Últimos assuntos
» Retrovisor com câmera de répor Wagnercoelho Ontem à(s) 17:00
» Troca de pneus
por joiodotrigo2 Sex 22 Nov 2024, 11:04
» Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
por thiagopalhetaap Qui 21 Nov 2024, 21:35
» Barulho onde fica a bomba gasolina
por JRomão Qua 20 Nov 2024, 20:16
» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016
por vitorssouzadev Seg 18 Nov 2024, 18:02
» Mancha marrom na pintura
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:16
» Botão do ar condicionado Etios 2013
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:11
» Velocidade no velocímetro
por odair33 Sex 15 Nov 2024, 20:49
» Injeção acesa
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 15:26
» Ajuste na altura do cinto de segurança
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 14:58
» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Fábio Rodrigues Coutinho Qua 13 Nov 2024, 19:22
» Defeito na Tela da Central de Midia Etios Platinum 1.5
por mdiasf Qua 13 Nov 2024, 13:34
» Mais um novato
por Antônio Márcio Ter 12 Nov 2024, 22:50
» Ruído em terceira marcha.
por kimzé Ter 12 Nov 2024, 08:12
» Toutch screen do etios platinum 2016 não funciona
por Paulo schumacher Qui 07 Nov 2024, 16:55
» Botão Start Stop com partida remota
por joiodotrigo2 Qui 07 Nov 2024, 16:45
» Como troco o emblema do volante do meu etios?
por Leandro da silva santos Sáb 02 Nov 2024, 18:25
» Toyota Etios Sedan 2017/2018 1.5 X não engata marchas
por joaom1601 Sex 01 Nov 2024, 12:31
» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por Well Paiva Qui 31 Out 2024, 15:04
» Luz da bateria acende as vezes
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:04
» Iluminação porta-malas
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:00
» Central Wings Play
por barezzi77 Qua 23 Out 2024, 15:07
» Etios não reconhece combustível
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:51
Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana
+10
igorfon
marcio_uti
VPL
carlostorres
Márcia de Sousa
Lobovelho
Jorgemar de Azevedo Alves
Rodrigo
jonatan patricio
DiegoCS
14 participantes
Página 1 de 1
Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana
Consumo do meu etios, medição feita depois do percurso Salvador/Feira de Santana.
Etios 1.3, gasolina e carregando dois passageiros.
Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana.
Pneus precisando de uma caligrada.
Etios 1.3, gasolina e carregando dois passageiros.
Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana.
Pneus precisando de uma caligrada.
DiegoCS
Membro Bronze- Mensagens : 13
Re: Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana
Legal mas é bom vc fazer a medição de forma mais precisa , enche o tanque em posto percorre kmss depois vc volta abastecer na mesma bomba ai sai a media mais porxima da real
jonatan patricio- Mensagens : 1
Oi Diego parabéns pelo carro. Com 3 mil km o carro tá fresquinho, novinho. Fiz uma viagem de Tocantins até Rio Grande do Sul e rodei mais de 3 mil km só em 4 dias kkkkk.
Essa foto que voce postou é o consumo instantaneo, muito bom para voce acompnhar e monitorar se o carro está consumindo além do normal, pois se estiver consumindo muito aí voce consegue detectar problemas antes que ele surja.
Já para saber se o carro é economico ou não, é bom fazer o calculo enchendo o tanque e zerar o trip e depois que entrar na reserva, encher novamente o tanque, com a litragem divida com o km rodado através do trip que voce tinha zerado anteriormente. Autonomia e a economia depende de vários fatores como voce conduz o veiculo, o tipo da pista, a velocidade, etc.
Essa foto que voce postou é o consumo instantaneo, muito bom para voce acompnhar e monitorar se o carro está consumindo além do normal, pois se estiver consumindo muito aí voce consegue detectar problemas antes que ele surja.
Já para saber se o carro é economico ou não, é bom fazer o calculo enchendo o tanque e zerar o trip e depois que entrar na reserva, encher novamente o tanque, com a litragem divida com o km rodado através do trip que voce tinha zerado anteriormente. Autonomia e a economia depende de vários fatores como voce conduz o veiculo, o tipo da pista, a velocidade, etc.
Rodrigo
Moderador- Mensagens : 696
Parabéns ao colega,
Eu tenho um Etios sedã 1.5 xls automático ano16/17 - 38.000km rodado (uso somente gasolina aditiva) e também uso muito a média Após Partida (ou seja, após cada início de viagem, mesmo sendo pequenos trajetos) para acompanhar o consumo.
Outro colega disse que é para fazer média de bomba, mas pode haver variação tendo em vista que alguns posto seguem a Lei de encher o tanque até o primeiro click do bico, que pode gerar diferença de volume, principalmente se o frentista acionar o bico com vazão máxima, pois gera espuma no combustível, que desarma o bico.
Tem a média geral também no Painel, onde eu adotei que somente zero ela a cada revisão de 10 mil, onde consigo fazer média geral 10,3km/l no computador de bordo, com 100% de ar conc.
Minha região é montanhosa - Cachoeiro de Itapemirim/ES e em outra ocasião fiz uma viagem de Muniz-freire/ES X Cachoeiro de Itapemirim/ES, onde estava sozinho no carro e SEM LIGAR o ar conc. para fazer o teste e consegui fazer 20,6 km/l conforme foto abaixo. Também as condições climáticas ajudaram bastante, porque estava dia frio e umidade do ar alta.
Talvez alguém possa falar que é exagero, mas é o que estava no painel.
Fica o desafio aí para que quiser continuar com a brincadeira, e olha que minha média de velocidade foi acima de 60 km/h. Se for abaixo de 50 km/h aí obviamente que ficará mais fácil de conseguir. (não vale trapassa de montar foto e também nem precisava de eu falar isso, pois assim fica divertido e saudável).
Saudações a todos.
Eu tenho um Etios sedã 1.5 xls automático ano16/17 - 38.000km rodado (uso somente gasolina aditiva) e também uso muito a média Após Partida (ou seja, após cada início de viagem, mesmo sendo pequenos trajetos) para acompanhar o consumo.
Outro colega disse que é para fazer média de bomba, mas pode haver variação tendo em vista que alguns posto seguem a Lei de encher o tanque até o primeiro click do bico, que pode gerar diferença de volume, principalmente se o frentista acionar o bico com vazão máxima, pois gera espuma no combustível, que desarma o bico.
Tem a média geral também no Painel, onde eu adotei que somente zero ela a cada revisão de 10 mil, onde consigo fazer média geral 10,3km/l no computador de bordo, com 100% de ar conc.
Minha região é montanhosa - Cachoeiro de Itapemirim/ES e em outra ocasião fiz uma viagem de Muniz-freire/ES X Cachoeiro de Itapemirim/ES, onde estava sozinho no carro e SEM LIGAR o ar conc. para fazer o teste e consegui fazer 20,6 km/l conforme foto abaixo. Também as condições climáticas ajudaram bastante, porque estava dia frio e umidade do ar alta.
Talvez alguém possa falar que é exagero, mas é o que estava no painel.
Fica o desafio aí para que quiser continuar com a brincadeira, e olha que minha média de velocidade foi acima de 60 km/h. Se for abaixo de 50 km/h aí obviamente que ficará mais fácil de conseguir. (não vale trapassa de montar foto e também nem precisava de eu falar isso, pois assim fica divertido e saudável).
Saudações a todos.
Jorgemar de Azevedo Alves
Membro Novato- Mensagens : 4
Consumo medido pelo CB
O computador de bordo(CB) do Etios funciona bem. Como qq computador de bordo ele não é 100% preciso. Se vocês rodarem mais de 200 km com o computador zerado ele terá uma média boa para medição, porém apliquem um fator de 0,96 que vocês terão um resultado bem confiável. Por exemplo, se o CB marcar 12,0 km/ L na realidade o veículo estará fazendo 11,5 km/L (12 x 0,96= 11,52)
Lobovelho
Membro Novato- Mensagens : 8
Consumo de combustível
Boa noite! Sou nova aqui ainda não sei muito como participar rs. Podem me ajudar?! Tenho várias dúvidas sobre ele meu carro. Aqui vão algumas sobre o tema aqui tratado. Eu tenho um Etios 1.5 XLS 2013. Estou confusa de como ler o medidor de combustível. Ele fica variando e nunca sei quando aquela barrinha vai parar de piscar e desaparecer. Minha primeira medida dos km/L foi depois de uma viagem que ele fez 315km com 23 litros de álcool. Gostaria de saber dos membros aqui do fórum qual e a média de consumo desse modelo? Sobre outros temas como embreagem, rotação entre outros se posso perguntar aqui mesmo. Obrigado.
Márcia de Sousa
Membro Novato- Mensagens : 2
Etios sedan XS 2015/2016, rodando em São Paulo
Estrada
11(A), 16 (G)
Estrada
11(A), 16 (G)
carlostorres
Membro Novato- Mensagens : 8
O consumo do meu é próximo com o do CarlosTorres.
Sedan, manual, 2016/2017.
Sedan, manual, 2016/2017.
VPL
Membro Rubi- Mensagens : 243
bom dia ... respondendo à Márcia de Sousa... o consumo em estrada do etios sedan é ótimo .. pelos dados fornecidos por vc ele vez 13,69 km/l. eu tenho sedan 13/14 com mesmo motor e fez 17 km/l com gasolina logo que comprei fui pra praia... ate estranhei... kkk mas é isso mesmo... andando no embalo e em rotações mais baixas ele rende mais pelo que eu percebi. outra coisa ... a troca de óleo é a cada 10000km e vi que quando da uns 8000km o consumo começa a aumentar... depois das revisões com troca de filtros e óleo o consumo melhora... boa sorte e sempre mantenha os pneus calibrados... tb ajuda
marcio_uti
Membro Ouro- Mensagens : 210
Caros colegas !
Troquei o meu Etios 1.5 sedan, por outro igual, mecãnico, em outubro passado.
No início, o carro fazia um pouco mais de 9km/l de álcool, no trânsito pesado do Rio de Janeiro.
Hoje, com 5000 km rodados, o carro está fazendo menos de 8km/l, nas mesmas condições. O que eu acho mais preocupante, não é a diferença de mais de 1km/l, e sim a tendência de aumento do consumo, que me parece constante.
Rodo sempre com o ar condicionado ligado, e no "verde".
Alguma idéia do que pode estar acontecendo ?
Qualquer ajuda será bem vinda !
Troquei o meu Etios 1.5 sedan, por outro igual, mecãnico, em outubro passado.
No início, o carro fazia um pouco mais de 9km/l de álcool, no trânsito pesado do Rio de Janeiro.
Hoje, com 5000 km rodados, o carro está fazendo menos de 8km/l, nas mesmas condições. O que eu acho mais preocupante, não é a diferença de mais de 1km/l, e sim a tendência de aumento do consumo, que me parece constante.
Rodo sempre com o ar condicionado ligado, e no "verde".
Alguma idéia do que pode estar acontecendo ?
Qualquer ajuda será bem vinda !
igorfon
Membro Bronze- Mensagens : 46
No meu primeiro Etios, percebi que o consumo melhorou depois de uns 5000km...depois de 10.000 melhorou mais...no segundo Etios, mas agora automático e com motor fabricado no brasil(os dois peguei 0km), o consumo melhorou depois de 5000km, mas começou a diminuir depois de um tempo...e agora voltou a melhorar...só pode ser combustível adulterado ou a eletrônica do carro está variando...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 760
Obrigado pela resposta, ric+20 !
A variação que voce percebeu foi grande ?
Tenho sempre o cuidado de abastecer no mesmo posto.
No caso de haver algum problema na eletrônica do carro, isso poderia ser diagnosticado na concessionária ?
A variação que voce percebeu foi grande ?
Tenho sempre o cuidado de abastecer no mesmo posto.
No caso de haver algum problema na eletrônica do carro, isso poderia ser diagnosticado na concessionária ?
igorfon
Membro Bronze- Mensagens : 46
Já levei lá...fizeram umas medições com um computador lá...disseram que não tem nada errado com o carro...tem um posto específico que quando abasteço lá o carro está ficando bem econômico...estou achando que é a gasolina mesmo...e o álcool...na minha cidade bem
Plana, o carro fazia 12,5 km/l na gasolina...e caiu para 10km/l. No álcool fazia 8,5...caiu pra 7,5km/l
Plana, o carro fazia 12,5 km/l na gasolina...e caiu para 10km/l. No álcool fazia 8,5...caiu pra 7,5km/l
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 760
ric+20, a melhor forma de saber se o seu carro está normal ou não é fazer um percurso padrão para que você possa comparar com outros Etios.
Dá uma olhada neste tópico aqui: http://www.etiosclube.com.br/t3713-banco-de-dados-consumo-do-etios-em-rodovia-modelos-a-partir-de-2017
Se você precisar eu posso fazer depois um teste no meu carro na mesma velocidade para comparação, já que o meu é AT também, apesar de ser 1.3, mas acho que não muda o consumo praticamente nada.
Dá uma olhada neste tópico aqui: http://www.etiosclube.com.br/t3713-banco-de-dados-consumo-do-etios-em-rodovia-modelos-a-partir-de-2017
Se você precisar eu posso fazer depois um teste no meu carro na mesma velocidade para comparação, já que o meu é AT também, apesar de ser 1.3, mas acho que não muda o consumo praticamente nada.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Prezados colegas, o meu é um Etios X Plus Sedan 1.5 AT 18/19 3274 Km rodados (comprei 0Km).
Fui de SP até Ourinhos SP, total de 392 km pela Rod Castelo Branco, procurando sempre manter a 120 km/h (limite da rodovia). Completei o tanque com gasolina comum . Os resultados estão na foto abaixo. (Somente ida)
Pela experiência dos colegas, está bom esse consumo?
Fui de SP até Ourinhos SP, total de 392 km pela Rod Castelo Branco, procurando sempre manter a 120 km/h (limite da rodovia). Completei o tanque com gasolina comum . Os resultados estão na foto abaixo. (Somente ida)
Pela experiência dos colegas, está bom esse consumo?
ictdiadema
Membro Bronze- Mensagens : 33
É isso mesmo, entre 15 e 15,5 mantendo 120Km\h, se não passar de 100 ele faz 17.
Diogo
Auto consumo
Pessoal, tomem cuidado, pois adquiri um Etios sedan x plus automático dia 22/02/2019 na cidade ele está fazendo em torno de 6km/litro, já abri um protocolo na Toyota do Brasil, e eles não resolvem nada. Tem uma galera reclamando do mesmo carro, dizendo que carro tem auto consumo. Estou fazendo 325km/ tanque.
Fabiols
Fabiols, o Etios é sim um carro econômico, isso é questão de forma de dirigir, carro automático na cidade com muito trânsito costuma gastar um pouco mais.
Agora, se você quiser realmente saber se o seu carro está gastando muito ou não, entre neste tópico que vou deixar o link a baixo e faço o teste de consumo, depois poste o resultado lá no tópico e aqui.
http://www.etiosclube.com.br/t3713-banco-de-dados-consumo-do-etios-em-rodovia-modelos-a-partir-de-2017
Agora, se você quiser realmente saber se o seu carro está gastando muito ou não, entre neste tópico que vou deixar o link a baixo e faço o teste de consumo, depois poste o resultado lá no tópico e aqui.
http://www.etiosclube.com.br/t3713-banco-de-dados-consumo-do-etios-em-rodovia-modelos-a-partir-de-2017
Diogo
Diogo, infelizmente o meu carro e de algumas pessoas estão dando problema. Tem reclamação no site reclame aqui e no próprio feceboock da Toyota do Brasil.
Fabiols
Topa fazer o teste proposto e postar aqui o resultado? Esta é a única forma de descobrir, não tem como dizer se o consumo está certo ou não sem saber como o carro é utilizado.
Ainda mais se tratando de um carro com pouco mais de 1 mês de uso, no início o consumo pode ser um pouco maior e também por ser automático leva um tempo até você se habituar as trocas do câmbio e conseguir boas médias de consumo com ele.
Por isso pedimos para realizar o teste e postar o resultado aqui, se o carro estiver com algum defeito ele vai gastar mais combustível em qualquer situação. Topa o teste?
Ainda mais se tratando de um carro com pouco mais de 1 mês de uso, no início o consumo pode ser um pouco maior e também por ser automático leva um tempo até você se habituar as trocas do câmbio e conseguir boas médias de consumo com ele.
Por isso pedimos para realizar o teste e postar o resultado aqui, se o carro estiver com algum defeito ele vai gastar mais combustível em qualquer situação. Topa o teste?
Diogo