncias curtas, o motor e mangueiras estarem quentes.
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Mensagem por andder em Qua 27 Abr 2016, 18:48

Muito obrigado aos amigos que responderam. Fico mais tranquilo, aos poucos vou aprendendo mais por aqui. Abraços.
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