Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Aceleração alta na troca de marcha
por Flávio José Garzeri Hoje à(s) 16:02

» Luz de alerta motor
por Flávio José Garzeri Hoje à(s) 15:56

» Chicote verde perto da bateria
por Filoceno Amancio de Sousa Hoje à(s) 14:11

» Adaptação do painel digital no modelo 2013
por ChristieNeves Ontem à(s) 22:02

» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016
por ChristieNeves Ontem à(s) 21:57

» Ruído em terceira marcha.
por GS Ontem à(s) 17:11

» Cabo para Câmera de ré CASKA
por Marco Aurélio Ferreira Sáb 14 Set 2024, 11:30

» Tampa do Óleo do motor
por Cris Veiga Sáb 14 Set 2024, 09:47

» Consumo de combustível
por Leon Sáb 14 Set 2024, 09:05

» Etios não dá partida
por Mikael Ritlay Qui 12 Set 2024, 20:06

» Chave codificada
por ChristieNeves Qua 11 Set 2024, 21:23

» Bem-vindos ao nosso fórum
por rnfpecci Sáb 07 Set 2024, 22:49

» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por João Batista Vale Qui 05 Set 2024, 18:35

» Troca de pneus
por JRomão Qua 04 Set 2024, 20:58

» Estou fazendo um teste de longa duração no Youtube com meu Etios
por Mlobo Ter 03 Set 2024, 18:14

» Descobri de onde vinha o barulho na frente do Etios
por Mlobo Ter 03 Set 2024, 16:46

» Luz de advertência do sistema de direção elétrica assistida
por Mlobo Seg 02 Set 2024, 19:15

» Suporte do chicote no motor quebrado aos 5 mil km - Etios 2018
por gilandersons Seg 02 Set 2024, 11:51

» Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando
por Flávio José Garzeri Dom 01 Set 2024, 07:43

» Barulho na traseira ao ligar o carro
por Silvano Alves Sex 30 Ago 2024, 19:08

» Correia Poly V
por Carlos Sousa Qui 29 Ago 2024, 11:26

» Quebra de parafusos das rodas
por JoTanaka Seg 26 Ago 2024, 13:55

» Alto consumo de combustível persistente
por JoTanaka Seg 26 Ago 2024, 11:55


Alto consumo de combustível persistente

+2
Mlobo
Francisco Machado
6 participantes

Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por Francisco Machado Ter 30 Jul 2024, 16:22

Pessoal meu Etios 1.5 XS 2018, nunca fez mais que 7,6kh/l, desde zero. Já tentei dirigir de todas as maneiras aqui em Manaus, porém, não muda nada para melhor. Assim fico decepcionado, afinal muitos registram aqui consumo acima da casa dos 13/14km/l ...então isso é desesperador. Já levei na concessionária e voltou pior (aqui em Manaus  praticamente, bons mecânicos são inexistentes)...
Então gostaria de perguntar onde devo levar o carro para fazer um bom diagnóstico e regular o mesmo via scanner/osciloscópio etc...???
Será que uma mecânica especializada em injeção eletrônica poderia resolver meu problema???
Francisco Machado
Francisco Machado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/02/2023
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por Mlobo Ter 30 Jul 2024, 18:08

Como está fazendo essa medição? Na minha opinião a melhor forma é vc completar o tanque, rodar, depois completar na mesma bomba, e fazer a conta de quanto gastou levando em consideração a quilometragem rodada.

Mas para tentar resolver isso eu iniciaria o diagnostico pelas bobinas, velas...
Mlobo
Mlobo

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Niteroi - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por JosephArena Qua 31 Jul 2024, 19:58

Boa noite Francisco!
Vc comprou ele zero, desde sempre faz esse consumo muito ruim?
Oq a concessionária e mecânicos falaram? Já teve algum código de falha no scanner? Algum tipo de defeito mais "visível" q o consumo?
Teria q investigar um defeito de fábrica, talvez em um ou mais componentes. (eu já teria processado a fábrica, se tivesse comprado zero)
Eu acabei de comprar um Etios Platinum sedan 1.5 aut. c/ 33.000KM, q tá funcionando perfeito, mas c consumo ruim, 10km/l de média (eu uso 90% na estrada e 10% cidade), era pra estar próximo dos 14,9Km/l da especificação (dirijo c o pé leve)...
Já estou investigando as causas p tentar solucionar.
Como o amigo falou, tem q ver bobinas e velas, eu acrescentaria ver todos os sensores/sondas (MAF, Lambda, etc...), TBI e bicos injetores, tanque e mangueiras (pode ter um vazamento), Rodas/freios/rolamentos (vou investigar no meu)...
Até bateria, cabos e aterramento podem causar falhas na central q faz piorar o consumo.
JosephArena
JosephArena

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/07/2024
Idade : 45
Localização : Angra dos Reis - RJ

Mlobo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por ric+20 Ter 06 Ago 2024, 12:29

Explique melhor onde ocorre essa média de 7.6 km/l. Dependendo da cidade, da forma de dirigir, de do tipo de trânsito está excelente! Vou explicar 

Em Poços de Caldas rodando trechos de 2 km de distância na maioria das vezes, trânsito travado: média gasolina 7 km/l 

Eu Ipatinga, rodando trechos de de 5 a 10 km, trânsito livre a média sobe para 11 ou 12 km/l na gasolina.

Última viagem Poços de Caldas a Belo Horizonte: média 17.2 km/l pisando leve media de 100 km/h, apenas eu de motorista. Se andar a 120 km/h com o carro cheio aí já muda muito. 

Quando você escutar que alguém consegue média de X ou Y, pergunte em que condições ele consegue essa média.
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 760
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

JosephArena gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por Well Paiva Ter 20 Ago 2024, 15:22

Olá.

Eu também acho o consumo do meu Etios alto. Sempre me guio pelo que diz no painel.

Tenho um Platinum Sedan Automático 2018/2018. Rodo aprox. 100km por dia, porém meu pé não é tão leve assim.

Eu comprei um Etios/Toyota porque queria um carro que não visse a cara do mecânico, e consegui isso. É um verdadeiro tanque de guerra que a Toyota criou.
Well Paiva
Well Paiva

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/05/2021
Idade : 43
Localização : Praia Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por JoTanaka Seg 26 Ago 2024, 10:44

Bom Francisco, na ausência de bons mecânicos, segue verificações básicas para manter bom consumo, depois falo sobre diagnóstico avançado. Eu já tive um Etios XS 1.5 2024 hatch cambio manual que fazia 10-11 km/l no etanol e 12-13 km/l gasolina na cidade de SP/SJC. Na estrada fazia de 12-13 km/l com etanol e 13-15 km/l com gasolina rodando a uns 110 km/h, sem ar condicionado ligado e sempre só motorista.

O que afeta consumo :
1- Jeito de dirigir incorreto ("Pé pesado", sempre pisando no máximo, queimando embreagem, transito pesado, freia/anda só em 1-2 marcha em congestionamentos) --> primeira marcha não é para acelerar o carro é só pra por carro em movimento em velocidade baixa; Só pise forte só na segunda marcha em diante.
2-calibragem de pneus com pressão baixa. Use valores que está no manual do carro.
3-Freios prendendo demais. Lonas traseiras desreguladas ou cabo do freio de mão esticado demais. sem folga quando solto. Testar com veículo calçado e rodas traseiras no alto com freio de mão solto, gire a roda veja se trava muito. Se estiver prendendo muito, após usar o carro, as rodas poderão estar "fervendo", acima de 80 graus.
4-Combustível adulterado causa alto consumo e danifica motor.  Use combustível de boa qualidade. Manaus é longe das refinarias, há possibilidade de adulteração no caminho do transporte. Gasolina vc consegue testar se tem muita água ou etanol. tem um teste que vc mistura 50% de gasolina e 50% de água --> esse teste vc acha no youtube "manual do mundo teste de gasolina adulterada". Se vc use etanol adulterado, vai notar que o carro tem dificiculdade pra ligar em tempo frio e aparece borra de água/amarelada na vareta do óleo. Etanol muito adulterado com motor quente vc vai perceber gotas de água saindo no escape, isso não pode, e se sai muita água pode estar com a junta do cabeçote corroída/queimada.
5-especificação de óleo incorreto, óleo muito grosso ou vencido/passou da troca. Verifique se está usando o que manual do carro informa.
6-Arrefecimento insuficiente/motor muito aquecido. Radiador sem aditivitação correta. ou usou água de torneira ou mineral. Só complete com aditivo pronto 50% original ou água desmineralizada/destilada.
7-Excesso de arrefecimento ? pode ser que algum "mexãnico" plantou vicio e removeu a válvula termoestática, se sim, o motor vai trabalhar mais frio , demorar pra esquentar, lubrificação fica afetada e motor consome muito mais. Só abrindo pra descobrir ou usar um scanner pra ver se tá demorando demais para a ventoinha ligar ou que temperatura mostra no scanner.
8-alinhamento direção, pneus fora do normal causando arrasto/atrito maior.
9-defeito em componente mecânico : exemplo TBI sujo, eletroinjetores com defeito, filtro de ar sujo, excesso de pressão na linha de combustível, etc..

Sobre a verificação mecânica pelos mecânicos :
1-checar entrada falsa de ar no coletor de admissão : usar Smoke machine (máquina de fumaça)
2- checar se filtro de ar está sujo --> se manchou já o outro lado mais limpo do filtro é hora de trocar
3-velas de ignição - verificar se está com código recomendado no manual, verificar se não são falsas. Há muita venda na Internet de velas de ignição falsas de várias marcas. Na dúvida, compre sempre as peças quaisquer na concessionária Toyota.
4-flash-over :  fuga de ignição na ceramica da vela ou nas bobinas de ignição. Exame visual e verificação do estado do sistema de ignição via oscilóscopio.
5-TBI sujo, motor acelerado demais, borboleta não fecha direito --> limpeza e ajuste da posição da borboleta via Scanner.
6-regulador de pressão defeituoso (acho que fica dentro da bomba de combustível). neste caso só mecanico com teste de pressão (manometro)  pra checar isso na linha de alimentação do combustivel.
7-verificar se catalisador não quebrou ceramica e entupiu a saída de gases. checar se escape está danificado=amassado causando estrangulamento da saída dos gases de escape.
8-Fazer diagnóstico com scanner, ler códigos de erros atuais pra checar se tem algum componente com defeito, teste dinãmico do map/maf/injetores/temperatura/ etc..ver tempo de injeção-tempo que injetor fica aberto (milisegundos)
9-teste de estanqueidade do sistema de injeção (manometro) ver se tem algum eletroinjetor vazando ou injetando demais.
E tem vários outros testes. Esses são os principais.

No seu caso , o  jeito é levar na concessionária para avaliarem, fica caro, mas devem resolver.

Boa sorte.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 264
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

JosephArena gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por ric+20 Seg 26 Ago 2024, 11:39

Jotanaka, qual o ano do Etios que vc tinha?
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 760
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por JoTanaka Seg 26 Ago 2024, 11:55

Oi Ric. Postei errado.. Era um Etios XS 1.5 2014 cambio manual.. não era 2024 não.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 264
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alto consumo de combustível persistente Empty Re: Alto consumo de combustível persistente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos