Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

+5
Jefferson dos santos
daHool
charlesnti
ric+20
marcosfisica
9 participantes

Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por marcosfisica Sáb 26 Set 2020, 17:14

Olá pessoal;
Comprei meu primeiro Toyota ha poucos dias. Um Etios 16/17, hatch, 1.5 XLS. Essa semana fiz minha primeira viagem com o carro e queria comentar algumas coisas. Acho que esse tipo de depoimento pode ser útil pra quem está pesquisando informações sobre o carro antes de comprar.

Pontos positivos:
 
Em geral, o carro é ótimo e se comporta muito bem na estrada. Esse sistema de direção progressiva é muito bom e dá muita segurança quando a velocidade aumenta.
Achei o cambio bem escalonado, apesar de ser somente 4 marchas. Não senti falta de uma 5ta (meu carro anterior era um Citroen C4 Pallas, que também tinha um cambio automático de 4 marchas e que claramente sentia falta de uma 5ta. marcha em alta rotação). O motor 1.5 responde bem, e quando é necessário fazer alguma ultrapassagem ele é bem rápido pra reduzir e dar o torque necessário pra acelerar o bichinho. É bem "esperto"! Acho que ficou muito boa a relação peso/potencia dele. E não preciso falar que o carro é extremamente econômico.


Pontos negativos:

Fiquei um pouco preocupado com o ar condicionado. Quando iniciei a viagem (13:00h) coloquei o ar no máximo do ventilador e sentia um vento frio forte pelas saídas de ar. Porém, no pico de calor (15h) parecia não estar funcionando direito, ou não dar conta de gelar o interior. Botava a mão nas saídas de ar e parecia que não estava saindo tanto ar quando no princípio. Minha impressão é que o ar tinha ficado "fraco". Cheguei a desistir, desliguei o ar e abri as janelas, parecia mais fresco. Mais tarde, mais perto das 17h, voltei a ligar o ar e senti o mesmo vento forte e gelado do início. Então não sei se realmente há algum problema com o ar ou simplesmente o calor era demais mesmo e ele não deu conta.

Viajando com o sol de frente, ou meio de lado, é absolutamente impossível ler o painel de instrumentos! Há um reflexo, não sei se do parabrisa ou do próprio painel, bem na tela que ofusca tudo. Nem a velocidade do carro eu conseguia ler.

O piloto automático também é bem estranho. Voce acelera até a velocidade desejada e o ativa. Ok, ele fica na velocidade especificada. Qualquer toque no freio e ele desativa, ok, tudo bem até aí. Porém para reestabelecer o piloto automático a gente tem que acelerar de novo até a velocidade desejada e dar o "Set". Além disso, em nenhum lugar do computador de bordo mostra o valor da velocidade calibrada no piloto automático. Achei isso bem ruim. Pra terem uma idéia, no meu antigo C4 voce ativava o piloto automático e colocava com os botões do volante qual a velocidade desejada. O carro então acelerava até a velocidade especificada. No painel ficava indicado qual a velocidade especificada pro piloto automático. A partir daí, ao freiar, o piloto automático entrava em "pausa", e bastava tocar no botão de pause no volante pra ele acelerar sozinho e voltar pra velocidade especificada. Era muito mais prático. No Etios o piloto automático não tem essa "memória". Ao menos eu não consegui achar isso. 

Enfim, no geral acho que é um ótimo carro, recomendo muito a compra à quem estiver em dúvida. Estou muito satisfeito com ele e convencido de que fiz uma ótima aquisição.
A única coisa que eu realmente lamento é esse carro não ter sensor de estacionamento de fábrica. Isso faz uma falta danada pra quem já é acostumado (meu C4 tinha sensor na frente e atrás. sensor de estacionamento é vida! Very Happy )! Mas é questão de costume (espero!). LaughingLaughingLaughing

Abraço a todos.
marcosfisica
marcosfisica

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2020
Localização : Belo Horizonte - MG

Adelino Mazuti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por ric+20 Dom 27 Set 2020, 17:32

Minha opinião sobre o ar condicionado: 
Já estou no segundo etios comprado 0km. O ar condicionado é forte o suficiente para qualquer calor!se ele estiver fraco, pode nem ser um problema com os componentes do ar condicionado. Pode ser um problema no comando do ar que é via cabo de aço! Quando vc gira o seletor para o frio máximo, um cabo de aço desloca um alavanca que deveria atingir uma certa posição. Caso isso esteja desregulado, a alavanca pode não estar chegando ao ponto que deveria(ela pode estar indo talvez apenas a 70 ou 80% do curso dela) e daí mesmo que o sistema do ar condicionado esteja ok, ele não vai gelar pq o comando para o ar máximo gelado não está sendo dado!
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

marcosfisica gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por marcosfisica Dom 27 Set 2020, 17:53

interessante isso. é fácil verificar isso? não digo pra tentar consertar, mas ao menos pra ver se é esse o problema. ou só levando em alguma oficina mesmo?

Abraço
marcosfisica
marcosfisica

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2020
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por ric+20 Dom 27 Set 2020, 20:48

Pode tirar uma foto do seu carro por favor dessa alavanca branca que estou postando a foto, no momento que o seletor de temperatura do ar condicionado esteja no máximo frio?Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Af7e6210
Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Bc2de310
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por ric+20 Dom 27 Set 2020, 20:51

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões 780d4610
Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões 80e07a10
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por charlesnti Seg 28 Set 2020, 12:56

Alguém sabe me dizer se o desempenho do Etios sedan automático, com motor de 107cv, é melhor que o do manual com o motor antigo de 96cv?
charlesnti
charlesnti

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 42
Data de inscrição : 07/12/2017
Localização : Ouro Preto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por daHool Seg 28 Set 2020, 13:59

Charles, na minha família tem ambos, e eu acho o 1.5 manual de 96cv mais ágil que o 1.5 AT 107 cv. Principalmente por ter 5 marchas, o escalonamento para aceleração é melhor.
daHool
daHool

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/12/2013
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por daHool Seg 28 Set 2020, 14:02

marcosfisica

A memória do piloto automático existe, basta colocar a alavanca para cima na posição [RES] que ele restaura a velocidade anterior.
daHool
daHool

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/12/2013
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por charlesnti Seg 28 Set 2020, 15:41

daHool, muito obrigado. Mas andando no manual 6 marchas achei muito melhor em altas rotações. No caso de pisar fundo, lá p 5000 giros, o motor antigo meio que perde fôlego, então numa situação de ultrapassagem, colocando o câmbio at na posição 3 (p reagir mais rápido), vc ainda acha que o manual antigo seria melhor? Obg. Estou pensando em trocar meu 2014 em um at 2019, mas não quero perder muito nas ultrapassagens, é o que priorizo nas viagens aqui nessas estradas estreitas do interior de MG.
charlesnti
charlesnti

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 42
Data de inscrição : 07/12/2017
Localização : Ouro Preto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por ric+20 Seg 28 Set 2020, 16:01

Meu primeiro sedan XLS 2016 era manual com o motor antigo. Torque máximo a 3100 RPM. Para cidade era muito ágil! Quando fiz o test drive no automático, e naturalmente com o moto novo, senti muita diferença no comportamento na cidade. O motor antigo, mesmo com menos cv, passa a impressão de ser bem mais esperto na cidade...fiquei 2 anos com o XLS manual 2016 e já tem quase 3 anos que estou com o automático XLS 2018. Posso dizer que é muito bom pra ultrapassar nas estradas de Minas. O motor antigo com caixa manual é melhor na cidade, mas o motor novo com caixa automática vai te dar toda a segurança que vc precisa nessas estradas.
ric+20
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por Jefferson dos santos Seg 28 Set 2020, 16:10

Computador de bordo do etios 17/18 manual.
Peguei ele sexta na concecionaria . Está com 40.000 feito todas as revisões na autorizada.
Porém quando ligo parece que vai falhar a bateria e tem vezes que acende apenas um dos displays e desligo e ligo volta o normal .
Alguém já passou por isso.
Desde de já grato
Jefferson dos santos
Jefferson dos santos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2020
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por marcio_uti Seg 28 Set 2020, 16:39

Boa tarde.. não passei por isso mas se eu fosse vc iria em uma loja de baterias e pede pra testar o CCA da sua bateria... como os modelos mais novos tem mais eletronica .. melhor trocar a bateria antes que queime algum modulo, se for esse o defeito claro... boa sorte.. e nos conte se resolveu...
marcio_uti
marcio_uti

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/12/2013
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por marcosfisica Qua 30 Set 2020, 23:30

daHool muito obrigado. então eu que tava fazendo bobagem mesmo. vou testar na próxima vez que pegar a estrada.

Ric, não consegui achar essa alavanca. mais ou menos onde ela fica localizada?

Abraço
marcosfisica
marcosfisica

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2020
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por charlesnti Qui 22 Out 2020, 20:42

Comprei um Hatch xplus 2019 at. Realmente sinto falta do meu xls 2014 nas ultrapassagens. Esse câmbio tem 3 marchas que servem para acelerar, a quarta é só p economia, 3000 giros a 130km/h! Muito bom isso. Porém, ele perde fôlego numa ultrapassagem entre 100 e 120. Entre 40 e 60 TB não tem força. Entre 60 e 100 e acima de 120, puxa bem. Em resumo, falta uma marcha entre a primeira e a segunda e entre a segunda e a terceira. As marchas são muuuuiiito longas. P se ter uma ideia, a terceira acelera até 160km/h! Mas é um carro gostoso de se dirigir com calma. Qualquer subidinha na estrada, mantendo 100km/h, ele já reduz p terceira se quiser manter a velocidade. Um cvt faria muito bem, pena o yaris ser bem mais pesado que o Etios.
charlesnti
charlesnti

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 42
Data de inscrição : 07/12/2017
Localização : Ouro Preto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por EduardoPoa Sex 23 Out 2020, 14:33

Interessante este relato sobre o câmbio!
EduardoPoa
EduardoPoa

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 119
Data de inscrição : 03/10/2019
Idade : 42
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por jdonadel Sex 23 Out 2020, 15:17

Eu acho o Etios 17/18 XLS AT que eu tenho, suficiente. Para mim esta bom, consigo boas médias de consumo e da pra passear bastante. Até o som já me acostumei.

Sobre o ar também acho ruim, em certos horários de calor mais intenso, mas acho que têm haver com os dutos de ar que não são isolados, mas também não é terrível.
jdonadel
jdonadel

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por Rodrigo Qua 28 Out 2020, 17:15

Os cambios AT precisam de giro maior para andar, sendo assim os MTs são mais economicos porque além de voce mudar manualmente o tempo que quiser, tem sexta marcha contra os 4 marchas do AT.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões Empty Re: Etios Hatch 1.5 XLS - primeiras impressões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos