Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Consumo alto

+10
JRomão
Rodrigo
marcio.silva
aldmorei
silvanojesus
Sérgio martins
Osvino Cavedon
Mridzi
kervinson
Fabricio 28
14 participantes

Ir para baixo

Consumo alto Empty Consumo alto

Mensagem por Fabricio 28 Sáb 20 Fev 2021, 20:20

Boa noite amigos, sou proprietário de um etios hatch 1.3x 2018,e notei que o consumo está altíssimo. Fui ao posto enchi o tanque com etanol zerei o hodometro e anteontem apareceu a mensagem no painel reabastecer,olhei no hodometro e apenas 221 km com um tanque! Cheguei ao posto abasteci 50 reais de gasolina que deu 10,97 litros e rodei aproximadamente 17 km e fui ao posto para completar e deu quase 23 litros, arredondando deu 11 + 23= 34 litros o tanque é de 45 litros a reserva não tem 11 litros né? Achei bem estranho o consumo e também a litragem do tanque. Não fez nem 5 km por litro no etanol e na gasolina notei que também está com consumo alto. Isso rodando apenas nas cidade, sem trânsito, 80% do tempo só eu e minha esposa, porta malas vazio e trajetos curtos. Vcs me aconselham a ir na Toyota? Obrigado
Fabricio 28
Fabricio 28

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2020
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por kervinson Sáb 20 Fev 2021, 21:23

Ele pediu pra reabastecer bem antes de chegar na reserva realmente. E sua conta ta meio errada; se você rodou 221km e completou o tanque com 34 litros, da 6,5km por litro, mas para colocar o total de 34 litros você colocou 11l e rodou mais 17km antes de completar com mais 23l, se calcularmos esses 17km rodados com a media de 6,5km/l vai dar 2,6l gastos, então, arredondando tudo você percorreu 221km com 31,4l que vai dar a media de 7km/l, não é um média que se diga uauu que maravilha, mas tbm não é super baixa para o etanol. Lembrando que para se ter uma média realista, vc deve encher o tanque (de preferencia até o primeiro desarme da bomba), rodar pelo menos uns 100km e abastecer novamente até o primeiro desarme, outra coisa, se trocar de combustível pra fazer a média, o ideal é secar o máximo o tanque e mudar de combustível e fazer a media após o segundo tanque. Mais uma coisa, esse trajeto curto que vc se refere, são de no máximo 10km? Se sim, essa média de 7km/l de etanol está boa, pois os trajetos curtos são os que mais consomem combustível.


Última edição por kervinson em Sáb 20 Fev 2021, 21:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : mais um comentário)
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Fabricio 28 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Fabricio 28 Dom 21 Fev 2021, 03:55

Realmente eu estava fazendo a conta dos kms rodados 221 sem contar os 17km antes de encher por completo e divididos pela litragem do tanque(45 litros). Más achei bem estranho, acender luz de reserva com praticamente 11 litros, isso pq arredondei os 10,90 para 11 litros e os 22 e pouquinho para 23 litros.
Fabricio 28
Fabricio 28

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2020
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Mridzi Dom 21 Fev 2021, 08:07

Bom dia Fabricio, tenho HB 1.5 2016 que acabei de fazee a revisão de 12000 e em toda revisão reclamo que acende a reserva com 10 litros no tamque, também a velocidade informada não confere com a real, ela marca mais do que realmente é. Nas primeiras revisões reclamei e até deixei para análise por 3 dias e a Toyota informou que ambas as reclamações são por medida de segurança, para não ficar sem combustível e para se manter na velocidade de segurança, comprei outro igual para minha esposa em 2018 e os dois problemas se repetiram, é um problema de projeto, pois antes do Eriks ela tinha um honda e agora um Jeep e em ambos estes problemas não existem.
Quanto ao consumo, meu 1.5 automático faz na cidade (RJ) 12 com gasolina e 9 com etanol, o 2018 era menos economico, ficava entre 10 e 11 na gasolina.
Mridzi
Mridzi

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/01/2020
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Fabricio 28 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Osvino Cavedon Dom 21 Fev 2021, 09:51

Acredito o problema não seja no seu ETIOS e sim no POSTO.  Cada dia mais comum, ele implantarem um mecanismo eletrônico na bomba de abastecimento que informa o valor da litragem a menor. E hoje a fiscalização só pega quando faz uma deligência especifica.  Sugiro que faça uma denuncia do posto e troque para um posto confiável. Verá que tudo voltará ao normal.
Osvino Cavedon
Osvino Cavedon

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/07/2016
Localização : Curitiba - PR

Fabricio 28 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Sérgio martins Dom 21 Fev 2021, 10:24

Bom dia Fabricio e demais membros.
São vários os fatores que influenciam no consumo de combustível. Te dou um exemplo do meu em casa: temos um uno way 2016 1.0 que na minha mão estava fazendo 7 no álcool e 11 na gasolina e o Etios sedan Platinum 2014 1.5 na mão do meu filho fazendo média de 15 km litro no álcool. Percursos e trajetos diferentes entre o meu e o dele. Bom, trocamos de carro e: o uno na mão dele está fazendo 17 km litro e o Etios na minha mão, os mesmos 7 km litro, só que na gasolina. Meu trajeto e curto e com esse calor insuportável o ar condicionado fica ligado todo o tempo. Outro detalhe, rodo 7km e raramente engato a quarta marcha. Espero ter contribuído. E se tiver oportunidade de uma olhada aqui: https://combustivel.app/etios-sedan-xs-1-5-1/2014
Procure manter seu abastecimento sempre no mesmo posto de sua confiança pois, combustível muito barato, desconfie.
Abraço a todos
Sérgio martins
Sérgio martins

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/02/2021
Localização : Osasco - SP

Fabricio 28 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por silvanojesus Dom 21 Fev 2021, 11:00

Vale dizer tbm que essa luz que acende inicialmente é o primeiro estado de reserva pro Etios, a reserva mesmo acontece quando não há nenhum pausinho no medidor. O meu é um Etios 14/15 sem o painel digital e ele sempre acende reserva quando há 1 pausinho no medidor, ainda tem muita gasosa ali e da pra rodar bastante, quando apaga esse ultimo pausinho segundo o manual ainda há entre 4 e 5l de gasolina. A recomendação em qualquer manual é nao deixar o tanque muito seco pra abastecer para não levar sujeira para o motor, logo, deve ser por isso que o carro avisa de tanque vazio quando ainda se tem uns 10l no tanque (1 pausinho). Eu dou preferencia para abastecer quando o carro avisa, mas só me desespero quando apaga o ultimo medidor de gasosa.
silvanojesus
silvanojesus

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/12/2014
Localização : Brasília - DF

Rivalino gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por aldmorei Dom 21 Fev 2021, 12:22

Olá, o meu - 2015 cross - teve esse problema. Abasteci num posto onde o etanol tava muito barato e fez mais ou menos 4,5 na cidade. Voltei no posto e abasteci com gasolina. Fez uns 6,5. Abasteci num posto BR e o consumo voltou ao normal. Nunca mais voltei naquele posto.
aldmorei
aldmorei

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 21
Data de inscrição : 02/08/2015
Localização : Teixeira de Freitas - BA

Fabricio 28 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por marcio.silva Sex 16 Abr 2021, 21:03

Boa noite, tenho um Etios sedan 2014 com 82mil km. Quando comprei ele, em 2018 ele estava com 45mil km, fiquei muito feliz com o consumo, fazia media de ~9km/l no etanol na cidade. Mas a uns 6 meses a média ficou péssima, fazendo os mesmos trajetos estava ~6,5km/l! Então troquei: velas (estavam perfeitas mas como no manual fala em 5 anos ou 100mil km, troquei pelo tempo), todos os filtros, todos os fluidos, inclusive do câmbio manual, que estava preto! e as marchas ficaram ainda mais macias ao engatar. Mandei fazer limpeza de bico, e nem precisava pq estavam "equalizados". Troquei pneus que já estavam bem ressecados e perto do limite. Mas nada adiantou. Até que comprei um velocímetro digital no Aliexpress e nesse equipamento também mostra outras coisas inclusive a temperatura do motor! Aí que desconfiei, pois a temperatura variava muito, indo dos 85° até 65° em velocidades altas. Batata! Era a peroca da válvula termostática. Que abria na temperatura correta, mas estava com problema para fechar. Troquei, bem simples por sinal, e voltou a fazer médias de 8,5 a 9km/l no etanol!!!
Comprei na concessionaria em São Paulo Tatuapé por R$150. Reaproveitei o líquido colocando um funil e garrafa quando abri para trocar. Pq na concessionária o líquido original que nem concentrado era estava a "pechincha" de R$83 cada litro e vão 4.8litros.
Bom resumo: Veja se a temperatura está sempre em 80 a 95 graus, em todas as velocidades.
Use um adaptador OBD2, que pode ser comprado por R$50 na internet e recomendo o APP Infocar, ele é gratuito.
Deixo TB minha reclamação com a Toyota e claro com todas as fabricantes que não oferecem mais o mostrador de temperatura, e pior ainda a injecao eletrônica não aparecer um alerta sobre algo de errado em um carro ligado a mais de 10min e ainda não esteja na temperatura ideal ou em velocidades altas ela baixar muito! Simples programação que qualquer estagiário faria!
PS: a injeção envia mais combustível quando o carro está frio para aquecelo mais rápido, por isso aumentou o consumo com a válvula travada aberta.
A, testei a válvula antiga na panela com água e confirmei que ela estava abrindo a 83° mas quando joguei água fria ela demorou demais pra fechar e ainda ficou uns 5min com uns 2mm aberta! Isso na água fria, imagina motor.
marcio.silva
marcio.silva

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/04/2021
Localização : São Paulo - SP

Otavio Guerra e Fabricio 28 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Rodrigo Qua 28 Abr 2021, 21:29

Ola Marcio, já modelo 2017 vem com mostrador de temperatura por ser painel digital
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por JRomão Sáb 01 maio 2021, 22:10

Boa noite,tenho um Etios 1.3 x 2018 com o consumo normal, média 80% estrada fazendo 14,8km/L.
Mas com meu carro anterior, um Logan 1.6 2011, aconteceu exatamente como relatado anteriormente.
Troquei cabo, velas, filtros, fui a vários mecânicos relatando que havia observado a marcação da temperatura abaixo do normal e todos diziam a mesma coisa, ISSO É NORMAL. Até que comprei a válvula no ML e troquei.
O consumo voltou ao normal, mais havia caído de 12,5Km/L para 9 com gasolina, nas mesmas condições.
JRomão
JRomão

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/05/2020
Localização : Goiana - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Jackson Rafael Muller Seg 03 maio 2021, 08:49

Bom dia
Meu Etios 1.5 dos também está beberão, consigo fazer no máximo 8,5kl na cidade com gasolina e 15 kl na estrada.
Já fui no mecânico e ele disse que estava tudo normal. Meu carro tem 60 mkms
Jackson Rafael Muller
Jackson Rafael Muller

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/05/2021
Localização : Igrejinha

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Consumo de combustível

Mensagem por iresleandro72 Sex 30 Jul 2021, 13:33

Tenho amigos mecânicos e todos falam a mesma coisa e tem vídeos na internet, NUNCA use álcool, eles destroem os bicos injetores a longo ou curto prazo, mas algumas pessoas vão dizer, mas o carro foi feito para isso e tal, mas o fato é que com a gasolina não existem problemas, eu prefiro sempre usar gasolina e minha esposa usa sempre gasolina também, mas vai de cada um em acreditar ou não. Meu Etios Platinum 2019 AT na cidade fica na media de 10 a 11 km/l, mas pego trânsito, na estrada andando a 120 km/m e algumas vezes mais rápido a média fica entre 16 a 17 Km/l.
iresleandro72
iresleandro72

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/07/2021
Localização : VV

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Leon Sex 30 Jul 2021, 21:30

Essa questão é complicada com a nossa gambiarra made in Brazil dos motores flex...

Ainda estou no meu bom companheiro 1.3X 2016 e nesse ano de motor, a compressão é 12,2:1. Claro que com essa taxa o Etanol é melhor. No 2017, pelo que vi subiu mais... foi pra 13:1. Com gasolina comum vai bater pino poxa...

Descobri um bom posto que fidelizei e fez 12,9 com G COMUM no ultimo tanque. Não pensei que faria isso porque estou rodando só pequenos percursos urbanos atualmente. Usei um Ac Delco Flexpower nesse tanque mas... BATEU PINO sim quando barberei pra sair em algumas subidas. A marcha lenta estava um veludo e com essa média, só gasolina boa.

*Média de 12,9km/l cidade, filtros todos novos, geometria em dia e pneus calibrados quinzenalmente conforme manual.
Velas originais (carro com 79mil km). Situações diferentes cai a média inevitavelmente.

1.5 VVT-i parece que a historia muda porque pelo que vi a taxa caiu pra 10:1 se não me engano.  MAS... qualquer Etios X vai pedir ao menos um pouco de Etanol com gasolina comum. Pré-ignição é perigoso!!

Com essas taxas de compressão muito altas o gasolina Podium é o olho da cara mas roda muito bem e é a recomendada para esses motores.
Em outros tópicos, alguns amigos recomendam 65% de Podium e o restante de Etanol alegando resultados de autonomia e desempenho excelentes. Vale tentar. Se ficar próximo em custos, o motor vai agradecer e retribuir...
Leon
Leon

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/07/2019
Localização : Uberlândia - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por JoTanaka Sex 13 Ago 2021, 13:14

Verdade.. Etanol detona o motor mesmo, diminui a durabilidade dele, gera desgaste. Só uso por necessidade, pra economizar um pouco em viagens=estrada. Mesmo assim, só usando Gasolina, tem de se trocar todos os filtros. E se usar muito Etanol, de vez em quando usar aditivo para flex no tanque de combustível (o melhor é o da GM /AC Delco).
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo alto Empty Re: Consumo alto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos