Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Aceleração alta na troca de marcha
por Flávio José Garzeri Hoje à(s) 16:02

» Luz de alerta motor
por Flávio José Garzeri Hoje à(s) 15:56

» Chicote verde perto da bateria
por Filoceno Amancio de Sousa Hoje à(s) 14:11

» Adaptação do painel digital no modelo 2013
por ChristieNeves Ontem à(s) 22:02

» Painel digital original nos modelos 2013 até 2016
por ChristieNeves Ontem à(s) 21:57

» Ruído em terceira marcha.
por GS Ontem à(s) 17:11

» Cabo para Câmera de ré CASKA
por Marco Aurélio Ferreira Sáb 14 Set 2024, 11:30

» Tampa do Óleo do motor
por Cris Veiga Sáb 14 Set 2024, 09:47

» Consumo de combustível
por Leon Sáb 14 Set 2024, 09:05

» Etios não dá partida
por Mikael Ritlay Qui 12 Set 2024, 20:06

» Chave codificada
por ChristieNeves Qua 11 Set 2024, 21:23

» Bem-vindos ao nosso fórum
por rnfpecci Sáb 07 Set 2024, 22:49

» Pneu 185/70/14 Fica bom ?
por João Batista Vale Qui 05 Set 2024, 18:35

» Troca de pneus
por JRomão Qua 04 Set 2024, 20:58

» Estou fazendo um teste de longa duração no Youtube com meu Etios
por Mlobo Ter 03 Set 2024, 18:14

» Descobri de onde vinha o barulho na frente do Etios
por Mlobo Ter 03 Set 2024, 16:46

» Luz de advertência do sistema de direção elétrica assistida
por Mlobo Seg 02 Set 2024, 19:15

» Suporte do chicote no motor quebrado aos 5 mil km - Etios 2018
por gilandersons Seg 02 Set 2024, 11:51

» Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando
por Flávio José Garzeri Dom 01 Set 2024, 07:43

» Barulho na traseira ao ligar o carro
por Silvano Alves Sex 30 Ago 2024, 19:08

» Correia Poly V
por Carlos Sousa Qui 29 Ago 2024, 11:26

» Quebra de parafusos das rodas
por JoTanaka Seg 26 Ago 2024, 13:55

» Alto consumo de combustível persistente
por JoTanaka Seg 26 Ago 2024, 11:55


Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando

3 participantes

Ir para baixo

Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando Empty Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando

Mensagem por Carlos Maciel2 Dom 18 Ago 2024, 10:00

Olá a todos
Meu Etios esta esquentando
No inicio quando eu estava parado no trânsito e com muito calor, ao ligar o ar condiconado ele esquentava, voltava ao normal quando desligava o ar, agora ele esquenta quando acelera um pouco mais em uma simples subida, troquei a valvula termostatica que pra esse modelo é a carcaça inteira e nao resolveu, continua esquentando. Bomba ok foi verificada, nivel de agua sempre ok
Alguem pode me ajudar por gentileza
Grato
Carlos
Carlos Maciel2
Carlos Maciel2

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2024
Localização : Sao Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando Empty Re: Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando

Mensagem por JoTanaka Seg 26 Ago 2024, 13:42

O condicionador de ar usa parte do radiador para resfriar o líquido refrigerante que vem do evaporador do condicionador e este ativa a ventoinha que é mesma do radiador. Talvez o sensor de temperatura ou relê do sistema do condicionar de ar não está ativando, superaquecendo o motor. Somente o sensor de temperatura do motor  ou não esteja funcionando em seu veículo.
1- Verifique o nível do aditivo no fluido de arrefecimento. Mecânico tem densímetro para medir a aditivação , geralmente é fabricado pela WURTH. Se der baixo, tem que limpar , esgotar tudo e por novo conforme manual do carro.
2- Verifique se o radiador está limpo internamente e se não tem obstrução. Se o líquido de arrefecimento está limpo e com aditivação correta, talvez não precise checar.
2- Cheque os sensores de temperatura do motor + relês, da ECU e do Ar condicionado. Pode ser que vc tenha um sendor de temperatura defeituoso ou com chicote danificado.
3- Veja se o motor da ventoinha do radiador não está com problema nas escovas. Estes , as vezes, quando está com defeito na escovas ou nas trilhas do motor, pára em uma posição que não fecha o circuito e o motor não gira, causando sobreaquecimento. Peça pra checar o chicote, fazer teste direto do acionamento da ventoinha e checar se relê dele está ok.

Com scanner dá para saber que hora a ventoinha deveria ter ligado. Ele mostra a temperatura e se chegou na temperatura que deveria ter ligado a ventoinha, em torno dos 80-85-90 graus centígrados.

Geralmente deve ser um desses componentes em que vc pode estar com problemas. Talvez uma boa oficina de conserto de radiadores consiga resolver pra vc, mas eu prefiro um bom mecânico como o Dr. Carro, HighTorque , Dr. Auto Mecanica, Garagem 85 (Camilo em Guarulhos- Essa oficina é super honesta e manjam demais) e outras muito boas que existem por aí.

boa sorte.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 264
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Carlos Maciel2 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando Empty Re: Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando

Mensagem por Flávio José Garzeri Sex 30 Ago 2024, 11:13

Bom dia Carlos

   Concordo com o JoTanaka: necessário acompanhar a temperatura do liquido de refrigeração através de um scanner conectado ao conector OBD. Não se esqueça de confirmar se a temperatura indicada pelo scanner é real (um sensor de temperatura defeituoso poderá produzir sintomas parecidos. Use um termômetro para medir a temperatura da água do radiador e compare com a leituira do scanner).
   Fazendo isso você saberá se o sensor de temperatura da água está defeituoso, se a ventoinha está funcionando, se há relês que não estão ok etc.
   Boa sorte !
   Boa sorte !
Flávio José Garzeri
Flávio José Garzeri

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP

Carlos Maciel2 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando Empty Re: Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando

Mensagem por Carlos Maciel2 Sáb 31 Ago 2024, 21:01

Boa noite Jotanaka e Flávio muito grato pelas informações.
O mecânico que mexeu nele olhou válvula termostática e bomba tudo ok, então ele fez uma limpeza nos bicos da galeria (não entendi muito). Usei o carro por 10 días, hoje com o calor que fez voltou a esquentar quando eu estava chegando e casa e esquentar quando pego uma subida, quando estou em linha reta descida ou parada ele estabiliza.
O mecânico disse que e voltasse a esquentar na tem jeito teria que abrir cabeçote (não consigo acreditar que seria isso)
Enfim, vou levar na mecânica que me indicou na vila alpina que é mais próximo de casa.
Eu volto aqui com a resposta
Grato
Carlos
Carlos Maciel2
Carlos Maciel2

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2024
Localização : Sao Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando Empty Re: Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando

Mensagem por Flávio José Garzeri Dom 01 Set 2024, 07:43

Bom dia Carlos!
   
    Em alguns casos o superaquecimento é causado por problemas no cabeçote. Ocorrem quando os gases de combustão entram no sistema de refrigeração por trincas, por furos causados por corrosão, por empenamento do cabeçote ou falha da junta entre cabeçote e bloco.
    Eu aconselho você a consultar vários mecânicos, pois esse tipo de reparo é muito caro quando feito com critério. Em outras palavras, certifique-se que o problema é realmente esse. 
    Um dos métodos utilizados para saber se isso realmente está acontecendo é através da análise do vapor liberado pelo sistema de refrigeração quando o motor está funcionando. Existem kits no mercado que fazem essa análise de forma rápida. Por exemplo, procure pelo seguinte vídeo usando o Google:   

          Teste da Junta de Cabeçote Arrefecimento - TJCA-100 Planatc

Bons mecânicos farão esse teste antes de remover o cabeçote. Há também outras formas de saber se isso está ocorrendo (umidade dentro do cilindro, aumento da pressão do radiador quando o motor acelera, fuga de pressão etc). Em outras palavras, desconfie muito quando o mecânico disser que tem que remover o cabeçote sem fazer vários testes antes.

       Boa sorte !
Flávio José Garzeri
Flávio José Garzeri

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 43
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando Empty Re: Etios 2018 1.5 16 Valvulas esquentando

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos