Últimos assuntos
» Retrovisor com câmera de répor Wagnercoelho Ontem à(s) 17:00
» Troca de pneus
por joiodotrigo2 Sex 22 Nov 2024, 11:04
» Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
por thiagopalhetaap Qui 21 Nov 2024, 21:35
» Barulho onde fica a bomba gasolina
por JRomão Qua 20 Nov 2024, 20:16
» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016
por vitorssouzadev Seg 18 Nov 2024, 18:02
» Mancha marrom na pintura
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:16
» Botão do ar condicionado Etios 2013
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:11
» Velocidade no velocímetro
por odair33 Sex 15 Nov 2024, 20:49
» Injeção acesa
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 15:26
» Ajuste na altura do cinto de segurança
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 14:58
» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Fábio Rodrigues Coutinho Qua 13 Nov 2024, 19:22
» Defeito na Tela da Central de Midia Etios Platinum 1.5
por mdiasf Qua 13 Nov 2024, 13:34
» Mais um novato
por Antônio Márcio Ter 12 Nov 2024, 22:50
» Ruído em terceira marcha.
por kimzé Ter 12 Nov 2024, 08:12
» Toutch screen do etios platinum 2016 não funciona
por Paulo schumacher Qui 07 Nov 2024, 16:55
» Botão Start Stop com partida remota
por joiodotrigo2 Qui 07 Nov 2024, 16:45
» Como troco o emblema do volante do meu etios?
por Leandro da silva santos Sáb 02 Nov 2024, 18:25
» Toyota Etios Sedan 2017/2018 1.5 X não engata marchas
por joaom1601 Sex 01 Nov 2024, 12:31
» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por Well Paiva Qui 31 Out 2024, 15:04
» Luz da bateria acende as vezes
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:04
» Iluminação porta-malas
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:00
» Central Wings Play
por barezzi77 Qua 23 Out 2024, 15:07
» Etios não reconhece combustível
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:51
Alto consumo de combustível persistente
+2
Mlobo
Francisco Machado
6 participantes
Página 1 de 1
Alto consumo de combustível persistente
Pessoal meu Etios 1.5 XS 2018, nunca fez mais que 7,6kh/l, desde zero. Já tentei dirigir de todas as maneiras aqui em Manaus, porém, não muda nada para melhor. Assim fico decepcionado, afinal muitos registram aqui consumo acima da casa dos 13/14km/l ...então isso é desesperador. Já levei na concessionária e voltou pior (aqui em Manaus praticamente, bons mecânicos são inexistentes)...
Então gostaria de perguntar onde devo levar o carro para fazer um bom diagnóstico e regular o mesmo via scanner/osciloscópio etc...???
Será que uma mecânica especializada em injeção eletrônica poderia resolver meu problema???
Então gostaria de perguntar onde devo levar o carro para fazer um bom diagnóstico e regular o mesmo via scanner/osciloscópio etc...???
Será que uma mecânica especializada em injeção eletrônica poderia resolver meu problema???
Francisco Machado- Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/02/2023
Localização : Manaus - AM
Re: Alto consumo de combustível persistente
Como está fazendo essa medição? Na minha opinião a melhor forma é vc completar o tanque, rodar, depois completar na mesma bomba, e fazer a conta de quanto gastou levando em consideração a quilometragem rodada.
Mas para tentar resolver isso eu iniciaria o diagnostico pelas bobinas, velas...
Mas para tentar resolver isso eu iniciaria o diagnostico pelas bobinas, velas...
Mlobo
Membro Prata- Mensagens : 61
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Niteroi - RJ
Re: Alto consumo de combustível persistente
Boa noite Francisco!
Vc comprou ele zero, desde sempre faz esse consumo muito ruim?
Oq a concessionária e mecânicos falaram? Já teve algum código de falha no scanner? Algum tipo de defeito mais "visível" q o consumo?
Teria q investigar um defeito de fábrica, talvez em um ou mais componentes. (eu já teria processado a fábrica, se tivesse comprado zero)
Eu acabei de comprar um Etios Platinum sedan 1.5 aut. c/ 33.000KM, q tá funcionando perfeito, mas c consumo ruim, 10km/l de média (eu uso 90% na estrada e 10% cidade), era pra estar próximo dos 14,9Km/l da especificação (dirijo c o pé leve)...
Já estou investigando as causas p tentar solucionar.
Como o amigo falou, tem q ver bobinas e velas, eu acrescentaria ver todos os sensores/sondas (MAF, Lambda, etc...), TBI e bicos injetores, tanque e mangueiras (pode ter um vazamento), Rodas/freios/rolamentos (vou investigar no meu)...
Até bateria, cabos e aterramento podem causar falhas na central q faz piorar o consumo.
Vc comprou ele zero, desde sempre faz esse consumo muito ruim?
Oq a concessionária e mecânicos falaram? Já teve algum código de falha no scanner? Algum tipo de defeito mais "visível" q o consumo?
Teria q investigar um defeito de fábrica, talvez em um ou mais componentes. (eu já teria processado a fábrica, se tivesse comprado zero)
Eu acabei de comprar um Etios Platinum sedan 1.5 aut. c/ 33.000KM, q tá funcionando perfeito, mas c consumo ruim, 10km/l de média (eu uso 90% na estrada e 10% cidade), era pra estar próximo dos 14,9Km/l da especificação (dirijo c o pé leve)...
Já estou investigando as causas p tentar solucionar.
Como o amigo falou, tem q ver bobinas e velas, eu acrescentaria ver todos os sensores/sondas (MAF, Lambda, etc...), TBI e bicos injetores, tanque e mangueiras (pode ter um vazamento), Rodas/freios/rolamentos (vou investigar no meu)...
Até bateria, cabos e aterramento podem causar falhas na central q faz piorar o consumo.
JosephArena
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/07/2024
Idade : 45
Localização : Angra dos Reis - RJ
Mlobo gosta desta mensagem
Re: Alto consumo de combustível persistente
Explique melhor onde ocorre essa média de 7.6 km/l. Dependendo da cidade, da forma de dirigir, de do tipo de trânsito está excelente! Vou explicar
Em Poços de Caldas rodando trechos de 2 km de distância na maioria das vezes, trânsito travado: média gasolina 7 km/l
Eu Ipatinga, rodando trechos de de 5 a 10 km, trânsito livre a média sobe para 11 ou 12 km/l na gasolina.
Última viagem Poços de Caldas a Belo Horizonte: média 17.2 km/l pisando leve media de 100 km/h, apenas eu de motorista. Se andar a 120 km/h com o carro cheio aí já muda muito.
Quando você escutar que alguém consegue média de X ou Y, pergunte em que condições ele consegue essa média.
Em Poços de Caldas rodando trechos de 2 km de distância na maioria das vezes, trânsito travado: média gasolina 7 km/l
Eu Ipatinga, rodando trechos de de 5 a 10 km, trânsito livre a média sobe para 11 ou 12 km/l na gasolina.
Última viagem Poços de Caldas a Belo Horizonte: média 17.2 km/l pisando leve media de 100 km/h, apenas eu de motorista. Se andar a 120 km/h com o carro cheio aí já muda muito.
Quando você escutar que alguém consegue média de X ou Y, pergunte em que condições ele consegue essa média.
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 760
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
JosephArena gosta desta mensagem
Re: Alto consumo de combustível persistente
Olá.
Eu também acho o consumo do meu Etios alto. Sempre me guio pelo que diz no painel.
Tenho um Platinum Sedan Automático 2018/2018. Rodo aprox. 100km por dia, porém meu pé não é tão leve assim.
Eu comprei um Etios/Toyota porque queria um carro que não visse a cara do mecânico, e consegui isso. É um verdadeiro tanque de guerra que a Toyota criou.
Eu também acho o consumo do meu Etios alto. Sempre me guio pelo que diz no painel.
Tenho um Platinum Sedan Automático 2018/2018. Rodo aprox. 100km por dia, porém meu pé não é tão leve assim.
Eu comprei um Etios/Toyota porque queria um carro que não visse a cara do mecânico, e consegui isso. É um verdadeiro tanque de guerra que a Toyota criou.
Well Paiva
Membro Novato- Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/05/2021
Idade : 44
Localização : Praia Grande
Re: Alto consumo de combustível persistente
Bom Francisco, na ausência de bons mecânicos, segue verificações básicas para manter bom consumo, depois falo sobre diagnóstico avançado. Eu já tive um Etios XS 1.5 2024 hatch cambio manual que fazia 10-11 km/l no etanol e 12-13 km/l gasolina na cidade de SP/SJC. Na estrada fazia de 12-13 km/l com etanol e 13-15 km/l com gasolina rodando a uns 110 km/h, sem ar condicionado ligado e sempre só motorista.
O que afeta consumo :
1- Jeito de dirigir incorreto ("Pé pesado", sempre pisando no máximo, queimando embreagem, transito pesado, freia/anda só em 1-2 marcha em congestionamentos) --> primeira marcha não é para acelerar o carro é só pra por carro em movimento em velocidade baixa; Só pise forte só na segunda marcha em diante.
2-calibragem de pneus com pressão baixa. Use valores que está no manual do carro.
3-Freios prendendo demais. Lonas traseiras desreguladas ou cabo do freio de mão esticado demais. sem folga quando solto. Testar com veículo calçado e rodas traseiras no alto com freio de mão solto, gire a roda veja se trava muito. Se estiver prendendo muito, após usar o carro, as rodas poderão estar "fervendo", acima de 80 graus.
4-Combustível adulterado causa alto consumo e danifica motor. Use combustível de boa qualidade. Manaus é longe das refinarias, há possibilidade de adulteração no caminho do transporte. Gasolina vc consegue testar se tem muita água ou etanol. tem um teste que vc mistura 50% de gasolina e 50% de água --> esse teste vc acha no youtube "manual do mundo teste de gasolina adulterada". Se vc use etanol adulterado, vai notar que o carro tem dificiculdade pra ligar em tempo frio e aparece borra de água/amarelada na vareta do óleo. Etanol muito adulterado com motor quente vc vai perceber gotas de água saindo no escape, isso não pode, e se sai muita água pode estar com a junta do cabeçote corroída/queimada.
5-especificação de óleo incorreto, óleo muito grosso ou vencido/passou da troca. Verifique se está usando o que manual do carro informa.
6-Arrefecimento insuficiente/motor muito aquecido. Radiador sem aditivitação correta. ou usou água de torneira ou mineral. Só complete com aditivo pronto 50% original ou água desmineralizada/destilada.
7-Excesso de arrefecimento ? pode ser que algum "mexãnico" plantou vicio e removeu a válvula termoestática, se sim, o motor vai trabalhar mais frio , demorar pra esquentar, lubrificação fica afetada e motor consome muito mais. Só abrindo pra descobrir ou usar um scanner pra ver se tá demorando demais para a ventoinha ligar ou que temperatura mostra no scanner.
8-alinhamento direção, pneus fora do normal causando arrasto/atrito maior.
9-defeito em componente mecânico : exemplo TBI sujo, eletroinjetores com defeito, filtro de ar sujo, excesso de pressão na linha de combustível, etc..
Sobre a verificação mecânica pelos mecânicos :
1-checar entrada falsa de ar no coletor de admissão : usar Smoke machine (máquina de fumaça)
2- checar se filtro de ar está sujo --> se manchou já o outro lado mais limpo do filtro é hora de trocar
3-velas de ignição - verificar se está com código recomendado no manual, verificar se não são falsas. Há muita venda na Internet de velas de ignição falsas de várias marcas. Na dúvida, compre sempre as peças quaisquer na concessionária Toyota.
4-flash-over : fuga de ignição na ceramica da vela ou nas bobinas de ignição. Exame visual e verificação do estado do sistema de ignição via oscilóscopio.
5-TBI sujo, motor acelerado demais, borboleta não fecha direito --> limpeza e ajuste da posição da borboleta via Scanner.
6-regulador de pressão defeituoso (acho que fica dentro da bomba de combustível). neste caso só mecanico com teste de pressão (manometro) pra checar isso na linha de alimentação do combustivel.
7-verificar se catalisador não quebrou ceramica e entupiu a saída de gases. checar se escape está danificado=amassado causando estrangulamento da saída dos gases de escape.
8-Fazer diagnóstico com scanner, ler códigos de erros atuais pra checar se tem algum componente com defeito, teste dinãmico do map/maf/injetores/temperatura/ etc..ver tempo de injeção-tempo que injetor fica aberto (milisegundos)
9-teste de estanqueidade do sistema de injeção (manometro) ver se tem algum eletroinjetor vazando ou injetando demais.
E tem vários outros testes. Esses são os principais.
No seu caso , o jeito é levar na concessionária para avaliarem, fica caro, mas devem resolver.
Boa sorte.
O que afeta consumo :
1- Jeito de dirigir incorreto ("Pé pesado", sempre pisando no máximo, queimando embreagem, transito pesado, freia/anda só em 1-2 marcha em congestionamentos) --> primeira marcha não é para acelerar o carro é só pra por carro em movimento em velocidade baixa; Só pise forte só na segunda marcha em diante.
2-calibragem de pneus com pressão baixa. Use valores que está no manual do carro.
3-Freios prendendo demais. Lonas traseiras desreguladas ou cabo do freio de mão esticado demais. sem folga quando solto. Testar com veículo calçado e rodas traseiras no alto com freio de mão solto, gire a roda veja se trava muito. Se estiver prendendo muito, após usar o carro, as rodas poderão estar "fervendo", acima de 80 graus.
4-Combustível adulterado causa alto consumo e danifica motor. Use combustível de boa qualidade. Manaus é longe das refinarias, há possibilidade de adulteração no caminho do transporte. Gasolina vc consegue testar se tem muita água ou etanol. tem um teste que vc mistura 50% de gasolina e 50% de água --> esse teste vc acha no youtube "manual do mundo teste de gasolina adulterada". Se vc use etanol adulterado, vai notar que o carro tem dificiculdade pra ligar em tempo frio e aparece borra de água/amarelada na vareta do óleo. Etanol muito adulterado com motor quente vc vai perceber gotas de água saindo no escape, isso não pode, e se sai muita água pode estar com a junta do cabeçote corroída/queimada.
5-especificação de óleo incorreto, óleo muito grosso ou vencido/passou da troca. Verifique se está usando o que manual do carro informa.
6-Arrefecimento insuficiente/motor muito aquecido. Radiador sem aditivitação correta. ou usou água de torneira ou mineral. Só complete com aditivo pronto 50% original ou água desmineralizada/destilada.
7-Excesso de arrefecimento ? pode ser que algum "mexãnico" plantou vicio e removeu a válvula termoestática, se sim, o motor vai trabalhar mais frio , demorar pra esquentar, lubrificação fica afetada e motor consome muito mais. Só abrindo pra descobrir ou usar um scanner pra ver se tá demorando demais para a ventoinha ligar ou que temperatura mostra no scanner.
8-alinhamento direção, pneus fora do normal causando arrasto/atrito maior.
9-defeito em componente mecânico : exemplo TBI sujo, eletroinjetores com defeito, filtro de ar sujo, excesso de pressão na linha de combustível, etc..
Sobre a verificação mecânica pelos mecânicos :
1-checar entrada falsa de ar no coletor de admissão : usar Smoke machine (máquina de fumaça)
2- checar se filtro de ar está sujo --> se manchou já o outro lado mais limpo do filtro é hora de trocar
3-velas de ignição - verificar se está com código recomendado no manual, verificar se não são falsas. Há muita venda na Internet de velas de ignição falsas de várias marcas. Na dúvida, compre sempre as peças quaisquer na concessionária Toyota.
4-flash-over : fuga de ignição na ceramica da vela ou nas bobinas de ignição. Exame visual e verificação do estado do sistema de ignição via oscilóscopio.
5-TBI sujo, motor acelerado demais, borboleta não fecha direito --> limpeza e ajuste da posição da borboleta via Scanner.
6-regulador de pressão defeituoso (acho que fica dentro da bomba de combustível). neste caso só mecanico com teste de pressão (manometro) pra checar isso na linha de alimentação do combustivel.
7-verificar se catalisador não quebrou ceramica e entupiu a saída de gases. checar se escape está danificado=amassado causando estrangulamento da saída dos gases de escape.
8-Fazer diagnóstico com scanner, ler códigos de erros atuais pra checar se tem algum componente com defeito, teste dinãmico do map/maf/injetores/temperatura/ etc..ver tempo de injeção-tempo que injetor fica aberto (milisegundos)
9-teste de estanqueidade do sistema de injeção (manometro) ver se tem algum eletroinjetor vazando ou injetando demais.
E tem vários outros testes. Esses são os principais.
No seu caso , o jeito é levar na concessionária para avaliarem, fica caro, mas devem resolver.
Boa sorte.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 267
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
JosephArena gosta desta mensagem
Re: Alto consumo de combustível persistente
Jotanaka, qual o ano do Etios que vc tinha?
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 760
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Alto consumo de combustível persistente
Oi Ric. Postei errado.. Era um Etios XS 1.5 2014 cambio manual.. não era 2024 não.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 267
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Tópicos semelhantes
» Consumo alto
» Consumo alto
» Consumo preocupante
» consumo de combustível
» Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana
» Consumo alto
» Consumo preocupante
» consumo de combustível
» Consumo do meu etios - Salvador/Feira de Santana
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos