Últimos assuntos
» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016por alrogatto Seg 25 Nov 2024, 12:05
» Retrovisor com câmera de ré
por Wagnercoelho Sáb 23 Nov 2024, 17:00
» Troca de pneus
por joiodotrigo2 Sex 22 Nov 2024, 11:04
» Dúvidas básicas sobre Câmbio Automático do Etios
por thiagopalhetaap Qui 21 Nov 2024, 21:35
» Barulho onde fica a bomba gasolina
por JRomão Qua 20 Nov 2024, 20:16
» Mancha marrom na pintura
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:16
» Botão do ar condicionado Etios 2013
por Mlobo Sáb 16 Nov 2024, 12:11
» Velocidade no velocímetro
por odair33 Sex 15 Nov 2024, 20:49
» Injeção acesa
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 15:26
» Ajuste na altura do cinto de segurança
por Mlobo Sex 15 Nov 2024, 14:58
» Etios falhando ao fazer curvas 1/4 de combustível
por Fábio Rodrigues Coutinho Qua 13 Nov 2024, 19:22
» Defeito na Tela da Central de Midia Etios Platinum 1.5
por mdiasf Qua 13 Nov 2024, 13:34
» Mais um novato
por Antônio Márcio Ter 12 Nov 2024, 22:50
» Ruído em terceira marcha.
por kimzé Ter 12 Nov 2024, 08:12
» Toutch screen do etios platinum 2016 não funciona
por Paulo schumacher Qui 07 Nov 2024, 16:55
» Botão Start Stop com partida remota
por joiodotrigo2 Qui 07 Nov 2024, 16:45
» Como troco o emblema do volante do meu etios?
por Leandro da silva santos Sáb 02 Nov 2024, 18:25
» Toyota Etios Sedan 2017/2018 1.5 X não engata marchas
por joaom1601 Sex 01 Nov 2024, 12:31
» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por Well Paiva Qui 31 Out 2024, 15:04
» Luz da bateria acende as vezes
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:04
» Iluminação porta-malas
por Emerson Warne Sáb 26 Out 2024, 11:00
» Central Wings Play
por barezzi77 Qua 23 Out 2024, 15:07
» Etios não reconhece combustível
por joiodotrigo2 Ter 22 Out 2024, 17:51
Demora a pegar com álcool no frio
+2
Edu Green
jdonadel
6 participantes
Página 1 de 1
Demora a pegar com álcool no frio
Bom dia!!
Moro na serra em SC. É frio.. rsss
Na primeira partida, de manhã, meu Etios rateia um pouco para pegar quando abastecido com álcool (etanol). Às vezes pega lá pra segunda ou terceira tentativa.
Platinum 1.5, 2017.
Isso é normal?
Acontece com vcs?
Alguma dica??
Abraços!
Moro na serra em SC. É frio.. rsss
Na primeira partida, de manhã, meu Etios rateia um pouco para pegar quando abastecido com álcool (etanol). Às vezes pega lá pra segunda ou terceira tentativa.
Platinum 1.5, 2017.
Isso é normal?
Acontece com vcs?
Alguma dica??
Abraços!
Edu Green
Membro Bronze- Mensagens : 12
Edu Green
Re: Demora a pegar com álcool no frio
Nesse ano ainda têm tanquinho de gasolina?
Aqui em Joinville não faz o mesmo frio, nunca tive problema para pegar, tanto com etanol ou gasolina. Só tive problema uma vez quando a bateria não estava boa.
Aqui em Joinville não faz o mesmo frio, nunca tive problema para pegar, tanto com etanol ou gasolina. Só tive problema uma vez quando a bateria não estava boa.
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Edu Green gosta desta mensagem
Bom dia, Jdonadel!
Tudo bem?
Então... morei em Joinville 17 anos, no Costa e Silva. Realmente aí é menos frio que S. Bento do Sul... rss
O meu não tem mais o tanquinho de gasolina. É aquecimento. Mas nunca acendeu o "ícone da molinha" no painel.
Ontem limpei a TBI com spray para isso. Tirei fora e limpei. Estava beeemm suja. Daí liguei, esquentou, andei, normal. Hoje pegou fácil pela manhã, mas não fez muito frio à noite.
Vi na internet que a maioria dos carros liga o aquecimento de combustível quando abaixo dos 20 graus. Hoje estava menos que 20, não acendeu no painel a "molinha", mas pegou fácil.
Vamos ver...
Ahh, outra coisa que fiz, além de limpar a TBI foi ligar o painel e esperar uns 30 segundos antes da partida hoje cedo.
Abraços e fiquem todos com Deus
Tudo bem?
Então... morei em Joinville 17 anos, no Costa e Silva. Realmente aí é menos frio que S. Bento do Sul... rss
O meu não tem mais o tanquinho de gasolina. É aquecimento. Mas nunca acendeu o "ícone da molinha" no painel.
Ontem limpei a TBI com spray para isso. Tirei fora e limpei. Estava beeemm suja. Daí liguei, esquentou, andei, normal. Hoje pegou fácil pela manhã, mas não fez muito frio à noite.
Vi na internet que a maioria dos carros liga o aquecimento de combustível quando abaixo dos 20 graus. Hoje estava menos que 20, não acendeu no painel a "molinha", mas pegou fácil.
Vamos ver...
Ahh, outra coisa que fiz, além de limpar a TBI foi ligar o painel e esperar uns 30 segundos antes da partida hoje cedo.
Abraços e fiquem todos com Deus
Edu Green
Então... se a luz do pré-aquecimento acender ai você precisa esperar apagar, em outros casos é só ligar.
Pode ter sido a TBI suja, mas acho que o acionamento do aquecimento deve ser menos que 20, na verdade deve ser menos 7, pois comigo nunca acionou.
Pode ter sido a TBI suja, mas acho que o acionamento do aquecimento deve ser menos que 20, na verdade deve ser menos 7, pois comigo nunca acionou.
jdonadel
Além da temperatura o módulo de controle tem que entender que você está usando etanol
Pelo que sei, modelo 2017 não usa mais tanquinho de partida a frio.. ele usa vela aquecedora, se está estiver muito suja ou queimada (é basicamente uma resistencia elétrica, mede-se com multimetro para ver sua continuidade), o veículo vai ter dificuldade de pegar. Se usar tanquinho de partida a frio, recomendo manter com gasolina aditivada de qualidade e adicionar um pouquinho de aditivo para gasolina nesse tanquinho para evitar entupimento do injetor.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 267
acho que não é a vela, ou é o bico ou a flauta que é aquecedora
jdonadel
Se fossem as eletrovalvulas, teria dificuldade de pegar com motor aquecido. Isso não ocorre segundo o postante. A vela aquecedira não é perfeita, ainda mais se o etanol for batizado com água.
JoTanaka
dei uma pesquisada e fiquei confuso, sei que a vela de ignição não aquece o combustível, alguns sites falam que o bico injetor possui aquecimento, outros falam que têm um dispositivo adicional chamado de vela de aquecimento que faz o trabalho de aquecer o etanol.
jdonadel
São 4 velas de aquecimento.tipo bastão comprido..não tem a ver com vela de ignição, nem injetor...ela fica na flauta que é de metal..esse sistema tem relê com conversor de energia para alta potência, fusível de alta amperagem, consome muita energia..quase um chuveiro elétrico..a bateria também foi alterada, tem mais CCA e amperagem. Se a bateria estiver ruim, ela não vai aquecer direito e motor apanha pra pegar. É quase um chuveiro elétrico , pois aquece o combustível até 80 graus Celsius. Pra checar isso, um bom eletricista automotivo resolve.
Última edição por JoTanaka em Ter 26 Set 2023, 09:12, editado 2 vez(es)
JoTanaka
jolima74 gosta desta mensagem
Tem um detalhe que não falei. Se tiver problema de pressão na injeção, o veículo não pega tb...tem casos que o regulador de pressão não segura a pressão depois de desligar o motor ou se tem bicos sem estanqueidade, gotejando ou bomba sem pressão suficiente..aí vc desliga o motor, ele despressuriza muito e chega de manhã até pressurizar tudo de novo, o motor demora a pegar...nesse caso, até no dia quente, o carro não pegaria, o que não o caso do usuário do fórum.
JoTanaka
jolima74 gosta desta mensagem
Ela fica na base de entrada do "bico injetor", aquece o combustível antes de entrar no "bico injetor" (nome certo é eletroválvula). Etios modelo 2016 e pra cima usam velas aquecedoras.
- Anexos
JoTanaka
Pessoal, agradeço as mensagens com dicas. De fato o funcionamento é como foi narrado mas últimas postagens.
Não há problemas de bicos ou pressão, pois com gasolina funciona bem.
Vou descobrir qual o fusível desse sistema de aquecimento e verificar.
Não há problemas de bicos ou pressão, pois com gasolina funciona bem.
Vou descobrir qual o fusível desse sistema de aquecimento e verificar.
Edu Green
Passe o scanner , o meu estava assim passei o scanner resetou uma falha que tinha e resolveu o problema.
Marti- Mensagens : 1
BOM DIA.
ETIOS 2017, 1.5, AUTO, 82 MIL, TIREI ZERO, EM BAURU NÃO FAZ TÃO FRIO, MAS TEMPOS ATRÁS A TEMPERATURA CAIU, NO DIA MAIS FRIO, AQUECEDOR FUNCIONOU - LUZ NO PAINEL ACENDEU E PEGOU DE BOA. NOS DIAS SEGUINTES, QUE NÃO ESTAVAM TÃO FRIOS - AQUECEDOR NÃO FOI ACIONADO PELO SISTEMA - DEU TRABALHO PARA PEGAR DE 2 A 3 PARTIDAS LONGAS NO ETANOL. PASSADAS AS TEMPERATURAS FRIAS, PARTIDA VOLTOU AO NORMAL- BATE E PEGA.
NUNCA FIZ LIMPEZA DOS BICOS, POIS COMPARTILHAVA DA MESMA OPINIÃO DAQUELES QUE DIZEM: CARRO NÃO TÁ GASTÃO - FAZ 7,5/8 NA CIDADE (CONDUÇÃO ESPORTIVA - ACELERA AQUI PRA FREAR ALI) CARRO RODA REDONDO - FAZER LIMPEZA DOS BICOS PRA QUE??? ENTÃO!! MAS RESOLVI FAZER A LIMPEZA E EXAMINAR AS VELAS. SEGUNDO O MECÂNICO OS BICOS ESTAVAM BEM SUJOS E AS VELAS ESTAVAM RUINS. TROCADA AS VELAS POR NGK - IRIDIUN - VOU POSTAR AS VELAS COM 82 MIL- RODO SEMPRE NO ETANAL - EM ALGUM LUGAR DO MANUAL PEDE PARA CADA 10 MIL NO ETANOL - RODAR UM TQ NA GASOLINA - EU USO A TROCA DE ÓLEO COM REFERÊNCIA - TROCO ÓLEO A CADA 10 MIL - QDO O ÓLEO ESTÁ COM MEIA VIDA (5MIL) EU RODO 2 TQ NA GASOLINA ADITIVADA. APÓS A MANUTENÇÃO, APARENTEMENTE NADA MUDOU COM RELAÇÃO AO DESEMPENHO E AUTONOMIA - QTO À PARTIDA NO TEMPO FRIO ESPERAR ESFRIAR PRA VER SE NÃO MELHORAR - VOU NA DICA DO SCANER.
ETIOS 2017, 1.5, AUTO, 82 MIL, TIREI ZERO, EM BAURU NÃO FAZ TÃO FRIO, MAS TEMPOS ATRÁS A TEMPERATURA CAIU, NO DIA MAIS FRIO, AQUECEDOR FUNCIONOU - LUZ NO PAINEL ACENDEU E PEGOU DE BOA. NOS DIAS SEGUINTES, QUE NÃO ESTAVAM TÃO FRIOS - AQUECEDOR NÃO FOI ACIONADO PELO SISTEMA - DEU TRABALHO PARA PEGAR DE 2 A 3 PARTIDAS LONGAS NO ETANOL. PASSADAS AS TEMPERATURAS FRIAS, PARTIDA VOLTOU AO NORMAL- BATE E PEGA.
NUNCA FIZ LIMPEZA DOS BICOS, POIS COMPARTILHAVA DA MESMA OPINIÃO DAQUELES QUE DIZEM: CARRO NÃO TÁ GASTÃO - FAZ 7,5/8 NA CIDADE (CONDUÇÃO ESPORTIVA - ACELERA AQUI PRA FREAR ALI) CARRO RODA REDONDO - FAZER LIMPEZA DOS BICOS PRA QUE??? ENTÃO!! MAS RESOLVI FAZER A LIMPEZA E EXAMINAR AS VELAS. SEGUNDO O MECÂNICO OS BICOS ESTAVAM BEM SUJOS E AS VELAS ESTAVAM RUINS. TROCADA AS VELAS POR NGK - IRIDIUN - VOU POSTAR AS VELAS COM 82 MIL- RODO SEMPRE NO ETANAL - EM ALGUM LUGAR DO MANUAL PEDE PARA CADA 10 MIL NO ETANOL - RODAR UM TQ NA GASOLINA - EU USO A TROCA DE ÓLEO COM REFERÊNCIA - TROCO ÓLEO A CADA 10 MIL - QDO O ÓLEO ESTÁ COM MEIA VIDA (5MIL) EU RODO 2 TQ NA GASOLINA ADITIVADA. APÓS A MANUTENÇÃO, APARENTEMENTE NADA MUDOU COM RELAÇÃO AO DESEMPENHO E AUTONOMIA - QTO À PARTIDA NO TEMPO FRIO ESPERAR ESFRIAR PRA VER SE NÃO MELHORAR - VOU NA DICA DO SCANER.
- Anexos
Cido- Mensagens : 1