Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

+5
RenatoF.
paulluis
lpilz1
augusto80
Jônatas Junqueira
9 participantes

Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Qua 22 Jun 2016, 11:28

Toyota já foi (bem) melhor...

 

Os detalhes de minha história estão no "Reclame Aqui" (http://www.reclameaqui.com.br/AMiE0jk0JGxA0MRf/toyota/protetor-de-carter-do-etios-nao-e-homologado-nao-compre-este-veiculo/). Caro leitor, acredite se quiser no resumo a seguir, pois é o que consegui sintetizar diante de tanta confusão que a Toyota me aprontou.
Comprei o “terceiro” Etios Toyota em maio deste ano, e certamente deixarei de comprar novos modelos porque amargo verdadeiro descaso por parte da montadora, que ignora o fato de eu jamais ter optado por outro veículo ou quaisquer serviços de mecânica que não fossem da sua rede autorizada entre 2013 e 2016.
Independentemente dos danos morais e materiais que já descrevi ao SAC da Toyota, vamos aos fatos. Uma pedra trincou o cárter do veículo e causou vazamento de óleo do motor. Questionei o SAC da Toyota sobre a ausência do protetor de cárter, e a resposta foi: o Etios não dispõe de protetor porque a instalação deste poderia comprometer a segurança dos passageiros em caso de colisão.
A concessionária Collection (Brigadeiro Faria Lima) providenciou a troca da referida peça. Na retirada do veículo, paguei pelos serviços e, para começar, recebi o Etios mais sujo do que na entrega. Ao sair da revendedora Toyota, o carro simplesmente parou de funcionar ao longo de 300 metros. Fui guinchado de volta à concessionária, solucionaram a pane elétrica, lavaram o carro após minhas reclamações e, por mais contraditório que pareça, constatei no próprio local que instalaram o protetor de cárter!!!
Resumo: o serviço de atendimento ao consumidor da Toyota e a área de vendas da concessionária desconhecem que o Etios 2016 está “preparado” para receber um protetor de cárter homologado pela própria montadora. Nem sabem eles que o Etios 2017 vem com o protetor de cárter instalado de fábrica!!! A comunicação entre a montadora Toyota, o SAC e a concessionária encontra-se totalmente equivocada quando o assunto é Etios.
Diante de todo o ocorrido, pedi ressarcimento à Toyota, visto que paguei R$ 2.300,00 pelo “serviço” da oficina. Convenhamos, se soubesse que havia protetor de cárter homologado, eu jamais deixaria de instalá-lo. Ou, por outro lado, se em algum momento da aquisição do modelo Etios eu tivesse sido informado que o veículo não dispunha de protetor de cárter para venda “desde 2013”, eu jamais teria entrado nessa fria.
Outra constatação em meio a esse imbróglio: no Etios 2015 de minha esposa não é possível instalar protetor de cárter; logo, conhecendo bem as estradas brasileiras, o risco de ter o cárter furado por uma simples pedra e arcar com novo prejuízo é factível!
Um engenheiro da montadora contatou-me no dia 13 de junho, e afastou a hipótese de ressarcimento. No entanto, admitiu que a Toyota reviu a necessidade de instalar o bendito protetor de cárter homologado, haja vista que identificaram outros relatos como o meu. Verdade seja dita, outras montadoras oferecem protetor de cárter homologado, como Fiat, Honda e Hyundai. Ora, a iniciativa da concorrência também acabou pesando na decisão da Toyota de rever o projeto do Etios, pelo menos em relação a esse quesito.
Concluindo, após 3 anos de fidelidade - afinal, foram 3 veículos adquiridos da mesma marca -, estou inconformado com os procedimentos da Toyota no Brasil. Imagine você, caro leitor, se o mesmo evento tivesse ocorrido nos Estados Unidos! Acha mesmo que isso tudo teria passado em branco? Jamais!
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por augusto80 Qua 22 Jun 2016, 11:55

O seu caso é isolado, não é comum acontecer isso.

Não dá pra pegar seu caso e colocar como absoluto.
No meu caso, por exemplo, levei meu carro pra revisão, e sem eu saber eles instalaram o protetor de carter, já adequando meu carro à nova situação.
Não fiquei nem sabendo que tinham colocado o protetor (sem me cobrar isso).

Lógico que tenho outras reclamações em relação ao atendimento das CC, principalmente em relação à lavagem do carro. Fazem uma lavagem expressa, que na minha opinião não serve pra nada!

E outra, pra uma pedra trincar o carter, que paulada que deu hein!! 

Enfim, você foi o escolhido pra trincar o carter, infelizmente, poderia acontecer com qualquer um.
augusto80
augusto80

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 46
Data de inscrição : 30/05/2016
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Qua 22 Jun 2016, 12:11

Caro Augusto, agradeço pelo contato.

Vamos lá:

1) Qual é o ano do seu Etios?

2) Meu caso não é isolado, pois há outros relatos, conforme me foi dito pela área técnica da concessionária de São Paulo. Além disso, conforme descrevi no meu post, o próprio engenheiro da Toyota afirmou que a montadora resolveu adotar cárter homologado diante dos mesmos eventos.

3) Qual é a outra razão de a Toyota passar a instalar o protetor de cárter? Concorrentes como Fiat, Honda e Hyundai comercializam protetores homologados.

4) Se a concessionária instalou o protetor no seu veículo sem avisarem, é porque esse assunto está dando "pano para manga", concorda? Instalaram sem avisar e cobrar? É assumir "culpa no cartório"! É erro grave de projeto do Etios!

5) O cárter do meu Etios 2016 não amassou, não quebrou, ele apenas trincou. O próprio responsável da área técnica da concessionária ficou intrigado com o fato de que esse trinco não é perceptível a olho nu, mas resultou em vazamento de óleo!

6) Por último, você tem razão em parte quando fala que eu fui o escolhido, mas é obrigação da área de vendas e até do próprio SAC Toyota informar os proprietários que as versões 2016 já vêm preparadas para receber protetor de cárter! Nem o SAC da Toyota sabe que os modelos 2017 já vêm com o protetor instalado! Olhe a desinformação entre concessionárias e Toyota. Para mim está claro que a montadora está correndo para corrigir esse grave erro de projeto e comunicação.

Boa sorte pra você.
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por lpilz1 Qua 22 Jun 2016, 13:14

Jonatas, mencionado que o 2016 está preparado para receber o protetor. Seria a partir do 16/16 ou o 15/16 também se consideraria?
lpilz1
lpilz1

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 141
Data de inscrição : 28/11/2015
Idade : 48
Localização : Dois Irmãos - RS

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por augusto80 Qua 22 Jun 2016, 13:23

Jonatas, 


Entendo perfeitamente sua reclamação/indignação. Ao mesmo tempo acredito que a sua experiência não é a total realidade de como a Toyota considera as reclamações.
Acho sim que seu caso precisa ser levado em consideração e que devem resolver.
Mas acredito que a Toyota, na atualidade, é a empresa de maior confiança no setor. 
Não é a toa que, se bem conduzidos, normalmente as revisões são somente troca de oléo/filtro.




1) Qual é o ano do seu Etios?
Tive um 2014. Foram 2 situações, ruido da bomba de combustivel muito alto, incomodava dentro do carro o barulho, foi prontamente substituída, sem custo. A outra situação, um grilho que tinha na região do motor, levei 2x pra cc e viram que o capô estava com folga (parafusos nao estavam bem fixos), resolvido, sem custo.

2) Meu caso não é isolado, pois há outros relatos, conforme me foi dito pela área técnica da concessionária de São Paulo. Além disso, conforme descrevi no meu post, o próprio engenheiro da Toyota afirmou que a montadora resolveu adotar cárter homologado diante dos mesmos eventos.

Na minha opinião é isolado, já que não é comum ver Etios com carter trincado. Primeira reclamação que vejo foi a sua.

3) Qual é a outra razão de a Toyota passar a instalar o protetor de cárter? Concorrentes como Fiat, Honda e Hyundai comercializam protetores homologados.

A razão é justamente proteger mais o cárter. Ele tem uma distância segura do solo, mas pode acontecer a infelicidade de trincar, como no seu caso. Poderiam ter feito uma chapa de carter mais grossa.

4) Se a concessionária instalou o protetor no seu veículo sem avisarem, é porque esse assunto está dando "pano para manga", concorda? Instalaram sem avisar e cobrar? É assumir "culpa no cartório"! É erro grave de projeto do Etios!

Eu enxerguei a minha situação como um recall sem divulgação. Não me importa de quem é a culpa, importa resolver o problema. Acho que esta é a grande diferença do meu pensamento do seu. 

5) O cárter do meu Etios 2016 não amassou, não quebrou, ele apenas trincou. O próprio responsável da área técnica da concessionária ficou intrigado com o fato de que esse trinco não é perceptível a olho nu, mas resultou em vazamento de óleo!

Eles poderiam só mudar a espessura da chapa do carter, ou colocar uma mais resistente.

6) Por último, você tem razão em parte quando fala que eu fui o escolhido, mas é obrigação da área de vendas e até do próprio SAC Toyota informar os proprietários que as versões 2016 já vêm preparadas para receber protetor de cárter! Nem o SAC da Toyota sabe que os modelos 2017 já vêm com o protetor instalado! Olhe a desinformação entre concessionárias e Toyota. Para mim está claro que a montadora está correndo para corrigir esse grave erro de projeto e comunicação.


Concordo contigo! A Toyota deve resolver sua situação, após análise, logicamente.


Vou lhe apresentar outra situação.


A Honda fabrica a moto XRE300.
Todos sabem, inclusive a honda, que a XRE trinca o cabeçote!
E a Honda não troca por garantia (até pq normalmente ele trinca após a garantia), nem por falha de projeto.
Cada proprietário deve arcar com os custos. 
Tem pessoas que adoram a XRE e tem pessoas que odeiam!
Mas isso não significa que a Honda é uma montadora 


Se for citar situações como estas, vou escrever um livro. Existem milhares de projetos, que ainda estão sendo comercializados, que possuem falhas.
Todo projeto tem suas falhas, que podem ser solucionadas ou nao, dependendo da analise da montadora.
Essas falhas devem ser corrigidas, como corrigiram no meu caso, e eu nao ligo pra isso, se colocaram sem custo, ou se colocaram sem me avisar, nao importa, o importante é que resolveram uma falha que poderia, OU NAO, causar danos ao cárter.


Espero que você entenda minha posição, e espero também que você consiga resolver essa situação, da melhor maneira possivel.


Boa sorte!
augusto80
augusto80

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 46
Data de inscrição : 30/05/2016
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Qua 22 Jun 2016, 14:23

Caro Augusto,

Ótima a oportunidade de trocarmos experiências e opiniões! Vamos lá:

1) Como eu postei, fui "toyotista" por três anos. Certamente há proprietários da marca que o foram ou são por mais tempo do que eu, mas a última impressão é a que fica. Como eu demonstrei, os fatos que ocorreram comigo impedem de eu continuar com a marca. Veja que no seu caso você não gastou um tostão com as peças que lhe foram trocadas. E eu não! Justamente o contrário! A Toyota não entrou em contato comigo nem para pedir um simples "desculpem-nos"! No site Reclame Aqui, por exemplo, eles não tiveram a "coragem" de se manifestar por escrito. Eu pedi o dinheiro de volta pelo "serviço" que me prestaram. Nada mais!

2) Sobre a possibilidade de ocorrer ou não avaria no cárter, eu gostaria de lembrar que na primeira concessionária onde comprei meu Etios, foi colocado um cárter paralelo. Isso mesmo, acredite se quiser. Nada impede, por sua vez, a possiblidade de qualquer proprietário adquirir um protetor paralelo (modelos antigos) e instalar em seu veículo. Basta consultar no Google que encontrará inúmeros protetores para esses modelos anteriores. Entre nós, Augusto, raros são os motoristas que dispensam a instalação de cárter... Imagine, por exemplo, um Etios Cross. Será possível que essa versão não tinha protetor de cárter? Olha a insensatez da Toyota, um Cross!!! Mas se até 2015 você instalasse um protetor, correria o risco de perder a garantia ou de, ao se envolver numa colisão frontal, sofrer um sério acidente!!!

3) Suponho que a montadora deve ter submetido o Etios a uma série de situações críticas ao volante. Mas o projeto do carro é falho nesse quesito; então, que assuma esse ônus! Se é raro ou não de acontecer, tem de dar uma satisfação ao proprietário dos modelos Etios! Já consultei uma empresa que fornece equipamentos para a Toyota, e você deve imaginar muito bem o rigor com que a montadora trata os fornecedores. E eu, consumidor, como fico?

4) Alguém poderia defender que, devido às condições das estradas brasileiras (como eu já disse), o uso do protetor do cárter é indispensável. Aliás, um produto deve se adequar às preferências e necessidades de uma região (e até 2015 a Toyota não pensava assim). Outros, no entanto, poderiam dizer que uma montadora nada teria que ver com isso ou que o problema das estradas brasileiras é azar nosso. Mas veja que, por exemplo, nos EUA o protetor de cárter é aplicado nos veículos, bastando fazer uma busca pelo termo inglês "sump". Conclusão: o protetor de cárter no Etios é dispensável no Brasil até 2015, ao passo que nos EUA, um país onde as estradas não são esburacadas como as nossas, existe protetor de cárter. Veja só...

Forte abraço!
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Protetor de cárter

Mensagem por Jônatas Junqueira Qua 22 Jun 2016, 14:26

Olá, Ipilz 1, tudo bem?

O Etios modelo 2016 já vem preparado para receber o protetor.

Não corra o risco como eu de entrar nessa fria. Instale já o protetor!!!
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por paulluis Qua 22 Jun 2016, 18:30

Olá Jônatas, desculpe, mas tenho a mesma dúvida do lpilz1, seu Etios é 2015/2016 ou 2016/2016?
paulluis
paulluis

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 70
Data de inscrição : 30/09/2015
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por RenatoF. Qua 22 Jun 2016, 21:10

Quando comprei meu Etios, em agosto de 2015, o vendedor tinha me dito que o Corolla também não precisava de protetor de carter. Ou seja, pensando sob a lógica do "erro de projeto", o Corolla sofre do mesmo problema.

Particularmente acho muito radical dizer que isso seja um erro de projeto, embora eu concorde que para rodar no Brasil seja adequado esta proteção. 

Enfim, se estivesse na sua situação também correria atrás dos meus direitos.
RenatoF.
RenatoF.

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 64
Data de inscrição : 28/07/2015
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Convidado Qui 23 Jun 2016, 00:10

Bom vamos lá...

Eu não vejo como um erro de projeto mas sim pouca preocupação na hora de "tropicalizar" o carro afinal a culpa do asfalto ser péssimo, da via ser suja, ou do modo de condução ( não digo no seu caso mas sim de modo geral pois tem muito motorista que atropela lombada e valeta por ai e depois reclama que o carro não presta, mas novamente não falo que é seu caso, acredito que você tem zelo pelo seu veículo) não é culpa da Toyota mas sim de fatores externos...

  Sendo assim, no meu ponto de vista não foi erro de projeto pois seu carro não saiu com algum vício de fábrica, mas sim infelizmente você estava no lugar e na hora errada. Eu não acredito que a Toyota tenha obrigação de reparar seu problema sem custos por um erro do Estado que não deixou a via em plena condição de uso, porém se eu fosse dono da concessionária faria sim a substituição  sem custos justamente para fidelizar o cliente mesmo porque é um caso bem isolado mesmo...

Se você acha que tem direitos e que vale apena brigar e entrar na justiça ou procon sei lá, ai é de fato um direito seu como consumidor, eu pessoalmente acho que não vale apena e acho pouco provável você ganhar, mas ai cabe a você decidir. 

De qualquer forma é lamentável precisar usar protetor de carter para "evitar" problemas que não existiriam ou seriam mínimos se nossos representantes aplicassem corretamente o dinheiro dos impostos. 

Abraço e boa sorte ai, espero que consiga resolver seu problema.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Roberto Rodrigues Gadbem Qui 23 Jun 2016, 09:22

Bom dia!

Não passei pelo mesmo fato danoso que você Jônatas, mas tenho minha insatisfação, não contra o atendimento Toyota, mas sim na sua efetividade para solucionar o problema.

Comprei o Etios 1.3X 15/16, pelo fato de não vir com som e gostar de um som com mais fidelidade, buscando melhor qualidade sonora, optei por comprar e fazer a instalação dos produtos fora da concessionária.

Porém, foi ai que o desgosto começou, pois se não instalado o kit duas vias da Toyota (que na minha opinião é ruim), o carro apresenta infiltrações.

Sendo assim, procurei solucionar o problema utilizando todos os meios de atendimento da Toyota, porém nenhum me deu solução.

A única resposta que tive, não tem solução, ou instala o kit da Toyota ou fica sem ou entra água, ou seja, comprei o carro mais pelo o pós-venda e quando precisei não tive. No qual, na minha concepção ele tende a realizar a famosa e chamada venda casa.

Há de salientar que tive outros problemas no carro que foi solucionado, mas também carro zero não poderia apresentar os problemas que tive.
Mas enfim, entendo seu lado e concordo em erro de projeto.

Abraços.
Roberto Rodrigues Gadbem
Roberto Rodrigues Gadbem

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 149
Data de inscrição : 12/07/2015
Localização : Alfenas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Qui 23 Jun 2016, 09:38

Caro Roberto Rodrigues,

Solidarizo-me com seu problema. É lamentável.

Você fala de erro de projeto, fico pensando no caso do Etios Cross. Será que esse modelo não tinha protetor entre os anos 2013 e 2015? Esse é o caso pior. Um Cross sem protetor? Será verdade? Ainda não confirmei essa informação.

Mas aprendi uma lição por tudo o que passei: nunca mais compro um carro zero de primeiras versões. Melhor aguardar, pelo menos, entre 3 e 4 anos para o modelo "marcar território".

Percebo que somente agora o Etios parece que está adquirindo maturidade técnica. Pessoas como eu, que passaram por isso, falando o português claro, se ferraram.

Isso é "Brazil"!

Abraço!
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Pampa Qui 23 Jun 2016, 11:48

Jônatas
Todos os brasileiros, todos mesmos, sabem que a maior parte da malha rodoviária asfaltada do nosso país (70% aproximadamente) é de qualidade ruim à péssima. E isto já faz décadas. E tenha certeza de que com esta corja de políticos corruptos sugando as verbas do Ministério dos Transportes e outros Ministérios, a malha rodoviária brasileira ainda permanecerá por anos dessa forma. Então todo e qualquer fabricante de veículos, que deseja comercializá-los aqui, está de plena consciência, que seus produtos devem estar preparados para resistir a estas rodovias "podres".  
Ou seja, os veículos devem ter protetor de cárter e o seu projeto de instalação, também deve contemplar a proteção das pessoas no interior do habitáculo do automóvel.
Se a avaria tivesse ocorrido com o protetor instalado no seu veículo, entendo que não caberia reclamação à Toyota.
Mas como tal equipamento não foi instalado, por orientação da montadora/concessionária e esta nega-se à indenizá-lo, sugiro buscar judicialmente seus direitos como consumidor, solicitando o ressarcimento das suas despesas.
Pampa
Pampa

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 76
Data de inscrição : 27/02/2014
Localização : Santa Maria - RS

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Qui 23 Jun 2016, 12:17

Pampa,

Agradeço os comentários e manifestação de sua opinião.

Se me permite acrescentar, eu não estava participando de rali nem de racha.

Estava dirigindo normalmente com minha esposa e meu filho de 4 anos.

Os brasileiros se acostumaram a sempre dizer Amém, Amém. Bato na mesma "tecla": dá pra imaginar esse relato nos Estados Unidos ou em outro país desenvolvido da Europa?

É claro que não!
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Convidado Qui 23 Jun 2016, 13:51

Só vale uma observação:

Etios Cross não é carro para "rali" nem 4x4 Offroad em geral, é somente um carro com aplique estético imitando um offroad.  para isso existe o Bandeirantes ( usado) e a Hilux.

Etios nem para estrada é o ideal, é um carro urbano mesmo, da para viajar numa boa porque tem boa estabilidade, estrutura e ótimo desempenho mas  o foco real é ser economico, compacto, fácil de dirigir na cidade.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Darci Qui 23 Jun 2016, 15:24

Quando comprei o carro sabia que não vinha com protetor de cárter, pesquisei tudo que podia antes de fazer a compra, sabia também porque não tinha e optei por correr o risco, não dá pra dizer que fui lesado pois sabia que isso podia acontecer, é um custo realmente alto, o cárter deve custar uns R$100,00, mas pra trocar tem que desmontar quase o motor inteiro pelo menos nos modelos anteriores e isso fica na cada dos R$2000,00. Houveram muitas reclamações justamente de pessoas que compraram sem fazer essa verificação, talvez por isso a Toyota tenha optado por colocar. Cada carro tem um ponto negativo e cabe ao comprador ver qual destes pontos incomoda menos.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Qui 23 Jun 2016, 15:52

Olá, Darci!

Ainda bem que você sabia de tudo, mas quanto a mim em nenhum momento eu fui avisado.

Quando comprei o primeiro Etios em 2013, a concessionária instalou o protetor! Teria sido "cortesia" (hoje sei que foi um paralelo).

O segundo Etios foi comprado na mesma loja, e nem me preocupei.

E quanto ao terceiro, ano 2016, ninguém me avisou que já existia cárter homologado...

Obrigado por apresentar sua experiência.
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Paulo moderador. Sáb 25 Jun 2016, 19:28

Jonatas, não acredito que seja um erro de projeto no Etios, pois se for olhar a maioria dos carros inclusive de outras marcas que possui o sistema imobilizador do motor não são aconselhados o uso do protetor de cárter,, então no caso os carros da atualidade estão vindo com defeitos de projetos, só que você teve o azar de acontecer isso com você, pois não existem muitos fatos igual esse seu não, sou moderador do clube a 2 anos e é o primeiro caso que vejo de quebra cárter. Já vi várias pessoas reclamarem a não existência de um protetor para o Etios, mas não relatar uma quebra igual a o seu caso.

Sobre o caso que colocaram protetor no carro do Augusto, eu não acho errado não, pois se todas montadoras fizessem isso, teria muitos casos de defeitos que todo mundo sabe que acontece com grande frequência resolvidos, aí a Toyota vai lá e coloca a peça para o cliente e sai todo mundo criticando dizendo que "assumiu a culpa no cartório", seria muito bom se todas montadoras assumissem a culpa no cartório igual a Toyota faz, mas a maioria nega fazer recall até que a justiça obrigue a fazer.
Não quero defender a Toyota, pois tem muitos casos que eles não tem razão também, e como todos sabem o objetivo deles é somente lucrar, igual as outras montadoras, mas a Toyota AINDA é a montadora que mais "respeita" seus clientes.
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Convidado Sáb 25 Jun 2016, 23:11

Instalação ou correção gratuita na concessionária sem abrir chamado oficial, ou seja quando o cliente vai fazer a revisão ou algum serviço tem o nome de "Recall Branco".

Todas as montadoras fazem, as vezes não é necessário abrir um Recall por não ser nada grave e imediato mas quem vai na autorizada recebe o atendimento mesmo sem solicitar.

Um exemplo foi a Fiat que fez isso no Palio trocando o volante do carro pois o mesmo tinha problema de descascar de forma prematura... pois bem todos os donos de Palio que levaram o carro na revisão naquele determinado ano tiveram o volante trocado e a maioria nem ficou sabendo disso. 

Problema resolvido para os dois lados.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Seg 27 Jun 2016, 16:22

Olá, Paulo, muito bom falar com você!

 

Os relatos sobre avaria no cárter do Etios podem ser menos frequentes, mas conforme relatei, o próprio engenheiro da Toyota reconheceu que decidiram comercializar o protetor homologado a partir de 2016 justamente porque registraram, sim, incidentes como o meu.


Podemos encontrar motoristas insatisfeitos ou preocupados em relação ao protetor de cárter do Etios. Veja, por exemplo, aqui mesmo no Etios Clube (2014), no Youtube ou nestes endereços:


  • http://www.etiosclube.com.br/t927-troca-de-carter

  •  http://www.reclameaqui.com.br/9811815/toyota/falta-de-respeito-com-consumidor-e-qualidade-do-carro-etios/

  • http://www.hardmob.com.br/carros-motos-and-som-automotivo/586773-protetor-de-carter-toyota-linha-2015-a.html



Se não podemos falar de erro de projeto, creio que podemos falar, no mínimo, que a Toyota subestimou o mercado brasileiro ao ignorar o perfil do motorista (quem não se preocupa com protetor de cárter?) e a péssima condição das ruas e estradas brasileiras. 


Em outras palavras, se não cabe falar em erro de projeto, é possível argumentar que houve erro estratégico da montadora. Economizou entre 2013 e 2015, mas resolveu agora recuperar o tempo perdido, tanto é que as vendas do Etios começam a subir diante das melhorias - embora eu não me importe muito, há quem não dispense alguns “penduricalhos”, como sensor de travamento automático das portas, qualidade do plástico do painel, aviso de faróis ligados, computador de bordo etc.


Sustentar liderança de mercado é um constante desafio para toda e qualquer empresa. Sem dúvida a Toyota desfruta de grande reputação, mas a “falibilidade” ocorre justamente quando a empresa, em seu ápice, vivencia a intitulada “zona de conforto”, daí, quem sabe, a explicação para esses e outros “erros”, sejam eles de projeto, sejam de estratégia de mercado. Se me permite alongar, um exemplo, que ilustra, por outro lado, a preocupação da Toyota com o consumidor, mas põe em cheque sua liderança no mercado.


Hoje saiu no Estadão: Honda e Toyota lideram os números de veículos em recall quando o assunto é “airbag”. Em 2015, só a Toyota do Brasil convocou 522 mil modelos relacionados a esse problema. A Honda tem o maior número: 792,5 mil unidades convocadas no País em 2015.


No caso da Toyota, ela anunciou no início do mês “recall” para 109 unidades do Lexus apenas para a desativação do airbag. A substituição do equipamento, no entanto, só ocorrerá em fevereiro de 2017, quando a marca fará novo recall dos mesmos veículos.

Vamos nos preocupar ainda mais? Desde 2013, quando ocorreram as primeiras convocações no Brasil relacionadas ao defeito do airbag, 2 milhões de veículos entraram na lista de recall de “diversas montadoras”, além de Honda e Toyota. Não há prazo para encerrar o atendimento.

Francisco Satkunas, diretor da SAE Brasil, entidade que reúne principalmente engenheiros automotivos, considera “gigantesco” o problema dos airbags porque ainda não há solução definitiva!!!

 

É possível que a troca feita agora precise ser repetida em alguns anos. Uma das explicações para o defeito é que as bolsas, fabricadas pela fornecedora Takata, não contêm uma substância que reduza a umidade do nitrato de amônio, componente químico que ajuda na explosão do airbag quando há uma batida. A exposição prolongada ao calor ou à umidade aumenta o risco de a deflagração do equipamento ser mais potente que o normal, e por isso expelir estilhaços da carcaça metálica onde a bolsa está.


Os erros, como vimos, podem ser graves ou não, mas derivam de culpa, e “culpa” compreende negligência, imprudência ou imperícia. Voltando à decisão da Toyota de não ter comercializado protetor de cárter entre 2013 e 2015, isso não beira à negligência ou a um erro por omissão? É pra pensar...


Outras montadoras se anteciparam em relação ao protetor de cárter, como Honda, Fiat e Hyundai, pois elas estão comercializando os homologados...


Obrigado pela sua atenção, parabéns e votos de sucesso ao Etios Clube e desculpe o longo discurso de minha parte...
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Convidado Seg 27 Jun 2016, 17:19

Sobre o Recall do Airbag o erro não é somente da Toyota mas sim da Takata. São 53 milhões de carros envolvidos neste Recall sendo marcas como:

Acura, AudiBMWCadillacChevrolet, Chrysler, Dodge/Ram, FerrariFord, GMC, Honda, Infiniti, Mazda, Mercedes-BenzMitsubishi, Nissan, Pontiac, Saab, Saturn, Subaru, Toyota, Volkswagen

Ou Seja, a Takata tem que fornecer Recall para 53 milhões de carros e existem modelos do fim da década de 90 envolvidos... A Takata quebrou e provavelmente apertou o "F" já faz tempo.

A Toyota tem como responsabilidade somente a escolha de seus fornecedores, esse escândalo estourou em 2013 e as montadoras ( Exceto a Honda) ainda utilizam AirBags Takata em seus veículos nesse ponto a Toyota errou e feio...

Agora me fala, qual carro Você vai comprar para tentar fugir de um Airbag Takata? um Francês? 

Jônatas, desculpa mas não sei onde Você quer chegar com isso, Você deu seu relato, tentamos te orientar mas parece que não quer somente ter seu problema resolvido mas sim ir contra a montadora procurando pelo em ovo e revirando casos antigos em reclame aqui, abrindo tópicos enfim... reclamar aqui e procurar erros da Toyota não vão resolver o seu problema, todos sabemos que a Toyota não é uma montadora perfeita, mesmo porque isso não existe. 

Como orientei antes e volto a dizer, se está insatisfeito com o carro, acha que foi lesado e que está certo. tenta conversar no SAC da Toyota, com o gerente da concessionária  e se não resolver conversa com um Advogado e entra na justiça atrás dos seus direitos. reclamar aqui e repetir a novela não vai arrumar seu carter.

Abraço e novamente espero que consiga resolver seu problema.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Ter 28 Jun 2016, 08:35

Vinicius,

Agradeço por toda a sua atenção.

Votos de sucesso,
JÔnatas
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Paulo moderador. Qua 29 Jun 2016, 01:42

Olá Jônatas.

Sobre o recall do Airabag, o Vinicius ja disse tudo, foi um recall da empresa que fornecia as bolsas infláveis, atingiu varia montadoras, incluindo montadoras Premium. 

Sobre seu caso novamente, acredito que tenha sido mais uma falta de atenção do vendedor em não indicar a colocação do protetor, pois se alguém deve lhe dizer isso é o vendedor. A Toyota demorou para homologar o protetor, mas acredito que quem Boa realmente uma necessidade da instalação, iria colocar idependente de estar homologado ou não.

Mas tente um contato novamente com o Sac da Toyota e gerente da css. Se tiver com alguma dúvida, só postar que estamos aqui para ajudar todos membros, mesmo insatisfeitos com o veículo...
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Jônatas Junqueira Sex 01 Jul 2016, 12:03

Grato, Paulo!

Havendo novidade sobre o caso, compartilharei...
Jônatas Junqueira
Jônatas Junqueira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 11
Data de inscrição : 31/05/2016
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!! Empty Re: A novela do protetor de cárter modelos 2013 a 2015 - eu fui lesado!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos