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Mensagem por Ivan oz Sab 03 Abr 2021, 13:26

Saudações pessoal.

Depois de conviver um pouco de tempo com o pedal de embreagem pesado após a compra do carro,  e tentar a dica de lubrificação do garfo sem sucesso, decidi por trocar a embreagem e gostaria de dividir alguns pontos da experiência convosco.

1- Optei pelo kit Sachs por uma preferencia pessoal pela marca, não que seja melhor ou pior que o Luk original. Nas experiências anteriores eu tive mais conforto para o motorista com essa marca, por isso prefiro esta, além de que estava mais barata que a Luk uns 10%. Melhor preço foi na Hipervarejo, mas no canal do mercado livre que parcela em até 12x. 

2- Antes de retirar o câmbio, se optar por retirar as tulipas, drene o óleo senão vai vazar. Tomei um belo banho de óleo rsrsrs. Retirei as tulipas com cuidado utilizando uma alavanca de borracheiro e mais jeito que força.

3- Apoiei o motor com um macaco a parte, apoiado em um coxim de suspensão na parte próxima à beirada do cárter para ter mais resistência estrutural, e poder controlar a inclinação do mesmo.

4- É importante ter um extrator de pivôs e terminais de direção( melhor custo benefício marca SATA no mercado livre) para extrair as rótulas que ficam bem presas. No martelo não vai.

5- Retirei o suporte do coxim do lado do motorista que fica preso ao câmbio e o suporte do cabo da embreagem para não ficar atrapalhando a retirada e colocação do câmbio Retirei também o suporte da bateria e o coxim preso na longarina.

6- É importante retirar o cabo terra e o chicote da luz de ré. Os cabos da alavanca de marchas saem facilmente retirando as travas com alicate de bico e soltando os dois parafusos do suporte.

7- O câmbio sai e encaixa muito fácil, desde que você centralize perfeitamente o disco de embreagem. Ponto para Toyota que deixou espaço adequado e dois pinos guia.

8- O volante estava perfeito, portanto só fiz uma limpeza com gasolina e lixa de ferro 60. A caixa seca e ponta do eixo piloto lavei com gasolina protegendo a abertura do tubo guia e dos semieixos. Dei uma limpada no tubo guia do rolamento com lixa d'água e gasolina.

9- Optei por trocar garfo e rótula pois o garfo apresentava desgaste desigual nas duas pontas.           R$ 114,00 o garfo, mais R$ 27,50 da rótula na concessionária no Butantã em São Paulo.

10- Lubrifiquei com moderação as estrias do eixo piloto e tubo guia com graxa de sabão de lítio NGL 2 com bissulfeto de molibidênio marca Tutella, similar à Molycote, e lubrifiquei a ponta do garfo e rótula com graxa especial semisintética para alta temperatura e carga utilizada em ferramentas tipo martelete rompedor (R$ 28,00 no mercado livre).

11- Como foi impossível conseguir a literatura de fábrica, tive que arbitrar alguns parâmetros pela minha experiência pessoal:
    a. Apertei o platô com 30 N.m, que era uma referencia de um manual dos motores ford zetec rocam que usam o mesmo parafuso e platô parecido após centralizar manualmente o disco com a placa do platô.
     b. Os parafusos de fixação do câmbio com motor apertei com 70 N.m os MF 12(14) e com 45Nm os MF10.(12)
     c. Coxim com cambio apertei com 55 N.m, e raquetinha com 70 N.m.
     d. Bujões de abastecimento, apertei com 29 N.m.
      
12- Como não tinha o parâmetro de regulagem do pedal, parti deixando o pedal de embreagem e do freio na mesma altura e fui andando com o carro e ajustando de meia em meia volta  testando o engate da ré com o veículo parado e 5 segundos após pisar no pedal e observando os engates de saida e troca de marcha até ficarem suaves. Fui fazendo assim até ficar perfeito e cheguei a um curso de pedal de 131mm, um pouco maior que o inicial. 

13- Optei, por preferência pessoal, pelo óleo Motul Motylgear 75W-80, que pretendo, por opção pessoal, trocar daqui 60.000 Km para manter o câmbio limpo do jeito que eu gosto. O óleo não estraga, mas a troca retira contaminantes do câmbio.


Depois de finalizado, a embreagem ficou tão macia quanto a hidráulica do Yaris 2020 do meu sogro, mesmo sendo de cabo, e mesmo conservando o cabo original que estava no carro.

Levei 8 horas de divertimento aprox. fazendo sem pressa para não dar nenhum B.O. inesperado.

O outro platô estava tão duro que estampou o formado dos dentes do chapéu chinês na pista do rolamento original japonês! E o cabo não estragou. impressionante.

Se vocês forem trocar a embreagem, eu recomendo que troquem o garfo e rótula. São relativamente baratos e asseguram um resultado pleno.

Considero normal a troca com 130.000 km, pois foi a mesma km que troquei de carros anteriores que tive antes deste.
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Mensagem por Sergio Dom 04 Abr 2021, 22:07

Ótimo relato Ivan.
Obrigado por compartilhar.
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Mensagem por jolima74 Seg 05 Abr 2021, 13:20

Digo o mesmo, obg pelo relato.  Embreagem Etios Sedan 1.5 1f44f  Embreagem Etios Sedan 1.5 1f44f
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Mensagem por Márcio Andrade Qua 07 Abr 2021, 13:34

Muito Top, sempre é bom trocar as peças que estão com desgastes por mínimo que seja, evita problemas futuros.
O garfo achei bem barato, troquei do meu ômega a uns 6 anos atras uma vez custou uns 380 reais na css.
Estou achando barato o valor do garfo  pois adquiri um Etios 1.5 XS 2016/2016 21mil Km rodados  e o pedal começou a ranger e fui ver o valor do cabo de embreagem na css  e custa 302 reais, achei bem carinho.
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Mensagem por jvictormp Qua 07 Abr 2021, 13:53

Excelente relato/tutorial!!! Vai ajudar muita gente.
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Mensagem por Ivan oz Qui 08 Abr 2021, 10:40

Obrigado Márcio.

É sempre um prazer socializar as informações.

Eu  sou bastante contra a política de algumas montadoras de esconder informações de manutenção. Os segredos de projeto tudo bem, mas parâmetros de regulagem e montagem é no mínimo ridículo. Quem quiser copiar algo com certeza´é muito melhor que nós para discobrir em laboratório.

Quando estava indo para a css estava pensando que seria valores mais altos parecidos com esses do seu ômega.

O cabo é realmente um pouco caro, mas vejo que é um item de boa durabilidade. Veja esse do meu carro que aguentou o castigo do platô duro sem se danificar.

Tenho me surpreendido muito positivamente com o preços das peças que se usa no dia a dia. Talvez algumas peças de pouca substituição sejam um pouco caras, mas as de desgaste natural têm se mostrado com preços justos conforme a proposta do carro.
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Mensagem por Márcio Andrade Qui 08 Abr 2021, 12:24

Verdade...eu estava pensando em comprar um cabo original, mas confesso que estou tentado em comprar um cabo paralelo da marca TUBA que achei na loja aqui na minha cidade que custa 90 reais.

Será que eu teria problemas usando cabo paralelo ?

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Mensagem por Ivan oz Qui 08 Abr 2021, 14:16

Eu já usei um cabo dessa marca TUBA em um Renault Clio e o resultado de funcionamento foi  bom. Não tenho dados de durabilidade.

Uma coisa que notei e que vale a pena dar uma pesquisada na Internet. Se vc conseguir achar um original ou de fornecedor mais tradicional( cabovel, Fânia) na faixa de R$200,00 seria uma compra melhor.

Se de repente vc conseguir um preço menor e uma possibilidade de parcelamento, eu sempre dou preferencia para a peça original ou do fornecedor original( o fornecedor original de outra montadora pode fabricar a peça tão bem quanto o oficial. Apenas não fechou contrato com todas montadoras ex MTS x Whaler  ou Bosch x NGK). 

Mas vale o bom senso. Uns 4 anos atrás eu troquei as polias de desvio de um Fiesta que tinha na época. O da Nitron de boa qualidade foi R$ 180,00 contra R$ 950,oo na concessionária. Nesse caso preferi o Nitron. Usei 4 anos e vendi o carro com as polias boas.

Resumindo: se puder compre o original, ou do fornecedor original que vc tem certeza que vai resolver o seu problema, se for inviável tenta esse da TUBA.
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Mensagem por Márcio Andrade Qui 08 Abr 2021, 14:44

Entendi amigo, marca Fania achei na internet mas o valor com frete sairia praticamente o valor da CSS...Esse TUBA achei na minha cidade mesmo.
Achei uma loja no ML que diz ser original o cabo Toyota por 230 reais com frete....economizaria 70 reais, sera que vale a pena arriscar  ou melhor pegar na CSS mesmo?
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Mensagem por Ivan oz Qui 08 Abr 2021, 14:59

Aí é questão de escolha.

Eu gosto de comprar tudo que posso on line devido à falta de tempo para ir à loja física. Se tiver mais barato, melhor ainda.


Analise se esses R$ 70,00  de diferença valem mais entre pegar a peça na hora e a facilidade em uma eventual troca por defeito  na compra no balcão da css ou se o seu tempo de não ter que sair de casa vale mais a pena, mesmo que seja demorada uma eventual troca da peça se vc precisar.
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Mensagem por Márcio Andrade Qui 08 Abr 2021, 15:16

Sim irei analisar direitinho...minha dúvida seria se um cabo TUBA poderia deixar a embreagem desconfortável ou o único problema seria a durabilidade do mesmo que seria menor que o original.
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Mensagem por Ivan oz Qui 08 Abr 2021, 16:03

Rapaz, eu não gostaria de ficar com essa dúvida!

Se vc tiver condição, compra o original que é mais garantido. às vezes essa dúvida vai ficar na sua cabeça. Oun se porventura vc perder os R$ 90,00 no caso de o resultado não ficar bom, pode ser uma opção arriscar. É uma aposta tipo caixa de cerveja na final do futebol... Vc pode economizar R$ 210,00 ou gastar 390,00...

Teve muitas marcas de peças em que tive que apostar no passado. Algumas acertei, outras tive que pagar do bolso e não comprar mais pois o serviço não ficou bom.

Vejo que você gosta do seu carro e do prazer de dirigir. Compra o original e fica tranquilo com o resultado certeiro.


Outrossim, veja se realmente o cabo está ruim. 300 cruzeiros é muita grana para trocar a toa. Se não for o cabo vc vai ficar frustrado com o gasto.

Dependendo da km, pode ser que o platô está ficando duro igual aconteceu com meu carro, ou talvez a dica de lubrificação que tem no fórum talvez ajude melhor. A graxa spray top do Koube custa R$ 20,00 e pode resolver. A aposta é mais barata rsrsrs.

Se o cabo estiver movimentando bem, sem enroscar ou ruído, pode ser que não seja ele.
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