Últimos assuntos
» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016por alrogatto Hoje à(s) 12:05
» Retrovisor com câmera de ré
por Wagnercoelho Sáb 23 Nov 2024, 17:00
» Troca de pneus
por joiodotrigo2 Sex 22 Nov 2024, 11:04
» Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
por thiagopalhetaap Qui 21 Nov 2024, 21:35
» Barulho onde fica a bomba gasolina
por JRomão Qua 20 Nov 2024, 20:16
» Mancha marrom na pintura
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:16
» Botão do ar condicionado Etios 2013
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:11
» Velocidade no velocímetro
por odair33 Sex 15 Nov 2024, 20:49
» Injeção acesa
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 15:26
» Ajuste na altura do cinto de segurança
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 14:58
» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Fábio Rodrigues Coutinho Qua 13 Nov 2024, 19:22
» Defeito na Tela da Central de Midia Etios Platinum 1.5
por mdiasf Qua 13 Nov 2024, 13:34
» Mais um novato
por Antônio Márcio Ter 12 Nov 2024, 22:50
» Ruído em terceira marcha.
por kimzé Ter 12 Nov 2024, 08:12
» Toutch screen do etios platinum 2016 não funciona
por Paulo schumacher Qui 07 Nov 2024, 16:55
» Botão Start Stop com partida remota
por joiodotrigo2 Qui 07 Nov 2024, 16:45
» Como troco o emblema do volante do meu etios?
por Leandro da silva santos Sáb 02 Nov 2024, 18:25
» Toyota Etios Sedan 2017/2018 1.5 X não engata marchas
por joaom1601 Sex 01 Nov 2024, 12:31
» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por Well Paiva Qui 31 Out 2024, 15:04
» Luz da bateria acende as vezes
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:04
» Iluminação porta-malas
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:00
» Central Wings Play
por barezzi77 Qua 23 Out 2024, 15:07
» Etios não reconhece combustível
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:51
Rotação ideal
+17
Gilson Jr.
Rlopes0405
lamps
Marcellvinicius
Marcus Borges
Audio Maniac
Luiz Fernando
pgfilho
Juliano
Rick Roots
EduFrazao
DiegoSD
Daniel Sampaio
Caio
Alberto Viana
hsbtiago
Solfieri
21 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Rotação ideal
O que me irrita é o carro morrer quando voce sai de primeira no semaforo.. a rotação cai demaisss..... tenho q sempre dar uma aceleradinha antes de engatar a marcha
Rlopes0405
Membro Bronze- Mensagens : 35
Ok lamps vou seguir suas orientações e observar.
Rlopes0405, isso também já aconteceu comigo. Estou tentando "aferir meu pé" para não acontecer.
Abraço
Rlopes0405, isso também já aconteceu comigo. Estou tentando "aferir meu pé" para não acontecer.
Abraço
Marcellvinicius
Membro Novato- Mensagens : 4
Marcellvinicius escreveu:
Olá amigos, Lendo os posts, consegui entender bem a relação troca de marcha versos rotação ideal. Porém, não vi nada com relação a redução de marcha. Onde percebo um baixo desempenho do carro quando reduzo da 5 para a 2 (lombada, entrar em ruas,...). O motor cai para a 1000rpm e ao engatar a 2 para retomar, o carro fica lento demorando um pouco a desenvolver. As vezes tenho que passar a 1. Alguém nessa situação? Talvez seja apenas o costume do carro anterior. escreveu:
Tenho um Hatch 1.3XS 2013 que comprei semi novo e nunca tive esse problema enquanto fazia a revisão na css e usavam o oleo 10w40 "Toyota".
Quando terminou a garantia, comecei a fazer as trocas com um mecânico de confiança e usei o Shell Helix HX8 5w30 sintético.
Após isso, começou a ficar igual ao seu; perdeu potência (aquela esperteza ao acelerar), ficou mais pesado e o consumo aumentou.
Troquei junto os filtros de ar e óleo.
Estou na dúvida de quem é o culpado. No manual só há recomendação para óleos minerais ou semi.
pgfilho
Membro Novato- Mensagens : 8
O Meu e novo (Sedan 1.5), talvez esteja "amaciando". Mas as vezes a rotação dele fica abaixo de 1000rpm quando parado. E o consumo do primeiro tanque foi de 8,34 km/l
Vi nos posts de "consumo" que o pessoal está fazendo 12 km/l já de primeira.
Vou observar mais, qualquer coisa levo na css antes da 1ª revisão.
Vi nos posts de "consumo" que o pessoal está fazendo 12 km/l já de primeira.
Vou observar mais, qualquer coisa levo na css antes da 1ª revisão.
Marcellvinicius
Membro Novato- Mensagens : 4
Marcellvinicius, realmente estou batendo 12km/l em cidade. O pé sempre leve.
Observe se essa questão da rotação é com o ar desligado. Com o ar desligado ele realmente fica tremendo um pouco. Mas se Natal for como minha Aracaju, vc não desliga o ar. Nesse caso acho estranho. Meu carro anterior oscilava a rotação quando parado, mas o meu etios não (1.5).
Observe se essa questão da rotação é com o ar desligado. Com o ar desligado ele realmente fica tremendo um pouco. Mas se Natal for como minha Aracaju, vc não desliga o ar. Nesse caso acho estranho. Meu carro anterior oscilava a rotação quando parado, mas o meu etios não (1.5).
lamps
Membro Ouro- Mensagens : 150
Olá, boa noite!
Sou novato aqui no clube. Comprei um Etios Sedan 1.5 xls ano 16/16 0km, e hoje faz um mês que estou com ele. Antes tinha um Ágile LTZ 1.4 ano 11/11.
O carro tem se mostrado muito bom, porém ainda estou em fase de adaptação, evitando esticar nas acelerações. Tenho sentindo também essa "dificuldade" nas retomadas após entradas em ruas e passagens por lombadas, geralmente tenho que jogar a 1ª marcha, pois o carro dá umas "cabeçadas", quanto a isso vou tentar me inteirar mais sobre a relação de torque.
Agora um ponto que vem me incomodando, é o consumo, fiz uma tabela no Excel para acompanhar o consumo e a despesa, e estou com a média de 11,54 km/L
1º tanque: 45 L 322,6 km
2º tanque: 35 L 675,8 km
3º tanque: 38,04 L 363,8 km
Bem espero que esse desempenho melhore, pois meu carro com 4 anos de uso, estava fazendo média de 10 km/L.
Abraço!
Sou novato aqui no clube. Comprei um Etios Sedan 1.5 xls ano 16/16 0km, e hoje faz um mês que estou com ele. Antes tinha um Ágile LTZ 1.4 ano 11/11.
O carro tem se mostrado muito bom, porém ainda estou em fase de adaptação, evitando esticar nas acelerações. Tenho sentindo também essa "dificuldade" nas retomadas após entradas em ruas e passagens por lombadas, geralmente tenho que jogar a 1ª marcha, pois o carro dá umas "cabeçadas", quanto a isso vou tentar me inteirar mais sobre a relação de torque.
Agora um ponto que vem me incomodando, é o consumo, fiz uma tabela no Excel para acompanhar o consumo e a despesa, e estou com a média de 11,54 km/L
1º tanque: 45 L 322,6 km
2º tanque: 35 L 675,8 km
3º tanque: 38,04 L 363,8 km
Bem espero que esse desempenho melhore, pois meu carro com 4 anos de uso, estava fazendo média de 10 km/L.
Abraço!
Gilson Jr.- Mensagens : 1
Pessoal Boa noite. Sou novo aqui e comprei o meu Etios 1.3 X (hatch). Completei o tanque em SP na saída da CSS e peguei Estrada (cerca de 120 km). Depois rodei bem mas ruas da cidade e um pouco na Estrada. Acho que rodei metade na Estrada metade na cidade. Abasteci domingo e para a minha boa surpresa o carro fez 15 km/l!! Evito acelerar mais de 2500 rpm.
Vou abastecer novamente domingo e quando eu tiver o consumo posto aqui. Abraços a todos.
Vou abastecer novamente domingo e quando eu tiver o consumo posto aqui. Abraços a todos.
ivancaro- Mensagens : 1
pgfilho, verifique o filtro de ar, se não foi genuíno Toyota pode ser um problema.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Boa tarde, amigos
Não sei se estou no tópico certo, mas tenho uma dúvida. O Etios costuma trabalhar com o motor em temperatura alta? A dúvida é porque eu abri a tampa do capô depois de percorrer uma distância curta e achei o motor, as mangueiras quentes. Não sei se é normal, não lembro como era nos outros carros, no Fit eu lembro que ficava frio quando andava distâncias curtas. Percebo que a ventoinha aciona sempre também, mas fica pouco tempo.
Não sei se estou no tópico certo, mas tenho uma dúvida. O Etios costuma trabalhar com o motor em temperatura alta? A dúvida é porque eu abri a tampa do capô depois de percorrer uma distância curta e achei o motor, as mangueiras quentes. Não sei se é normal, não lembro como era nos outros carros, no Fit eu lembro que ficava frio quando andava distâncias curtas. Percebo que a ventoinha aciona sempre também, mas fica pouco tempo.
andder
Membro Bronze- Mensagens : 25
andder, o Etios não trabalha mais quente que os outros carros, mas esquenta muito mais rápido sim, isto inclusive é um dos diferencias deste motor, que tem o coletor de escape integrado ao cabeçote, por isso que quando você olha o motor de frente dá para ver que o catalizador vai direto no cabeçote, não tem coletor.
O fato de utilizar o coletor integrado ao cabeçote faz com que o motor fique quente muito rápido e logo chegue na temperatura ideal de trabalho, pois quando o motor trabalha frio ele sofre mais desgaste devido ao atrito e gasta mais combustível, por isso o etios é bem econômico mesmo para que utiliza em distancias curtas.
O fato de utilizar o coletor integrado ao cabeçote faz com que o motor fique quente muito rápido e logo chegue na temperatura ideal de trabalho, pois quando o motor trabalha frio ele sofre mais desgaste devido ao atrito e gasta mais combustível, por isso o etios é bem econômico mesmo para que utiliza em distancias curtas.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Os motores costumam trabalhar a uma temperatura de 90 C.
O sistema de arrefecimento do carro possui uma válvula termostática que tem por objetivo "ajustar" a temperatura do motor para estes 90 C. Logo que é dada partida do carro a válvula fica fechada permitindo que o motor chegue rapidamente nos 90 C, uma vez que circula pelo motor apenas uma quantidade reduzida de água para arrefecimento. A medida que o carro esquenta a válvula se abre, desta vez para que a água seja usada para resfriar o motor mantendo nos 90 C.
Logo é normal sim, mesmo que percorrido distâncias curtas, o motor e mangueiras estarem quentes.
O sistema de arrefecimento do carro possui uma válvula termostática que tem por objetivo "ajustar" a temperatura do motor para estes 90 C. Logo que é dada partida do carro a válvula fica fechada permitindo que o motor chegue rapidamente nos 90 C, uma vez que circula pelo motor apenas uma quantidade reduzida de água para arrefecimento. A medida que o carro esquenta a válvula se abre, desta vez para que a água seja usada para resfriar o motor mantendo nos 90 C.
Logo é normal sim, mesmo que percorrido distâncias curtas, o motor e mangueiras estarem quentes.
RenatoF.
Membro Prata- Mensagens : 64
Muito obrigado aos amigos que responderam. Fico mais tranquilo, aos poucos vou aprendendo mais por aqui. Abraços.
andder
Membro Bronze- Mensagens : 25
Página 2 de 2 • 1, 2